A transformação digital e a inovação em franquias impulsionam o sucesso de uma marca. Tanto o franqueado quanto o franqueador podem (e devem!) investir em soluções que aumentam a produtividade, a precisão e segurança dos dados e contribuem para melhorar o desempenho do negócio.
O estudo sobre a Transformação Digital no varejo brasileiro, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, revelou que os principais benefícios dos investimentos em inovação são aumento da receita (77%) e engajamento do cliente (77%).
A expectativa é de que, até 2026, 75% das empresas líderes de mercado tenham programas e investimentos de inovação digital bem-estruturados para crescerem em escala com mais agilidade e resiliência, conforme apontou a pesquisa da International Data Corporation (IDC).
Além disso, o relatório mostrou que 85% dos CEOs entrevistados exigirão informações baseadas em dados de seus líderes, como eficiência das equipes e os resultados do negócio.
Diante dessas pesquisas, é possível perceber a necessidade de mudanças tecnológicas para a vantagem competitiva da sua franquia. Para aprender sobre o assunto, continue a leitura e descubra as tendências e como implantar uma cultura de inovação no negócio.
Principais aprendizados deste artigo:
- A inovação em franquias aumenta a eficiência operacional, melhora a experiência do cliente e possibilita uma tomada de decisão mais precisa, impulsionando o faturamento e a escalabilidade do negócio.
- Entre as tendências da inovação, destacam-se: uso de tecnologias digitais, alta personalização da experiência do cliente, integração omnichannel e práticas sustentáveis e com impacto social que atendem às novas demandas de mercado.
- Para implantar uma cultura de inovação na franquia, utilize ferramentas digitais para automatizar processos, promova uma liderança inspiradora, crie um ambiente aberto a novas ideias e invista em treinamentos de equipes e análises de dados.
- A aplicação da inovação no varejo inclui, por exemplo, a integração de canais de venda, uso de IA e automação, análise de dados em tempo real e desenvolvimento de novas soluções como totens de autoatendimento e realidade virtual.
O que é inovação em franquias?
A inovação em franquias é um termo que representa a adoção de novas tecnologias, métodos, práticas e ideias em uma franquia para otimizar processos, reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e vender mais. Caracteriza, portanto, uma maior vantagem competitiva da marca.
A transformação digital, operacional e gerencial em franquias abrange diversos aspectos, como introdução de sistemas e ferramentas para otimizar a gestão, as vendas e o atendimento, atualizar o modelo de negócio para se alinhar às tendências do mercado e criar estratégias para oferecer uma experiência mais atrativa ao consumidor.
Benefícios da transformação digital em franquias
Ao investirem em inovação digital, o franqueado e franqueador ganham diversos benefícios que refletem uma maior vantagem competitiva no setor. Implementar mudanças tecnológicas melhora a eficiência operacional, que é a base para entregar um excelente trabalho no atendimento e na experiência do cliente.
Consumidores engajados compram mais e, assim, elevam o faturamento da franquia.
Para entender melhor a importância de adaptar sua marca, veja as principais vantagens de adotar a cultura de inovação na gestão no varejo:
- mais eficiência operacional: com automação de processos que ajuda a reduzir erros e a aumentar a eficiência nas operações;
- melhor experiência do cliente: ferramentas digitais facilitam o conhecimento e a análise dos clientes para personalizar a comunicação e otimizar o atendimento;
- tomada de decisão mais precisa: com dados em tempo real, o varejista toma decisões mais rápidas e eficientes;
- aumenta a escalabilidade: coletar, organizar e analisar informações com regularidade permite estruturar as operações, facilitar a expansão da marca e integrar a gestão de múltiplas franquias.
Leia também: Soluções digitais no varejo: 7 que podem mudar a sua franquia!
5 tendências de inovação em franquias
Conforme a pesquisa da SBVC, 48% das empresas varejistas entrevistadas pretendem investir mais em transformação digital, com destaque para as áreas de e-commerce, CRM e varejo omnichannel.
Porém, as tendências de inovação em franquias englobam também outros setores. Veja a seguir.
1 – Uso de ferramentas e tecnologias
A base de todas as tendências em inovação é o uso de tecnologias para simplificar e otimizar as operações, a análise de dados e as estratégias que impactam diretamente os resultados.
Soluções digitais inovadoras, como automações de processos e inteligência artificial, são o caminho para estruturar a franquia e crescer de modo organizado.
2 – Personalização da experiência do cliente
Usar sistemas de gestão de vendas e clientes fornece dados valiosos sobre seu público e permite identificar padrões, tendências de consumo e se antecipar a problemas.
A partir dos insights gerados pela análise de dados, é possível personalizar a experiência do cliente com recomendações e promoções baseadas em seu comportamento e preferências de compra. Ou ainda identificar as formas de pagamento mais usadas para implementar melhorias contínuas nas operações, por exemplo.
3 – Varejo omnichannel
Integrar seus canais de venda é urgente diante da demanda e necessidades dos clientes. As franquias que adotam a integração entre seus canais físicos e on-line promovem uma melhor experiência do consumidor.
É preciso fornecer uma experiência de compra fluida, padronizada e consistente em todos os canais e possibilitar que o cliente transite de um para o outro de maneira fácil.
Saiba mais: Canais de venda para franquias: como escolher e gerenciar?
4 – Sustentabilidade e responsabilidade social
Está em alta o tema sobre sustentabilidade, transparência corporativa e responsabilidade social no varejo, chamada pela sigla ESG (Ambiental, Social e Governança). Afinal, os clientes gostam de marcas que têm propósito e valores alinhados aos seus.
Sendo assim, outra tendência é adequar o modelo de negócio para ser mais ecológico, sustentável e ter impacto social por meio de suas ações.
5 – Maior colaboração entre franqueados e franqueadores
Os novos tempos indicam a necessidade de franquias colaborativas, ou seja, com mais parceria entre franqueados e franqueadores. O objetivo é unir forças para crescer a marca e criar estratégias mais realistas e rentáveis.
Compartilhar ideias e insights é primordial para o franqueador ter noção do comportamento dos clientes na região de cada unidade, e para o franqueado ter mais apoio e expertise para desenvolver planos eficazes.
Essa prática ajuda a ter mais transparência e confiança mútua para construir uma cultura de inovação em franquias.
Como implantar uma cultura de inovação no negócio?
É verdade que implementar uma cultura de inovação na franquia não é um cenário que acontece da noite para o dia. Porém, com algumas práticas, você dá os primeiros passos até que a nova mentalidade seja intrínseca ao modo de trabalhar.
Descubra como adotar essa postura no varejo e engajar a equipe.
Use ferramentas e sistemas digitais
Para ter novas ideias e a possibilidade de colocá-las em prática, conte com sistemas de gestão para franquias. Automatize processos e integre áreas do negócio para centralizar as informações e tomar decisões ágeis e inteligentes.
Tenha uma liderança inspiradora
O líder deve ser um exemplo. Logo, a inovação começa por você para mostrar compromisso e incentivar a equipe a pensar “fora da caixa” e propor melhorias.
Promova um ambiente inovador
Crie um ambiente de trabalho aberto, onde as ideias são bem-vindas e a comunicação é valorizada. Unir talentos e formas diferentes de pensar favorece a criatividade e a inovação.
Invista em treinamentos
Tanto para as equipes quanto para franqueados, os treinamentos são o caminho de desenvolver aptidões e gerar novos insights. Além do fato de atualizarem informações sobre tendências e novas tecnologias.
Inclua também na agenda a participação em congressos, eventos e workshops sobre o setor.
Analise dados e foque no cliente
A inovação é 100% baseada na análise de dados e na identificação de tendências de consumo e preferências dos clientes. Afinal, são eles quem ditam as regras do jogo.
Por isso, é fundamental ter sistemas que acompanhem de perto histórico de compras, comportamento e padrões de consumo, como o software de gestão financeira e o CRM (gestão do relacionamento com o cliente).
Além disso, avaliar os indicadores de desempenho permite estabelecer processos claros com mecanismos para analisar e testar novas soluções.
Crie um programa de recompensas
Para estimular a colaboração e a criatividade entre os colaboradores, crie um programa de reconhecimento para recompensar as melhores ideias e aqueles que ajudam a implementar mudanças positivas.
Como aplicar a inovação em franquias?
Algumas iniciativas para colocar em prática a inovação em franquias são:
- varejo omnichannel com integração e padronização de canais on-line e off-line;
- IA e automação de processos para simplificar as operações e elevar a eficiência;
- análise de dados em tempo real sobre as vendas e as preferências dos clientes.
- desenvolvimento de produtos/serviços que atendam às necessidades do público ou dos franqueados;
- totens de autoatendimento;
- usar as redes sociais para vender on-line e ao vivo;
- realidade virtual para criar uma experiência única na loja.
Para criar uma base de dados e desenvolver estratégias de inovação na sua franquia, conte com a segurança e a eficácia das soluções de gestão financeira da F360.
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FAQ – Perguntas frequentes sobre inovação em franquias
O que é inovação em franquias?
Inovação em franquias refere-se à implementação de novas ideias, tecnologias e métodos para melhorar o desempenho e a eficiência dos negócios. Pode incluir atualizações em produtos e serviços, processos operacionais, marketing digital e experiências de clientes. O objetivo é manter a relevância no mercado e aumentar a competitividade.
Quais são os tipos de inovação que podem ser aplicados em franquias?
Os tipos de inovação em franquias incluem: de produtos, para atender às necessidades dos clientes; de processos, para aumentar a eficiência e reduzir custos; de modelo de negócios, para mudar a forma de operar ou gerar receita; de marketing, para usar tecnologias e estratégias de personalização para vender, engajar e fidelizar.
Quais são os benefícios de inovar em franquias?
Inovar em franquias traz diversos benefícios, como o aumento da competitividade ao diferenciar a marca da concorrência, melhorias na eficiência operacional que reduzem custos e elevam o lucro, mais satisfação do cliente por meio de produtos, serviços e atendimento atualizados e expansão para novos mercados e segmentos.
Quais são os principais desafios da inovação em franquias?
Os principais desafios da inovação em franquias incluem a resistência interna à mudança, dificuldades de manter a uniformidade da marca enquanto se implementam novas ideias e a necessidade de equilibrar inovação com os padrões estabelecidos. Além disso, a gestão de custos e a integração de novas tecnologias podem ser complexas.
Quais estratégias podem ser usadas para promover a inovação em franquias?
Para promover a inovação em franquias, incentive a colaboração entre franqueadores e franqueados, crie um ambiente que recompense e valorize a inovação, e invista em treinamento contínuo. Além disso, teste novas ideias em escala reduzida e use feedback para ajustes.