A internet impulsionou um crescimento expressivo no número de interações entre clientes e empresas. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revelou que, só no primeiro semestre de 2023, o faturamento das vendas on-line chegou a R$80,4 bilhões.
O dado já mostra um resultado 2% maior do que o mesmo período em 2022 — e a volta da expansão do e-commerce após a crise econômica instalada pós-pandemia.
E quando falamos da Black Friday 2023, os dados do Relatório Setores do E-commerce apontam que o período registrou o maior tráfego do ano, com 2,8 bilhões de acessos únicos (alta de 13,1% em relação ao mesmo período do ano anterior).
Diante de todos esses dados, é possível perceber que as vendas on-line se tornaram uma tendência poderosa no mercado. E principalmente entre as franquias, que costumam atuar em mais de uma região.
Por isso, se você está em busca de práticas para melhorar seus resultados, selecionamos as 7 principais que podem fazer seu faturamento decolar. Além disso, completamos este guia com informações sobre o que é uma estratégia de vendas on-line, sua importância e dicas para criar uma completa.
Confira!
O que é estratégia de vendas on-line?
Uma estratégia de vendas on-line diz respeito à elaboração de um planejamento estratégico, tático e operacional a fim de vender cada vez mais pelo e-commerce da marca. De modo geral, é um guia que orienta as equipes de marketing, vendas, atendimento e outras, sobre o que fazer, quando e como.
Em uma estratégia voltada para elevar o volume de vendas e seu faturamento, alguns aspectos devem ser pesquisados e detalhados para que cada ação seja mais assertiva. Afinal, no mundo on-line, é muito mais fácil definir um alvo e acertá-lo, acompanhando os resultados a fim de entender o que deu certo ou não.
Logo, é preciso definir quem são os clientes da marca, onde encontrá-los e como atraí-los e fidelizá-los. Só que há uma profundidade maior ao fazer uma estratégia de vendas on-line, como inserir insights do mercado e da concorrência, de olho nas tendências e oportunidades.
Qual a importância de uma estratégia de vendas on-line?
Ter uma estratégia de vendas on-line é essencial para alcançar e fidelizar mais clientes com custos reduzidos, mensurar de forma adequada a eficácia de cada campanha e elevar a competitividade da marca no mercado.
Fora que a pesquisa e análise feitas antes de elaborar o planejamento e o plano de ação são a chave para descobrir erros, gargalos operacionais e despesas excessivas a fim de realizar melhorias e entregar mais qualidade (e valor) ao cliente.
Podemos citar ainda outros benefícios de investir em estratégias e ações de vendas no e-commerce:
- aumentar o ticket médio;
- fazer uma melhor qualificação e segmentação de consumidores;
- desenvolver vantagens competitivas;
- oferecer uma experiência completa ao público.
As 4 fases da estratégia de vendas
A estratégia comercial no varejo deve passar por quatro fases para que seja considerada completa: prospecção, qualificação, negociação e fidelização. Entenda melhor sobre cada uma delas a seguir.
1.Prospecção
Essa primeira fase se refere à busca de clientes em potencial, ou seja, aqueles que possuem verdadeira intenção de compra, com mais chances reais de se tornar um consumidor da loja. Em outras palavras, é o momento de gerar leads.
E a captação de leads requer uma estratégia assertiva e objetiva, afinal, não adianta ter uma longa lista de contatos se metade deles não faz parte do seu público-alvo.
Continue aprendendo: Custo de Aquisição de Clientes: como calcular e analisar o resultado?
2.Qualificação
Ao realizar um bom trabalho na estratégia de prospecção de clientes, fica mais fácil qualificar os leads cadastrados. A qualificação nada mais é do que a definição de alguns critérios para entender se o contato tem chances reais de comprar (necessidade, intenção e recursos) o que você vende.
Assim, é possível segmentar a base de contatos para, então, desenvolver ações estratégias de marketing e vendas para cada grupo.
Para entender melhor o que é qualificar os clientes potenciais, pense em uma loja física. Sabe aquele cliente que entra e fala que “só está dando uma olhadinha”? Ele seria um lead frio, ou seja, com baixa probabilidade de comprar.
Para ser um contato quente, ele teria que entrar, analisar as mercadorias e fazer perguntas ao vendedor. Aí sim vale a pena investir no relacionamento, pois a pessoa demonstrou que pode converter futuramente.
3.Negociação
Já a negociação pode ser chamada de conquista do cliente no varejo físico e on-line. É preciso encantar para transformar leads em clientes – tenha sempre isso em mente!
Nesse momento, a estratégia deve atender às possíveis dúvidas dos consumidores. Logo, ter uma descrição completa do produto no site melhora a experiência do público e ajuda a dar o máximo de informações, o que facilita na hora da compra.
Se quiser refletir melhor sobre esse estágio, pense em qual produto você compraria: um que tem todos os detalhes, inclusive medidas, ou um que não fornece nem o tipo de material? Portanto, coloque-se sempre no lugar do cliente para oferecer o melhor.
4.Fidelização
A última etapa da sua estratégia comercial para e-commerce é pensar no pós-venda, isto é, na retenção e fidelização dos clientes, investindo em compras recorrentes e no aumento do ticket médio.
Porém, para conquistar seu público, é imprescindível oferecer uma experiência encantadora no site, assim como um atendimento impecável. O objetivo é deixar o consumidor sempre satisfeito e, aos poucos, torná-lo um defensor da marca.
7 estratégias de vendas on-line para sua franquia
Site para vendas on-line
Existem várias formas de realizar vendas on-line, mas talvez a mais famosa seja a de sites, chamados de e-commerce (comércio eletrônico). Enquanto o espaço da loja é fundamental nas negociações físicas, para as vendas on-line, o site também é.
Por isso, ele deve ser uma peça-chave no seu negócio.
O erro de muitos empresários é ter um site que não o ajude, mas sim atrapalhe. De nada adianta ter todas as outras estratégias se a plataforma não for segura, não passar credibilidade, não atrair clientes por meio do search engine optimization (SEO) e não realizar as compras dos seus clientes.
Por isso, invista em um site que seja responsivo (adaptável para mobile), estratégico, leve, seguro e com um design bem-elaborado!
Isso sem falar na importância de criar descrições completas de produtos e com o máximo de informações para o cliente não ter dúvidas e acelerar seu processo de decisão.
Conecte-se com o cliente pelas redes sociais
As redes sociais são a grande porta de entrada do mundo digital para as empresas, pois permitem uma proximidade muito grande com o cliente.
Porém, assim como as vendas físicas requerem estratégias, as on-line também possuem suas otimizações. Por isso, é fundamental investir em funcionários treinados e capacitados para gerirem as redes sociais da sua empresa.
Com especialistas, é mais fácil traçar estratégias de vendas on-line para alcançar novos públicos e vender mais!
Além disso, plataformas, como o Facebook e o Instagram, permitem criar uma loja que ofereça os produtos, facilitando a compra de cada um deles.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias de vendas on-line mais poderosas e subestimadas. Para quem está começando no mundo do marketing digital, apostar nesse modelo pode parecer estranho. Porém, quando acompanhado de boas práticas, pode alavancar seus resultados!
Se você possui um site, por exemplo, é possível dar um incentivo para as vendas por meio de cupons de desconto, em troca do e-mail e outros dados do cliente. Com o endereço eletrônico em mãos, é possível trabalhar estratégias de relacionamento para fidelizar o público.
Para ter noção do poder do e-mail marketing, um estudo feito pela CampaignMonitor indica que esse meio possui 40 vezes mais chances de obter novos clientes do que as redes sociais. Sendo que outro relatório realizado pela Convince and Convert apontou que uma boa campanha de e-mail pode elevar 138% das vendas.
Plataforma de gestão
Não existe empresa que continue no mesmo patamar ao optar por trabalhar com vendas on-line. Quando as estratégias são executadas e elaboradas de forma adequada, o volume de vendas aumenta, novas transações acontecem, um número maior de responsabilidades surge e o fluxo de caixa fica mais recheado.
Por isso, uma plataforma de gestão deve ser utilizada para ajudar a integrar todos os processos financeiros da sua empresa, principalmente se for uma franquia ou várias unidades delas sob a sua gestão.
Isso porque as franquias contam com diversos fluxos que circulam em lugares diferentes. Por isso, ter todo esse controle é fundamental para a sua empresa entender quais as melhores estratégias a serem aplicadas, inclusive como vender cada produto de acordo com seu histórico de venda.
De acordo com o levantamento do Sebrae, 6 em cada 10 empresas fecham as portas e uma das principais causas é a falta de experiência, que resulta em uma má administração.
Por isso, quando se fala em estratégias para vendas on-line, tenha em mente que uma plataforma é fundamental para a sobrevivência do seu negócio, facilitando a tomada de decisão e o acompanhamento integral das finanças das lojas.
Franquias de vendas on-line
As franquias de vendas on-line são uma boa opção de mercado. Além de contarem com um baixo investimento (já que a maioria não precisa de gastos fixos com aluguel, estoques ou funcionários), elas também podem ser administradas em conciliação com outros empregos, atuando mais como uma renda extra.
Dentre os principais ramos desse tipo de franquias estão as de softwares para empresas, mobile marketing, publicidade digital, serviços administrativos, venda de cosméticos, suplementos alimentares e também as franquias home office.
Foque na geração de leads
Toda fase da estratégia comercial é importante. Cada um delas faz a “roda” girar, no caso, o chamado funil de vendas. A ideia é encher o topo com leads qualificados para, então, ter uma base adequada para estimular a compra.
Só que geralmente o topo do funil, onde os novos clientes entram, é bem mais largo do que o fundo, momento de compra. Logo, quanto mais leads qualificados a marca gerar, mais vendas terá chances de finalizar, entende?
Por isso, saiba como otimizar as ações de marketing digital para fazer uma prospecção e qualificação de alto nível e aumentar a base de clientes ativa ao longo dos anos.
E o que fazer para encaminhar os leads até o fundo do funil? Pense em materiais educativos, como textos em blog, posts em redes sociais, e-mail marketing e mais. Forneça conteúdos relevantes e de alta qualidade, se tornando um parceiro do consumidor. Ganhe sua confiança e, então, ofereça seus produtos e os benefícios atrelados a eles.
Saiba mais: 9 mitos sobre gestão financeira de lojas e franquias
Como montar uma estratégia de vendas para o e-commerce?
Uma estratégia de vendas on-line precisa englobar cada etapa do processo comercial a fim de criar uma dinâmica entre elas. Afinal, as ações necessárias para conquistar cadastros de potenciais clientes são completamente diferentes das aplicadas no pós-venda.
Só que para que todas elas aconteçam de forma eficiente, a chave é “definir o alvo”, “arrumar a casa” e entender as melhores estratégias para atingir os objetivos da loja.
Veja dicas valiosas de como montar uma estratégia de vendas para seu e-commerce:
- Defina o seu público: de acordo com seu setor de atuação e modelo de negócio, identifique seu público-alvo e entenda as características em comum, os hábitos de consumo e o comportamento de compra do seu cliente ideal;
- Analise seu negócio: é hora de voltar os olhares para dentro e fazer uma análise SWOT da marca e avaliar seus pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades do mercado;
- Avalie os feedbacks recebidos dos clientes e identifique pontos de melhorias;
- Planeje em ações para cada etapa do processo comercial: prospecção, qualificação, negociação e fidelização. A ideia é entender o que fazer para atingir seus clientes ideais e atrair o público certo, aquele que tem real intenção de compra.
- Determine metas e prazos para cada ação e, assim, detalhe as tarefas que precisam ser feitas, inclusive com seus responsáveis;
- Treine a equipe: todos os envolvidos nas fases do processo de vendas on-line precisam de alinhamento sobre os objetivos e as metas do negócio, inclusive com explicação das estratégias que serão usadas;
- Invista no marketing digital: desde a prospecção até a fidelização, inclua os canais digitais nas suas estratégias, como e-mail marketing, blog, site, redes sociais e landing page.
- Automatize processos e acompanhe os resultados por meio de sistemas modernos e inteligentes que integrem dados de vendas em um só local.
A transformação digital chegou às lojas e franquias!
As vendas on-line já provaram nos últimos anos que são uma forte tendência no mercado. Empresas que ainda não se modernizaram e abraçaram a transformação digital estão ficando cada vez mais limitadas, sendo ultrapassadas pelos concorrentes.
Portanto, é necessário inovar e se atualizar para garantir vendas escaláveis a longo prazo.
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E com os dados em mãos, fica muito mais fácil elaborar estratégias de vendas on-line e alcançar os resultados desejados para o ano! Quer elevar a performance do seu e-commerce? Então, faça agora uma demonstração do F360 Finanças e conheça a fundo todo seu potencial!