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Finanças 27/11/2024

Prazo médio de estocagem: fórmula e estratégias para reduzir!

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O prazo médio de estocagem (PME) é um indicador que aponta quantos dias (em média) os produtos ficam armazenados antes do uso ou venda. Esse cálculo é fundamental para aprimorar o controle de inventário e aumentar a eficiência operacional do estoque.

O motivo é que, ao saber o resultado do PME do negócio, o gestor consegue fazer previsões de compras mais precisas, identificar quais mercadorias estão em excesso, e até mesmo saber se deve tomar alguma medida para reduzir esse volume, a exemplo de fazer promoções.

Na verdade, o PME está diretamente ligado a uma boa gestão financeira, pois ajuda a encontrar pontos de perdas, melhorar a distribuição de recursos para reposição de itens, potencializar a receita e mensurar a necessidade de capital de giro.

Certamente, você não quer produtos parados no armazém da sua loja, não é mesmo? Então, aprenda agora como calcular o prazo médio de estocagem, quais ferramentas de gestão de estoque utilizar e estratégias para reduzir o resultado desse indicador.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Tão importante quanto saber o prazo médio de renovação de estoque, é descobrir o tempo que as mercadorias ficam paradas para evitar desperdício e prejuízos.
  • O cálculo do PME ajuda a manter a saúde financeira do negócio, pois contribui com a identificação de perdas e para aproveitar melhor os recursos.
  • Existem diversas ferramentas que ajudam no controle de estoque, como sistemas que monitoram automaticamente a entrada e a saída de mercadorias. 
  • Quanto maior a eficiência operacional do estoque, melhor para a lucratividade da sua loja.

O que é prazo médio de estocagem (PME)?

O prazo médio de estocagem é um cálculo que aponta quantos dias, em média, os produtos ficam parados em estoque antes do uso ou venda. O resultado desse indicador ajuda a otimizar custos, prever demandas, aumentar a liquidez, maximizar a rotatividade de mercadorias e evitar perdas financeiras.

Para entender melhor, imagine o seguinte: você comprou hoje 200 bolsas femininas para comercializar na sua loja. 

Se esses itens não venderem em 60 dias, o capital investido fica parado, quando você poderia usá-lo de outra forma para o crescimento do seu negócio, como melhorar a estratégia de marketing ou pagar fornecedores.

Além disso, há custos com armazenagem, problemas relacionados à ocupação de espaço físico, riscos de avaria nas peças e desvalorizarem — “saírem de moda” — e tornar a venda mais difícil conforme os dias passam.

Obviamente, o ideal é reduzir o tempo das bolsas em estoque. E como você sabe se esses itens estão parados por um período que gera prejuízos para o seu negócio? Por meio do cálculo do prazo médio de estocagem!

Aproveite e leia também: “Prazo médio de pagamento: para que serve esse indicador financeiro?

Como calcular o prazo médio de estocagem?

Para calcular o prazo médio de estocagem, deve-se levantar a quantidade de estoque médio do período analisado, os custos das mercadorias vendidas (CMV) e aplicar a seguinte fórmula: PME = (estoque médio / custo das mercadorias vendidas) x período analisado.

Como o nome sugere, os custos das mercadorias vendidas (CMV) é o valor de venda de cada item parado no estoque. Já o estoque médio é a soma do inventário inicial com o final, dividido por dois.

Trouxemos um exemplo para ficar mais fácil entender como calcular o prazo médio de estocagem da sua loja. Para essa conta, consideramos os seguintes parâmetros:

  • período analisado: 365 dias;
  • estoque inicial: R$ 70 mil;
  • estoque final: R$ 50 mil;
  • custos das mercadorias vendidas: R$ 250 mil.

O primeiro passo é calcular o estoque médio. Então, temos:

  • 70.000 + 50.000 = 120.000
  • 120.000 / 2 = 60.000

Quanto ao custo das mercadorias, basta somar todos os valores vendidos no período.

Em seguida, aplica-se esse número à fórmula:

  • PME = (estoque médio / custo das mercadorias vendidas) x período analisado;
  • PME = (60.000 / 250.000) x 365
  • PME = 0,24 x 365
  • PME = 87,6

Logo, o prazo médio de estocagem do nosso exemplo é de 88 dias. Será que esse resultado é bom? Explicamos no próximo tópico!

dona de loja em um estoque com várias caixas analisando um ipad
O PME ajuda a reduzir perdas financeiras e a equilibrar custos

Qual o impacto do prazo médio de estocagem na gestão de estoque?

O PME impacta o controle de inventário e a eficiência operacional em estoque. Também reflete fatores como:

  • fluxo de caixa;
  • capital de giro;
  • gastos com armazenamento;
  • obsolescência dos produtos;
  • geração de receita (liquidez);
  • precisão no planejamento de demandas (reposição de peças).

Em linhas gerais, um PME baixo é melhor para a saúde financeira do negócio, pois diminui os custos relacionados à gestão de estoque e gera faturamento em menos tempo. Porém, o prazo médio ideal depende das características do negócio.

Se você tem uma franquia no ramo de food service, por exemplo, quanto mais tempo os alimentos ficam no estoque, mais afeta a qualidade, concorda? 

Agora, se seus produtos não são perecíveis e têm ticket médio alto, como equipamentos e maquinários para indústrias, o PME do nosso exemplo (88 dias) pode não ser tão ruim.

Dessa forma, para definir o PME da sua empresa, analise critérios como natureza dos produtos, necessidades do mercado e ciclo de venda (se é B2B ou B2C, pois um tende a ser mais longo que o outro). 

Sugestão de leitura: “17 tipos de varejo e suas características principais

5 estratégias para reduzir prazo de estocagem

Calculou o PME da sua franquia e não gostou do resultado? Então, confira estas estratégias para reduzir o prazo médio de estocagem:

1 – utilize ferramentas de gestão de estoque: como sistemas de automação e monitoramento que controlam automaticamente a entrada e saída de mercadorias;

2 – use métodos como Kanban e Just-in-Time (JIT): recursos que ajudam a aprimorar o controle de inventário ao apontar, respectivamente, quando determinado produto está prestes a acabar e o momento certo de adquirir novos itens;

3 – analise o comportamento de compra dos clientes: para identificar quais itens ainda são interessantes e vale a pena repor, e quais se tornaram ultrapassados;

4 – avalie dados históricos: a fim de descobrir quais períodos requerem compras maiores ou menores, a exemplo de datas comemorativas;

5 – melhore suas estratégias de venda: como criar novas promoções e oferecer descontos para despertar o interesse do público nos seus produtos.

Sobre esse último tópico, temos um artigo que ajudará você. Não deixe de conferir: “Como fazer queima de estoque de sucesso? 7 dicas práticas!

FAQ

O que é prazo médio de estocagem?

O prazo médio de estocagem (PME) é uma métrica que revela quantos dias (em média) um item fica armazenado antes da venda ou do uso. Esse indicador é essencial para melhorar o controle de inventários e diminuir perdas financeiras.

Como calcular o prazo médio de estocagem?

Para calcular o PME, use esta fórmula: PME = (estoque médio / custo das mercadorias vendidas) x período analisado.

Por que é importante monitorar o prazo médio de estocagem?

É importante monitorar o PME para reduzir os custos relacionados à gestão de estoque, aumentar a liquidez e evitar perdas financeiras, como as decorrentes do vencimento dos produtos ou obsolescência. 

Quais são as melhores estratégias para reduzir o prazo médio de estocagem?

Algumas das melhores estratégias para reduzir o PME são: usar ferramentas de gestão de estoque, analisar o comportamento de compra dos clientes, considerar dados históricos e melhorar as estratégias de vendas.

Quais ferramentas podem ajudar no gerenciamento do prazo médio de estocagem?

Entre as ferramentas que podem ajudar no gerenciamento do PME, estão os softwares para automatizar o controle de entrada e saída de mercadorias no estoque, plataformas de gestão de compras e cadeia de suprimentos e sistemas de reposição automática.

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Escrito por:

Maurício Galhardo

Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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