Varejistas que sabem como fazer queima de estoque conseguem gerar dinheiro rápido para suas lojas e têm menos perdas financeiras. Isso é possível porque essa é uma das melhores estratégias para vender produtos que deixaram de ser interessantes para o público e, por esse motivo, ficaram parados.
Sobre isso, uma coisa é certa: por mais que você tenha planejado o que e quanto comprar para montar seu estoque, é quase impossível ter certeza de que tudo será vendido, não é mesmo?
Muitas vezes, uma determinada mercadoria que está “vendendo como água no deserto”, de repente, perde essa potência porque foi lançada outra mais moderna e atualizada.
É nessas horas que bate aquela dúvida: o que fazer com tudo o que não foi vendido? Liquidações e promoções são uma das respostas para essa questão. Porém, para isso, é fundamental saber como fazer queima de estoque.
Com as sete dicas que daremos agora, você tem grandes chances de montar uma ação de sucesso na sua loja!
O que é queima de estoque?
Queima de estoque é uma estratégia que tem como objetivo vender produtos que, por algum motivo, ficaram parados. No caso, eles são disponibilizados ao público a preços e condições diferentes do normal. A ideia é estimular a compra, liberar espaço físico e gerar algum faturamento para a loja.
Essa abordagem é importante porque as mercadorias paradas em estoque são sinônimo de prejuízo financeiro. E, com toda certeza, não é isso que você planejou, certo?
Ao descobrir como fazer queima de estoque eficiente, é possível:
- gerar rotatividade nos artigos que estão à venda;
- estimular a compra em clientes antigos e conquistar novos;
- aumentar o ticket médio das vendas no período da promoção;
- recuperar o investimento (ainda que seja menos que o esperado);
- liberar espaço para a chegada de novos itens;
- renovar o grupo de produtos que comercializa.
Quando fazer queima de estoque?
Na verdade, não existe uma data certa, pois essa definição varia conforme o porte e modelo de negócio — grandes lojas têm estoques imensos e cheios de itens, mas isso não quer dizer que estão, necessariamente, parados, entende?
Entretanto, existem algumas maneiras de descobrir qual é o momento ideal de “queimar” as mercadorias da sua loja. Para tal, vale analisar pontos como:
- os produtos estão com data de vencimento próxima (para alimentos, itens de higiene e beleza);
- certos itens saíram de moda ou chegou uma nova coleção (no caso de vestuários e sapatos);
- a tecnologia está obsoleta (para eletrônicos);
- é época de troca de estação (como do verão para o outono);
- mudou a data comemorativa (por exemplo, da Páscoa para o Dia das Mães);
- surgiu uma oportunidade de renovar o estoque (encontrou um novo fornecedor com bons preços).
Dica! Aproveite e leia também: “Clusterização no varejo: por que você deve adotar essa estratégia?“
Como fazer uma queima de estoque eficiente?
Para queimar as mercadorias que estão paradas no seu estoque de maneira eficiente, as melhores dicas que podemos dar a você são:
- pense em uma promoção incrível;
- crie diferentes estratégias de descontos;
- monte kits promocionais;
- aproveite as datas comemorativas;
- defina as datas de início e término da estratégia;
- explore todo o potencial das vendas online e físicas;
- invista na divulgação.
Veja, a seguir, detalhes de cada uma!
1. Pense em uma promoção incrível
Essa promoção precisa ser diferente de todas as que você já fez para sua loja. Do contrário, ela não chamará a atenção do público-alvo. Então, considerando o perfil dos seus clientes, descubra o que realmente seria interessante para eles.
Que tal frete grátis para quem comprar mais de três produtos ou desconto de 30% no segundo item?
2. Crie diferentes estratégias de descontos
Por falar nisso, é bastante válido adotar diferentes formas de dar abatimento no valor total das compras. Algumas boas ideias são:
- descontos progressivos;
- bônus por indicação — no estilo: traga um amigo e pague menos;
- cupons para compras futuras — mas com data de vencimento, para estimular o retorno do cliente o mais breve possível.
3. Monte kits promocionais
Outra ótima dica de como fazer queima de estoque é montar kits. Dessa forma, você tem a chance de vender vários produtos de uma única vez.
Porém, atenção! Tome cuidado para não parecer venda casada, que é uma prática ilegal que compromete seriamente a imagem da loja. Para garantir que isso não aconteça, é preciso dar ao cliente a oportunidade de também comprar o item fora do kit.
4. Aproveite as datas comemorativas
Nessas ocasiões, as pessoas estão mais dispostas a comprar. Elas vão até as lojas ou acessam sites e aplicativos, determinadas a comprar algo para alguém.
Aproveite esse “espírito de compra” e ofereça os produtos que está queimando. Por ser algo que estava parado no estoque, o ideal é vender por um preço menor. É justamente esse diferencial que pode despertar o interesse do cliente.
Sugestão de leitura: “Estratégia de precificação: como escolher o melhor modelo de preços?“
5. Defina as datas de início e término da sua estratégia
Por mais que você queira vender tudo o que está no estoque, não caia na tentação de deixar as promoções ativas até atingir esse objetivo.
Coloque um limite na sua estratégia e deixe bem claro para o público qual é. Em outras palavras, defina os dias de início e de fim.
Além de ser uma estratégia necessária para você se programar, é uma forma de trabalhar dois importantes gatilhos mentais de vendas: a escassez e a urgência.
Instintivamente, o ser humano não quer perder nenhuma boa oportunidade quando a identifica. Ao usar termos como “apenas hoje”, “somente esta semana” ou “últimas peças”, as chances de estimular esse lado dos seus clientes são muito maiores.
A queima de estoque ajuda a vender produtos que estavam parados e diminuir perdas financeiras
6. Explore todo o potencial das vendas online e físicas
Se você trabalha com varejo omnichannel, divulgue sua queima de estoque tanto nos canais físicos quanto digitais, preferencialmente com os mesmos preços.
É claro que cada um desses ambientes de venda abre caminho para estratégias diferentes — no comércio eletrônico, por exemplo, você pode oferecer frete grátis e estimular a compra.
O importante é descobrir o melhor de cada um desses mundos e explorar todo o potencial que eles têm para zerar seu estoque!
7. Invista na divulgação
Os clientes não saberão que sua loja está fazendo uma megapromoção se você não contar a eles, concorda? Então, aposte na divulgação presencial e virtual, indo de panfletos e cartazes a anúncios pagos na internet e posts nas redes sociais.
Na hora de montar a estratégia de divulgação, considere o perfil da sua loja e do público-alvo, usando a linguagem certa para chegar até ele.
Gostou de saber como fazer queima de estoque? O que acha de ver outras dicas para vender mais?
Aproveite que está aqui, no blog da F360, e leia agora mesmo o artigo: “Gestão de lojas e PDVs: estratégias para elevar a sua performance“.