Saber como calcular ticket médio é fundamental para a gestão financeira da sua loja. Isso porque se trata de um indicador que mensura a performance de vendas da sua empresa a partir do número de negócios fechados em um determinado período.
Ele se refere ao valor que cada cliente gastou nas compras feitas. Dessa forma, esse KPI, como também pode ser chamado, permite identificar a média gasta pelos consumidores em um mês, trimestre, semestre, ou em qualquer outro intervalo relevante.
Está pensando por que você precisa entender isso e para que serve o ticket médio?
Uma das razões é que esse indicador pode ser usado como um importante aliado na construção de bons planejamentos estratégicos. Isso porque ele traz dados reais sobre o desempenho da sua loja, evitando que você tome decisões de investimento e de estratégias se baseando apenas no achismo.
Só essa breve explicação já dá uma boa ideia da importância desse KPI, concorda? Então, siga a leitura deste artigo e confira o que e como calcular ticket médio e, ao final, 10 dicas de como aumentar o da sua empresa.
O que é ticket médio e para que serve?
Ticket médio é um indicador financeiro de desempenho que mostra a média de valor gasto pelos clientes de uma empresa em um determinado período. Esse KPI é essencial para mensurar a performance de vendas de um negócio, bem como para fornecer dados para a elaboração de um planejamento estratégico mais assertivo.
É possível dizer que essa é uma importante ferramenta de gestão, pois o ticket médio serve para:
- descobrir quanto os clientes estão gastando, em média, em diferentes intervalos de tempo;
- identificar quais são os grupos de clientes mais importantes e com mais peso no faturamento da loja;
- medir a atuação das equipes de vendas, tanto individual quanto coletiva;
- alimentar relatórios financeiros e gerenciais;
- gerar dados para tomadas de decisão, realizar previsão de vendas, e embasar planos de ação.
Dica! Aproveite e leia também: “Plano de contas: o que, por que é importante e como montar um?“
Como calcular ticket médio?
Para calcular ticket médio, você só precisa levantar o volume total de vendas, o número de vendas realizadas em um período e o total de clientes que compraram nesse intervalo.
Com esses dados em mãos, você pode calcular o ticket médio de duas formas:
- por número de vendas;
- por número de clientes.
Para ficar mais fácil para você entender como calcular ticket médio, usaremos um exemplo. No caso, considere que os números gerados pela sua loja foram:
- volume total de vendas em um mês (VT): R$ 260 mil;
- número de clientes que compraram dentro desse mês (C): 100;
- total de vendas feitas no mesmo intervalo (V): 150.
Cálculo de ticket médio por total de vendas
A fórmula para calcular o ticket médio por número de vendas é:
ticket médio = VT / V
Substituindo pelos valores que citamos, temos:
- ticket médio por número de vendas = VT / V;
- ticket médio por número de vendas = 260.000 / 150;
- ticket médio por número de vendas = 1.733,33.
Isso significa que cada venda gerou, em média, R$ 1.733,33 para sua loja
Cálculo de ticket médio por total de cliente
Já para calcular por número de clientes, a fórmula que você deve usar é:
ticket médio = VT / C
Usando os mesmos números do exemplo, fica da seguinte forma:
- ticket médio por número de clientes = VT / C;
- ticket médio por número de clientes = 260.000 / 100;
- ticket médio por número de clientes = 2.600,00.
Isto é, cada cliente gastou, em média, R$ 2.600,00 na sua loja.
10 estratégias para aumentar o ticket médio da sua loja!
Agora que você sabe como calcular ticket médio, percebeu que o resultado da sua franquia não foi o esperado? Não se preocupe, pois você tem a chance de reverter essa situação implementando algumas boas práticas.
Entre as diversas estratégias para aumentar ticket médio que você pode utilizar, as que mais se destacam são:
- ofereça aos clientes produtos e/ou serviços complementares, só tomando o cuidado para não dar a impressão de ser uma venda casada, o que é ilegal;
- use técnicas de cross sell e up sell quando for vender novamente para clientes que já estão na sua base;
- melhore seu portfólio de itens comercializados, incluindo opções novas e atualizadas que conversem entre si;
- atualize o treinamento dos vendedores, apresentando aos profissionais diferentes abordagens de venda;
- reveja a estratégia de precificação da sua loja;
- crie descontos exclusivos ou promoções que atraiam a atenção dos consumidores para produtos/serviços mais caros, como a oferta de brindes ou ingresso em programas de fidelidade;
- construa um bom relacionamento com o cliente, melhorando sua experiência de compra e trabalhando o pós-venda;
- disponibilize diferentes formas e meios de pagamento, pois isso pode contribuir para compras não programadas;
- ofereça frete e entregas grátis;
- adote o conceito de varejo omnichannel, permitindo que seus clientes migrem entre diferentes canais de vendas sem interrupções, estimulando as compras.
O que fazer quando o ticket médio da sua loja aumentar?
Após aprender como calcular ticket médio e adotar as estratégias que acabamos de citar, há grandes chances desse indicador aumentar na sua loja. Isso significa que você terá um fluxo de caixa maior para gerenciar, concorda?
O melhor a se fazer quando isso acontece é utilizar a tecnologia a seu favor, por meio de um software que ajude a controlar todas as entradas e saídas de valores da sua empresa, tornando sua gestão financeira muito mais simples, prática, rápida e otimizada.
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