mulher digitando no notebook dentro de um depósito de produtos
Gestão 20/08/2024

Prazo Médio de Renovação de Estoques (PMRE): como calcular?

Compartilhar Array

O Prazo Médio de Renovação de Estoques (PMRE) é um indicador de desempenho fundamental para gerenciar esse setor de um negócio. Por se referir ao tempo médio em que os produtos ficam armazenados, representa um importante fator de redução de custos e aumento do faturamento.

Afinal, a gestão de estoque afeta diretamente o desempenho do caixa da empresa e seu capital de giro. Isso porque é responsável por organizar os fluxos operacionais desde o recebimento das mercadorias até a entrega do pedido do cliente, inclusive a reposição dos itens.

Como o ciclo é contínuo e qualquer erro pode deixar o cliente sem o produto desejado, é fundamental monitorar o funcionamento do estoque e seu impacto nas finanças da marca.

Para aprender mais sobre esse assunto, leia até o final e confira o que é o prazo médio de renovação de estoque (PMRE), sua importância e como calculá-lo.

O que é prazo médio de renovação de estoque (PMRE)?

O prazo médio de renovação de estoque (PMRE) no varejo é um indicador que mede o tempo médio em que as mercadorias ficam armazenadas até serem vendidas. Logo, diz respeito à rotatividade do estoque, que é um aspecto essencial na gestão varejista.

Ele varia de acordo com o setor de atuação da marca, sua demanda, seu público-alvo e o preço do produto.

Qual a importância do prazo médio de renovação de estoque (PMRE)?

O prazo médio de renovação de estoque (PMRE) é importante por vários motivos:

  • indicar o melhor momento da reposição de mercadorias;
  • otimizar a gestão do estoque;
  • manter as vendas sem problemas com falta de itens;
  • evitar o excesso de produtos armazenados, gerando mais despesas à loja;
  • identificar produtos mais e menos vendidos, além de sua rotatividade.

Quais os tipos de estoque calculados pelo PMRE?

O PMRE pode ser usado para calcular determinados tipos de estoque no varejo, como o de embalagens e o de mercadorias.

Já no setor industrial, serve para monitorar o estoque de insumos, matérias-primas, embalagens e outros itens para atividades indiretas na produção.

E, no segmento de serviços, envolve peças para reposição e embalagens.

Leia também: Gestão de lojas e PDVs: estratégias para elevar a sua performance

Como calcular o prazo médio de renovação de estoque?

Para calcular o prazo médio de renovação de estoque, é preciso encontrar outros dados para complementar a fórmula, como o CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) e o valor do estoque.

Para encontrar o CMV, é preciso somar todos os gastos diretos gerados pela empresa para comprar, produzir e estocar seus produtos até serem vendidos. O que entra na conta são despesas de pagamento a fornecedores, impostos, seguros, frete, contas de luz e internet, comissões a vendedores, entre outras.

O Custo de Mercadorias Vendidas pode ser encontrado no DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).

Já o valor médio do estoque representa os gastos que a loja tem para armazenar seus produtos, e pode ser facilmente encontrado no balanço patrimonial do negócio. Na prática, seu cálculo é: valor do estoque inicial – valor do estoque final / 2

Dito isso, apresentamos a fórmula completa do PMRE:

PMRE = valor médio do estoque ÷ (custo das mercadorias vendidas x dias do período em análise)

O período de análise, que deve ser descrito em dias, varia conforme as necessidades da marca, podendo ser mensal, trimestral, semestral e anual.

Exemplo de cálculo do PMRE

Veja um exemplo para entender melhor como calcular o prazo médio de renovação de estoque!

Imagine que uma franquia possui um CMV de R$ 5 mil e um estoque médio de R$ 1.500, e o período analisado será de 360 dias.

  • PMRE = 1.500/5.000 x 360
  • PMRE = 0,3 x 360
  • PMRE = 108 dias.

Esse resultado mostra que o estoque deve ser renovado, em média, a cada 108 dias. Logo, antes desse prazo, é necessário realizar o pedido aos fornecedores.

Lembramos que é possível realizar o cálculo para cada mercadoria, entendendo o tempo em cada uma leva para ser vendida. Assim, o planejamento de compras fica mais eficiente.

Como analisar o prazo médio de renovação de estoque?

O PMRE é um indicador da rotatividade do estoque, logo, mostra a rapidez (ou a demora) em que os produtos são vendidos, representando um bom ou mau desempenho da loja.

Sendo assim, quanto maior for o resultado dessa métrica, maiores são os sinais de que é preciso fazer mudanças operacionais, pois significa que há algum gargalo ou falha no controle de estoque, no volume de vendas ou até mesmo em campanhas de marketing.

Porém, é válido analisar outros aspectos, como crises econômicas. Afinal, pode não ser um problema apenas da loja ou do setor.

Para analisar o prazo médio de renovação de estoque, destacamos também a necessidade de correlacioná-lo a outros indicadores, como o prazo médio de pagamento a fornecedores (PMP) e o de recebimento das vendas (PMR).

Eles ajudam a criar um planejamento de compra mais adequado, manter o capital de giro e o fluxo de caixa em dia e maximizar os lucros.

Continue aprendendo: Desempenho de vendas: como avaliar nas lojas física e on-line?

Como fazer uma boa gestão no varejo?

Use o F360 Finanças para transformar a gestão das suas franquias. Esse sistema de gestão financeira pode ser integrado a outras plataformas para gerenciar seus processos operacionais de ponta a ponta.

Ele oferece recursos automatizados de fluxo de caixa, elaboração de DRE com indicadores de estoque, conciliação bancária e de cartões, planejamento orçamentário com comparação entre despesas e receitas e muito mais.

Conheça todas suas funcionalidades focadas na gestão do franqueado: agende agora uma demonstração gratuita do F360 Finanças!

Compartilhar Array
Avatar photo
Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

Assine nossa newsletter

Receba novidades da F360, conteúdos sobre gestão financeira, varejo e franquias!