Você atingiu todos seus objetivos de 2024? Aliás, você sabe quais eram as metas da sua empresa? Se os resultados não estão conforme o desejado, talvez você precise fazer um planejamento anual mais robusto, que inclua informações indispensáveis para o sucesso do varejo no mercado.
E não estamos falando apenas sobre informações de vendas, mas de cada setor da marca, como atendimento, estoque, financeiro, marketing etc.
Como já deve saber, o planejamento anual é um documento que compila todas as estratégias da empresa ao longo dos meses. Ele é usado para que todos estejam na mesma página, alinhados com as metas, os objetivos e os métodos para alcançá-los.
Só que é crucial seguir alguns passos para que nada seja esquecido e a análise seja completa. Melhorias acontecem apenas com avaliação dos resultados e identificação de
gargalos e problemas operacionais.
E o que ajuda a colocar a empresa de volta aos trilhos é justamente a criação desse planejamento. Vamos aprender a fazer um completo? Continue a leitura e saiba mais!
Para que serve o planejamento anual?
O planejamento estratégico serve para ajudar o varejista a entender a situação atual da empresa e o que fazer para melhorar cada vez mais. Se sua loja está bem, descubra ações que ajudem a vender mais e a reduzir custos, por exemplo. Se estiver mal, é preciso ir além e identificar erros e reestruturar processos.
E o guia que orienta a todos para o sucesso nas vendas e a satisfação do cliente é o planejamento.
Veja um exemplo prático para entender para que serve o planejamento anual no varejo: uma loja de roupas oferece grande variedade de produtos e, por isso, precisa entender seu estoque, projetar as vendas, acompanhar as despesas e realizar as compras das mercadorias, além de pensar na divulgação, na gestão de funcionários e no atendimento.
Só que ainda é necessário acompanhar o desempenho financeiro, os investimentos e seu mercado de atuação.
E tudo isso pode ser determinado no planejamento anual a fim de servir como uma bússola para qualquer operação e campanha da marca.
Quais os benefícios de ter um planejamento anual?
O varejista é impactado por diversas vantagens quando cria e segue seu planejamento do ano. As principais delas são:
- identificar os principais objetivos;
- analisar a situação atual da marca;
- melhorar a tomada de decisões;
- aumentar a produtividade e o engajamento;
- alinhar as operações;
- reduzir custos operacionais;
- elevar as vendas;
- conquistar as metas pré-estabelecidas;
- identificar melhores oportunidades de investimentos;
- aumentar a vantagem competitiva no mercado;
- mitigar riscos e ficar preparado para instabilidades.
Leia também: Como avaliar e acelerar a performance da sua loja?
O que deve conter no planejamento anual?
Para obter todos esses benefícios, o primeiro passo é descobrir o que deve conter no planejamento anual. Saiba que ele é realmente completo e não engloba apenas questões financeiras e de vendas.
É preciso incluir todas as etapas das operações e ações feitas em cada área do negócio, como:
- financeira;
- vendas;
- marketing;
- compras;
- estoque;
- comercialização.
Para entender melhor, o planejamento financeiro, por exemplo, deve incluir entradas e saídas de dinheiro, DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), entre outros itens que baseiam as estratégias que serão adotadas no próximo ano.
A ideia é analisar o último período e determinar orçamento para cada setor da marca, pensar em estratégias para tornar o crescimento mais sustentável e escalável, reduzir custos e elevar o lucro.
Como fazer um planejamento anual?
Para elaborar o planejamento anual de 2025 é preciso saber, antes de tudo, que é indispensável criá-lo antes de 2024 acabar. Porém, se você não teve tempo, dedique tempo a essa tarefa agora, no começo do ano.
isso se aplica a todos os anos. No final do período é preciso avaliar os resultados e projetá-los para os próximos meses.
Sendo assim, confira como fazer um planejamento anual completo!
1-Mantenha seus dados atualizados
Seja em um sistema de gestão financeira, de vendas ou de clientes, a chave para fazer um planejamento realista e eficiente é manter os dados atualizados.
Só assim, será possível avaliar os resultados passados para realizar melhorias e definir metas adequadas, visando o crescimento da marca.
É claro que esse acompanhamento e a coleta de dados podem ser feitos por planilhas, mas usar um sistema online completo evita erros e agiliza o processo de reunir e analisar métricas e indicadores.
2- Analise sua loja
Com dados em mãos, é hora de analisá-los para gerar insights que melhorem as suas vendas.
Analisar pontos, como:
- pagamento de taxas e tributos;
- modelo de precificação;
- fontes de receitas;
- retorno sobre o investimento;
- giro do estoque.
3-Identifique melhorias e defina metas
Após analisar a situação real da marca, é hora de entender o que pode ser melhorado. O planejamento deve focar nas prioridades e necessidades da empresa para continuar a crescer.
Para isso, é fundamental reajustar operações e determinar metas para essas melhorias, que variam de acordo com o objetivo, como:
- aumento da satisfação do cliente em 30% com envios periódicos de pesquisas de satisfação para mensurar os resultados;
- 1,5 vezes mais aquisições de novos clientes pelo e-commerce;
- elevar o volume de vendas em 1,5x com campanhas segmentadas;
- reduzir 10% os custos operacionais com uso de sistemas de gestão e controle do estoque.
Ah! É importante dividir a meta em partes menores e colocar prazos para que cada uma aconteça: ganhar 1.000 novos cadastros no site a cada três meses.
4-Pense em estratégias variadas
Não adianta montar o planejamento anual de modo engessado, como se só aquele cenário fosse possível. A pandemia mostrou que, de uma hora para outra, a situação pode mudar.
Portanto, crie estratégias e ações para cenários diversos, incluindo imprevistos internos e externos que impactam as vendas. Quanto mais realista for, melhor será seu planejamento.
5-Faça um orçamento para cada área
O planejamento também precisa definir os recursos que cada área terá disponível para executar seu trabalho.
Essa prática é importante para jamais gastar mais do que ganhar. Um ponto relevante no planejamento que envolve muitas áreas, como a financeira, o estoque, a divulgação e as vendas, é a sazonalidade dos produtos vendidos pela marca.
Se houver períodos sazonais no seu negócio, o orçamento e outras estratégias devem ser definidas de acordo com a variação do volume de vendas.
Confira mais: Orçamento empresarial: elabore o seu em 7 passos!
Dica bônus: acompanhe os resultados sempre!
Para entender se o planejamento está dando certo e algo precisa ser feito para melhorar a conquistas das metas, é indispensável mensurar e analisar os resultados periodicamente.
E para fazer isso de modo rápido, assertivo e 100% eficaz é preciso usar a tecnologia, como sistemas de gestão simples e online, que facilitam – e muito! – a vida do varejista.
O F360 Finanças, por exemplo, é um software de gestão financeira que oferece recursos automatizados, como:
- fluxo de caixa;
- conciliação bancária e de cartão;
- conciliação de vouchers para o setor food;
- planejamento orçamentário;
- relatórios completos com indicadores financeiros;
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