blog
Voltar para
Finanças 26/07/2023

Por que a integração com PDV contribui para o crescimento do seu negócio?

Compartilhar

Se sua empresa está com dificuldade de manter as contas em dia, planejar investimentos, pensar em novas estratégias, acompanhar despesas e receitas, entender gargalos operacionais e reduzir custos, saiba que a integração com PDV é uma saída bastante eficiente.

Isso porque independentemente da quantidade de PDVs que seu negócio possui, utilizar a tecnologia a favor da gestão das finanças pode fazer toda a diferença para o funcionamento da sua organização.

A gestão financeira é essencial para manter o funcionamento de uma empresa, afinal, ela envolve diversos itens fundamentais, como pagamentos, recebimentos, estoque, compras, clientes, demonstrações financeiras, fluxo de caixa, conciliação bancária e orçamento.

Para que tudo seja devidamente acompanhado e monitorado, o ideal é investir em um sistema de integração com PDV que possibilite a total visualização das vendas e da saúde financeira.

Antes de tomar a sua decisão, trouxemos informações valiosas neste artigo! Continue a leitura e confira o que é um sistema PDV, por que fazer integração com esse software e quais são suas vantagens!

O que é um sistema PDV?

O sistema de PDV (ponto de venda) é um software que armazena informações e automatiza tarefas para a gestão do local, como atualização do estoque, emissão de notas fiscais e vendas, centralizando os dados em um só local. Ele pode ser utilizado em lojas físicas, e-commerces e por vendedores.

Suas principais funções são:

  • gestão do estoque, com atualização automática a cada nova venda;
  • emissão de notas, quando há integração do PDV com sistemas emissores, como o F360 Emissor;
  • controle financeiro do ponto de venda, com registro das entradas e saídas de dinheiro;
  • entre outras.

Por que fazer integração com PDV?

Porque quando há integração com sistemas de gestão financeira, você visualiza melhor suas vendas e a saúde do negócio, uma vez que os dados e demonstrativos estão centralizados em um só lugar. Além disso, tarefas são automatizadas, permitindo, por exemplo, a elaboração do fluxo de caixa e da DRE de forma eficiente.

Nesse contexto, é válido ressaltar que quando todos os dados financeiros de um negócio estão concentrados em um único sistema, o gerenciamento se torna mais assertivo e ágil. Essa centralização possibilita que você preveja acontecimentos e que, assim, crie  estratégias adequadas ao momento da empresa, ajustando processos para elevar o crescimento corporativo.

Dessa forma, a integração do PDV com um software de gestão financeira possibilita:

  • automatização de tarefas;
  • centralização de todos os dados;
  • criação de relatórios completos e precisos;
  • identificação de gargalos e problemas internos;
  • análise em tempo real da situação financeira do negócio;
  • gestão 100% orientada por dados.

Leia também: Guia para fazer um controle de vendas eficiente

Vantagens da integração com PDV

A integração com PDV oferece diversos benefícios às empresas, como:

  • melhor organização e administração contábil, financeira e fiscal;
  • maior segurança;
  • planejamento orçamentário mais eficaz;
  • redução de erros;
  • melhor eficiência operacional;
  • tomada de decisões mais ágil e assertiva;
  • otimização da gestão da marca, que é 100% orientada por dados. 

Por exemplo, quando o PDV é integrado ao sistema de gestão financeira, você consegue conferir em tempo real as vendas e as despesas, gerando relatórios com indicadores fundamentais para a avaliação da situação da empresa. E ainda realizar a conciliação bancária e de cartões.

O sistema contabiliza os pagamentos à vista e a prazo, possibilitando uma visualização das vendas e do que entrará em caixa ao longo dos meses.

Isto é: há o aumento da produtividade do gestor e da equipe, que não precisam perder tempo para incluir dados, encontrá-los e fazer as análises e conferências necessárias. O sistema realiza essas funções de modo automatizado, garantindo a legalidade das transações.

Outras vantagens da integração com PDV são:

  • maior segurança de dados, principalmente em softwares armazenados na nuvem;
  • garantia de backup, elevando a segurança das informações;
  • maior facilidade no processo de vendas;
  • maior controle financeiro, entendendo o quanto pode investir no negócio e pagar mão de obra;
  • redução de custos e desperdícios.

Qual o melhor sistema de integração com PDV?

O melhor sistema de integração com PDV é o F360 Finanças. Isso porque a solução oferece integração com mais de 250 PDVs e 150 adquirentes (credenciadoras para pagamento com cartão), atendendo a diversos setores, como varejo, alimentação e prestação de serviços.

E ainda integra dados das adquirentes como vendas e antecipação de liquidação. O que resulta em uma completa visualização sobre as vendas e todas as transações realizadas, além das despesas, acompanhando a saúde das finanças empresariais.

Ele permite o gerenciamento de diversas lojas, marcas e canais de vendas em um só local, otimizando a gestão financeira. Com sistema responsivo, que pode ser acessado por computadores, celulares e tablets, esse software disponibiliza ainda um dashboard personalizável.

Basta acessar o sistema e visualizar no painel a situação geral da empresa, com indicadores previamente escolhidos conforme a necessidade e os objetivos corporativos.

Além disso, há mais recursos que o F360 Finanças oferece, confira:

Conciliação de cartões

Esse sistema realiza de modo automático a conciliação com cartões de débito e crédito, possibilitando o monitoramento das taxas cobradas pelas administradoras.

Além disso, essa conciliação ajuda a identificar possíveis fraudes e erros, padrões de compras dos clientes e cancelamentos.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa reúne todas as receitas e despesas da sua marca, ou seja, as entradas e saídas financeiras. O F360 Finanças integra os dados de forma automatizada e personalizável para que a gestão tenha maior controle.

Contas a pagar e a receber

Outra vantagem dessa ferramenta é o preenchimento automático das contas junto ao SEFAZ.

Esse recurso permite a concentração de todas as notas fiscais emitidas por fornecedores diretamente na área de contas a pagar.

DRE

Chega de acessar várias planilhas e demorar horas para elaborar sua Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE)! O F360 Finanças faz tudo de forma automatizada e personalizada.

Há a segmentação por tipo de marcas e grupos e consolidação de vários negócios em um só local.

Conciliação bancária

Mais um recurso é a conciliação bancária automática que compara o extrato da conta corrente empresarial com todos os recebíveis e pagamentos para conferir se está tudo certo com as entradas e saídas registradas.

Essa prática deve ser feita diariamente para otimizar o controle financeiro e identificar erros e inconsistências.

Planejamento orçamentário

Com todos os dados financeiros, fiscais e contábeis reunidos no mesmo sistema, é possível realizar análises completas para comparar despesas previstas x realizadas, o que possibilita:

  • projetar resultados financeiros;
  • tomar decisões antecipadamente;
  • criar estratégias para reduzir custos;
  • planejar investimentos.

Conciliação com vouchers

O F360 Finanças também faz a conciliação com os vouchers mais usados no setor food, como iFood, Rappi, Sodexo, Alelo, VR e muito mais!

É um sistema de gestão financeiro completo, que possui integração com PDVs e adquirentes, facilitando o controle do negócio para que cresça de modo saudável e escalável. 

Faça uma demonstração gratuita do F360 Finanças e modernize o gerenciamento da sua empresa!

Compartilhar
Avatar photo
Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360

Você também pode se interessar por