Sabe quando você vai ao médico e ele pede um check-up para verificar sua saúde por completo? No mundo dos negócios, esse “exame geral” é conhecido como diagnóstico financeiro empresarial.
É essa análise que mostra ao empresário a saúde das finanças da franquia, ou seja, se há lucro ou prejuízo e se há capacidade de pagar suas obrigações e fazer novos investimentos.
Sendo assim, esse diagnóstico é a base para desenvolver estratégias e tomar decisões de forma mais realista e precisa.
Para fazê-lo, é preciso avaliar alguns relatórios e entender a relação entre eles para, então, identificar o que precisa ser melhorado e como conquistar bons resultados. Vamos aprender como realizar uma análise completa da sua franquia?
Aproveite este artigo e confira o que é diagnóstico financeiro empresarial, sua importância, o que avaliar e um passo a passo para fazer um completo!
O que é diagnóstico financeiro empresarial?
O diagnóstico financeiro empresarial é uma análise completa de todas as finanças do negócio para identificar se tem capacidade de pagar suas dívidas e obrigações, e se é lucrativa e possui liquidez. Essa avaliação é o processo de coletar, integrar e avaliar todos os dados das movimentações feitas pela loja.
De modo geral, o diagnóstico serve para determinar a saúde financeira da franquia, levando em conta determinados fatores, como:
- fluxo de caixa: entradas e saídas de dinheiro;
- capital de giro: valor que a loja possui para cumprir obrigações operacionais, ou seja, ter liquidez para bancar seu funcionamento seja qual for o resultado do mês;
- índice de liquidez: capacidade de um ativo se transformar em dinheiro a curto prazo, como valores em caixa e estoque;
- nível de endividamento: identificar todas as dívidas e a capacidade de honrar com os compromissos e também gerenciar os possíveis riscos que o grau de endividamento representa;
- rentabilidade: o lucro gerado pela franquia em determinado período;
- margem de lucro: percentual do preço de produtos que corresponde ao lucro da empresa.
Além disso, essa avaliação permite identificar todo o processo operacional da área financeira, entendendo como acontecem as cobranças, os pagamentos, as atividades executadas etc.
Sendo assim, o diagnóstico financeiro retrata o desempenho da empresa.
Ao fazer periodicamente um raio-X completo do negócio, é possível ter uma gestão financeira de alto nível, tomando decisões baseadas em dados realistas da loja.
Quando fazer um diagnóstico financeiro da franquia?
O diagnóstico financeiro empresarial deve ser feito sempre que o empresário precisar tomar decisões importantes e mudar estratégias que não estão funcionando.
Confira abaixo alguns exemplos de quando fazer um diagnóstico financeiro da franquia.
Dificuldade de projetar o caixa
Se estiver com dificuldade de prever o fluxo de caixa da loja ou então estiver com grande oscilação entre um mês e outro, é necessário melhorar o controle financeiro. E o diagnóstico é essencial para identificar oportunidades de melhorias e estabilizar as entradas e saídas de dinheiro.
Redução da margem de lucro
Ao perceber que a margem de lucro está caindo com frequência, faça um diagnóstico completo para verificar os motivos, como custos excessivos em alguns setores e aumento do valor pago aos fornecedores.
Nível de endividamento
Seja qual for o grau de endividamento da loja, é fundamental realizar uma análise periódica para mitigar os riscos e controlar as contas a pagar.
Só assim é possível investigar como reduzir as despesas, aumentar as receitas e honrar suas obrigações.
Saiba mais: Redução de custos em franquias: guia 100% prático para colocá-la em ação
Despesas elevadas e/ou queda nas receitas
Em relação ao tópico anterior, é preciso também acompanhar as despesas fixas e variáveis da loja, assim como suas receitas. O diagnóstico fornece uma visão 360 do negócio e possibilita analisar fontes de custos e ganhos, permitindo otimizar processos e pensar em um plano para diversificar a base das receitas, por exemplo.
Falta de capital de giro
Se o dinheiro não está sobrando, é sinal que as estratégias e ações precisam ser ajustadas. E a melhor maneira para identificar problemas e definir metas mais realistas para seu negócio é por meio de uma análise das finanças.
Continue aprendendo: Capital de giro no varejo: tudo o que você precisa saber!
Qual a importância do diagnóstico financeiro empresarial?
O diagnóstico financeiro é crucial para analisar o desempenho da franquia. Sem ele, não é possível criar estratégias, apontar melhorias, elevar o lucro e tomar decisões mais seguras. Logo, ele é a base para o crescimento sustentável da marca ao longo dos anos.
Sendo assim, o diagnóstico é importante porque permite:
- identificar e antecipar problemas financeiros em seu estágio inicial: despesas excessivas, redução nas vendas, inadimplência de clientes e aumento do preço de fornecedores;
- otimizar processos e recursos operacionais: melhorar a alocação de recursos por áreas, identificar desperdícios e cortar gastos, ajustar fluxos de trabalho e mais;
- tomar decisões 100% orientadas por dados: todos os setores da franquia são beneficiados com uma análise e gestão financeira completa para a expansão do negócio.
Como fazer o diagnóstico financeiro empresarial?
Não é complicado aprender como fazer o diagnóstico financeiro empresarial. Porém, é preciso se preparar antes, como reunir os relatórios e demonstrativos da loja, como balanço patrimonial e Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).
Com todos os dados e documentos em mãos, é hora de colocar em prática sua análise. Veja a seguir um passo a passo de diagnóstico financeiro no varejo:
- Confira o seu faturamento em determinado período (mês, semestre, ano);
- Identifique os valores a receber e compare-os com os meses anteriores;
- Conheça suas dívidas e obrigações, como salários, contas, impostos e aluguel;
- Analise os custos do estoque e de sua manutenção;
- Correlacione receitas e despesas, e indicadores financeiros, como EBITDA, ROI, rentabilidade, liquidez, capital de giro, faturamento, endividamento etc;
- Identifique pontos de melhoria e oportunidades de crescimento, como possibilidade de investimentos, necessidade de financiamento ou empréstimos, entre outros;
De forma geral, o processo de diagnosticar a situação financeira da franquia, possui três etapas: preparação, coleta de dados e análise formal.
Como fazer a análise do diagnóstico financeiro empresarial?
O objetivo é interpretar os principais indicadores financeiros e gerar insights ao comparar os pontos fortes e fracos da loja. É preciso também fazer projeções de receitas e despesas para criar estratégias que aumentem o lucro e reduzam os custos.
É importante que o responsável pela análise tenha conhecimentos de finanças, da franquia e do setor de franchising para determinar a realidade perante a concorrência e o mercado.
Para tornar a análise mais segura e rápida, aproveite o poder da tecnologia!
O sistema de gestão financeira, F360 Finanças, por exemplo, automatiza processos e se integra a diversas plataformas para concentrar os dados e as movimentações em um só local.
Assim, com apenas alguns cliques, o empresário tem uma visão completa do negócio. Afinal, são muitos recursos oferecidos para controlar as finanças, como:
- gestão do fluxo de caixa;
- emissão e gerenciamento de notas fiscais;
- controle das contas a pagar/receber;
- elaboração de DRE e outros demonstrativos;
- relatórios completos com dados de receitas e despesas;
- planejamento orçamentário;
- integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes;
- e muito mais!
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