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mulher sorrindo com as mãos na mesa
Empreendedorismo 29/08/2024

Empreendedorismo sustentável: como implementar na sua franquia?

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O empreendedorismo sustentável é uma prática na qual os idealizadores de um negócio não pensam apenas no lucro, mas também em como chegar a esse resultado sem prejudicar o meio ambiente e a sociedade, ou causando o menor impacto possível.

Basicamente, é possível dizer que a sustentabilidade empresarial é um equilíbrio entre os objetivos de uma empresa, as atividades realizadas e quanto esses dois pontos afetam a vida das pessoas e da natureza de modo geral.

Por que buscar o meio-termo é importante? Bom, um dos motivos é que os clientes esperam que os negócios adotem práticas sustentáveis. Logo, é uma forma de atender às expectativas do público e, com isso, melhorar o relacionamento entre eles e o seu negócio.

Segundo o estudo da PwC com o Instituto Locomotiva, divulgado em uma matéria do site Meio e Mensagem, 9 em cada 10 brasileiros das classes C, D e E preferem comprar de marcas e lojas sustentáveis.

Inclusive, 53% dos participantes do levantamento afirmaram que já deixaram de comprar marcas que não têm responsabilidade social.

Nem precisamos falar sobre o impacto negativo desse comportamento no crescimento de um negócio, não é mesmo?

Para evitar que isso aconteça na sua franquia, descubra agora como aplicar o empreendedorismo sustentável e aumente as chances de sucesso!

O que é empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável é um conceito que promove o alinhamento entre lucro e o reflexo das atividades de um negócio no meio ambiente e na sociedade. O objetivo é causar o menor impacto possível na natureza e na vida das pessoas e, ao mesmo tempo, estimular o crescimento da empresa.

Está se perguntando se é possível enquadrar a sua loja nessa ideia? Pois saiba que qualquer negócio, independentemente do porte e do segmento, pode se tornar sustentável. 

Os que fazem parte desse grupo têm as características como:

  • responsabilidade social: pensam no bem-estar das pessoas, incluindo clientes, funcionários, parceiros comerciais e sociedade em geral, e respeitam os direitos humanos;
  • consciência ecológica: dão preferência para atividades que causam pouco, ou nenhum, impacto ambiental;
  • uso eficiente de recursos: adotam práticas como reciclagem e uso consciente de água, energia elétrica, entre outros bens, e incentivam os consumidores a fazer o mesmo;
  • ética e transparência: os gestores são claros ao apresentar os resultados do negócio, prestar contas, e tornam públicos relatórios que descrevem todas as ações realizadas;
  • diversidade e inclusão: são contra qualquer tipo de discriminação e têm um quadro de funcionários e de fornecedores diversos.

5 exemplos de empreendedorismo sustentável no varejo

Vamos trazer tudo isso para a realidade do varejo? Então, veja alguns exemplos de práticas sustentáveis que podem facilmente fazer parte do dia a dia da sua loja.

  • mudar as embalagens: reduzir o uso sugerindo aos clientes trazerem suas próprias sacolas (dependendo do tipo de franquia), ou usar peças feitas com materiais recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis;
  • melhorar a gestão de estoque: a fim de evitar desperdício de materiais que, além de aumentar o volume de lixo descartado, geram perdas financeiras para o negócio;
  • diminuir o consumo de energia elétrica e de água: modificando processos, maquinários e treinando os profissionais sobre a forma correta de utilizar esses bens;
  • adotar a logística sustentável: que pode incluir o uso de transportes alternativos para delivery, como bicicletas, ou rotas de entregas otimizadas que abrangem mais lugares e ajudam a economizar combustível e reduzir a taxa de emissão de CO2;
  • descartar o lixo corretamente: separando os orgânicos dos comuns;
  • promover uma cultura organizacional sustentável: por meio da construção de um ambiente de trabalho físico e mentalmente saudável.
pessoa embalando objetos em uma caixa reciclada
Usar embalagem de material reciclado, ou reciclável, é uma ótima prática sustentável para a sua franquia

Quais são as vantagens do empreendedorismo sustentável?

Logo na abertura deste artigo, apresentamos uma pesquisa que mostrou que a sustentabilidade empresarial é um comportamento esperado do público. O estudo também revelou que as pessoas preferem se relacionar com marcas sustentáveis. 

O que estamos querendo dizer? Que levar esse conceito para a sua loja a tornará mais atrativa para os clientes, e isso ajudará a aumentar o volume de vendas e o faturamento.

Porém, as vantagens do empreendedorismo sustentável não param por aí. Ao implementá-lo na sua franquia, também é possível:

  • melhorar a imagem da sua marca;
  • elevar o poder competitivo da franquia;
  • despertar o interesse de novos talentos;
  • promover a inovação;
  • reduzir riscos financeiros e jurídicos;
  • diminuir custos;
  • aumentar a taxa de retenção de clientes.

Sugestão de leitura: “Desempenho de vendas: como avaliar nas lojas física e on-line?

Como aplicar o empreendedorismo sustentável? 7 passos!

Se achou tudo isso interessante, e alinhado com o propósito da sua franquia, veja abaixo o passo a passo de como torná-la sustentável.

  1. avalie a situação da sua loja: veja como são os processos e os impactos que causam no meio ambiente e na sociedade, considerando todo o ciclo de vida dos produtos e/ou serviços;
  2. crie um plano de ação: veja o que é preciso fazer para melhorar as atividades e eliminar práticas que não são sustentáveis;
  3. mensure os custos dessas mudanças: pois a ideia é esse conceito se tornar parte da cultura da sua marca, e não ser uma atividade temporária, interrompida por falta de dinheiro;
  4. implemente as adequações: mensurando os resultados para verificar o que está dando certo e pode ser mantido, e o que ainda precisa de ajustes;
  5. busque certificações alinhadas com o seu ramo de atuação: como a ISO 14001, voltada para Sistema de Gestão Ambiental, e a B-Corp, fornecida para negócios com altos padrões de desempenho socioambiental, transparência e responsabilidade legal;
  6. engaje os stakeholders: isto é, todos que se relacionam com a sua franquia, como clientes, funcionários, fornecedores e investidores;
  7. reveja seu plano de tempos em tempos: pois podem surgir desafios ao longo do trajeto, como falta de incentivo fiscal e de políticas públicas, problemas com a cadeia de abastecimento e mudanças no comportamento dos consumidores.

Gostou dessas dicas sobre sustentabilidade empresarial? Então, que tal outras relacionadas a este tema? Aproveite que está aqui, no blog da F360, e confira também os artigos:

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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