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Franquias 11/08/2023

Treinamentos para franquias: por que são tão importantes?

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Os treinamentos para franquias podem ser definidos como um conjunto de capacitações elaboradas pelos franqueadores para os franqueados. Entre os principais objetivos dessa prática está garantir a padronização e a qualidade dos processos realizados em todas as unidades da rede.

Em outras palavras, significa fornecer a preparação necessária para que os franqueados executem as atividades diárias do negócio nos mesmos moldes e padrões que os outros empreendedores detentores dos direitos da marca.

Essa explicação, por si só, já dá uma boa ideia da importância do treinamento em redes de franquia, concorda? 

Somado a isso, é fundamental destacarmos que essa prática está prevista na chamada Lei das Franquias (Lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019), que, em seu artigo 2°, parágrafo XIII, relaciona o que deve ser oferecido ao franqueado pelo franqueador.

No caso, estão previstas orientações como suporte, supervisão de redes, serviços, incorporação de soluções tecnológicas, manuais, capacitação para o empreendedor e funcionários, entre outras.

Todavia, nem todos os franqueadores seguem essa orientação, e quando agem dessa forma, diversos problemas podem ser gerados para a imagem da rede — principalmente a despadronização da marca.

E entre aqueles que cumprem a lei e zelam pela prestação de um suporte adequado aos franqueados, o que deve ser oferecido?

Siga a leitura deste artigo e confira essa resposta e também: o que são treinamentos para franquias, como funcionam, quais tipos existem e por quais motivos são tão importantes.

O que são os treinamentos para franquias?

Treinamentos para franquias são qualificações, preparos e orientações transmitidas dos franqueadores para os franqueados.

Entre os principais objetivos da capacitação para franqueados, os que mais se destacam são:

  • padronizar processos internos;
  • garantir o mesmo modelo de atendimento ao cliente em todas as unidades;
  • difundir a cultura da marca entre os funcionários das unidades;
  • favorecer o crescimento e a rentabilidade das unidades e da rede, de maneira geral;
  • alinhar o padrão de qualidade de produtos e/ou serviços.

Por outro lado, quando os treinamentos para franqueados são negligenciados pelos franqueadores, os problemas que podem surgir são:

  • ausência de padronização entre as unidades da rede;
  • comprometimento da presença da marca no mercado;
  • queda no desempenho financeiro das franquias;
  • baixa produtividade dos profissionais.

A soma de todos esses pontos tende a gerar insatisfação dos clientes. Esse descontentamento pode manchar a imagem da rede franqueada e prejudicar as vendas e o faturamento.

Dica! Aproveite e leia também: “Como avaliar e acelerar a performance da sua loja?

Como funciona o treinamento para franqueados?

Os treinamentos para franqueados funcionam a partir da administração de cursos e capacitações —- de forma presencial ou virtual — prestadas pelo franqueador ao franqueado e seus funcionários.

Nesse cenário, o franqueador também pode criar um programa de treinamento para rede de franquias, que são processos de preparação e habilitação ministrados em sequência, iniciados pelos assuntos gerais da rede, chegando aos mais complexos e técnicos.

A ideia com essa prática é replicar todos os processos e padrões da franquia para os novos detentores dos direitos de uso da marca, bem como reciclar e aprimorar o conhecimento adquirido ao longo do tempo.

Assim, os treinamentos para franqueados podem ser atividades implementadas logo no início das operações, como também em outros momentos da jornada de crescimento do negócio. 

Sugestão de leitura: “Você sabe quais são as maiores franquias do Brasil?

Quais tipos de treinamentos para franquias existem?

Seguindo essa linha de raciocínio, os principais tipos de treinamentos para franquias são :

  • treinamento inicial;
  • treinamento para motivação de equipes;
  • treinamento para vendas e atendimento ao cliente;
  • treinamento de reciclagem.

Treinamento inicial

Tem por objetivo transmitir os primeiros direcionamentos para o funcionamento e gestão correta do negócio.

Por conta disso, engloba:

  • compartilhamento da cultura organizacional;
  • modo de funcionamento da operação da rede;
  • orientação sobre os processos e questões administrativas;
  • postura dos franqueados e funcionários perante a política da franquia.

Treinamento para motivação de equipes

Como o nome sugere, esse tipo de treinamento para franqueados tem como alvo os funcionários contratados para atuar na unidade franqueada.

Essa capacitação visa padronizar o modo de trabalho, mas, principalmente, estimular os franqueados a agir de forma produtiva, de acordo com a cultura e padrões de comportamento definidos para a marca.

Treinamento para vendas e atendimento ao cliente

A proposta desse treinamento é padronizar os processos de vendas e de atendimento ao cliente, a fim de garantir que os consumidores não sintam diferenças entre os serviços prestados de uma unidade para outra.

Treinamento de reciclagem

O treinamento de reciclagem visa à melhoria contínua, e pode ser aplicado em momentos como:

  • lançamento de novos produtos ou serviços;
  • ajustes na cultura organizacional;
  • mudança no foco da marca;
  • inclusão de novas tecnologias;
  • entre outros similares.
Mulher com óculos olhando para o computador
Programa de educação com estrutura multiplataforma

Qual a importância do treinamento em redes de franquias?

O treinamento em redes de franquia é importante porque ajuda a garantir a padronização do modo de atuação de todas as unidades da rede. 

Por meio da capacitação para franqueados e funcionários, a marca franqueadora tem a chance de igualar e uniformizar processos e implementar a cultura da companhia em todas as franquias.

Em outras palavras, é como assegurar que todos os empreendedores que adquiriram o direito de uso da marca falem a mesma língua.

Por essa razão, alguns dos principais benefícios que podem ser alcançados com a aplicação de treinamentos para franqueados são:

  • aumento da qualidade dos produtos/serviços comercializados;
  • crescimento da taxa de produtividade;
  • melhora no clima organizacional;
  • aumento do engajamento dos profissionais;
  • redução do turnover decorrente de gestões ineficientes;
  • melhora do posicionamento da marca no setor de atuação.

E como ministrar bons treinamentos para franquias? Neste ponto, a F360 pode ajudar, por meio do F360 Educa.

O que é o F360 Educa?

O F360 Educa é uma estrutura multiplataforma de programa de educação com cursos on-line e treinamentos presenciais.

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Além disso, no F360 Educa você encontra:

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Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360