O varejo no Dia dos Pais de 2023 tem forte expectativa de aumento no volume de vendas e, consequentemente, no faturamento. Para aproveitar esse importante momento do setor, é fundamental preparar adequada e antecipadamente o seu negócio.
Segundo a Pesquisa de Expectativas de Vendas para o Dia dos Namorados, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas em comemoração ao Dia dos Namorados devem crescer 5,2% este ano na comparação com 2022.
A boa notícia para os varejistas é que não apenas os pais serão o foco dos presentes. Maridos, namorados, sogros, filhos, enteados, avôs, tios, padrinhos, e até amigos estão no radar para receber os mimos. Isto significa que o leque de oportunidades de vendas é alto.
A mesma pesquisa também revelou que a estimativa é que, neste ano, o ticket médio seja de R$ 190,00 — o que dá às empresas a chance de criar campanhas de Dia dos Pais para conquistar o valor a ser gasto por esse público.
Apesar do cenário promissor, a pergunta que fica é: em um mercado tão acirrado e competitivo, como se destacar para atrair clientes e vender mais?
Um dos segredos é definir e adotar boas estratégias para o varejo no Dia dos Pais.
Se essa também é sua dúvida, siga a leitura deste artigo e confira as 9 dicas que separamos para ajudar a elevar as vendas do seu negócio nessa importante data comemorativa.
Como vender mais no Dia dos Pais? 9 dicas!
Quem atua no varejo, no Dia dos Pais, precisa se preparar corretamente para tornar o comércio físico e/ou digital mais atrativo para os consumidores, absorvendo o alto volume de vendas.
Nesse sentido, nossas sugestões para te ajudar a colocar o planejamento em prática de forma efetiva são:
- coloque os filhos no centro da sua estratégia;
- monte kits e promoções especiais;
- amplie os canais de venda;
- explore o potencial das redes sociais;
- ofereça um formato de compra omnichannel;
- ajuste os pontos de venda para suportar a alta demanda;
- melhore o frete e aprimore o fluxo de entrega;
- realize uma boa gestão de estoque;
- expanda o leque de formas e meios de pagamento.
A seguir, falaremos com detalhes sobre a melhor forma de tirar as dicas do papel e aproveitar os bons resultados.
1- Coloque os filhos no centro da sua estratégia
Um dos segredos de como vender mais no Dia dos Pais é focar as suas ações nos filhos, e não somente nos pais. O motivo é que, comumente, são eles quem vão às compras e entregam os presentes.
Por essa razão, pense em como tornar o seu negócio atrativo para quem compra. Nesse contexto, é possível explorar, por exemplo, opções de presentes que podem ser usados por pais e filhos juntos, saindo do tradicional e despertando a curiosidade do seu público-alvo.
2- Monte kits e promoções especiais
Seguindo essa linha de raciocínio, outra dica para o varejo no Dia dos Pais é montar kits e criar promoções especiais — abordagem que fica mais interessante se houver a possibilidade de personalizar os itens.
Aqui, você pode mesclar produtos e/ou serviços que se complementam ou que conversam entre si, por exemplo.
Entre os pontos positivos dessa estratégia está o fato de que ela dá aos clientes a chance de deixar o presente mais robusto, ao adquirirem mais produtos em uma única compra, e a preços menores. Para o seu comércio, a vantagem fica por conta da possibilidade de aumentar o ticket médio das vendas.
Todavia, tome muito cuidado para essa prática não passar a impressão de venda casada, que é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
3- Amplie os canais de venda
Por falar em vendas, quanto mais canais você oferecer para os potenciais compradores, maiores serão as chances de fechar bons negócios. Por isso, se você atua no varejo presencial, não deixe de considerar também a realização de vendas on-line (e vice-versa).
Quanto ao poder do comércio eletrônico, vale destacar que, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgados no site Mercado e Consumo, o e-commerce atingirá R$ 185,7 bilhões só em 2023. Para 2024, a expectativa de faturamento é de R$ 205 bilhões.
Aproveite e leia também: “9 mitos sobre gestão financeira de lojas e franquias“
4- Explore o potencial das redes sociais
O relatório “Digital 2023”, da We are Social, revelou que os brasileiros estão no segundo lugar do ranking de tempo diário gasto nas redes sociais, com 3 horas e 46 minutos.
Assim, também ocupamos a mesma posição quando se trata de procurar por marcas nessas mídias, com 64,6% do uso direcionado para a finalidade.
Tais números mostram que o público está nessas plataformas. Por esse motivo, criar campanhas de Dia dos Pais direcionadas a elas é uma forma de vender mais.
Inclusive, essa estratégia pode ser potencializada se a compra puder ser concluída no próprio perfil da empresa, a exemplo do que acontece no Instagram.
5- Ofereça um formato de compra omnichannel
Uma forma de otimizar os resultados das duas últimas dicas de como aumentar as vendas do varejo no Dia dos Pais é incluir o conceito de omnichannel.
Essa é uma abordagem na qual o cliente pode mesclar opções presenciais e digitais na jornada de compras — por exemplo, escolher e pagar o presente no site e retirar na loja.
Essa dinâmica ajuda a alcançar diferentes grupos de consumidores, como aqueles que não querem pagar frete, ou os que preferem testar o produto pessoalmente antes de adquiri-lo.
6- Ajuste os pontos de venda para suportar a alta demanda
Logo no início deste artigo, dissemos que a expectativa de vendas para o Dia dos Pais de 2023 é bastante alta, lembra?
Além da própria intenção de compra demonstrada pelos brasileiros, a previsão tem, como base, o volume de vendas obtido em 2022. O ano teve o crescimento mais expressivo desde 2011, segundo levantamento do Serasa Experian (+ 7% na semana comemorativa e +5% no final de semana da data).
Porém, para absorver esse aumento, é fundamental preparar seus pontos de venda, o que inclui desde treinar adequadamente os vendedores, até adotar bons sistemas de gestão financeira.
7- Melhore o frete e aprimore o fluxo de entrega
O relatório “Fretes e entregas no e-commerce”, da Opinion Box, revelou que 52% dos clientes consideram o valor do frete, e 19%, o tempo de entrega, na hora de escolher a modalidade de envio do produto adquirido on-line.
Somados a isso, 72% dos consumidores afirmam que quanto mais rápida a entrega, maior a chance de conquistá-lo.
Na prática, os dados mostram que, para vender mais no Dia dos Pais deste ano, é fundamental incluir esses dois pontos na sua estratégia.
8- Realize uma boa gestão de estoque
A ruptura de estoque é um problema que pode afetar seriamente o volume de vendas e o relacionamento com os clientes.
Uma forma de evitá-la é identificando os produtos que vendem mais no Dia dos Pais — você pode tomar como parâmetro as vendas feitas no ano passado — e, a partir dessa informação, negociar com os fornecedores para garantir o fluxo de abastecimento.
Caso trabalhe com varejo omnichannel, avalie apostar no recurso chamado prateleira infinita, que consiste na unificação do estoque de todos os canais de vendas da empresa.
9- Expanda as opções de meios de pagamento
Todas as dicas de promoções para o Dia dos Pais, além das outras estratégias que citamos neste artigo, não resultarão em vendas se seus clientes não conseguirem concluir o pagamento, concorda?
Dessa forma, para não perder nenhuma venda , ofereça mais métodos de pagamento, mesclando entre os mais tradicionais, como cartão de crédito e débito, e os mais modernos, como Pix, carteira digital e link de pagamento.
O que esperar do varejo no Dia dos Pais?
A pesquisa da Abrasce sobre a expectativa de vendas para o Dia dos Pais deste ano mostrou que 66% dos respondentes esperam um fluxo maior de visitantes nas lojas.
A expectativa é que o aumento de movimento será, em média, de 6,8%, na comparação com 2022. Lidar com todo esse fluxo requer conhecimento e adoção de boas estratégias.
Além dessas dicas, também podemos ajudar você a obter melhores resultados com o F360 Educa, programa de educação com estrutura multiplataforma.
No F360 Educa, você aprende mais sobre gestão por meio de conteúdos práticos e de uma curadoria especializada. São mais de 15 cursos disponíveis na modalidade EAD e com conteúdo imersivo.
Acesse agora mesmo a página do F360 Educa e confira todos os detalhes de como funciona essa solução.