O mundo mudou de maneira radical! A transformação digital afetou drasticamente os modelos de negócio, e no varejo não poderia ser diferente. A popularização de dispositivos móveis, o crescimento do e-commerce, as novas formas de pagamentos online e o avanço da inteligência artificial mudaram a forma de relacionamento e compra de muitos consumidores, nesse contexto, o conceito varejo omnichannel ganhou força!
Você sabe o que esse termo significa e como aplicar essa estratégia no seu negócio? Fique atento nesse artigo que vamos te explicar tudo sobre esse tema.
O que é varejo omnichannel?
O varejo omnichannel é uma estratégia que visa oferecer ao consumidor uma experiência de compra mais completa, com canais 100% integrados, onde o cliente não sente diferença entre as experiências no mundo on e off-line.
Esse conceito tem ganhado cada vez mais destaque no varejo, uma vez que o comportamento do consumidor mudou, eles estão cada vez mais exigentes e buscam conforto, qualidade e praticidade na hora de comprar.
Afinal, hoje em dia, é possível adquirir produtos em lojas físicas, e-commerce, aplicativos, redes sociais, entre outros, sendo que nos canais digitais, o cliente pode fazer isso em qualquer dia da semana ou até horário.
No varejo omnichannel, o cliente pode fazer compras no e-commerce e retirar o produto no estabelecimento ou realizar a compra no app e receber a mercadoria em casa, aqui não há barreiras para impulsionar e favorecer as necessidades do consumidor.
Para isto, o lojista precisa oferecer uma experiência única! Mas, não é só isso não, é necessário incorporar todas as áreas da empresa nessa estratégia, de criação dos produtos à entrega, para estabelecer uma conexão e comunicação integrada em todos os pontos de contato que o negócio possa oferecer.
Benefícios do varejo omnichannel
A implementação dessa estratégia pode trazer diversos benefícios, tais como:
📍Maior alcance de público: o varejo omnichannel permite que as empresas atinjam um público mais amplo, pois elas podem oferecer os seus produtos em diversos canais.
📍Experiência do cliente: o processo de compra é melhorado através da relação multicanal, tornando a experiência mais fluida e consistente, pois, o cliente pode começar a compra em um canal e terminar em outro. Tudo isso, sem perder o histórico ou as informações da transação.
📍Fidelização: nesta estratégia, o relacionamento com o consumidor geralmente é mais próximo e personalizado, promovendo uma maior satisfação com a marca, o que pode levar a realizar compras futuras ou até se tornar um “defensor” da empresa, impactando na imagem e reputação do negócio.
📍 Planejamento: no varejo omnichannel o empreendedor consegue coletar mais dados sobre o perfil do consumidor e suas preferências, o que pode ser usado para um melhor planejamento na oferta de produtos e ofertas promocionais.

Dicas para investir no varejo omnichannel
Se você ficou animado em investir nessa estratégia, mas não sabe por onde começar, siga estas dicas:
1- Entenda o seu público-alvo. Faça pesquisas para identificar as necessidades e canais preferidos de quem você deseja impactar.
2- Crie uma estratégia integrada com todas as áreas da loja: atendimento, produtos e comercial.
3- Ofereça mais de uma opção de canais de venda e comunicação com o seu público-alvo.
4- Invista em tecnologia para permitir a integração nas vendas e gestão do negócio.
5- Capacite sua equipe para que ela esteja preparada para atender o cliente em qualquer canal.
6- Mantenha a mesma qualidade de atendimento e de informações disponíveis em todos os canais de venda em que a marca estiver inserida.
7- Desenvolva uma experiência de consumo que cative os seus clientes e faça com que eles se sintam seguros e satisfeitos para voltar a consumir.
8- Mensure e analise os resultados. Estabeleça metas para cada área envolvida e utilize as informações para ajustar e aprimorar o processo quando necessário.
Lembre-se que implementar uma estratégia de varejo omnichannel requer tempo e dedicação, mas o esforço vai valer a pena, pois, os resultados são surpreendentes. E não se engane, não há como fugir disso e não importa qual o tamanho do seu negócio!
Para se destacar entre os concorrentes e criar um público fidelizado é importante manter-se atualizado sobre as melhores práticas e ser adepto às mudanças e adaptações.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para aprender tudo sobre empreendedorismo e gestão financeira