Fazer uma boa gestão de uma loja não deve ser difícil e nem custar caro. E o software de vendas foi criado justamente para atender a essas necessidades: simplificar e facilitar o gerenciamento de um negócio.
Essa solução tecnológica permite otimizar e integrar operações comerciais, inclusive controlar o estoque e fazer uma gestão financeira completa da franquia. E tudo isso em uma única plataforma.
Sendo assim, contar com um sistema de vendas para lojas é desenvolver vantagem competitiva no mercado, pois é possível impulsionar as vendas por meio de um controle mais rígido, que permite analisar dados para tomar boas decisões estratégicas.
Porém, é comum que varejistas se sintam perdidos quando analisam um sistema de PDV on-line para sua loja.
E é aí que entramos: a gente preparou este guia completo para ensinar a você tudo sobre software de vendas, vantagens, principais recursos e como escolher o melhor.
Preparado? Então, continue a leitura!
Como fazer controle de vendas?
O controle de vendas pode ser feito de forma manual, com planilhas ou anotações em um caderno, ou automatizada, com software de gestão comercial. É claro que o sistema facilita o gerenciamento, pois além de automatizar processos, oferece integrações para acompanhar o desempenho de outras áreas, como clientes e finanças.
Porém, mesmo que essa ferramenta realize processos, desde o registro da venda até elaboração de documentos e relatórios de gestão, é fundamental saber analisar os dados para conferir se está tudo de acordo com a realidade.
Sendo assim, para saber como fazer controle de vendas de forma eficiente, é preciso adotar algumas práticas:
- integrar todos os PDVs, adquirentes e ferramentas ao sistema de gestão;
- conferir os registros das vendas e os resultados da conciliação bancária e de cartões;
- acompanhar o fechamento e o fluxo de caixa;
- criar um planejamento estratégico para reduzir custos e elevar o faturamento;
- identificar gargalos operacionais para otimizar os processos de vendas da empresa;
- gerenciar as contas a pagar e a receber, realizando projeção das vendas nos próximos meses;
- verificar os produtos mais e menos vendidos para fazer uma boa gestão do estoque e nunca faltar mercadoria.
Leia também: Gestão de fluxo de caixa: guia prático para fazer uma eficiente
Por que usar um software de vendas para loja?
Por meio da automação de processos e integração de dados, o sistema de vendas ajuda a elevar a produtividade, eficiência e qualidade do trabalho da equipe e do varejista. Afinal, oferece uma visualização completa das vendas e da situação do negócio.
Assim, as decisões são embasadas em dados realistas e concretos, impactando diretamente o alcance de resultados da loja e, claro, a elaboração de estratégias para impulsionar as vendas.
Além disso, a integração entre canais de vendas possibilita uma experiência de compra omnichannel ao cliente, promovendo sua satisfação e fidelização. E ainda uma gestão muito mais eficiente, já que o lojista tem acesso a cada movimentação financeira de forma rápida e prática.
Quais as vantagens de um software de vendas no varejo?
Não é à toa que o estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), apontou que 48% das empresas varejistas entrevistadas pretendem investir mais em transformação digital.
Afinal, quem já adotou a tecnologia em seu fluxo de trabalho, teve benefícios diretos:
- 77% aumentaram a receita;
- 77% elevaram o engajamento do consumidor.
Percebe-se, então, que são muitas as vantagens de um software de vendas no varejo. Conheça a seguir as principais!
1- Aumento da produtividade
Devido à automação do software de vendas e a otimização dos processos, a equipe pode focar em questões estratégicas, sem perder tempo com trabalhos manuais e repetitivos, como inserir valores das vendas e as formas de pagamento em uma planilha.
O varejista também ganha mais tempo para mirar na gestão do negócio, podendo consultar indicadores de desempenho e detalhes das vendas em um só sistema.
O sistema de PDV on-line também integra todos os pontos de venda e adquirentes de cartão, centralizando todos os dados das transações de diversas marcas, lojas e canais.
Logo, além de aumentar a produtividade, a ferramenta promove redução ou eliminação de erros e retrabalhos.
2 – Melhora da experiência do cliente
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 86% dos participantes disseram que a tecnologia é um aspecto primordial para o processo de compra. Logo, o sistema de vendas oferece ao cliente uma experiência completa.
Isso porque integra todos os canais de venda e as formas de pagamento, garantindo uma experiência omnichannel ao consumidor, que pode comprar por diversos meios e dispositivos, conforme sua preferência.
Lembramos que proporcionar uma boa experiência de compra ajuda a reter e fidelizar mais clientes, impactando diretamente o faturamento da loja.
3 – Tomada de decisão mais ágil e certeira
A análise de dados e o acesso prático ao conjunto de indicadores de desempenho da loja colaboram para o varejista tomar decisões orientadas por informações concretas, e não por achismos ou intuição.
Portanto, o sistema de vendas fornece uma visão 360 do negócio para basear insights e estratégias de expansão, além de identificar tendências e oportunidades.
Saiba mais: Indicadores financeiros para varejo: quais usar? 9 exemplos!
4 – Crescimento escalável
O software de gestão de vendas é feito para focar no crescimento escalável e saudável de um negócio varejista. Afinal, com a melhora do gerenciamento e do fluxo operacional, a expansão pode acontecer de forma mais rápida.
O que queremos dizer é: se sua loja começar a vender mais e/ou você abrir outras franquias, o sistema dá conta da demanda!
Afinal, permite a integração de múltiplas marcas, lojas e canais de vendas, possibilitando escalar as operações sem impactar a eficiência.
5 – Redução de custos
Com todas essas vantagens de um software de vendas no varejo, é possível reduzir custos operacionais em vários processos.
Usar apenas uma ferramenta para centralizar e controlar as vendas, elevar a produtividade, evitar erros e desperdícios e ganhar a fidelidade do cliente são fatores que colaboram para reduzir as despesas ao longo do tempo.
Como escolher um software de vendas no varejo?
Saber como escolher um software de vendas no varejo para obter todos esses benefícios é crucial para o sucesso das suas operações.
Veja um passo a passo completo com todos os aspectos que precisam ser analisados antes de tomar sua decisão.
1 – Identifique as necessidades da loja
O primeiro passo é fazer uma análise completa do seu processo de vendas e identificar as necessidades do negócio, como:
- erros e retrabalhos frequentes;
- gargalos (onde a operação costuma empacar?);
- falta de controle gerencial com a dificuldade de analisar os dado de forma integrada;
- demora para gerar relatórios e métricas de performance;
- processamento de pagamentos lento;
- falhas constantes na integração do PDVS e adquirentes de cartão;
- problemas frequentes na emissão e gestão de notas fiscais;
- entre outros.
2 – Avalie a escalabilidade e flexibilidade
É de extrema importância escolher um software que possibilite o crescimento da marca, sem que ela precise mudar de ferramenta no futuro.
O F360 Finanças, por exemplo, é um sistema de gestão multiempresas, que permite centralizar informações de várias lojas, marcas e canais de vendas em um só local. Assim, seja qual for o tamanho do negócio, está livre para crescer sem se preocupar em procurar outro software.
Já sobre o fator flexibilidade, é preciso conferir se a plataforma se adapta às necessidades da loja ao longo do tempo, permitindo personalizar recursos, como indicadores financeiros, fluxo de caixa e relatórios.
3 – Confira as integrações com outros sistemas
Outro aspecto que faz toda a diferença em uma ferramenta de gestão de vendas é sua capacidade de se integrar a outras plataformas.
E não só a capacidade, a qualidade dessa integração também, afinal, ninguém quer se deparar com erros constantes no registro dos dados.
As integrações mais importantes são com sistemas dos pontos de vendas físicos e on-line, das adquirentes de cartão, do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), entre outras.
Continue aprendendo: Gestão de lojas e PDVs: estratégias para elevar a sua performance
4 – Fique atento aos custos aparentes e ocultos
O orçamento da loja é a bússola que guiará o varejista até a decisão final.
Porém, não se deixe levar apenas pelo preço, pois podem ter outros custos envolvidos, como do plano de contratação, e taxas de licença, manutenção, atualização, suporte técnico, comissões sobre transações, entre outros.
O ideal é perguntar à empresa sobre todas as taxas envolvidas no início e durante o uso do sistema. Afinal, avaliar o melhor custo-benefício é essencial para ter um bom retorno sobre o investimento.
5 – Confira as avaliações e recomendações
Pesquise na internet, consulte clientes atuais e ex-clientes da empresa e converse com especialistas financeiros. Eles são excelentes fontes para entender como o sistema funciona na prática e seus benefícios às lojas e franquias.
Além disso, veja avaliações on-line e sites/blogs que são opiniões sobre softwares de gestão para o varejo.
6 – Avalie o suporte técnico e o atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente e suporte técnico são aspectos cruciais para usar de forma completa o software contratado.
Logo, entre em contato com a empresa e avalie a rapidez, qualidade e eficiência do seu atendimento. Já sobre o suporte técnico, o ideal é descobrir por meio de pesquisas on-line e conversas com outros empresários.
Além disso, pergunte ao fornecedor questões sobre o suporte, como:
- tempo médio de atendimento;
- disponibilidade do suporte por dias e horário da semana;
- variedade de canais de contato para pedir o suporte.
7 – Veja se é fácil de usar
A facilidade de uso é primordial em um sistema, afinal, sua proposta é simplificar a gestão varejista e não complicá-la, certo?
A interface e os recursos devem ser intuitivos e fáceis de usar. Além disso, veja como são feitos a implementação e o treinamento da equipe para que, assim, todos o utilizem o quanto antes.
Para descobrir sua facilidade de uso, solicite demonstrações gratuitas e veja como a ferramenta funciona na prática, avaliando também seus recursos.
Principais recursos de um software de vendas
Mais um aspecto essencial para avaliar sua escolha são as funcionalidades e os recursos de um software de vendas. Separamos abaixo os mais importantes para melhorar a gestão da loja.
- Registro de vendas: a coleta de dados deve ser automatizada e facilitar a conferência das transações feitas;
- Emissão de notas fiscais: automatização do preenchimento de notas fiscais e possibilidade de gerenciar todas as emissões em um só local;
- Automação de processos: possibilidade de automatizar processos e operações variadas, com coleta, armazenamento e integração de dados;
- Conciliação bancária e de cartões: conciliação automática que permita conferir as taxas cobradas pelas operadoras de cartão e comparar o extrato bancário com todos os recebíveis e pagamentos;
- Gestão do fluxo de caixa: visualização prática de todas as entradas e saídas financeiras, com possibilidade de personalização;
- Integração com PDVS, adquirentes: verificar a quantidade e a qualidade das integrações com os sistemas dos pontos de vendas utilizados e as adquirentes de cartão;
- Multiempresas: recurso que permite centralizar todos os dados de várias marcas, lojas e canais de venda, facilitando o crescimento do negócio;
- Integração com outros sistemas: capacidade de se integrar a outros sistemas, como o CRM que é focado na gestão do relacionamento com o cliente;
- Processamento de pagamentos: integração de diversas formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, Pix, dinheiro, boleto, etc, oferecidas tanto na loja física quanto no e-commerce.
- Elaboração de demonstrativos e relatórios: capacidade de gerar relatórios e demonstrativos financeiros personalizados conforme os objetivos da marca.
- Segurança de dados: é fundamental que a ferramenta siga todas as leis e esteja em conformidade com a segurança de dados.
Qual o melhor software de vendas para o varejo?
O melhor software de vendas para o varejo é o F360 Finanças, e nós vamos te explicar o porquê!
Criado por e para varejistas, é um sistema multiempresas, que permite personalizar diversos recursos para atender às necessidades de cada setor e tipo de negócio. De modo 100% on-line, é possível ter uma visão completa das suas vendas e saúde financeira da loja.
As funcionalidades ajudam não só a controlar as vendas, mas também evitar perder dinheiro com possíveis erros nas taxas cobradas pelas adquirentes ou mau controle das contas a pagar/receber, por exemplo.
Além disso, seus recursos são automatizados e vão além das funcionalidades básicas! O F360 Finanças oferece:
- integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes;
- gestão do fluxo de caixa;
- controle das contas a pagar/receber;
- conciliação bancária, de cartões e de vouchers (para setor food);
- planejamento orçamentário com receitas x despesas;
- elaboração de DRE, com visão segmentada por tipo de marcas e grupos.
Está preparado para transformar a sua gestão? Então agende uma demonstração gratuita do F360 Finanças e confira na prática como esse software de vendas e finanças ajuda a tornar suas decisões mais estratégicas!