expansão de franquia
Franquias 05/09/2023

Expansão de franquias: as 6 melhores dicas de como realizar!

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A expansão de franquias consiste em um processo voltado para o aumento do número de unidades da rede, por meio da formalização de parcerias com novos franqueados.

Essa é uma ótima abordagem para amplificar a presença da marca em diferentes regiões do país, bem como para aumentar a rentabilidade decorrente desse modelo de negócio. Além disso, trata-se de um segmento bastante promissor.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias no Brasil superou R$ 211 bilhões e cresceu 14,3% em 2022. 

Quanto ao número de unidades, o estudo apontou uma expansão de 7,8%, o que resultou em mais de 184 mil operações. No caso das redes, o crescimento foi de 6,8%, superando 3 mil marcas.

Os setores de destaque foram alimentação (food service), hotelaria, turismo, saúde, beleza e bem-estar. 

Para 2023, a Associação Brasileira de Franchising projetou um crescimento de franquias na ordem de 9,5% a 12%.

Como você pôde ver, realmente é um mercado que está em notável progresso. Quer saber como aproveitar esse momento? Então siga a leitura deste artigo e confira as seis melhores dicas de expansão de franquias e muito mais sobre esse tema. 

O que é expansão de franquias?

Expansão de franquias é um processo que tem por objetivo aumentar o número de unidades de um negócio, de modo que as novas lojas sigam o mesmo padrão visual, de atendimento, produtos, serviços e demais características.

Como comentamos logo na abertura deste artigo, essa é uma prática que ajuda bastante a elevar o poder de atuação da marca, por meio da amplificação da sua presença em diversas regiões. Dependendo do modelo empresarial e das soluções oferecidas, esse crescimento pode envolver ainda a atuação em mercados internacionais.

Por consequência, esse crescimento no número de franquias é uma ótima maneira de o franqueador aumentar a lucratividade a partir da liberação de licença de uso de imagem, marca, produtos, serviços e modelo de atuação.


Sugestão de leitura: “O que é franquia home based?

Como saber se a rede de franquias está pronta para expansão?

Para saber se a rede de franquias está pronta para expandir, é sugerido considerar alguns pontos, sendo os principais:

  • análise de fatores internos e externos que apontam potencial de crescimento, ou não, da marca, a exemplo da demanda de mercado para o produto e/ou serviço oferecido;
  • avaliação da real capacidade de a empresa suportar a expansão, como ter uma infraestrutura suficiente para treinar adequadamente os franqueados e seus funcionários;
  • existência de processos devidamente estruturados, como manuais operacionais e de funcionamento das unidades;
  • existência de um plano de negócios bem construído, com dados financeiros realistas, bem como projeções de crescimento que justificam a abertura de novas unidades;
  • comprovação do reconhecimento da marca, com existência de consumidores fiéis e diferencial de mercado que a destaca de possíveis concorrentes;
  • garantia da entrega de um modelo de negócio de sucesso, possível de ser replicado na sua totalidade e potencial para alcance dos mesmos resultados.

O que avaliar para a expansão de franquias?

Para realizar uma expansão de franquias de sucesso, é bastante indicado avaliar questões práticas pertinentes ao modelo de negócio.

Nesse cenário, é fundamental que você considere:

  • perfil do franqueado ideal: que é a definição das características e formação essenciais para um empreendedor ser considerado com potencial para abrir e gerenciar uma nova unidade da rede;
  • dados territoriais: incluindo informações como o número mínimo necessário de habitantes que valida a abertura de uma nova loja na região;
  • perfil dos consumidores do local: a fim de constatar se realmente têm interesse nos produtos e/ou serviços oferecidos pela marca;
  • faixa etária e renda média: com o objetivo de confirmar se as soluções oferecidas são compatíveis com a realidade dos habitantes da região;
  • potencial de consumo: ajuda a verificar quanto o público-alvo do local está disposto a gastar com os produtos/serviços da empresa;
  • fluxo de passantes: importante para confirmar se o local tem uma boa movimentação de pessoas;
  • análise de concorrentes: essencial para verificar se há concorrentes próximos, condição que pode impactar negativamente no volume de vendas.

Quais as principais vantagens de fazer a expansão de franquias?

Apesar da necessidade de avaliar todos esses pontos, a expansão de franquias traz uma série de vantagens, especialmente para quem cede a licença da marca.

Entre as que mais se destacam, estão:

  • aumento da receita;
  • crescimento no número de clientes;
  • aumento da visibilidade da marca;
  • possibilidade de elevar o poder de atuação da empresa sem gerar custos (escalabilidade).

Já para os franqueados, as vantagens da expansão de franquias são:

  • abrir um negócio a partir de um modelo já formatado e com resultados sólidos;
  • não ter que apresentar uma marca do zero para os consumidores;
  • potencial para expandir a empresa conforme a rede franqueada aumenta o portfólio de soluções, sem precisar se preocupar com desenvolvimento de produtos/serviços.

Como planejar a expansão de franquias? 6 melhores dicas!

Com tudo isso em mente, confira, agora, nossas seis dicas de como planejar a expansão de franquias corretamente. São elas:

  • analise o mercado com dados;
  • use os instrumentos jurídicos necessários;
  • prepare equipe para o momento de crescimento;
  • revise e aperfeiçoe os processos;
  • ouça os franqueados;
  • aproveite os feedbacks recebidos;
  • promova o bem-estar da rede.

Analise o mercado com dados 

Buscar a expansão de sua franquia pode ser um indicativo de que seu negócio está rentável e de que você tem bom conhecedor do mercado de atuação, visto que identificou essa oportunidade de crescimento, certo? A ideia não está errada, no entanto, não está completamente correta. 

Ao almejar esse crescimento, é importante dedicar ainda mais atenção ao mercado do seu negócio. Isso significa analisar a localidade, o comportamento do público, ticket médio de consumo, negócios adjacentes, mobilidade e todas as outras variáveis que já comentamos neste artigo.

Por isso, antes de traçar metas e planos de abertura de novas unidades por meio de franqueados, organize uma pesquisa de mercado e um estudo de expansão de franquias. A ideia é identificar pontos fortes e fracos dessa possibilidade, a fim de evitar contratempos e alcançar o resultado esperado.

Um dos critérios dessa análise deve ser, por exemplo, verificar  se já houve outros negócios parecidos nas regiões que pretende explorar, bem como se existem concorrentes nessas localizações.

É importante estar ciente de que não existe uma expansão de franquia 100% segura e confiável. 

Todavia, quando é realizada uma análise de mercado ampla, é possível identificar tendências e, até mesmo, prever possíveis complicações. Logo, em vez de achismos, você  embasa suas decisões em dados, a partir de um bom estudo de expansão de franquias. 

Use os instrumentos jurídicos necessários

Agora que você já tem uma noção de como funciona o novo mercado, não se esqueça que essa expansão envolve vários pontos jurídicos que são essenciais. 

Um deles consiste em verificar a chamada Lei de Franquias (Lei n° 13.996/2019), que alterou diretrizes importantes desse modelo de negócio, tais como:

  • inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor nas relações entre franqueador e franqueado;
  • inexistência do vínculo empregatício da franqueadora com o franqueado ou seus funcionários;
  • a franqueadora tem agora, a legitimidade para propor ação renovatória;
  • entre outros.

A dica aqui é contar com a ajuda de uma consultoria especializada na área jurídica, a fim de obter auxílio na elaboração de um plano de expansão de franquia alinhado com as normas e leis vigentes.

Prepare sua equipe para o momento de crescimento

Ciente de como está o mercado e o que pode ou não fazer judicialmente, é importante também preparar sua equipe com treinamentos para capacitar todos os funcionários atuais —  já que as demandas e as responsabilidades serão maiores —  e também os futuros colaboradores que serão contratados.

Quanto a isso, é essencial oferecer um programa de treinamento eficiente e prático para orientar mais de uma pessoa ao mesmo tempo e, assim, não perder tempo e atrasar o desenvolvimento do negócio.

O treinamento é fundamental, pois permite que todos fiquem na “mesma página”, entendendo os objetivos da expansão, alinhando-os ao novo posicionamento da empresa, e até para facilitar a meta de faturamento da rede. 

O interessante também é que o treinamento desenvolva novas skills e potencialize competências para deixar a franquia ainda mais inovadora.

Dica! Aproveite e leia também: “A importância da valorização de seu time

Revise e aperfeiçoe os processos

Outro passo bem importante na hora de projetar a expansão de franquia é analisar os processos atuais.

Se existir uma ou mais falhas, busque solucioná-las o quanto antes. Lembre-se de que, quando expandir seu negócio, a demanda de trabalho também crescerá, o que poderá potencializar falhas em variados processos. 

Se não tomar o devido cuidado, até o que está dando certo pode passar a dar errado, por conta do aumento no volume de atividades.

A dica para essa etapa é buscar por bons softwares de gestão que automatizem as tarefas, principalmente a parte financeira, como fechamento do caixa, gerenciamento de contas, plano orçamentário, entre outros.

O uso dos sistemas certos ajuda a evitar falhas, retrabalho, bem como eleva a produtividade dos profissionais.

Ouça os franqueados

Franqueamento não é uma associação que requer a aprovação de todos, ou da maioria, dependendo de cada caso. Mesmo assim, quando optar por uma expansão de franquia, é importante ouvir o que os franqueados têm para dizer.

Esse momento é importante, pois pode complementar sua análise de mercado com dicas e dificuldades que eles passam em suas respectivas localizações. Se houver muitas reclamações iguais e pertinentes, pode ser a hora de pensar sobre os pontos de melhoria  e traçar um planejamento para solucionar o que está incomodando.

Aproveite os feedbacks recebidos

Por falar em franqueados, lembre-se de que o feedback deles também pode ajudar a sua equipe de marketing a traçar estratégias para ocasiões atuais e futuras.

Por isso, incentive os seus franqueados a estudarem o mercado de atuação, de modo que eles possam identificar facilmente problemas e sugerir soluções inteligentes.

Dessa forma, a equipe de marketing poderá traçar campanhas mais direcionadas, o que impactará diretamente a sua expansão de franquia.

Promova o bem-estar da rede

Você recebe relatórios dos franqueadores? Sobre isso, tenha em mente que é fundamental acompanhar todas as informações das unidades franqueadas para manter a qualidade dos produtos e/ou serviços comercializados, bem como o atendimento ao cliente.

Nesses relatórios, é importante constar números sobre as vendas, satisfação dos clientes e funcionários, pois eles ajudaram a traçar as metas da sua franquia.

Considera ainda que outras unidades levam o nome da sua marca, e por isso, é preciso garantir que todas sejam bem avaliadas pelos consumidores.

Como a F360 ajuda no processo de expansão de franquias?

A F360 ajuda no processo de expansão de franquias ao oferecer para você o F360 Painel. Trata-se de uma ferramenta que transforma a gestão financeira da sua franqueadora.

Com o F360 Painel, é possível:

  • consolidar todas as informações em uma plataforma única;
  • automatizar processos e avaliar resultados;
  • padronizar indicadores e definir metas;
  • criar clusters;
  • padronizar DRE e DFC;
  • gerenciar plano de contas;
  • e muito mais!

Confira mais sobre essa incrível ferramenta de gestão assistindo a este vídeo!

E para entender, na prática, como o Painel F360 funciona, agende agora mesmo uma demonstração grátis!

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Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360