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Finanças 22/08/2024

Índice de lucratividade: aprenda a medir o lucro da sua franquia

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A sua franquia está dando lucro ou apenas sobrevivendo? É o que o índice de lucratividade vai te dizer. Afinal, é um dos principais indicadores financeiros de qualquer tipo de negócio, revelando se a empresa está caminhando para o sucesso ou fracasso.

Sendo assim, é de extrema importância saber como calculá-lo para tomar decisões que visem ao aumento do lucro e da rentabilidade, expandindo o negócio a longo prazo de modo sustentável.

Por meio dele, ainda é possível entender os recursos investidos na loja, os impostos pagos por cada produto/serviço comercializado, entre outros aspectos que afetam diretamente os resultados.

Por toda essa relevância, vamos direto ao ponto: leia até o final e aprenda o que é índice de lucratividade, como medi-lo e analisá-lo para criar estratégias baseadas em dados reais da sua franquia.

Acompanhe!

O que é índice de lucratividade no varejo?

O índice de lucratividade (IL) é um indicador financeiro que mensura a capacidade de uma loja gerar lucro em relação às receitas obtidas. Em outras palavras, representa, em percentual, quanto o negócio possui depois de quitar todas suas despesas, isto é, quanto realmente ganhou com os valores das vendas.

Portanto, o IL aponta se a marca está gerando lucro ou prejuízo, podendo ser usado também para medir o desempenho de um setor específico ou projeto.

Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Para ficar mais claro o que é índice de lucratividade, precisamos destacar sua diferença para o indicador de rentabilidade.

Em resumo:

  • lucratividade: mede quanto uma loja ganhou em relação às suas receitas totais, ou seja, vendas de produtos ou serviços;
  • rentabilidade: mensura o retorno financeiro de um investimento em projetos e ativos, isto é, quanto rendeu ao negócio o aporte realizado.

Qual a importância do índice de lucratividade?

A importância do índice de lucratividade vai além de apenas indicar a presença de lucro ou prejuízo. É fundamental também para tornar as tomadas de decisão mais estratégicas e certeiras, com base em dados. Afinal, permite identificar se as ações executadas tiveram bons resultados e o que é preciso mudar.

Com esse indicador em mãos, o varejista pode avaliar a possibilidade de investimentos ou até mesmo a necessidade de empréstimos e financiamentos, dependendo das projeções do fluxo de caixa realizados por meio dele.

Leia também: Controle de vendas: guia completo para alcançar eficiência!

Como medir o índice de lucratividade de uma franquia?

Para medir o índice de lucratividade de uma franquia, é preciso usar a seguinte fórmula:

Índice de lucratividade = (lucro líquido / receita total) x 100

Sendo que:

  • lucro líquido: quanto sobre de dinheiro para a loja depois de quitar todas as obrigações e dívidas;
  • receita total: soma de todos os recebimentos da franquia antes de descontar as despesas e os custos operacionais e fiscais, ou seja, seu faturamento.

Para calculá-lo, determine um período para a análise, como mensal, trimestral, semestral ou anual.

Exemplo de cálculo do índice de lucratividade

Veja um exemplo prático para entender como medir o índice de lucratividade no varejo.

Imagine que sua franquia venda relógios de grife que custam R$1.200 cada um. Foram vendidas 600 unidades no último ano, gerando um faturamento de R$720 mil. No mesmo período, os custos e as despesas fiscais da marca foram de R$ 300 mil, resultando em lucro líquido de R$ 420 mil.

O índice de lucratividade dessa loja é, portanto:

  • IL = (lucro líquido / receita total) x 100
  • IL = (420.000/720.000) x 100
  • IL = 0,583 x 100
  • IL anual =  58,3%.

Os valores do lucro líquido e do faturamento podem ser encontrados no Demonstrativo de Resultados do Exercício, conhecido como DRE.

Como fazer a análise do índice de lucratividade?

E aí, o índice de lucratividade 58,3% é bom ou ruim para a franquia de relógios? Esse resultado representa que, a cada venda de R$ 1.200 e o cumprimento de seus pagamentos operacionais e fiscais, a loja tem cerca de R$ 700 de lucro.

Logo, é um excelente resultado!

Quando o índice é maior que 1, é sinal que o retorno foi superior às despesas do negócio. Se for igual a 1, indica que não há lucro e nem prejuízo, isto é, a marca ganhou o mesmo que gastou. Caso o IL seja menor que 1, é indicativo de prejuízo! 

Sendo assim, quanto maior for o índice de lucratividade, melhor será a saúde financeira da franquia.

Porém, chamamos a atenção de que é preciso relacionar o IL com outros indicadores de lucratividade para fazer uma análise mais profunda, como:

  • margem de lucro líquido e bruto;
  • EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização);
  • EBIT (Lucros Antes de Juros e Impostos).

Além disso, se for possível, compare o índice de lucratividade com os concorrentes do seu setor de atuação para verificar se está realmente acompanhando o ritmo do mercado.

Continue aprendendo: Margem de lucro: encontre a ideal para o seu negócio!

Como acompanhar os indicadores de lucratividade no varejo?

Para acompanhar os indicadores financeiros, como lucratividade e rentabilidade, a melhor maneira é usar um bom sistema de gestão, como o F360 Finanças.

Esse software multiempresas, que permite centralizar todos os dados de várias lojas, marcas e canais de vendas em um só local, oferece um dashboard personalizável, com a reunião dos indicadores de desempenho mais importantes para seu negócio.

Outro ponto é que esse sistema fornece recursos automatizados para realizar operações estratégias de uma boa gestão, como:

  • gestão do fluxo de caixa;
  • integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes de cartão;
  • controle de contas a pagar/receber;
  • conciliação bancária, de cartões e de vouchers;
  • planejamento orçamentário;
  • elaboração de DRE, entre outros.

E tudo isso de forma simples e completa, em uma plataforma intuitiva de mexer e obter as informações necessárias. Quer ver como o F360 Finanças funciona? Agende uma demonstração gratuita e saiba como transformar de vez a gestão da sua franquia!

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Escrito por:

Maurício Galhardo

Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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