A sua franquia está dando lucro ou apenas sobrevivendo? É o que o índice de lucratividade vai te dizer. Afinal, é um dos principais indicadores financeiros de qualquer tipo de negócio, revelando se a empresa está caminhando para o sucesso ou fracasso.
Sendo assim, é de extrema importância saber como calculá-lo para tomar decisões que visem ao aumento do lucro e da rentabilidade, expandindo o negócio a longo prazo de modo sustentável.
Por meio dele, ainda é possível entender os recursos investidos na loja, os impostos pagos por cada produto/serviço comercializado, entre outros aspectos que afetam diretamente os resultados.
Por toda essa relevância, vamos direto ao ponto: leia até o final e aprenda o que é índice de lucratividade, como medi-lo e analisá-lo para criar estratégias baseadas em dados reais da sua franquia.
Acompanhe!
O que é índice de lucratividade no varejo?
O índice de lucratividade (IL) é um indicador financeiro que mensura a capacidade de uma loja gerar lucro em relação às receitas obtidas. Em outras palavras, representa, em percentual, quanto o negócio possui depois de quitar todas suas despesas, isto é, quanto realmente ganhou com os valores das vendas.
Portanto, o IL aponta se a marca está gerando lucro ou prejuízo, podendo ser usado também para medir o desempenho de um setor específico ou projeto.
Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Para ficar mais claro o que é índice de lucratividade, precisamos destacar sua diferença para o indicador de rentabilidade.
Em resumo:
- lucratividade: mede quanto uma loja ganhou em relação às suas receitas totais, ou seja, vendas de produtos ou serviços;
- rentabilidade: mensura o retorno financeiro de um investimento em projetos e ativos, isto é, quanto rendeu ao negócio o aporte realizado.
Qual a importância do índice de lucratividade?
A importância do índice de lucratividade vai além de apenas indicar a presença de lucro ou prejuízo. É fundamental também para tornar as tomadas de decisão mais estratégicas e certeiras, com base em dados. Afinal, permite identificar se as ações executadas tiveram bons resultados e o que é preciso mudar.
Com esse indicador em mãos, o varejista pode avaliar a possibilidade de investimentos ou até mesmo a necessidade de empréstimos e financiamentos, dependendo das projeções do fluxo de caixa realizados por meio dele.
Leia também: Controle de vendas: guia completo para alcançar eficiência!
Como medir o índice de lucratividade de uma franquia?
Para medir o índice de lucratividade de uma franquia, é preciso usar a seguinte fórmula:
Índice de lucratividade = (lucro líquido / receita total) x 100
Sendo que:
- lucro líquido: quanto sobre de dinheiro para a loja depois de quitar todas as obrigações e dívidas;
- receita total: soma de todos os recebimentos da franquia antes de descontar as despesas e os custos operacionais e fiscais, ou seja, seu faturamento.
Para calculá-lo, determine um período para a análise, como mensal, trimestral, semestral ou anual.
Exemplo de cálculo do índice de lucratividade
Veja um exemplo prático para entender como medir o índice de lucratividade no varejo.
Imagine que sua franquia venda relógios de grife que custam R$1.200 cada um. Foram vendidas 600 unidades no último ano, gerando um faturamento de R$720 mil. No mesmo período, os custos e as despesas fiscais da marca foram de R$ 300 mil, resultando em lucro líquido de R$ 420 mil.
O índice de lucratividade dessa loja é, portanto:
- IL = (lucro líquido / receita total) x 100
- IL = (420.000/720.000) x 100
- IL = 0,583 x 100
- IL anual = 58,3%.
Os valores do lucro líquido e do faturamento podem ser encontrados no Demonstrativo de Resultados do Exercício, conhecido como DRE.
Como fazer a análise do índice de lucratividade?
E aí, o índice de lucratividade 58,3% é bom ou ruim para a franquia de relógios? Esse resultado representa que, a cada venda de R$ 1.200 e o cumprimento de seus pagamentos operacionais e fiscais, a loja tem cerca de R$ 700 de lucro.
Logo, é um excelente resultado!
Quando o índice é maior que 1, é sinal que o retorno foi superior às despesas do negócio. Se for igual a 1, indica que não há lucro e nem prejuízo, isto é, a marca ganhou o mesmo que gastou. Caso o IL seja menor que 1, é indicativo de prejuízo!
Sendo assim, quanto maior for o índice de lucratividade, melhor será a saúde financeira da franquia.
Porém, chamamos a atenção de que é preciso relacionar o IL com outros indicadores de lucratividade para fazer uma análise mais profunda, como:
- margem de lucro líquido e bruto;
- EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização);
- EBIT (Lucros Antes de Juros e Impostos).
Além disso, se for possível, compare o índice de lucratividade com os concorrentes do seu setor de atuação para verificar se está realmente acompanhando o ritmo do mercado.
Continue aprendendo: Margem de lucro: encontre a ideal para o seu negócio!
Como acompanhar os indicadores de lucratividade no varejo?
Para acompanhar os indicadores financeiros, como lucratividade e rentabilidade, a melhor maneira é usar um bom sistema de gestão, como o F360 Finanças.
Esse software multiempresas, que permite centralizar todos os dados de várias lojas, marcas e canais de vendas em um só local, oferece um dashboard personalizável, com a reunião dos indicadores de desempenho mais importantes para seu negócio.
Outro ponto é que esse sistema fornece recursos automatizados para realizar operações estratégias de uma boa gestão, como:
- gestão do fluxo de caixa;
- integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes de cartão;
- controle de contas a pagar/receber;
- conciliação bancária, de cartões e de vouchers;
- planejamento orçamentário;
- elaboração de DRE, entre outros.
E tudo isso de forma simples e completa, em uma plataforma intuitiva de mexer e obter as informações necessárias. Quer ver como o F360 Finanças funciona? Agende uma demonstração gratuita e saiba como transformar de vez a gestão da sua franquia!