homem em uma restaurante analisando e digitando em uma prancheta
Gestão 23/09/2024

Balanceamento de estoque entre filiais: as melhores práticas

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Um cliente entra em uma loja de roupas e a calça desejada está em falta. Para minimizar a situação, o vendedor acessa o sistema e descobre que outra unidade tem a peça disponível. Assim, pergunta ao cliente se pode passar outro dia para buscá-la. Porém, apesar de resolver o problema, o negócio revela falta de balanceamento de estoque.

Esse processo assegura a correta distribuição de mercadorias em todas as filiais ou franquias para evitar indisponibilidade ou excesso de itens no estoque e, claro, a queda da satisfação do consumidor.

Afinal, mesmo que o cliente espere o envio da calça de uma unidade para outra, ele perde o encantamento inicial e a satisfação de sair com a roupa nova em mãos na primeira tentativa.

E a gente sabe que você, como empresário e varejista, quer maximizar seus resultados e, por isso, perder vendas não é uma opção. Para impedir essa e outras situações, aprenda o que é e como fazer balanceamento de estoque entre filiais e elevar seu faturamento.

Boa leitura!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O balanceamento de estoque no varejo é a prática de ajustar a quantidade de produtos em diferentes filiais e franquias para atender à demanda local, evitar faltas e excessos de itens e controlar os custos operacionais.
  • Esse processo mantém a eficiência operacional, reduz despesas com produtos danificados ou expirados, evita rupturas de estoque, melhora a satisfação do cliente e facilita decisões estratégicas.
  • Para fazer o balanceamento, analise a demanda e o histórico de vendas, crie políticas de reposição, aplique o método ABC e use estratégias como Just In Time e tecnologia RFID para otimizar o controle de inventário.
  • Um estoque balanceado melhora a fluidez das operações, minimiza desperdícios e perdas financeiras, garante a disponibilidade de produtos, aprimora o atendimento ao cliente e maximiza a rentabilidade.

O que é balanceamento de estoque no varejo?

O balanceamento de estoque no varejo é a prática de analisar, ajustar e otimizar a quantidade de produtos disponíveis para venda nos estoques de todas as unidades da marca conforme as demandas locais.

Em outras palavras, é o processo para aumentar a eficiência operacional das filiais ou franquias, evitar excessos ou falta de itens, equilibrar os custos, vender mais e reduzir despesas operacionais.

O objetivo é maximizar o lucro e reduzir perdas financeiras provenientes de produtos não vendidos por danos ou perda da validade, falta de mercadorias ou altos custos de armazenamento.

Qual a importância do balanceamento de estoque?

O balanceamento de estoque é o pilar da gestão no varejo, pois oferece muitas vantagens que impactam diretamente a margem de lucro, o volume de vendas e o faturamento.

Veja os principais benefícios para entender a importância do balanceamento de estoque no negócio:

  • melhor eficiência operacional: com a correta distribuição de produtos entre as unidades da marca, as operações acontecem de maneira organizada e fluida;
  • redução de custos: evita gastos desnecessários com produtos sem validade ou com avarias e, ainda, o excesso de itens armazenados, o que eleva os custos operacionais;
  • previne ruptura de estoque: garante a disponibilidade de produtos para atender à demanda local. A ruptura de estoque representa uma média de 5% a 10% de perda de vendas no varejo, conforme o levantamento da Smarket. E, quando os clientes não encontram o item na loja, 32% compram com a concorrência;
  • melhora a satisfação do cliente: a experiência do consumidor se torna o foco do negócio e promove melhor atendimento e mais satisfação e fidelidade do público;
  • torna as decisões mais precisas: com o acompanhamento do estoque de todas as lojas, o varejista toma decisões informadas sobre compras, estratégias de distribuição e promoções.

Leia também: Estoque de segurança: aprenda a calcular e não perca vendas!

Como fazer balanceamento de estoque entre filiais?

Para fazer o balanceamento de estoque entre filiais, reúna os dados financeiros dos diferentes pontos de venda da marca, como histórico de demanda, períodos sazonais locais, preferências dos clientes e volume de vendas de cada produto.

Com os dados em mãos, use técnicas e métodos de balanceamento de estoque. Conheça os melhores a seguir.

1 – Analise a demanda

    Comece pela análise de demanda de cada unidade e identifique os produtos mais e menos vendidos, sazonalidades, perfil de consumo e histórico de venda.

    A partir dos dados reunidos, faça uma projeção de demanda para planejar e ajustar os níveis de estoque.

    3 – Crie políticas de reposição

      Com base na demanda e no giro de estoque de cada filial ou franquia, crie políticas de reposição automática para manter os níveis adequados e evitar faltas e excessos de mercadorias.

      3 – Aplique o método ABC

        A curva ABC é um método muito utilizado no controle de estoque. E não à toa. Bastante preciso e eficiente, prioriza a compra de mercadorias com base na importância e no valor dos produtos.

        Para aplicar a metodologia, reúna dados, como quantidade, custo e valor dos itens. Depois, classifique cada um com base no valor total (quantidade x custo). Lembre-se de que os produtos com maior valor total são mais importantes.

        Depois, divida os produtos por categorias:

        • categoria A: produtos com maior valor total e impacto significativo nas receitas. Geralmente representam uma pequena porcentagem, mas são cruciais. Faça um monitoramento rigoroso e controle mais frequente;
        • categoria B: mercadorias com valor intermediário. Representam uma proporção moderada do valor total e têm impacto médio nas operações. Logo, o acompanhamento e controle devem ser moderados.
        • categoria C: itens com menor valor total. Constituem a maior parte dos itens, mas têm menos impacto financeiro. A dica é manter uma gestão mais simplificada, com revisões menos frequentes.

        4 – Use a estratégia Just In Time

          A técnica Just In Time (JIT) visa reduzir os níveis de estoque e minimizar desperdícios ao sincronizar a produção e entrega de materiais com a demanda exata.  

          Para implementar a estratégia no negócio, use sistemas de controle de estoque para acompanhar, fazer o planejamento de demanda em cada unidade e criar um cronograma de reposição mais preciso.

          5 – Implemente a tecnologia RFID

            O sistema RFID (Identificação por Radiofrequência) é uma tecnologia para controle de inventário em tempo real. Portanto, é ideal para facilitar a gestão e o balanceamento de estoque.

            O sistema usa ondas de rádio para identificar e rastrear produtos de maneira automática e funciona por meio de dois modelos de dispositivos:

            • etiquetas RFID: dispositivos feitos com um chip, que armazena informações sobre o produto, como identificação e localização, e uma antena, que transfere as informações por radiofrequência;
            • leitores RFID: dispositivos que emitem ondas de rádio e capturam os sinais enviados pelas etiquetas RFID. Os leitores processam os dados sem precisar de contato físico. E ainda permitem o rastreamento em tempo real, que atualiza automaticamente os níveis de estoque no sistema.

            A maior vantagem dessas tecnologias é que possibilitam automatizar processos, como contagem de inventário (conciliação de itens no estoque físico com os registros do sistema) e auditorias. 

            Aprenda sobre gestão de estoque: PEPS, UEPS e MPM: qual a diferença entre essas metodologias?

            Use a tecnologia para o planejamento de demanda!

            Para coletar e analisar dados e tomar decisões precisas e realistas, use tecnologias como ferramenta de controle de estoque e sistema de gestão de vendas.

            Assim, com as integrações entre plataformas e todos seus pontos de venda (PDVs), você identifica produtos mais e menos vendidos, sazonalidades, preferências dos clientes de cada loja, rotatividade de itens e as mercadorias com maior importância e valor.

            O sistema de gestão financeira F360 Finanças permite controlar múltiplas lojas, canais e pontos de vendas em um só lugar. Sem falar na integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes e recursos automatizados, como fluxo de caixa, contas a pagar/receber, planejamento orçamentário e muito mais.

            Veja como as funcionalidades se adaptam perfeitamente ao seu negócio e ajudam a controlar as vendas e fazer o balanceamento de estoque: agende agora uma demonstração gratuita.

            FAQ – Perguntas frequentes sobre balanceamento de estoque

            O que é balanceamento de estoque?

            O balanceamento de estoque é o processo de ajustar a quantidade de produtos armazenados para alinhar à demanda local. A prática envolve redistribuir itens entre filiais ou multifranquias para adequar os níveis de estoque a fim de evitar excessos ou faltas, garantir eficiência e minimizar custos operacionais.

            Quais são os benefícios de manter um estoque balanceado?

            Manter um estoque balanceado oferece vários benefícios, como reduzir custos com armazenamento e perdas por obsolescência ou fim do prazo de validade, melhorar o atendimento e a satisfação do cliente — devido à disponibilidade consistente de produtos em todas as filiais — e otimizar o fluxo de caixa ao evitar capital excessivo parado.

            Quais métodos podem ser utilizados para o balanceamento de estoque?

            Para o balanceamento, use métodos, como o Just-In-Time (JIT), que minimiza o estoque e reduz custos; a curva ABC, que classifica produtos por importância para gerenciar o planejamento de compras e a análise de demandas e previsões baseadas em dados históricos para ajustar níveis de estoque.

            Quais ferramentas ajudam o balanceamento de estoque?

            Ferramentas como o sistema de gestão financeira oferecem integração com softwares de controle de estoque. Com uso da tecnologia RFID, você conecta todas as plataformas e gerencia as vendas e os produtos em tempo real para adaptar a oferta à demanda de cada unidade da marca.

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            Escrito por:

            Maurício Galhardo

            Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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