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Franquias 10/04/2024

Multifranquia: o que é, principais tipos e dicas práticas de gestão

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Se você tem interesse em entender tudo sobre multifranquia, está no texto certo. Esse modelo de negócios, que diz respeito à gestão de duas ou mais franquias – da mesma rede ou não -, já é sucesso nos Estados Unidos, onde há multifranqueados faturando bilhões de dólares.

No Brasil, esse modelo ganha cada vez mais força e se mostra como uma excelente opção para quem deseja diversificar seus investimentos e, claro, lucrar mais. 

De acordo com a pesquisa Perfil do Franqueado e Multifranqueado, feita em mais de 750  cidades do país, 54% dos empreendedores têm apenas uma unidade, enquanto 26% são multifranqueados monomarca e 20%, multimarcas.

Além disso, o estudo revelou que mais de 50% dos participantes pretendem comprar novas unidades. Entre eles, 70% querem continuar no mesmo segmento e 28% desejam investir entre R$ 100 mil e R$ 300 mil na próxima aquisição.

Esses dados só comprovam que o sistema de multifranquias não para de crescer, mostrando-se como uma oportunidade de negócio menos arriscada e mais próspera. Porém, a jornada é desafiadora, pois requer habilidades de gestão de alto nível para que nenhuma loja seja “esquecida”.

Pensando nisso, preparamos este artigo especial que explica o que é multifranquia, suas vantagens, principais tipos e, ainda, dicas poderosas para você ser um multifranqueado de sucesso. Acompanhe!

O que é multifranquia e multifranqueado?

A multifranquia se refere ao franqueado que tem duas ou mais unidades de lojas, da mesma marca ou não, desde que não sejam concorrentes diretas e indiretas entre si. Nesse caso, o empreendedor é chamado de multifranqueado, que gerencia vários tipos de negócios.

Para entender melhor, imagine que você tem uma loja que vende sapatos e deseja adquirir outros negócios para complementar os ganhos e os produtos oferecidos ao mercado. Assim, investe em franquias de óculos, acessórios e roupas.

Qual é a diferença entre multifranqueado e master franqueado?

Não são apenas os nomes que são distintos: existe uma diferença entre multifranqueado e master franqueado.

Enquanto o multifranqueado tem e gerencia diretamente suas unidades, o master franqueado pode conceder franquias da rede, pois atua no desenvolvimento da marca, sendo um parceiro para oferecer contratos a outros empreendedores de determinada região. 

Dessa forma, o master franqueado se torna realmente um parceiro da marca franqueadora, porque pode vender franquias e dar suporte à rede com informações estratégicas e relevantes sobre o mercado local.

Leia também: Franquia unitária ou master franquia? Como escolher o melhor modelo?

Quais as vantagens da multifranquia?

Investir em várias unidades de franquias é realmente um bom negócio, principalmente se você já é um empresário experiente no setor.

Conheça as principais vantagens da multifranquia!

Negociação com mais benefícios

Um dos pontos altos de investir em mais unidades da mesma rede franqueadora é a possibilidade de negociar facilidades e benefícios, como:

  • parcelamento da taxa de franquia e equipamentos;
  • parcerias com instituições financeiras;
  • condições de pagamento mais flexíveis;
  • desconto em uma ou mais taxas cobradas pela franqueadora.

Melhor relacionamento com os fornecedores

Geralmente, os fornecedores de uma marca são padronizados para todas as franquias. Sendo assim, há maior possibilidade de negociar descontos e barganhar outros benefícios, como formas e condições de pagamento.

Isso sem falar que, se você escolhe investir em unidades da mesma rede, o poder de barganha aumenta ainda mais com o maior volume – e preço – de compra.

Treinamento padronizado

Outra vantagem da multifranquia é contar com profissionais bem-treinados e experientes, que podem contribuir com as operações na abertura da nova loja.

Em outras palavras, você não precisa ter um time totalmente novo, já que é possível mesclar os colaboradores mais qualificados com os recém-contratados para que haja alta qualidade no atendimento e outras operações.

Diversificação de investimento

Sabe aquele ditado que diz para “não botar todos os ovos em uma cesta só?”. É exatamente isso que a multifranquia representa: a possibilidade de ampliar seus investimentos em lojas variadas, podendo até mesmo atuar em segmentos distintos.

Caso algum setor vá mal durante um determinado período, o multifranqueado tem outros negócios que podem dar maior estabilidade financeira.

Portanto, diversificar investimentos é a chave para reduzir os riscos de abrir novas franquias e ter maior segurança. E isso pode ser feito não apenas investindo em marcas e setores diferentes, mas também explorando novas regiões.

Maior sinergia entre as franquias

Além de todos esses benefícios citados acima, é importante destacar que o empresário pode aproveitar a sinergia entre suas marcas, o que resulta em redução de custos e melhorias de operações.

Expansão de mercado e clientes

Ser multifranqueado também possibilita expandir seus negócios – e faturamento – e acessar novos mercados e clientes, gerando mais vendas.

Quais os tipos de multifranquia?

De modo geral, você pode investir em dois tipos de multifranquia:

  • multifranquia monomarca: quando o franqueado tem duas ou mais unidades da mesma rede de franquias;
  • multifranquia multimarcas: acontece quando o empresário tem, em seu portfólio, duas ou mais lojas de marcas diferentes.

Como se tornar um multifranqueado?

Após conferir todos esses benefícios e as possibilidades de expandir seus negócios, é hora de aprender como se tornar um multifranqueado. Afinal, não basta apenas investir em várias unidades.

É fundamental ganhar experiência no ramo – e no setor desejado – com apenas uma franquia. Caso você já atue no franchising e o negócio vá bem, então, já pode pesquisar se deseja abrir outra loja da mesma rede ou não.

Outro ponto que precisamos destacar é que, para administrar uma unidade, também é essencial guardar capital suficiente que possa ser usado em novos investimentos. Saiba que as chances são grandes de obter um bom retorno financeiro no modelo de multifranquias!

E, se você permanecer na mesma rede franqueadora, ela já terá todos os seus indicadores de desempenho em mãos e pode facilitar o próximo investimento, caso sua gestão seja de alta qualidade.

Porém, antes de “bater o martelo” sobre a decisão de mudar ou não de marca, pesquise profundamente o setor e as tendências de crescimento da região. Estar de olho nas oportunidades de mercado também é importante para escolher qual caminho seguir.

Continue aprendendo: Como deve ser o relacionamento entre franquias e franqueados?

Quais os desafios da multifranquia?

Quem atua no varejo sabe que há muitas oportunidades, mas, também, desafios. Destacamos alguns que são associados às multifranquias, visto que expandir o negócio é um processo que deve ser executado de forma planejada.

Separamos os desafios mais comuns de um multifranqueado:

  • ter gestão de alto nível, conhecimento e experiência em um ou mais setores;
  • manter os investimentos em todas as unidades, realizando a manutenção da presença e força da marca;
  • contar com bons profissionais para auxiliar em questões legais e de contratos, como direito de uso da marca, Circular de Oferta de Franquia (COF) e outros;
  • planejar e acompanhar as áreas de logística e distribuição de todas as lojas.

Dicas para ser um multifranqueado de sucesso

Quer saber como superar os desafios e adotar práticas que melhoram sua gestão de várias franquias? Confira as melhores dicas para ser um multifranqueado de sucesso!

1. Invista na expansão da estrutura do negócio

Se você quer crescer e investir em duas ou mais franquias, é hora de planejar como será a nova estrutura do seu negócio. Afinal, quanto mais unidades adquirir, é necessário ter mais equipes trabalhando.

Multifranqueados já bem-estabelecidos no mercado costumam ter uma estrutura completa, inclusive com gestão financeira e RH. Há reuniões e eventos corporativos com os vendedores das lojas, além de treinamentos.

A pesquisa citada no começo deste artigo, “Perfil do Franqueado e Multifranqueado”, perguntou aos participantes a partir de quantas unidades eles montaram sua estrutura de back office (setores administrativos). As respostas foram:

  • na segunda unidade: 26%;
  • na terceira unidade: 26%;
  • na quarta unidade: 12%;
  • a partir de 5 unidades: 15%;
  • a partir de 10 unidades: 1%.

Percebe-se que a maior parte preparou toda sua estrutura administrativa logo no começo de se tornar, de fato, um multifranqueado (na segunda e terceira unidade).

Para que tudo dê certo, não se esqueça de montar o planejamento financeiro e estratégico para entender como será a expansão das suas franquias!

2. Tenha uma gestão financeira eficiente

Outra prática para se tornar um multifranqueado de sucesso é ter um controle rigoroso das finanças. Para isso, use um software de gestão financeira especializado em multifranquias, como o F360 Finanças.

Esse é um sistema multiempresas, que permite o controle financeiro de várias lojas, marcas e canais de vendas, integrando todos os dados em um só local.

Acompanhe de perto os indicadores de desempenho, mantenha todos os registros atualizados e monitore o fluxo de caixa para que haja o crescimento sustentável ao longo dos anos.

Leia também: Sistema de gestão para franquias – é melhor que um ERP?

3. Saiba delegar tarefas

Entenda que você vai gerenciar diversas lojas e, talvez, marcas. Sendo assim, é importante contratar bons gerentes para delegar tarefas que não precisam ser feitas necessariamente pelo empresário.

Uma das maiores competências de gestão é capacitar seus gerentes para realizar um trabalho de alta qualidade. Sobrará tempo para você focar na visão geral da empresa e pensar em estratégias de expansão.

4. Opte por franquias complementares

É claro que você pode abrir unidades da mesma marca e rede, mas, caso escolha acessar novos mercados e públicos, opte por franquias que se complementem.

Lembra o que falamos sobre diversificar os investimentos? Essa prática colabora – e muito – para ser um multifranqueado de sucesso.

5. Treine sua equipe regularmente

Lembre sempre que o sucesso depende também do trabalho feito pelas pessoas que trabalham nas suas franquias. Apesar do franqueado receber suporte e treinamento da franqueadora, a chave é continuar investindo na capacitação dos seus times.

E isso envolve tanto a gerência quanto os colaboradores e vendedores que são “a cara e a voz” da marca para o público.

Os treinamentos podem ser para ensinar a utilizar algum novo sistema de gestão financeira, logística, estoque e afins, reforçar valores e operações da empresa ou desenvolver habilidades persuasivas para vender mais e melhor.

Acompanhe o desempenho das equipes e identifique os pontos de melhorias e ajustes.

Tenha um plano de expansão

Para crescer de modo sustentável e rentável, crie um plano de expansão que inclua objetivos, metas, prazos, locais para novas franquias e fontes de financiamento. Quanto mais detalhado seu planejamento for, mais fácil será colocar as ideias em prática.

Mantenha a padronização

O multifranqueado precisa padronizar os processos em todas as unidades, conforme as orientações da marca franqueadora. O objetivo é oferecer a mesma qualidade, identidade visual e experiência do cliente em todas as lojas, mantendo o padrão de atendimento.

Quanto mais alinhadas as multifranquias estiverem com a rede, maior será a satisfação do cliente e a reputação da marca no mercado.

Invista em tecnologia

  • gestão do fluxo de caixa: visualização das entradas e saídas financeiras de forma automatizada e customizável;
  • integração com PDVs e adquirentes: para ter maior controle sobre as vendas, esse software oferece integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes;
  • conciliação de cartões: conciliação automatizada para conferir os valores das taxas cobradas pelas adquirentes;
  • contas a pagar e receber: automatização junto à SEFAZ, que integra todas as notas emitidas por fornecedores no contas a pagar;
  • elaboração de DRE: é possível personalizar sua Demonstração de Resultado do Exercício, com visualização segmentada por marcas e grupos;
  • e muito mais!

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Escrito por:

Debora Vasconcellos