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A taxa de franquias é um valor único e fixo que precisa ser pago pelo franqueado ao franqueador no início da parceria. Ela se refere à permissão de uso da marca, oferta de produtos e/ou serviços e propriedade intelectual da empresa.
Se você está dando os primeiros passos no universo do franchising, entender como funciona e de que maneira é feito o cálculo dessa cobrança é fundamental. Afinal, ela corresponde a um dos primeiros investimentos feitos no seu novo negócio.
Porém, atenção! Outro ponto importante que você precisa saber é que essa não é a única taxa cobrada para a abertura de uma franquia. Nesse mercado, existem também tarifas contínuas, como a taxa de royalties, de marketing e de sistema.
Pensando em todos esses valores, quanto será que eles afetam o orçamento mensal de uma unidade franqueada? É possível saber, antes, a quantia que precisa ser paga?
Para ter essas e outras respostas, siga a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo!
Principais aprendizados deste artigo:
- A taxa de franquias (taxa inicial ou taxa de ingresso) é um encargo que as marcas cobram para que o franqueador possa usar seu nome e identidade visual. A cobrança é única e acontece no momento da assinatura do contrato.
- Além da taxa de ingresso, o franqueador precisa arcar com outros custos obrigatórios, como taxa de marketing, taxa de sistema e de royalties.
- O cálculo da taxa de franquia considera diversos elementos, como valor da concorrência, valor da marca e 10% do dinheiro que o franqueado investiu na abertura da nova unidade.
- As taxas de franquias são consideradas contas fixas. Por isso, você precisa manter um controle rígido sobre os valores e frequências de pagamento a fim de não prejudicar o seu planejamento financeiro.
O que é a taxa de franquias?
A taxa de franquias — também chamada de taxa inicial ou taxa de ingresso —, é uma cobrança única realizada no momento da assinatura do contrato entre franqueado e franqueador. Ela corresponde à autorização de uso da marca, do modelo de negócio, dos produtos, serviços e demais pontos relacionados à rede franqueada.
Além de permitir o uso do nome da empresa e de todas as suas características e particularidades, essa taxa também gera para os franqueados benefícios como suporte, treinamento para franquias, acesso a metodologias e sistemas de trabalho, entre outros.
Já os franqueadores costumam utilizar a taxa de franquias para cobrir os custos que a rede tem com prospecção, iniciação dos novos parceiros e a prestação de suporte e treinamento que citamos.
A taxa de ingresso também é uma forma que a franqueadora tem de reaver os valores gastos com o desenvolvimento da empresa e outros que vêm com esse processo, como parte administrativa, operacional e gerencial.
Sugestão de leitura: “Como deve ser o relacionamento entre franquias e franqueados?“
Quais são as taxas de uma franquia?
Lembra que, logo no início deste artigo, dissemos que fora a taxa de franquias existiam outras cobranças? Essa prática é permitida pela chamada Lei das Franquias, lei n° 13.966 de 26 de dezembro de 2019.
Na lei em questão, está citada a obrigatoriedade da elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento criado e emitido pelo franqueador, o qual deve trazer todas as condições da empresa, tais como questões legais e direitos e deveres de ambas as partes.
A COF também deve deixar claro o valor da taxa inicial, os custos estimados com estoque, instalação, equipamentos e as taxas periódicas, as quais podem ser:
- taxa de marketing;
- taxa de sistema;
- taxa de royalties.
Abaixo, explicamos melhor cada uma delas!
As 3 principais taxas de franchising
Taxa de marketing
Também conhecido como taxa de publicidade ou fundo de propaganda, esse valor é usado para as despesas de marketing da rede franqueada.
Essa taxa de franchising costuma ser cobrada de uma dessas duas formas: quantia fixa paga mensalmente pelo franqueado, ou um percentual mensal sobre as vendas, geralmente entre 1% e 4%.
A vantagem dessa cobrança é que o franqueado não precisa se preocupar com a divulgação da marca, já que toda a estratégia de marketing digital e off-line é pensada e executada pelo franqueador.
Taxa de sistema
Como o próprio nome sugere, essa taxa corresponde às licenças e à utilização de softwares, hardwares e demais tecnologias necessárias para o funcionamento da franquia.
Porém, saiba que nem todas as redes fazem essa cobrança. Isso acontece porque ela tem relação com o modelo de negócio, segmento, estrutura operacional, entre outras características como essas.
Taxa de royalties
A taxa de royalties se refere ao uso contínuo da marca pelo franqueado e de todos os produtos e/ou serviços patenteados pelo franqueador. Ela também inclui a transferência constante de know-how e a atualização do modelo de negócio, caso tenha.
Uma das cobranças mais comuns e comentadas no mundo do franchising, os royalties também são uma das principais fontes de receita das redes de franquia.
A frequência de cobrança e os valores variam conforme a rede. É possível encontrar franquias que cobram essa taxa por semana, outras por mês, com porcentagens entre 4% e 10% da receita do franqueado proporcional ao período.
Há também franqueadores que determinam o pagamento de um valor fixo e em período pré-estipulado.
Aproveite e leia também: “Redução de custos em franquias: guia 100% prático para colocá-la em ação“
Como funcionam as taxas de franquias?
Como você deve ter percebido, as taxas de franquias funcionam de acordo com as características da rede franqueada. Por isso, o que é cobrado, a frequência e os valores mudam bastante entre as franquias.
O mais importante quanto a isso é saber que existem taxas que são únicas, como a de ingresso, e outras que são recorrentes, a exemplo das que acabamos de citar.
Assim, se você está pensando em empreender nesse formato, é fundamental ter um bom controle financeiro empresarial. O motivo é que as taxas de franchising serão parte das despesas fixas da sua empresa, ainda que alguns custos variem conforme seu faturamento.
O que estamos querendo dizer aqui é que essas taxas exigem atenção especial de quem pretende abrir uma franquia. Afinal, quem empreende quer um negócio de sucesso, e uma boa gestão financeira é essencial para alcançar esse resultado, não é mesmo?
Dica! Este artigo, certamente, ajudará você. Confira! “Plano de contas: o que, por que é importante e como montar um?“
Como calcular a taxa de franquia?
E como saber se você conseguirá arcar com todas as taxas de franchising? Conhecer os valores antes ajudaria bastante, concorda? A questão é que não existe uma fórmula única que deva ser seguida por todos os franqueadores.
Como comentamos, os percentuais mudam conforme o modelo de negócio, porte, oferta de produtos e serviços, entre outras características.
No caso da taxa inicial, por exemplo, o cálculo costuma ser baseado em critérios, como:
- preços cobrados pelos concorrentes do mesmo segmento;
- valor da marca, no sentido de reconhecimento, consolidação, participação e tempo de atuação no mercado;
- “número mágico”, que é um termo usado para se referir à cobrança de 10% do investimento feito para abrir uma unidade.
O fato é que um bom gerenciamento financeiro, certamente, ajudará a pagar todas as taxas de franchising e obter a lucratividade esperada com o seu negócio Para isso, a tecnologia é sua melhor aliada!
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FAQ – Perguntas frequentes sobre taxa de franquia
O que é a taxa de franquia e para que serve?
A taxa de franquia refere-se a uma cobrança única feita pela marca no momento da assinatura do contrato. O valor serve para cobrir a autorização de uso do nome pelo franqueado. Por isso, também é conhecida como taxa de ingresso ou inicial.
Quais são os tipos de taxas cobradas em uma franquia?
Além da taxa de ingresso, a marca franqueadora pode cobrar outros encargos, como:
- taxa de marketing;
- taxa de sistema;
- taxa de royalties.
Como é calculada a taxa de franquia?
Não existe uma fórmula para calcular a taxa de franquias. No lugar, as marcas analisam questões como valores cobrados pelos principais concorrentes, valor que a empresa tem no mercado e o número mágico (10% do investimento para abrir uma unidade). Logo, esse encargo é variável.
Qual a diferença entre taxa de franquia e royalties?
A taxa de franquia é um valor único referente ao direito de uso da marca. Enquanto os royalties são cobranças regulares que permitem o uso contínuo da imagem da franqueadora, assim como o acesso a conhecimentos sobre os produtos e atualizações constantes.
A taxa de franquia é negociável?
De maneira geral, a taxa de franquia não é negociável. Isso porque a marca franqueadora usa diversos elementos, todos baseados na sua realidade e plano de negócios, para chegar ao valor final. Portanto, costuma ser fixo.