A gestão digital é uma forma de gerenciamento que usa a tecnologia como principal recurso. Por meio de diferentes ferramentas e soluções, é possível automatizar diversas tarefas e processos, deixando a rotina de gestores e funcionários muito mais prática, rápida e eficiente.
Para entender melhor esse conceito, basta pensar na transformação digital do varejo que, há tempos, vem mudando a forma de trabalho desse setor.
O comércio eletrônico é um ótimo exemplo. Se durante anos as lojas físicas eram o único canal de compras, agora, está cada dia mais simples para os consumidores adquirirem qualquer produto ou serviço pela internet.
Inclusive, a expectativa é de que, até 2027, 41% das vendas totais do varejo sejam realizadas em ambiente on-line, segundo dados apresentados em uma matéria do site E-commerce Brasil.
Porém, esse não é o único motivo pelo qual adotar a gestão digital é importante e um diferencial para a sua franquia. Essa maneira de administrar um negócio também ajuda a aumentar a produtividade, reduzir erros, economizar recursos e muito mais.
Para saber como adequar a sua loja a esse formato de gerenciamento, continue agora a leitura deste artigo!
O que é gestão digital?
A gestão digital consiste no uso de diferentes tecnologias, sistemas, softwares e ferramentas para administrar variadas áreas de uma empresa. Esses recursos podem ser usados para processos financeiros, de vendas, de relacionamento com o cliente, para aprimorar a comunicação interna, entre várias outras aplicações.
Basicamente, estamos falando da substituição de tarefas manuais por atividades automatizadas, as quais passam a ser realizadas com ajuda da tecnologia. E como você deve estar imaginando, essa “troca” traz diversas vantagens.
Citamos alguns exemplos de benefícios da gestão digital no início deste artigo. Porém, além daqueles, outros pontos positivos são:
- aumento da eficiência operacional pela otimização de processos;
- diminuição da carga de trabalho dos profissionais;
- acesso a dados estratégicos que ajudam nas tomadas de decisão;
- melhora da experiência do cliente;
- conquista de um importante diferencial competitivo;
- adequação da loja a novas formas de vendas, atendimento e gerenciamento.
Dica de leitura: “Ferramentas de gestão para franquias: como escolher a melhor?“
Como fazer uma gestão digital no varejo? 6 passos!
Para gerenciar digitalmente lojas varejistas, existem algumas etapas que não podem faltar. E as principais são:
- definir os objetivos;
- mapear os processos;
- avaliar o orçamento disponível;
- escolher as ferramentas;
- treinar adequadamente os times;
- mensure os resultados.
Confira, agora, cada um desses passos em detalhes!
1. Definir os objetivos
A gestão digital pode ser aplicada em diversas áreas de um negócio, por exemplo, para melhorar o controle financeiro, o gerenciamento de estoque, a presença da marca nas redes sociais, aprimorar a experiência do cliente, entre várias outras.
Por isso, o primeiro passo dessa estratégia deve ser definir qual área será transformada digitalmente.
Se não puder contemplar toda a sua loja de uma única vez, a dica é começar pelas atividades que mais impacto causam nos resultados, como o gerenciamento de entrada e saída de valores e o atendimento aos consumidores.
2. Mapear os processos
Quais atividades da sua loja já são automatizadas? A tecnologia usada atualmente é adequada ou está obsoleta? E entre as tarefas e processos feitos manualmente, como é o fluxo e quais são os obstáculos?
Respostas como essas são importantes para identificar pontos de melhoria e, principalmente, para escolher as tecnologias digitais para gestão no varejo certas e compatíveis com o que a sua loja precisa.
3. Avaliar o orçamento disponível
Mais adiante daremos exemplos de ferramentas que podem ser usadas. Porém, já podemos adiantar que boa parte é no modelo SaaS, que significa Software as a Service.
Trata-se de um tipo de serviço por assinatura, oferecido em nuvem, dispensando a instalação em computadores e outros equipamentos eletrônicos.
O pagamento para usar essas soluções é recorrente, o que quer dizer que todos os meses (ou em outro período acordado) é preciso pagar pelos serviços.
Logo, é necessário incluir esse custo no seu orçamento, pois o não pagamento leva à suspensão do acesso à ferramenta, e isso deixará seu negócio sem a automação necessária.
Sobre valores que afetam as contas da sua loja, não deixe de ler o artigo: “Taxa de franquias: como saber o valor que precisa ser pago?“
4. Escolher as ferramentas e implemente
Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para promover a transformação digital no varejo. Veja alguns exemplos:
- ERP: abreviação do termo em inglês Enterprise Resource Planning, trata-se de um sistema de gestão empresarial que unifica diversos setores de um negócio, automatiza processos, facilita a comunicação e troca de informações entre áreas, além de outras funcionalidades;
- CRM: sigla para Customer Relationship Management, este é um software de gerenciamento de clientes que fornece uma visão completa de todas as etapas da jornada de compra, entregando insights valiosos sobre o momento certo de interagir com os consumidores e, com isso, potencializar as vendas;
- PDV: os sistemas de Ponto de Venda incluem soluções para frente de caixa, emissão automática de nota fiscal, equipamentos para recebimento de pagamentos digitais como máquinas de cartão, entre outros recursos;
- plataformas de e-commerce: sites e aplicativos de vendas que podem ser próprios da marca ou marketplaces, que agrupam diversos vendedores de variados nichos em um único ambiente on-line;
- software de gestão financeira: ideal para automatizar o controle de contas a pagar e a receber, gerenciar fluxo de caixa, emitir relatórios como o DRE, Demonstrativo de Resultado do Exercício, e diversas outras atividades dessa área.
Sobre essa última tecnologia digital para gestão no varejo, convidamos você a conhecer o F360 Finanças!
5. Treinar adequadamente os times
Após escolher e implementar os sistemas, é fundamental treinar corretamente os profissionais, especialmente para ficarem aptos a explorar todo o potencial de cada solução.
Ao promover o treinamento na sua franquia, aproveite a oportunidade para deixar claro que a transformação digital pela qual a loja está passando não tem por propósito substituir ninguém, mas, sim, deixar a rotina de todos mais fácil.
6. Mensure os resultados
E para saber se tudo saiu como o planejado, e se os objetivos definidos no primeiro passo foram alcançados, é preciso mensurar os resultados. A melhor forma de fazer isso é usando KPIs, que são indicadores de desempenho.
Escolha um ou mais alinhados com o processo que pretende analisar e, com a avaliação nas mãos, analise o que pode ser mantido na sua estratégia digital e o que ainda precisa ser melhorado.
Alguns exemplos de KPIs para o varejo são:
- ticket médio;
- taxa de conversão;
- retorno sobre o investimento (ROI);
- índice de satisfação do cliente (NPS).
Entenda mais sobre esse tema no artigo: “Indicadores financeiros para varejo: quais usar? 9 exemplos!“
Como escolher as tecnologias digitais para gestão no varejo?
Sem tecnologia não há gestão digital, concorda? Por isso, separamos um tópico especialmente para ajudar você a escolher as melhores soluções.
Para não errar na sua decisão, o indicado é avaliar critérios como:
- funcionalidades oferecidas;
- camadas de segurança oferecidas pela ferramenta, as quais também devem estar alinhadas às normas e leis, como a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados;
- suporte, manutenção e atendimento pós-venda da solução;
- escalabilidade, para absorver o crescimento da sua franquia sem falhas;
- valores de mensalidade e demais taxas;
- fluxo e tempo de implementação.
Garanta ainda que as funções disponíveis no sistema se alinham com as que você precisa para digitalizar e automatizar o seu negócio, pois isso fará o investimento valer a pena!
E se o que busca é uma plataforma de gestão financeira para lojas e franquias, conte com o F360 Finanças.
Por meio dessa ferramenta, é possível realizar:
- conciliação de cartões;
- fluxo de caixa;
- contas a pagar e a receber;
- DRE;
- planejamento orçamentário;
- conciliação com vouchers;
- integração com PDV e adquirentes;
- conciliação bancária.
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