Existem diversas soluções digitais no varejo que podem mudar (para melhor) o funcionamento do seu negócio. Elas vão desde recursos e sistemas que otimizam a sua gestão e a rotina dos seus funcionários, até ferramentas que entregam experiências de compra muito mais personalizadas aos clientes.
Está se perguntando por que você deve usá-las na sua loja? Um dos principais motivos é que a transformação digital no varejo de franquias deixou de ser uma opção e se tornou uma estratégia de crescimento essencial para qualquer empresa que atua no ramo de franchising.
E tem mais! Não adotá-las deixará sua loja para trás em relação aos concorrentes. E você já deve imaginar o impacto financeiro que isso gera, não é mesmo?
Para você ter uma ideia de como está esse cenário, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, SBVC, revelou que 64% dos varejistas tinham a intenção de promover a transformação digital de seus negócios em 2023. Inclusive, essa era a prioridade estratégica de 76% deles.
As áreas alvo de investimento citadas pelos entrevistados foram vendas on-line (88%); omnichannel (80%) e experiência do cliente (80%). Também estavam no radar a adoção de soluções digitais para melhorar infraestrutura, operações e logística.
Agilidade, escalabilidade e aumento da eficiência são apenas algumas das vantagens que a transformação digital traz para um negócio. Siga a leitura e confira outras que podem ajudar no crescimento da sua franquia.
O que é digitalização no varejo?
Digitalizar um negócio varejista significa usar a tecnologia para modificar diversos pontos do seu funcionamento. O objetivo é utilizar sistemas, softwares e diferentes ferramentas para otimizar processos internos, aprimorar a experiência de compra oferecida aos clientes e conquistar melhores resultados.
Quando se fala em soluções digitais no varejo, uma das primeiras ideias que surgem na mente é criar uma loja virtual, concorda? Porém, é importante saber que esse conceito vai muito além.
Desde ações de marketing, passando por estoque, logística, atendimento ao consumidor, canais de vendas, gestão financeira, tudo pode ser melhorado e modernizado com a implementação das tecnologias certas.
Quer uma prova disso? Uma matéria da Associação Brasileira de Franchising, ABF, mostrou que as franquias de food service estão avançando em suas agendas de transformação digital.
Em uma das medidas adotadas pelos negócios desse segmento, 56% adaptaram os menus para exposição digital. Isto é, os cardápios que antes eram impressos, passaram a ser apresentados virtualmente para os clientes.
Entre as diversas estratégias de implementação de tecnologia em franquias, esse é apenas um exemplo do que pode ser utilizado para agilizar o atendimento e melhorar a experiência dos consumidores. Falaremos sobre outras mais adiante.
Dica de leitura: “Food service: como funciona e quais as tendências?“
Quais as vantagens das soluções digitais para o varejo?
O varejo digital gera diversas vantagens tanto para os negócios quanto para os clientes. Entre as que mais se destacam estão:
- automação de processos: atividades que antes eram feitas manualmente passam a ser realizadas com ajuda de sistemas. Ao automatizá-las, os erros diminuem, assim como tempo necessário para executá-las;
- aumento da eficiência operacional: com os processos automatizados, gestores e funcionários podem se dedicar a tarefas mais estratégicas e importantes para o crescimento da loja;
- escalabilidade: soluções digitais no varejo acompanham o crescimento do negócio, ajudam a atender mais consumidores, absorver períodos de aumento no volume de vendas e a gerenciar diversas lojas ao mesmo tempo, o que é ideal para franquias;
- melhoria da experiência do cliente: atendimentos mais rápidos, precisos, seguros e personalizados tornam a jornada de compra dos consumidores muito melhor e mais atrativa, e isso potencializa suas tomadas de decisão e contribui para aumentar as vendas e o faturamento.
Aproveite e leia também: “Desempenho de vendas: como avaliar nas lojas física e on-line?“
7 exemplos de soluções digitais no varejo
Entre as diferentes ferramentas que você pode usar para transformar digitalmente a sua franquia, as mais interessante e indicadas são:
- meios de pagamento;
- varejo omnichannel;
- análise de dados;
- experiências interativas;
- atendimento ao cliente;
- logística e estoque;
- gestão financeira.
1. Meios de pagamento
O impacto financeiro da transformação digital no varejo também passa pelos meios e formas de pagamento oferecidos aos clientes. Inclusive, quanto mais otimizados e modernos forem, melhor para suas experiências de compra.
A ideia é disponibilizar diferentes métodos de pagamento digitais, a exemplo do Pix, que ganhou popularidade e se tornou o preferido dos brasileiros.
Ao fazer isso, você atende uma das preferências dos consumidores e evita perder vendas no momento do checkout por não trabalhar com a opção que o comprador prefere usar naquele momento.
2. Varejo omnichannel
Entre as soluções digitais no varejo, o conceito omnichannel é um dos que se destaca, pois ele integra todos os canais físicos e virtuais da empresa e ajuda a entregar para os clientes jornadas de compra fluidas e sem interrupções.
Com ele, o consumidor pode, por exemplo, escolher o produto no site, pagar com um meio de pagamento digital de forma on-line, e retirar o item na loja para economizar com o frete e eliminar o tempo de entrega.
Entenda mais sobre esse assunto lendo o artigo: “O que é varejo omnichannel e como aplicar no meu negócio?“
3. Análise de dados
As ferramentas digitais têm uma grande vantagem que merece ser explorada: a geração de diversos dados.
Ao coletar e trabalhar essas informações, você pode, por exemplo, identificar mudanças no comportamento dos consumidores e, a partir desse conhecimento, criar estratégias de vendas mais direcionadas e personalizadas.
4. Experiências interativas
Realidade aumentada, provador virtual, catálogos digitais e painéis interativos são ótimos exemplos de experiências digitais que modificam totalmente a maneira como os clientes interagem com os produtos e fazem suas escolhas de compras.
Essas soluções digitais no varejo são uma forma moderna, atual — e também divertida — de apresentar as mercadorias aos possíveis compradores, e elas têm alto potencial de estimular suas tomadas de decisão.
5. Atendimento ao cliente
A tecnologia pode ser aplicada em diversos momentos do serviço de atendimento ao cliente.
Os chatbots, por exemplo, entregam respostas rápidas para diversas dúvidas, podem ser usados para fazer pedidos sem precisar interagir com um atendente humano, emitir segunda via de boletos e muito mais.
Soluções de autosserviço, como caixas em lojas físicas que os clientes utilizam sozinhos, geram autonomia e reduzem filas.
6. Logística e estoque
Já comentamos sobre os impactos dos diferenciais digitais para eficiência operacional dos negócios, se lembra? Para complementar, precisamos citar que existem vários recursos tecnológicos que ajudam a melhorar esses processos.
Sistemas voltados para logística, por exemplo, otimizam rotas, permitem rastrear o produto em tempo real e ajudam a reduzir o tempo de entrega e diminuir o valor dos fretes, dois critérios que deixam qualquer loja muito mais atrativa para os clientes.
A gestão de estoque também pode ser melhorada com soluções digitais próprias para esse setor. Elas evitam compras desnecessárias e gastos extras que comprometem a saúde financeira da franquia, ou aquisições abaixo do ideal que levam a perda de oportunidades de vendas.
7. Gestão financeira
As soluções tecnológicas na gestão financeira do varejo são essenciais para facilitar o acompanhamento de entrega e saída de valores, garantir o pagamento das contas em dia, otimizar a administração de várias lojas, marcas e canais de vendas ao mesmo tempo e muito mais.
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