mulher olhando rotulo de produtos no mercado
Finanças 31/05/2024

Canais de venda para franquias: como escolher e gerenciar? 

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Diversificar os canais de venda é uma ótima maneira de atrair e fidelizar clientes, pois dá chance a eles de comprar da sua loja de diferentes lugares e, certamente, um (ou mais de um) estará alinhado às preferências do seu público. 

Entre os pontos positivos dessa estratégia, um que se destaca é a expansão da sua marca no mercado. 

Isso porque, como ela não estará limitada a apenas uma forma de apresentar os produtos e/ou serviços, as chances de se tornar conhecida aumentam e, consequentemente, a possibilidade de fechar bons negócios.

Assim como você deve estar imaginando, o resultado será visto no aumento do volume de vendas e de faturamento.

Porém, para retornos como esses, é essencial se atentar à escolha de canais de vendas para franquias e à maneira correta de gerenciá-los. 

Neste artigo, falaremos exatamente o que deve ser feito. Então, siga a leitura e confira todos os detalhes agora mesmo!

Quais são os principais canais de venda no varejo? 11 exemplos!

As formas de vender no varejo podem ser divididas em dois grandes grupos: on-line e presencial. Em cada um há diferentes canais de vendas que podem (e devem) ser explorados. Entre os principais estão:

  • vendas on-line:
    • site da própria loja;
    • marketplace, que é uma plataforma virtual que reúne diversas marcas e vendedores;
    • redes sociais, tais como Instagram e Facebook;
    • anúncios pagos, a exemplo do Google Ads;
    • e-mail marketing;
    • aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp.
  • vendas presenciais:
    • loja física da própria marca;
    • stands ou quiosques em shoppings, supermercados, ou outros locais semelhantes;
    • catálogos de produtos e serviços;
    • venda direta ao cliente, como no modelo “porta a porta”;
    • store in store, que é a instalação de uma unidade da franquia em um estabelecimento que atende o mesmo perfil de público-alvo.

Dica de leitura: “Como escolher a franquia ideal e fazer um bom investimento? Aprenda!

Como escolher canais de venda para a sua franquia?

A integração de canais on-line e off-line é fundamental para abranger mais clientes. Entretanto, isso não significa que você não precise ter cautela na hora de escolher quais oferecer para o seu público.

Tenha em mente que, quanto mais estratégica for a sua abordagem, maiores as chances de esses canais gerarem o que você espera, que são conversões e fechamento de bons negócios.

Por isso, na hora de escolher quais utilizar, tem um critério que não pode ficar de fora: o perfil do seu público-alvo.

Antes de tomar qualquer decisão, descubra quais canais seus clientes mais gostam de usar e, em seguida, leve a sua loja para ele. Afinal, de nada adianta, por exemplo, montar um stand incrível em um shopping se 90% do seu público prefere comprar on-line, entende?

Para descobrir quais são as preferências, você pode fazer pesquisas de opinião presenciais e virtuais. 

Com o resultado em mãos, os próximos passos para escolher os melhores canais para a sua franquia são:

  1. confirmar a sua capacidade de atendimento: verificando se você tem a mão de obra necessária, equipamentos e orçamento para atuar em vários locais de venda ao mesmo tempo;
  2. pensar nos meios de pagamento que serão oferecidos: cuidando para que todos estejam alinhados com o canal de compra escolhido pelo cliente;
  3. aprimorar a gestão de estoque: para garantir que todas as unidades tenham a mesma oferta de produtos e mantenham a padronização da franquia;
  4. fazer testes A/B: a fim de confirmar se a prática reflete o apontado na pesquisa de preferências dos cliente e para ter a chance de fazer os ajustes necessários.

Aproveite e leia também: “Formas de pagamento: quais não podem faltar na sua loja?

Como gerir canais de venda corretamente?

Com tudo isso em mente, resta apenas adotar estratégias eficientes para gestão de canais de vendas. E as mais importantes são:

  1. acompanhar a mudanças de comportamento dos consumidores;
  2. adotar o varejo omnichannel;
  3. prestar um bom atendimento em todos os canais;
  4. treinar corretamente cada equipe;
  5. usar as tecnologias certas.

1. Acompanhar a mudanças de comportamento dos consumidores

Um canal interessante para os seus clientes hoje pode, simplesmente, ficar obsoleto amanhã. Se você não acompanhar essa mudança, sua loja ficará para trás e perderá espaço para concorrentes mais atualizados.

A melhor forma de evitar esse tipo de problema é acompanhar a chegada de novas redes sociais, formas de vendas, tecnologias, entre outras novidades, e alinhar todas ao perfil do seu público e modelo de negócio da sua loja.

2. Adotar o varejo omnichannel

O varejo omnichannel promove a integração de canais on-line e off-line em todos os pontos, incluindo vendas, atendimento, meios de pagamento, estoque, entre outros. 

Essa dinâmica permite que os clientes migrem entre suas plataformas de vendas sem interrupções podendo, por exemplo, escolher e pagar o produto no site e retirar a loja para ter a mercadoria nas mãos mais rápido e sem pagar frete.

3. Prestar um bom atendimento em todos os canais

A atenção que você dá a um cliente durante uma venda presencial, deve ser a mesma na virtual, e vice-versa. A ideia é que em todos os canais e experiência entregue seja a melhor possível, e que o atendimento deixe apenas impressões positivas que o tragam de volta para novas compras.

4. Treinar corretamente cada equipe

Porém, para entregar um atendimento desse nível, é fundamental que os profissionais recebam bons treinamentos. Garanta que saibam usar a linguagem e o tom de voz certos em cada canal, como abordar os clientes, entre outras características que podem afetar a tomada de decisão dos clientes.

5. Usar as tecnologias certas

Ferramentas de automação para gestão de vendas são essenciais para acompanhar de perto todos os canais que sua empresa disponibilizou para seus clientes comprarem. 

O software certo fornece, por exemplo, uma visão ampla de quais locais estão gerando mais faturamento, produtos/serviços mais e menos vendidos, entre outros dados que ajudam a gerenciar o seu negócio e elevar o faturamento.

O F360 Finanças é um sistema de gestão financeira multiempresas pelo qual você gerencia o controle financeiro de várias lojas, marcas e canais de vendas, tudo em um mesmo ambiente digital.

Veja, neste vídeo, tudo o que o F360 Finanças oferece para a sua franquia!


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Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360

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