Como mensurar resultados de treinamento de vendas
Gestão 01/03/2024

Como mensurar resultados de treinamento de vendas? 8 métricas!

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Você tem à frente uma lista com diversos indicadores para que você aprenda como mensurar resultados de treinamentos de vendas. 

De maneira prática e didática, reunimos exemplos, fórmulas e dicas para te ajudar nesta análise. 

Parece interessante?

Continue a leitura e tire suas dúvidas. 

Como mensurar resultados de treinamento de vendas?

Preparado para descobrir como mensurar resultados de treinamento de vendas? 

A seguir, você conhecerá os indicadores mais importantes para essa análise. São eles: 

  • taxa de adesão;
  • taxa de abandono;
  • nível de aprendizado dos participantes;
  • aumento nas vendas;
  • altas taxas de conversão;
  • melhora nos processos internos;
  • motivação e engajamento da equipe;
  • satisfação dos clientes.

Vem com a gente entender cada um deles! 

1- Taxa de adesão

Uma das métricas mais famosas quando se fala em treinamento de vendas. Ela descobre a relação entre a quantidade de funcionários convidados e os que de fato aderiram ao programa. 

Nessa métrica, a fórmula é simples. Se 20 pessoas foram convidadas para fazer parte da capacitação, mas somente 10 confirmaram o convite, a sua taxa de adesão será de 50%.

2- Taxa de abandono

É um indicador que revela quantas pessoas abriram mão do treinamento ao longo do curso. 

Ao mesmo tempo, você consegue identificar gargalos que podem estar associados ao material e à execução do conteúdo. 

Para reduzir a taxa de abandono, faça o levantamento de necessidade de treinamento

Trata-se de uma série de ações e práticas que ajudam a descobrir as oportunidades para treinar e aperfeiçoar os times de uma companhia, o que resulta em mais envolvimento da equipe.

3- Nível de aprendizado dos participantes

Ela calcula o quanto do material ensinado foi, realmente, absorvido pelos participantes do curso. 

Portanto, ao término do treinamento, conduza uma avaliação abordando tudo o que foi compartilhado durante as aulas. Posteriormente, calcule a nota média dos funcionários. 

Outra dica é aplicar um teste de aprendizagem antes do curso para, em seguida, fazer uma análise com a nota pós-treinamento.

4- Aumento nas vendas

São raros os casos em que um único treinamento de vendas surte efeitos positivos já nos dias seguintes à sua conclusão. 

Logo, tenha paciência para esperar as primeiras mudanças na equipe, sobretudo, em relação ao aumento de vendas

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Mas como analisar esse resultado? 

Suponhamos que o treinamento tenha sido com foco em melhorar o jogo de cintura dos vendedores com a objeção de vendas. 

Depois de um período, deve-se analisar se os representantes estão sabendo lidar com esses gargalos e medir o quanto isso tem refletido no fechamento de novos contratos. 

5- Altas taxas de conversão

Vendedores com competências e habilidades aperfeiçoadas são capazes de descobrir pontos de melhoria, o que impacta diretamente em sua taxa de conversão. 

Mas não se esqueça: essa melhora só será perceptível com um treinamento de qualidade e com um programa de aprendizado contínuo.

6- Melhora nos processos internos

Ao concluir o treinamento de vendas, é possível perceber uma evolução nos processos internos da companhia, o que traz mais agilidade e produtividade para o time comercial. 

7- Motivação e engajamento da equipe

Observe o astral e a energia do time nas semanas posteriores ao curso. Entre os indicadores que podem te ajudar nessa missão, destacam-se: 

  • nível de produtividade diária;
  • retenção dos colaboradores;
  • clima organizacional positivo.

Adicionalmente, você pode aplicar o NPS (Net Promoter Score), que calcula a satisfação dos funcionários de uma companhia. 

Em linhas gerais, o NPS é medido a partir de um único questionamento: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você nos indicaria para um amigo ou colega?”. 

Para avaliar esse resultado, considere 0 como “de forma alguma” e 10 “com toda a certeza”. 

🎧 Quer saber mais? Ouça este podcast:

8- Satisfação dos clientes

O treinamento de qualidade faz toda a diferença na experiência do consumidor. E isso é perceptível no dia a dia, ao lidar com atendimento de várias maneiras. 

Basta observar como os vendedores lidam com imprevistos e as técnicas que eles utilizam para apresentar uma solução. 

“Tecnologia hoje é commodity. O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios.” 

Autor: Mario Sergio Cortella

Já sei como mensurar os resultados de treinamento de vendas, e agora?

O próximo passo é com você! 

Analise a performance da sua equipe e, caso identifique pontos de melhoria, promova ações para virar esse jogo! A seguir, listamos as mais importantes:

  • identifique as necessidades do seu time;
  • escolha o formato do treinamento (a distância e presencial);
  • atue com planejamento;
  • redobre a atenção com a avaliação dos resultados;
  • estimule a cultura da inovação. 

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

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