Automação financeira
Finanças 14/03/2024

Automação financeira: por que investir nessa estratégia?

Compartilhar Array

A automação financeira consiste em usar tecnologias que transformam tarefas manuais em automáticas. Entre os principais objetivos, estão: aprimorar os processos financeiros, reduzir erros e aumentar a produtividade. Para isso, devem ser utilizados softwares específicos de gestão financeira, com diferentes recursos e funcionalidades.

Nesse caso, quanto mais funções o sistema tiver, menos tarefas você e seu time precisarão fazer à mão. E como já deve estar imaginando, isso evitará diversos erros e também eliminará uma boa carga de trabalho.

E tem mais! Gastando menos tempo com atividades processuais, você conseguirá se dedicar mais às questões estratégicas e de vendas..

Percebe quanto a automação financeira pode ajudar a sua empresa? Então, que tal mais detalhes de como ferramentas desse tipo funcionam? Basta seguir a leitura para descobrir!

O que é automação financeira?

A automação financeira é um processo no qual as tarefas voltadas para o gerenciamento do dinheiro de um negócio, e diversos de seus compromissos financeiros, são convertidos de manual para automáticos. Isso significa que, o que antes era feito à mão, passa a ser realizado com ajuda de sistemas específicos.

Sabe quando uma pessoa abre uma empresa e faz o controle das vendas em um caderno ou em uma planilha no Excel? Pois então, se ela optasse pela automação financeira, isso não aconteceria, já que usaria um software próprio para essa atividade.

Acompanhamento de contas a pagar e a receber, conciliações, controle de fluxo de caixa, entre várias outras tarefas, tudo pode ser automatizado com as ferramentas certas.

Aqui, você tem a opção de tornar automática tudo o que envolve a gestão financeira da sua franquia, apenas as questões mais complexas, mais repetitivas ou burocráticas. 

Dica de leitura para você: “Software de gestão para varejo: quais as principais soluções da F360?

Como a automação financeira funciona?

Esse tipo de automação funciona a partir do uso de sistemas financeiros que fazem as tarefas que antes eram realizadas por humanos

Quanto a isso, é fundamental ter em mente que a proposta dessas soluções não é substituir os colaboradores, mas, sim, descomplicar suas rotinas e funcionar como verdadeiras aliadas para o cumprimento das responsabilidades de trabalho. 

Pense ainda que estamos falando de gerenciamento de dinheiro, e que todo empreendedor quer que a empresa dê lucros, concorda? Logo, qualquer erro, por menor que seja, pode prejudicar seriamente esse resultado.

As tecnologias certas ajudam a evitar isso, e a automação da parte financeira da sua franquia traz vantagens, como:

  • acompanhamento mais pontual das entradas e saídas de valores, facilitando a gestão do fluxo de caixa;
  • realização automática de diversos tipos de conciliação, tais como de cartões de crédito e de débito, bancária e de vouchers;
  • gerenciamento mais preciso de todas as contas a pagar e a receber;
  • elaboração de documentos, relatórios e demonstrativos financeiros, como o DRE em menos tempo;
  • visualização de dados que permitem comparar despesas previstas e realizadas, gerando uma base confiável para montagem de um planejamento orçamentário mais preciso;
  • entre vários outros benefícios.

Leia também: “Conheça a conciliação de cartão e como ela pode te ajudar!

Por que investir em automação financeira?

Existem diversos motivos pelos quais vale a pena investir nesse tipo de automação. Em uma lista com os 10 mais relevantes, temos:

  1. redução do tempo de realização das tarefas monetárias;
  2. diminuição dos erros que, geralmente, acontecem quando as atividades são feitas manualmente;
  3. eliminação da necessidade de retrabalho;
  4. aumento da produtividade dos times;
  5. visão mais ampla e precisa da condição financeira da empresa;
  6. geração de dados que ajudam a basear decisões e a alcançar resultados melhores;
  7. ajuda no equilíbrio orçamentário e na distribuição estratégica de verbas;
  8. identificação de gastos desnecessários que podem ser eliminados sem afetar o fluxo da franquia;
  9. aprimoramento da comunicação entre os setores;
  10. garantia do pagamento das contas em dia, mantendo a empresa em conformidade.

Qual a melhor ferramenta de automação financeira?

O F360 Finanças é um sistema de gestão financeira especialmente voltado para franquias. Ele automatiza diversas atividades relacionadas ao dinheiro que entra e sai da sua loja, tornando o gerenciamento de valores muito mais simples e completo!

Nessa solução, você conta com:

  • dashboard personalizável, com um painel de controle que mostra todas as informações financeiras que você precisa para o seu dia a dia;
  • sistema responsivo que pode ser aberto em diferentes dispositivos, como notebook, tablet e até mesmo smartphone;
  • recursos para gerenciar, ao mesmo tempo, várias lojas, marcas e canais de vendas, tudo em uma única ferramenta.

Veja, neste vídeo, o que mais essa solução oferece para a sua empresa!

Achou interessante? Então, faça como grandes redes como Hering, Havaianas, O Boticário e muitas outras: leve o F360 Finanças para a sua franquia. 

Agende agora mesmo uma demonstração grátis e descubra como!

Compartilhar Array
Avatar photo
Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360