Guia gratuito: Domine a gestão financeira da sua loja

empreendedor em um restaurante olhando para o tablet e sorrindo
Franquias 08/01/2025

Empreendedorismo de franquias: guia para iniciar no franchising

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O empreendedorismo de franquias é uma excelente opção para entrar no mundo dos negócios sem precisar iniciar um do zero. Ou, então, expandir as fontes de renda para diversificar investimentos e maximizar os ganhos.

Não à toa, o modelo de franquias cresce sem parar no Brasil. O relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do segundo trimestre de 2024 mostrou que, em relação ao mesmo período de 2023, o setor:

  • faturou 12,8% a mais e atingiu a marca de R$ 61,2 milhões;
  • aumentou 879 operações;
  • empregou diretamente mais de 1.674 profissionais.

Os dados apontam que investir em franquias é realmente um bom negócio. Porém, existem particularidades desse tipo de empreendedorismo que você precisa ficar atento para ser um franqueado de sucesso.

Continue a leitura para adentrar no universo do franchising e aprenda como começar uma franquia, os principais desafios do setor e as melhores práticas para conquistar bons resultados.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O empreendedorismo de franquias envolve a parceria entre franqueadora e franqueado. A marca cede o direito de uso de seus produtos, serviços e operações em troca de taxas, como taxa de franquia, royalties e marketing.
  • Os tipos de franquias incluem modelos como franquia unitária, franquia master, microfranquias e franquia de conversão, cada um com características próprias de operação e custos.
  • Os benefícios do franchising incluem a redução de riscos ao aproveitar a reputação da marca, suporte contínuo da franqueadora e economia de escala.
  • Os principais desafios do franqueado são: falta de flexibilidade, gestão financeira, relação com a franqueadora e liderança de equipes, que exige disciplina e treinamento constante.
  • Para começar uma franquia, você precisa identificar seu perfil de empreendedor, escolher o setor adequado, analisar o mercado e a demanda local, estudar os investimentos necessários, entrar em contato com a franqueadora para obter a Circular de Oferta de Franquia (COF) e assinar o contrato.

O que é empreendedorismo de franquias?

O empreendedorismo de franquias é um modelo de negócio de parceria entre a franqueadora e os franqueados, responsáveis diretos por gerenciar uma ou mais unidades da marca. Na verdade, a rede concede o direito de uso do nome, produtos, serviços e de operações para os empresários.

Logo, podemos dizer que é um tipo de negócio ganha-ganha: se as unidades têm bons resultados, a franqueadora também. Por isso, essa relação envolve troca de experiência, conhecimentos e suporte contínuo da rede.

Em troca, os franqueados pagam as taxas, como a de franquia, royalties, marketing, entre outras, que variam conforme cada contrato.

Quais tipos de franquias existem?

O empreendedorismo de franquias envolve vários tipos que têm suas características próprias. Conheça os principais abaixo.

  • Franquia unitária: a franqueadora decide o local de abertura da unidade, que pode ser tanto uma loja de rua quanto um quiosque em shopping.
  • Franquia master: quando o franqueado recebe o direito de abrir ou terceirizar a abertura de outras unidades da marca em determinadas regiões.
  • Franquia de conversão: o empreendedor que já opera uma loja pode transformá-la em franquia.
  • Microfranquias: com investimento inicial e custo operacional mais baratos, esse modelo inclui lojas pequenas, como quiosques, e até mesmo franquias home based.

Quais os benefícios do empreendedorismo de franquias?

Empreender no franchising oferece diversos benefícios, como contar com a reputação e a solidez da marca no mercado, seu treinamento e suporte contínuo para ter bons resultados e o sucesso comprovado do modelo operacional.

Sem falar que essas vantagens resultam na redução de riscos ao abrir um negócio, pois não é necessário ganhar o mercado com uma nova marca e nem “convencer” os clientes a experimentarem seus produtos ou serviços.

Conheça a seguir os principais benefícios do empreendedorismo de franquias!

Redução de riscos e de barreiras de entrada

Ao aproveitar a reputação da marca e a experiência e o suporte da rede, os franqueados têm menos riscos e barreiras de entrada no mercado.

Os obstáculos iniciais já foram superados anos atrás, antes mesmo de a franqueadora decidir criar seu próprio modelo de franquias.

Além disso, a rede já testou e comprovou o sucesso operacional do negócio, o que ajuda a elevar as possibilidades de bons resultados financeiros.

Leia também: Negócio próprio x franquia: qual é o melhor modelo para você?

Suporte contínuo

Outra vantagem é ter suporte contínuo de uma empresa experiente que conhece a fundo o mercado em que atua para aumentar as chances de sucesso dos franqueados.

Essa prática envolve treinamentos, orientações e assistência em diversas áreas, como escolha do local para abrir a franquia, marketing, operações e gestão da loja.

Economia de escala

Os franqueados podem usufruir de acordos de compra coletivos e negociar melhores condições com fornecedores, o que reduz custos operacionais ao adquirir recursos de modo mais competitivo.

Menor curva de aprendizado

O franqueado inicia o negócio com know-how da franqueadora e diminui o tempo necessário para atingir um nível de operação eficiente.

Como começar uma franquia?

Para se tornar um franqueado, você precisa entender seu perfil de empreendedor; escolher o setor de atuação; pesquisar o mercado e a demanda local; analisar os investimentos e a lucratividade; pedir a Circular de Oferta de Franquia; conversar com outros franqueados da marca e assinar o contrato.

Veja detalhes sobre cada etapa.

1 – Entenda seu perfil de empreendedor

    Para definir seu perfil de empreendedor, realize uma autoanálise de suas habilidades, tolerância ao risco e interesses. Avalie também as competências que você já domina e quais precisa desenvolver, além de refletir sobre as experiências profissionais e pessoais que contribuem para o sucesso no franchising.

    Sua tolerância ao risco é um fator crucial, já que diferentes perfis lidam com incertezas de formas variadas. Paixões e interesses também são importantes, pois ajudam a manter a motivação em momentos de desafios.

    Definir seus objetivos, sejam liberdade financeira, qualidade de vida, impacto social ou inovação, também é importante para alinhar suas ações com o que você busca alcançar no empreendedorismo.

    2 – Escolha o setor que deseja operar

      Diante do seu orçamento, direcione a pesquisa conforme a análise do perfil de empreendedor. Assim, é mais fácil entender o setor que deseja atuar e quais tipos de franquias são viáveis, como lojas de rua ou em shopping, ou quiosques, por exemplo.

      Afinal, se você deseja ter mais qualidade de vida e passar mais tempo com sua família, por exemplo, o ideal é não investir em um segmento como grandes redes de restaurantes. Estes empreendimentos demandam mais dedicação do franqueado do que uma loja de roupas localizada na rua e que abre de segunda a sábado em horário comercial.

      3 – Pesquise o mercado e a demanda local

        Outro fator que impacta diretamente a escolha do setor de franquias é a demanda da região onde você mora. Por isso, faça uma pesquisa profunda do mercado e das tendências de consumo, além da concorrência local, para entender qual segmento pode render melhores resultados.

        Encontrar um setor que você se identifique e tenha espaço no mercado ajuda bastante a ter sucesso.

        4 – Analise os investimentos e a lucratividade da franquia

          Com toda sua pesquisa direcionada, é hora de buscar opções viáveis de franquias que operam na sua região. Além da reputação da marca, você precisa ter um olhar crítico na análise financeira.

          Essa avaliação envolve conhecer os custos iniciais e operacionais, como taxa de franquia, royalties e ter capital de giro suficiente para as despesas contínuas, como aluguel, salários, contas e pagamentos aos fornecedores.

          Analise também o potencial de lucratividade da rede e entenda se o retorno sobre o investimento é realmente atrativo e condiz com seus objetivos.

          Saiba mais: Necessidade de capital de giro (NCG): descubra como calcular!

          5 – Peça a Circular de Oferta de Franquia (COF)

            Ao selecionar as melhores franquias para investir, veja se você cumpre todos os requisitos da marca, entre em contato com a franqueadora e peça sua Circular de Oferta de Franquia (COF).

            Esse documento é obrigatório por lei e deve incluir termos e condições relevantes para o franqueado conhecer seus direitos e deveres e ainda todos os custos envolvidos, potencial de retorno e aspectos operacionais, estratégicos e econômico-financeiros da rede.

            Se precisar, busque ajuda de um advogado para tirar dúvidas sobre termos da COF e até mesmo para renegociar algum aspecto com a rede, se necessário.

            6 – Converse com outros franqueados da rede

              A COF disponibiliza o contato de ex-franqueados e franqueados atuais da rede e facilita que você entre em contato com alguns da sua região para ouvir sua opinião sobre a parceria.

              Durante o papo, pergunte sobre o suporte e treinamentos da franqueadora, os desafios e como é a relação entre a empresa e seus franqueados. É importante confirmar se tudo o que está na COF realmente acontece na prática. E nada melhor do que os parceiros do negócio para falar sobre o assunto.

              7 – Entre em contato com a franqueadora

                Ao definir a melhor franquia para você, entre em contato com a empresa e inicie a negociação do contrato. Contrate um advogado para auxiliar em todo o processo e, quando o acordo estiver do jeito que deseja, assine o documento e dê início ao seu empreendedorismo no franchising.

                Lembramos que o processo não acaba aqui. Você deve participar de todos os treinamentos da rede e ser participativo para aprender as operações padrões da marca e, assim, obter sucesso na sua gestão.

                Quais os desafios do empreendedorismo de franquias?

                Antes de mergulhar fundo na criação e no desenvolvimento do negócio, entenda que empreender tem um lado positivo e outro mais desafiador. Afinal, os riscos são mais baixos, mas também existem.

                Os desafios do empreendedorismo de franquias aos quais você precisa se atentar são:

                • falta de flexibilidade: o franqueado precisa seguir a padronização estipulada pela franqueadora e quaisquer decisões ou novas ideias para o negócio devem receber autorização prévia da rede;
                • inexperiência no setor: se você é um empreendedor iniciante, pode ter o desafio de ser inexperiente no varejo. Logo, o ideal é aproveitar ao máximo os treinamentos e orientações da rede;
                • gestão financeira: controlar as finanças pode ser um bicho-de-sete-cabeças para o franqueado, mas existem sistemas automatizados que colaboram para centralizar e analisar o desempenho da loja, além dos conhecimentos vindos da franqueadora;
                • relação com a franqueadora: é indispensável ter um bom relacionamento entre franqueado e franqueadora. Nem sempre é fácil lidar com limitações e outras equipes, mas é essencial seguir suas obrigações e responsabilidades, conforme estipulado no contrato.
                • gerenciar pessoas: você precisa contratar e gerenciar diversos colaboradores com foco em engajá-los e motivá-los para obter o melhor trabalho de cada um. A gestão de pessoas pode ser uma prática desafiadora, mas existem vários cursos e livros que ajudam a desenvolver a habilidade de liderança.

                Melhores práticas para gestão de franquias

                Para enfrentar os desafios e aproveitar ao máximo o suporte e os treinamentos da franqueadora, adote as melhores práticas para gestão de franquias. A primeira é justamente seguir toda a padronização da rede, já que o modelo operacional é estruturado e funciona bem.

                Apesar da falta de flexibilidade, esse desafio pode ajudar os empreendedores a terem sucesso, pois há uma direção bem estabelecida a seguir.

                Além disso, separamos outras medidas para você adotar no gerenciamento da sua unidade e preparar o terreno para crescer e expandir:

                • monitore rigorosamente o fluxo de caixa: acompanhar as entradas e saídas de dinheiro da loja é vital para manter o caixa no positivo e ter uma visão completa da saúde financeira;
                • treine sua equipe: além de receber treinamentos da marca franqueadora, pense que seus colaboradores também precisam alinhar os métodos operacionais e desenvolver habilidades para elevar a qualidade do trabalho e se motivarem;
                • fique atento ao estoque: gerenciar mal o estoque pode causar enormes prejuízos. Evite produtos em excesso para não elevar os custos de armazenamento e itens em falta para não perder vendas e clientes;
                • analise os indicadores de desempenho: monitore periodicamente os indicadores de desempenho da loja para realizar melhorias de forma ágil e precisa. Alguns exemplos de KPIs são faturamento, lucratividade, volume de vendas e ticket médio.
                • use a tecnologia: uma gestão de alto nível utiliza a tecnologia para facilitar a centralização e análise de dados em tempo real. Invista em um sistema de gestão de franquias para automatizar processos, controlar as finanças e criar relatórios completos para melhorar a tomada de decisão.

                Como ter sucesso como empreendedor franqueado?

                A abertura ou expansão de franquias requer muita dedicação para tomar as decisões certas e promover o crescimento financeiro da loja. E para não perder tempo com diversas planilhas e registros espalhados, conte com o sistema de gestão financeira para integrar todos os dados em um só local.

                O empreendedor franqueado precisa focar na atividade principal do negócio e, para isso, a tecnologia é sua melhor aliada: automatiza tarefas manuais, integra diversos sistemas e pontos de vendas, segue as diretrizes legais e evita erros e fraudes.

                O F360 Finanças é um software de gestão de franquias completo e fácil de usar. Em uma só plataforma você acessa seu fluxo de caixa e contas a pagar e receber, faz a conciliação bancária e de cartões, emite notas fiscais, elabora relatórios e demonstrativos e controla as vendas e o orçamento.

                E olha que são apenas alguns dos recursos que o F360 Finanças oferece. Agende uma demonstração gratuita e veja como praticar uma boa gestão no empreendedorismo de franquias!

                FAQ

                O que é empreendedorismo de franquias?

                O empreendedorismo de franquias é um modelo de negócios no qual o franqueador concede ao franqueado o direito de usar sua marca, produtos e operações. Em troca, o franqueado paga taxas e segue um padrão operacional. O franchising permite aproveitar a estrutura e a reputação da marca.

                Como funciona o empreendedorismo como franqueado?

                O franqueado gerencia uma unidade conforme as diretrizes da franqueadora, que oferece suporte e treinamentos contínuos. Em contrapartida, paga taxas, como royalties e de marketing. Esse modelo de parceria visa a expansão da marca e o sucesso compartilhado entre a rede e seus parceiros.

                Quais são os principais tipos de franquias?

                Os principais tipos de franquias incluem unitária, master, de conversão e microfranquias. Cada modelo apresenta características e custos específicos e permite que o empreendedor escolha o formato que mais se ajusta ao seu perfil, orçamento, objetivo financeiro, prioridades e estratégia de expansão.

                Como empreender em franquias?

                Para empreender em franquias, analise seu perfil de empreendedor, escolha o setor, avalie investimentos e pesquise a demanda local. Contate a franqueadora, solicite a Circular de Oferta de Franquia (COF), converse com outros franqueados e revise o contrato antes de assiná-lo para iniciar com segurança.

                Como funciona o mercado de franquias?

                O mercado de franquias se baseia na expansão de marcas por meio de franqueados, que operam unidades com o apoio da franqueadora. O franchising aproveita a reputação e os processos já testados e comprovados pela rede e, por isso, oferece suporte em áreas como marketing, operações e treinamentos.

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                Escrito por:

                Maurício Galhardo

                Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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