Saber como escolher o ponto comercial contribui diretamente para atrair clientes, vender mais e ter um negócio próspero.
Porém, nem sempre é preciso estar na rua principal ou na mais movimentada da cidade. Isso vai depender do seu setor de atuação, entre outros fatores estratégicos para estar presente onde seu público costuma frequentar.
Quer ver um exemplo? Um local com bastantes jovens e oferta de comidas saudáveis não é o ideal para abrir um restaurante fast food. Assim como uma loja de alto luxo não combina com uma banca de jornal instalada bem na porta.
Logo, aprender como escolher localização para o negócio é um dos passos para abrir uma franquia de sucesso.
Então, vamos explorar mais sobre esse assunto?
Continue a leitura e confira a importância desse planejamento para ter uma franquia e estratégias para avaliar um ponto comercial!
Qual a importância da escolha do ponto comercial?
Um ponto comercial bem-localizado impacta diretamente o desempenho da sua franquia, ou seja, afeta o seu sucesso. Afinal, ele representa mais do que um espaço físico: transmite a imagem da marca no mercado. Sendo assim, a loja pode se tornar uma referência na região.
E, claro, a sua localização influencia a percepção de valor do cliente.
Outro aspecto que confirma a importância da escolha do ponto comercial é que, quando bem-escolhido, atrai maior mais clientes, eleva a competitividade da franquia e gera mais faturamento ao negócio.
Em outras palavras, saber como escolher o local da sua franquia afeta a saúde financeira e o potencial de lucro e crescimento ao longo dos anos.
Diante dessa importância toda, a pergunta “como escolher uma boa localização para o negócio?” é feita por todos os varejistas, desde donos de lojas de bairro até franqueados de grandes redes.
Sendo assim, separamos dicas práticas para saber o que analisar e acertar na decisão!
Como escolher um ponto comercial para sua franquia?
Os passos para escolher um ponto comercial para sua franquia são:
- Estude seu público-alvo
- Estabeleça um orçamento
- Preze pela visibilidade e acessibilidade
- Avalie o fluxo de clientes
- Identifique os concorrentes
- Estude o potencial da região
- Analise a infraestrutura do espaço
- Atente-se aos aspectos legais
- Escolha entre lojas de rua e shopping centers.
Explicamos sobre cada passo abaixo.
1.Estude seu público-alvo
Algumas tarefas devem ser feitas antes da pesquisa de espaços disponíveis para compra ou aluguel. E a primeira delas é estudar profundamente o público-alvo da marca, suas características, seus comportamentos e hábitos de consumo.
Até porque a ideia é vender, certo? Logo, é fundamental conhecer os clientes que comprarão com você e, assim, entender onde eles se localizam na região. Lojas de moda fitness costumam ficar próximas a academias ou em shopping centers, por exemplo.
Se possível, converse com a marca franqueadora (ou outros franqueados) e descubra os perfis de clientes das unidades mais lucrativas, avaliando idade, gênero, renda média, profissão, frequência de compra, itens mais vendidos etc.
2 -Estabeleça um orçamento
O primeiro passo de uma boa gestão financeira no varejo é controlar as despesas, isto é, fazer uma análise de viabilidade econômica. Por isso, faça um planejamento orçamentário e entenda o quanto pode gastar com o aluguel, considerando que é um custo fixo mensal.
Essa prática é um filtro bastante eficiente também para você não investir alto sem ter capital de giro suficiente para manter as operações em funcionamento.
Dica: o valor de investimento deve ser calculado também com a análise do retorno sobre o investimento, o payback (prazo do retorno), entre outros indicadores financeiros.
Não se esqueça de incluir no orçamento inicial outros custos, como reformas, reparos, manutenções e compra de equipamentos e tecnologias, como sistemas de gestão.
3- Preze pela visibilidade e acessibilidade
É verdade que nem toda franquia precisa estar em destaque nas ruas movimentadas do bairro, mas deve ser visível e acessível.
A visibilidade se refere à capacidade de ver a vitrine e o nome da loja. Já a acessibilidade diz respeito à facilidade do público para entrar no espaço, como local para estacionar, faixa de pedestre com semáforo e proximidade com transportes públicos.
Logo, evite locais com obstáculos que impeçam a visibilidade e o seu acesso. Se for possível, visite o ponto comercial em vários horários e dias para entender o movimento.
Afinal, você, como consumidor, compraria em uma loja instalada nesse espaço? Pense nisso.
4- Avalie o fluxo de clientes na região
Um restaurante de luxo não precisa de local movimentado para prosperar, regiões mais afastadas fazem até bastante sucesso com o público. Porém, uma lanchonete ou mercado de bairro precisa estar onde as pessoas circulam.
Por isso, analise o fluxo de clientes na região e veja se é possível atraí-los até seu estabelecimento. Existe alguma escola, faculdade ou hospital por perto? Os bares ao redor abrem de dia ou à noite? As pessoas passam mais de carro ou a pé?
5-Identifique os concorrentes
Nem sempre ficar longe da concorrência é a melhor estratégia para escolher um bom ponto comercial. Já reparou na quantidade de farmácias próximas umas das outras? E de lojas de roupas ou eletrônicos? Na sua região existe a “rua dos tecidos” ou “rua da luminárias”?
Às vezes, ficar perto de concorrentes é vantajoso porque o cliente costuma pesquisar preços e produtos antes de comprar. Logo, quando há várias opções, vão em todas antes de decidir.
6-Estude o potencial da região e tendências de mercado
Vá além de analisar o cenário atual e faça projeções financeiras da sua franquia. Para isso, a chave é verificar o potencial de crescimento da região e a tendência do setor no mercado.
Existem planos de obras de metrô por perto? Ou de faculdades, centros comerciais e hospitais? Os imóveis estão se valorizando no local? Quais as expectativas?
Leia também: Planejamento anual no varejo: passo a passo para fazer o da sua loja
7-Analise a infraestrutura do espaço
Mesmo que determinado imóvel atenda a todos os requisitos para a franquia operar com sucesso, faça uma análise profunda da infraestrutura para evitar dores de cabeça com manutenções e reformas de emergência.
Outros pontos a avaliar na infraestrutura são:
- acesso à energia, água e internet;
- proximidade com transporte público;
- locais de estacionamentos;
- comércios ao redor, como restaurantes, lanchonetes e farmácias;
- iluminação pública (se for loja de rua).
8-Atente-se aos aspectos legais
As questões legais e burocráticas são outros pontos de atenção que o varejista precisa ter ao definir o ponto comercial.
Entre regulações e normas para cumprir, existem, por exemplo, a lei do inquilinato comercial e regras para solicitação de alvarás de funcionamento da prefeitura, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, entre outros.
9-Escolha entre lojas de rua e shopping centers
Essa dica aqui se relaciona com o orçamento disponível para investir no ponto comercial, afinal, lojas em shopping center são mais caras do que as de rua. Porém, esse custo mais elevado é recompensado por outros benefícios, como mais segurança, estacionamento para os clientes, boa visibilidade, movimentação de pessoas etc.
Já as lojas de rua, com custos mais baixos, dão maior liberdade de operação e gestão, sem precisar seguir regras do shopping.
Continue aprendendo: 17 tipos de varejo e suas características principais
Mais estratégias para avaliar um ponto comercial
Além dos fatores citados, existem outras estratégias para avaliar um ponto comercial.
Lembramos que é importante entender que nem sempre elas servem para todos os tipos de varejo. Logo, é essencial analisá-las sob a ótica de seu público-alvo e produtos vendidos.
Confira!
- Posicionamento na rua: uma esquina que une ruas movimentadas é um ótimo ponto comercial. Porém, entenda o sentido dos carros e os horários de mais movimento para ver se condizem com os produtos comercializados. Uma padaria demanda mais fluxo pela manhã e no fim de tarde, por exemplo.
- Incidência solar: assim como fosse alugar um apartamento, o ideal é que o local não receba sol no período da tarde, principalmente se for uma região que costuma ter altas temperaturas na maior parte do ano.
- Analise lojas complementares: veja se o ponto comercial fica perto de outros que vendem produtos complementares e atraem o mesmo público. Lojas de roupas podem operar perto de comércios de calçados, lingeries e bijuterias. Bares, restaurantes e lanchonetes são ótimos ao lado de faculdades e escritórios.
- Converse com varejistas próximos: o objetivo é entender o fluxo da região em diversos horários, segurança e valores de aluguel.
3 erros ao escolher um ponto comercial
Para concluir, evite esses três erros ao escolher um ponto comercial para sua franquia:
- falta de planejamento: esqueça intuição e achismos, planeje bem a pesquisa por um bom ponto comercial. Defina critérios de avaliação e dê notas. Ele é vital para o sucesso no varejo;
- má organização financeira: o valor do aluguel ou do financiamento de compra de um espaço é um custo fixo mensal e, por isso, impacta diretamente o faturamento da franquia. Inclua no planejamento os valores com documentação, compra de equipamentos e tecnologias, e reformas, como pintura e instalações elétricas.
- ajustar o negócio ao local e não ao contrário: cada tipo de varejo tem particularidades e, se forem alteradas, perdem suas características e força no mercado.
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