São muitos motivos para varejistas e franqueados investirem em um software para lojas. Afinal, o uso da tecnologia no varejo é realidade e os empresários que já a adotaram colhem os benefícios de uma gestão financeira mais organizada e eficiente.
Segundo o último estudo feito pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), “
“Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, 74% dos varejistas aumentaram sua receita com investimentos em tecnologia.
E não à toa, 64% dos entrevistados pretendem investir na transformação digital.
Logo, percebe-se a importância do uso de sistemas de gestão para ajudar a desenvolver o negócio por meio de automatizações de processos e centralização de dados.
Se você também pretende investir em tecnologia para alavancar os resultados da sua loja ou franquia, aproveite este texto para tirar todas as suas dúvidas sobre software de gestão para o varejo. E aprenda ainda a escolher o melhor para seu negócio. Acompanhe!
Como funciona um software para lojas e franquias?
Um software para lojas e franquias funciona por meio da tecnologia que automatiza operações e se integra a outras plataformas para centralizar todos os dados em um só local. O sistema permite coletar, armazenar, integrar e gerar relatórios completos para facilitar a gestão financeira e as tomadas de decisão do negócio.
Os recursos oferecidos, como fechamento e fluxo de caixa, conciliação bancária e de cartões e contas a pagar/receber, possibilitam uma visão 360 da situação financeira atual e ainda projetar cenários futuros, identificando despesas e receitas, lucros e prejuízos.
Os dados são acessados em tempo real e os relatórios contribuem para o varejista entender, em detalhes, a situação atual da loja para criar estratégias de crescimento e investimento.
Quais as vantagens de um sistema para lojas?
Entre as vantagens do sistema para lojas, destacamos o aumento da produtividade e eficiência operacional; redução de erros e fraudes; segurança dos dados; melhor gestão; e melhora da experiência do cliente. Afinal, as tomadas de decisão são orientadas por dados em tempo real, melhorando os processos de ponta a ponta.
A plataforma de gestão para o varejo ajuda a controlar todas as transações financeiras da loja, melhorando a eficiência operacional.
Entenda todos esses benefícios abaixo!
1.Aumento da produtividade e eficiência operacional
A automação de processos é o ponto-chave para elevar a produtividade da equipe e a eficiência operacional da loja. Afinal, várias tarefas manuais e repetitivas são eliminadas, e o controle das finanças e das vendas fica mais prático e ágil.
Bastam alguns cliques para varejistas e colaboradores visualizarem a situação da franquia, como dados estratégicos, indicadores de desempenho, fechamento de caixa, conciliação de cartões e bancária, contas a pagar e a receber, relatórios financeiros e muito mais.
Sendo assim, os processos são otimizados e a gestão toma decisões de forma mais ágil, com base em dados realistas.
Leia também: Controle de vendas: guia completo para alcançar eficiência!
2.Redução de erros e fraudes
Com um software para lojas e franquias ocorrem menos erros, como os de digitação, cálculos incorretos, no fechamento de caixa, na conciliação bancária e de cartões, entre outros.
A ferramenta colabora para identificar inconsistências, erros e até mesmo fraudes. O sistema, por exemplo, realiza os processos automaticamente em vez do colaborador usar a calculadora e inserir o valor na maquininha de cartão ou até mesmo na planilha de controle.
A redução de fraudes é outra vantagem do sistema para lojas. Com automatização de operações, o varejista evita golpes de clientes, fornecedores e parceiros, acompanhando de perto contas a pagar e a receber e a emissão de notas fiscais.
3.Seguranças dos dados
Com limites de acesso e de perfis de usuários, o sistema para lojas se torna ainda mais seguro para evitar vazamento e alterações de dados. Isso sem falar na alta segurança da plataforma, principalmente se for armazenada em nuvem.
4.Melhor gestão da loja
Com a padronização de processos e a centralização de dados, a gestão da franquia tende a ser otimizada e mais eficiente. A visão se torna completa e as oportunidades de melhorias são identificadas com mais rapidez e precisão.
Logo, fica mais fácil fazer ajustes nas operações, entender gargalos e avaliar os resultados, reduzindo desperdícios e aumentando o lucro.
Outro fator que colabora diretamente para a alta qualidade da gestão da loja é o acompanhamento de dados do negócio. O software permite acessar informações em tempo real e gerar relatórios e demonstrativos financeiros, tornando a tomada de decisão mais assertiva.
Cabe destacar também a integração de plataformas e sistemas para analisar os dados em um só local. Logo, pontos de vendas e lojas podem ser conectados no mesmo sistema, promovendo um gerenciamento de qualidade ao varejista.
5.Melhora da experiência do cliente
A automação de operações e a integração com pontos de vendas (PDVs) e adquirentes de cartão são essenciais para melhorar a comunicação entre as diversas áreas do negócio.
O resultado é uma equipe mais alinhada, informada e produtiva, que impacta a experiência do cliente com a marca.
Há também outros aspectos envolvidos que geram também uma melhor experiência ao público, como a oferta de diversas formas de pagamento e a possibilidade de economizar no frete e retirar o produto na loja. E todos eles podem ser gerenciados de perto pela plataforma de gestão varejista.
Saiba mais: Formas de pagamento: quais não podem faltar na sua loja?
O que um software para lojas precisa ter?
Para obter as principais vantagens, é fundamental aprofundar sua pesquisa para entender o que um software para lojas precisa ter. Afinal, esse é o primeiro passo para escolher o melhor para a sua franquia.
Saiba quais são as funcionalidades essenciais de um sistema de gestão para franquias:
- integração com PDVS (físicos e on-line), adquirentes e outros sistemas, como CRM;
- controle financeiro de várias lojas, marcas e canais de venda;
- gestão do fluxo de caixa;
- emissão e gerenciamento de notas fiscais eletrônicas;
- controle das contas a pagar a receber;
- conciliação de cartões, bancária e de vouchers;
- geração de relatórios com indicadores de desempenho e demonstrativos financeiros.
Como escolher um sistema para lojas e franquias?
Agora que já conhece as funções básicas de um bom sistema de gestão para o varejo, é hora de acompanhar dicas de ouro de como escolher um sistema para lojas e franquias que atenda às suas necessidades.
É fundamental ficar atento a outros fatores além das funcionalidades e automações oferecidas, como facilidade de uso, suporte técnico, integração com outros sistemas, custo, demandas da sua loja, entre outros.
Para tomar a melhor decisão, confira um passo a passo para escolher o melhor software para lojas e franquias!
1.Analise as necessidades da loja
O primeiro passo é entender como as operações acontecem atualmente na sua loja para, então, elencar todas as necessidades (e os desafios) do negócio. Assim, fica mais fácil encontrar o melhor software para franquias.
Se você, por exemplo, possui mais de uma unidade ou marca no varejo, é fundamental que a plataforma seja multiempresas e permita integrar vários sistemas.
Não se esqueça de também definir um orçamento para não prejudicar as finanças do negócio.
2.Pesquise um software que atenda às suas necessidades
Nem todo sistema atende a quaisquer tipos de varejo. Sendo assim, escolha um que ofereça recursos focados nas particularidades da sua franquia.
Se você é do setor food, a ferramenta deve ter, por exemplo, conciliação de vouchers, como iFood, Ticket, Sodexo etc.
3.Pense na estrutura
Com o avanço da tecnologia, os softwares para varejo estão mais fáceis de implementar. Isso porque muitos são armazenados em nuvem e permitem acesso por vários dispositivos, como notebooks, smartphones e tablets.
Porém, de todo modo, é preciso pensar na estrutura necessária para usar o software, como os dispositivos usados e colaboradores capacitados para usá-lo.
4.Avalie o cumprimento da legislação
Um ponto importante é analisar se a ferramenta cumpre às exigências da legislação brasileira, como as obrigações fiscais e tributárias de produtos. Afinal, cada mercadoria tem impostos distintos.
Sabemos que a lei e as cargas tributárias podem ser complexas e, quanto mais a tecnologia ajudar, melhor.
5.Estude sobre a empresa do software para lojas
Depois de pesquisar e elencar os melhores softwares para sua franquia, chega o momento de definir qual realmente será o escolhido. E, para finalizar sua busca, estude sobre os fornecedores do sistema.
Pesquise o histórico da empresa, seus clientes, sua experiência e reputação no mercado, entre outros aspectos.
A F360, por exemplo, tem clientes renomados no mercado, de variados setores do varejo. Além disso, durante sua trajetória, acumulou mais de 12 mil clientes e 400 marcas franqueadoras.
Isso sem falar que realizou mais de R$21 bilhões de transações registradas e possui integração com mais de 500 PDVs e 150 adquirentes.
O seu software para lojas e franquias, o F360 Finanças, reúne os recursos mais estratégicos para franqueados administrarem seus negócios de forma simples, completa e eficiente. Conheça o F360 Finanças:
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