Empreendedorismo 19/07/2024

Checklist da Black Friday: o que não pode faltar na preparação ideal?

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O checklist da Black Friday da F360 relaciona todas as tarefas que ajudarão você a preparar sua loja, semana a semana, para absorver o alto volume de vendas desse período e, com isso, conseguir faturar muito mais!

Neste ano de 2023, a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro e, como você já deve saber, essa é uma das datas sazonais mais importantes para o varejo. 

Por conta dos descontos expressivos característicos desse evento, a quantidade de pessoas que busca os comércios físicos e digitais para aproveitar essa oportunidade cresce significativamente, gerando a possibilidade de uma ótima lucratividade para os negócios.

Apenas para você ter uma ideia do que esperar para este ano, uma pesquisa da agência de marketing de influência MField revelou que 75,6% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday de 2023, contra 43,4% que compraram em 2022.

Entre os canais de vendas preferidos, 56,7% dos 2.300 entrevistados citaram lojas on-line, 18,6% lojas físicas e on-line, e 3,9% apenas lojas físicas.

E a busca pelo melhor lugar para comprar começa cedo: 32,8% dos consumidores iniciam a comparação de preço um mês antes da sexta-feira de descontos, e 27% fazem isso durante a semana do evento. 

Por motivos como esse, é que você precisa ter um bom roteiro para preparar sua franquia, e o checklist da Black Friday, criado pela F360, é uma excelente ferramenta para isso!

Que tal conhecer agora todas as tarefas dessa lista de verificação? Então, siga a leitura deste artigo e confira quais são agora mesmo!

Como usar o checklist da Black Friday da F360?

O passo a passo de como se preparar para a Black Friday com o nosso checklist é dividido em oito semanas, da seguinte maneira:

  • semana 1: planejamento;
  • semana 2: mapeamento de estratégias;
  • semana 3: criação de estratégias omnichannel;
  • semana 4: ajustes e detalhes;
  • semana 5: início das primeiras vendas;
  • semana 6: alinhamento de plano de vendas;
  • semana 7: promoção de ações;
  • semana 8: Cyber Monday.

Semana 1: planejamento

O planejamento para a Black Friday deve começar cerca de um mês antes do evento, na semana entre os dias 9 e 15 de outubro.

Neste período, as melhores tarefas a ser realizadas são:

  • verificar os resultados que sua franquia obteve no ano anterior e os aprendizados que podem ser retirados da experiência;
  • definir quais serão os mixes de produtos vendidos este ano;
  • precificar os produtos e descontos que serão dados;
  • preparar o estoque, incluindo negociação com fornecedores;
  • elaborar a política de trocas e prazos de devolução.

Aproveite e leia também: “Como fazer planejamento financeiro empresarial? 8 dicas!

Semana 2: mapeamento de estratégias

Faltando três semanas — ou seja, entre 16 e 22 de outubro — você deve mapear as estratégias que adotará para vender mais na Black Friday. Para isso, essa etapa do checklist inclui as seguintes atividades:

  • estabelecer os objetivos da sua estratégia de vendas, recursos disponíveis e canais de vendas que serão utilizados;
  • definir orçamento para ações de divulgação;
  • verificar quais canais de vendas podem ser usados para publicidade e as melhores abordagens em cada um;
  • decidir como será a decoração de vitrines (para lojas físicas) e de layout de site (para lojas on-line);
  • preparar sua franquia para a Cyber Monday, pensando em quais ofertas poderão ser trabalhadas na segunda-feira de descontos.

Semana 3: criação de estratégias omnichannel

O foco agora são as estratégias omnichannel, que consiste na integração dos canais on-line e físico de vendas e de atendimento da sua franquia. Essa preparação deve ser feita entre os dias 23 e 29 de outubro e inclui:

  • verificar os sistemas que usados pela sua loja e confirmação do funcionamento correto de todos os softwares;
  • avaliar a necessidade de contratar, ou não, pessoal extra (temporários);
  • criar um calendário de divulgação;
  • programar a veiculação dos anúncios e disparo de e-mail marketing para os clientes que já estão na sua base.

Semana 4: ajustes e detalhes

Cada vez mais perto da Black Friday, nosso checklist chega ao mês de novembro e já parte para os detalhes que precisam ser verificados. 

Por isso, entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, as tarefas que precisam ser realizadas são:

  • treinar o time de atendimento;
  • planejar as ações para melhorar a experiência dos clientes;
  • iniciar a divulgação dos descontos via WhatsApp;
  • avaliar sobre a possibilidade de entregar brindes aos compradores;
  •  ampliar o leque de formas e meios de pagamento.

Dica de leitura: “Treinamentos para franquias: por que são tão importantes?

Semana 5: início das primeiras vendas

A partir da 5° semana do checklist da Black Friday já é possível começar a lucrar com esse evento. Como? Adotando as seguintes estratégias, entre os dias 6 e 12 de novembro:

  • ativar ofertas nas lojas física e on-line;
  • promover ações de incentivo junto aos vendedores;
  • disparar vídeos com as ofertas no WhatsApp e redes sociais e programando diferentes publicações nesse canal;
  • acompanhar o comportamento dos consumidores pelos canais de venda e atendimento da sua franquia.

Semana 6: alinhamento de plano de vendas

Falta apenas uma semana para a Black Friday! Então, entre os dias 13 e 19 de novembro, o ideal é:

  • renovar as vitrines e página de abertura do site, destacando os produtos que tiveram mais saída na semana anterior;
  • avaliar a necessidade de reposição de estoque;
  • confirmar a dinâmica de parceiros logísticos, a fim de evitar gargalos nas entregas no seu e-commerce, se trabalhar dessa forma;
  • testar o funcionamento da sua loja virtual, para garantir que nenhuma venda será perdida por conta de falhas operacionais.

Semana 7: promoção de ações

E chegamos à semana da Black Friday! O objetivo agora é promover ações que estimulem as compras. Dessa forma, entre 20 e 26 de novembro, o mais interessante a se fazer é:

  • colocar nas vitrines, físicas e on-line, produtos que ainda não tiveram muita saída;
  • fazer anúncios do tipo retargeting, que são publicidades segmentadas para reengajar os consumidores;
  • definir um plantão de atendimento no dia da Black Friday;
  • definir medidas para evitar abandono de carrinho;
  • preparar as ações finais para a Cyber Monday.

Semana 8: Cyber Monday

E fechamos nosso checklist da Black Friday com a Cyber Monday que, basicamente, é a continuação da Black Friday. 

A segunda-feira de descontos tem por objetivo gerar novas vendas a partir da oferta de descontos exclusivos nos canais on-line das lojas. E a melhor forma de aproveitar essa oportunidade é:

  • fazer um balanço do que foi vendido até a sexta-feira de descontos e adotar estratégias para vender o que ficou parado;
  • verificar pendências e devoluções;
  • reorganizar e reabastecer o estoque;
  • redefinir preços e novos descontos;
  • iniciar o planejamento para o Natal.

Como otimizar a gestão financeira em datas comemorativas?

Percebeu que encerramos o checklist da Black Friday citando o planejamento para o Natal? Fizemos isso porque é fundamental você preparar corretamente sua franquia para aproveitar todas as oportunidades de vendas geradas pelas datas comemorativas, e não apenas uma ou outra.

Inclusive, você precisa considerar que, quanto mais vender, maior será seu fluxo de caixa, o que requer uma boa gestão financeira para facilitar a rotina e evitar erros que podem prejudicar seu negócio.

Quanto a isso, a F360 pode ajudar você! Nossa plataforma de gestão financeira para lojas e franquias conta com diversas soluções, a exemplo do F360 Finanças e do F360 Painel.

O F360 Finanças é um sistema de gestão multiempresas, com dashboard personalizável e sistema responsivo, com recursos como:

  • conciliação de cartões;
  • contas a pagar e a receber;
  • planejamento orçamentário;
  • e muito mais!

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Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360

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