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Empreendedorismo 20/10/2023

Como vender mais na Black Friday 2023? As 8 melhores dicas!

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Conhecer boas estratégias pode ajudar a sua empresa a vender mais na Black Friday deste ano. Afinal, as ações certas contribuem para atrair mais público e, consequentemente, gerar mais oportunidades de negócio.

Se preparar adequadamente para a época é fundamental, visto que a Black Friday é a segunda data mais importante e esperada no varejo, atrás somente do Natal. 

Criado inicialmente nos Estados Unidos, o evento promove uma série de descontos em produtos ou serviços de empresas do Brasil e do mundo.

A data é definida de acordo com o feriado de Ação de Graças (realizado nos Estados Unidos), e ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro — em 2023, será realizada no dia 24 de novembro.

Quanto à expectativa de vendas, um levantamento realizado pelo portal Gente/Globo revelou que 62% dos entrevistados, pertencentes à classe AB, afirmaram que pretendem realizar compras na Black Friday deste ano.

Em 2022, a sexta-feira de descontos foi bastante prejudicada pela Copa do Mundo, que aconteceu na mesma época. Por esse motivo, houve uma queda de 28% no faturamento total, comparado a 2021.

Todavia, neste ano não teremos outro evento simultâneo, o que tende a potencializar as vendas do período.

Pensando dessa forma, que tal algumas dicas para vender mais na Black Friday 2023? Então, siga a leitura deste artigo e confira as 8 estratégias que mais se destacam!

Como vender mais na Black Friday deste ano?

Nossa lista com dicas para vender mais na Black Friday de 2023 inclui:

  1. analise a saúde financeira do seu negócio;
  1. escolha bem os produtos que receberão desconto;
  1. crie promoções atrativas;
  1. prepare o seu estoque; 
  1. monte variados kits;
  1. valorize a experiência do cliente;
  1. treine adequadamente a equipe;
  1. invista em uma estratégia omnichannel.

A seguir, abordaremos cada dica com mais detalhes.

1- Analise a saúde financeira do seu negócio

Antes de planejar quais serão as suas estratégias para a Black Friday, é extremamente importante analisar a saúde financeira do negócio. 

Por mais que essa atitude seja necessária o ano todo, para faturar mais neste período em especial, você deve entender quais oportunidades podem ser aproveitadas. Isso pode ser feito a partir dos relatórios e dados obtidos nos últimos meses.

Na prática, é preciso analisar pontos como:

  • Qual o faturamento da loja nos últimos meses?
  • Qual o ROI (retorno sobre investimento) obtido nos últimos períodos?
  • Qual o ticket médio dos produtos vendidos? 

2- Escolha bem os produtos que receberão desconto

Outra atitude fundamental para ter sucesso e vender mais na Black Friday é definir quais produtos terão desconto. 

Na hora de planejar as melhores promoções, você deve considerar:

  • produtos que sobraram de coleções e temporadas passadas e que, se receberem descontos, terão mais chances de sair do estoque;
  • itens de desejo que estão na lista dos mais vendidos — podendo limitar a quantidade que pode ser adquirida, a fim de conseguir atender um número maior de clientes;
  • produtos diferentes, criativos e curiosos que chamem a atenção do seu público-alvo.

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Ofereça promoções exclusivas e realmente atrativas

3- Crie promoções atrativas

Provavelmente, você já deve ter ouvido a expressão “black fraude” por aí, não é mesmo?

Isso acontece porque algumas marcas caem no erro de aumentar o preço dos produtos semanas antes do evento para, na sexta-feira de descontos, comercializá-los a valores menores. Porém, saiba que essa é uma das piores ideias para Black Friday! 

Tenha em mente que o comportamento do consumidor mudou e que esse tipo de atitude pode prejudicar muito a imagem da sua empresa, tanto para esse período de vendas quanto para os próximos.

Atualmente, o cliente deixou de ser impulsivo nas compras para se tornar muito mais focado em pesquisa e análise crítica. Geralmente, o comprador se guia pela opinião de outras pessoas, sites especializados e comentários nas redes sociais. 

Para não comprometer o relacionamento com o seu público, procure se colocar no lugar dele, perguntando se a promoção que pretende fazer realmente trará valor e será atrativa.

Nem pense na hipótese de oferecer um produto de R$ 99,90 por R$ 95,90, pois isso impactará negativamente a sua marca e, para recuperar esse dano depois, não será fácil!

4- Prepare o seu estoque

Na Black Friday, a venda em escala é um dos principais fatores para o aumento da lucratividade da sua loja. 

Por esse motivo, de nada adianta adotar uma excelente estratégia e não ter estoque suficiente para dar vazão ao aumento da demanda.

Para resolver essa questão, avalie quais são os produtos com potencial de vendas e que precisam de reposição, a fim de garantir a quantidade necessária para a comercialização.

Caso tenha oportunidade, negocie antecipadamente com os fornecedores. A prática ajudará a definir preços mais competitivos e atrativos.

5- Monte variados kits

Os kits de produtos também podem ser usados como uma forma de vender mais na Black Friday. Além disso, a estratégia ajuda no giro de itens que, porventura, estejam “encalhados” no estoque. 

Entretanto, para que a abordagem dê certo, é importante identificar as oportunidades que agregam valor para o consumidor. Para isso, você pode relacionar produtos que se complementam. 

Se a sua loja vende maquiagens, por exemplo, você pode montar um kit com rímel, paleta de sombras e lápis de olho a um preço diferenciado e irresistível para o público-alvo. 

Aqui, lembre-se, ainda, de que o mais vantajoso economicamente é mesclar um campeão de vendas com mercadorias com pouco giro. 

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Tome muito cuidado para que essa estratégia para Black Friday não seja confundida com uma proposta de venda casada — que consiste em obrigar o cliente a comprar um item para adquirir outro. A prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Para evitar que a confusão ocorra, é imprescindível oferecer também os itens separadamente, dando a chance para que o consumidor adquira cada um deles individualmente, se assim preferir.

Mulher segurando sacola
Boas experiências de compra geram excelentes vendas!

6- Valorize a experiência do cliente

Atrair e convencer consumidores são passos importantes para obter bons resultados na Black Friday. Em um momento no qual a concorrência está acirrada, conquistar aqueles 5 minutos de atenção se tornou um grande desafio.

Para romper essas barreiras, você deve garantir a experiência perfeita para os seus clientes. Isso inclui desde a organização da vitrine até a entrega de um atendimento personalizado.

No caso das vendas presenciais, por exemplo, procure fazer uma decoração especial, colocando os preços promocionais em destaque e adotando outras estratégias, como:

  • criar uma playlist especial para o evento;
  • vestir a equipe com camisetas próprias para Black Friday ou algo que chame a atenção nos uniformes;
  • entregar brindes diferenciados.

Enfim, “pense fora da caixinha” e faça algo que seus concorrentes ainda não tentaram. Somente tenha cuidado para que essa criatividade seja compatível com o modelo de negócio e o perfil da marca e dos consumidores.

7- Treine adequadamente a equipe

Um bom atendimento ao cliente na Black Friday também é fundamental para alcançar bons resultados. Por esse motivo, faça um treinamento com os colaboradores dias antes do evento, destacando a estratégia adotada e os pontos fortes dos produtos em oferta. 

Apresente também opções de mercadorias que não estão com promoção, mas que têm bom valor agregado. A estratégia agrada aos clientes mais dispostos a comprar.

Caso seja possível, estenda o horário de atendimento da loja para suprir a alta demanda de público que surge nesse dia. Lembre-se apenas de dividir a equipe de forma justa para cumprir essa jornada diferenciada.

Somado a isso, avalie se, após a Black Friday, será necessário manter o horário de atendimento estendido para suprir o pós-venda. Aproveite e treine os funcionários para esse importante momento que ajuda na fidelização. 

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Para motivar ainda mais a sua equipe, outra excelente alternativa é oferecer um bônus financeiro para os colaboradores, conforme o desempenho individual ou em grupo. Entretanto, não tome essa decisão sem avaliar, com cuidado, a projeção financeira da sua empresa.

8- Invista em uma estratégia omnichannel

Já mencionamos que o comportamento de consumo está mudando, se lembra? Pois bem, para atender às expectativas desse novo cliente, uma boa alternativa é oferecer uma experiência de compra omnichannel, por meio da integração do mundo físico com o on-line. 

Você pode permitir que seus clientes façam as compras no site ou  no aplicativo, e retirem os produtos na loja física. Ou ainda, que escolham os itens preferidos presencialmente, e finalizem a compra via internet.

Estratégias como essa ajudam a aumentar sua lucratividade, pois permitem atender diferentes grupos de consumidores — a exemplo dos que não têm tempo, ou os que preferem não ir às lojas físicas.


Entenda mais neste artigo: “O que é varejo omnichannel e como aplicar no meu negócio?

🪙 Dica de ouro da F360 

Aqui vai a cereja do bolo para ter sucesso nesta data: DIVULGUE! De nada adianta oferecer descontos incríveis, treinar a equipe, preparar a loja, e não comunicar isso ao seu público-alvo.

Entre em contato com o maior número de pessoas possível e crie expectativas sobre o que será oferecido na sexta-feira de descontos. 

Você pode fazer isso por e-mail, aplicativo de troca de mensagens, SMS, redes sociais e até mesmo pelo Google Meu Negócio. Não perca essa oportunidade! 

Como ter a preparação ideal para vender mais na Black Friday?

Seguir todas as dicas pode ser um grande passo para vender mais na Black Friday. Porém, a preparação para essa data demanda cuidado e atenção.

Para que você não se esqueça de nenhum detalhe, preparamos um checklist completo, com todas as etapas a serem seguidas, semana a semana. 

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Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360

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