Conhecer boas estratégias pode ajudar a sua empresa a vender mais na Black Friday deste ano. Afinal, as ações certas contribuem para atrair mais público e, consequentemente, gerar mais oportunidades de negócio.
Se preparar adequadamente para a época é fundamental, visto que a Black Friday é a segunda data mais importante e esperada no varejo, atrás somente do Natal.
Criado inicialmente nos Estados Unidos, o evento promove uma série de descontos em produtos ou serviços de empresas do Brasil e do mundo.
A data é definida de acordo com o feriado de Ação de Graças (realizado nos Estados Unidos), e ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro — em 2024, será realizada no dia 29 de novembro.
Quanto à expectativa de vendas, um levantamento realizado pelo portal Gente/Globo revelou que 62% dos entrevistados, pertencentes à classe AB, afirmaram que pretendem realizar compras na Black Friday deste ano.
Em 2022, a sexta-feira de descontos foi bastante prejudicada pela Copa do Mundo, que aconteceu na mesma época. Por esse motivo, houve uma queda de 28% no faturamento total, comparado a 2021.
Todavia, neste ano não teremos outro evento simultâneo, o que tende a potencializar as vendas do período.
Pensando dessa forma, que tal algumas dicas para vender mais na Black Friday 2024? Então, siga a leitura deste artigo e confira as 8 estratégias que mais se destacam!
Como vender mais na Black Friday deste ano?
Nossa lista com dicas para vender mais na Black Friday de 2024 inclui:
- analise a saúde financeira do seu negócio;
- escolha bem os produtos que receberão desconto;
- crie promoções atrativas;
- prepare o seu estoque;
- monte variados kits;
- valorize a experiência do cliente;
- treine adequadamente a equipe;
- invista em uma estratégia omnichannel.
A seguir, abordaremos cada dica com mais detalhes.
1- Analise a saúde financeira do seu negócio
Antes de planejar quais serão as suas estratégias para a Black Friday, é extremamente importante analisar a saúde financeira do negócio.
Por mais que essa atitude seja necessária o ano todo, para faturar mais neste período em especial, você deve entender quais oportunidades podem ser aproveitadas. Isso pode ser feito a partir dos relatórios e dados obtidos nos últimos meses.
Na prática, é preciso analisar pontos como:
- Qual o faturamento da loja nos últimos meses?
- Qual o ROI (retorno sobre investimento) obtido nos últimos períodos?
- Qual o ticket médio dos produtos vendidos?
- Como está o seu fluxo de caixa?
2- Escolha bem os produtos que receberão desconto
Outra atitude fundamental para ter sucesso e vender mais na Black Friday é definir quais produtos terão desconto.
Na hora de planejar as melhores promoções, você deve considerar:
- produtos que sobraram de coleções e temporadas passadas e que, se receberem descontos, terão mais chances de sair do estoque;
- itens de desejo que estão na lista dos mais vendidos — podendo limitar a quantidade que pode ser adquirida, a fim de conseguir atender um número maior de clientes;
- produtos diferentes, criativos e curiosos que chamem a atenção do seu público-alvo.
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3- Crie promoções atrativas
Provavelmente, você já deve ter ouvido a expressão “black fraude” por aí, não é mesmo?
Isso acontece porque algumas marcas caem no erro de aumentar o preço dos produtos semanas antes do evento para, na sexta-feira de descontos, comercializá-los a valores menores. Porém, saiba que essa é uma das piores ideias para Black Friday!
Tenha em mente que o comportamento do consumidor mudou e que esse tipo de atitude pode prejudicar muito a imagem da sua empresa, tanto para esse período de vendas quanto para os próximos.
Atualmente, o cliente deixou de ser impulsivo nas compras para se tornar muito mais focado em pesquisa e análise crítica. Geralmente, o comprador se guia pela opinião de outras pessoas, sites especializados e comentários nas redes sociais.
Para não comprometer o relacionamento com o seu público, procure se colocar no lugar dele, perguntando se a promoção que pretende fazer realmente trará valor e será atrativa.
Nem pense na hipótese de oferecer um produto de R$ 99,90 por R$ 95,90, pois isso impactará negativamente a sua marca e, para recuperar esse dano depois, não será fácil!
4- Prepare o seu estoque
Na Black Friday, a venda em escala é um dos principais fatores para o aumento da lucratividade da sua loja.
Por esse motivo, de nada adianta adotar uma excelente estratégia e não ter estoque suficiente para dar vazão ao aumento da demanda.
Para resolver essa questão, avalie quais são os produtos com potencial de vendas e que precisam de reposição, a fim de garantir a quantidade necessária para a comercialização.
Caso tenha oportunidade, negocie antecipadamente com os fornecedores. A prática ajudará a definir preços mais competitivos e atrativos.
5- Monte variados kits
Os kits de produtos também podem ser usados como uma forma de vender mais na Black Friday. Além disso, a estratégia ajuda no giro de itens que, porventura, estejam “encalhados” no estoque.
Entretanto, para que a abordagem dê certo, é importante identificar as oportunidades que agregam valor para o consumidor. Para isso, você pode relacionar produtos que se complementam.
Se a sua loja vende maquiagens, por exemplo, você pode montar um kit com rímel, paleta de sombras e lápis de olho a um preço diferenciado e irresistível para o público-alvo.
Aqui, lembre-se, ainda, de que o mais vantajoso economicamente é mesclar um campeão de vendas com mercadorias com pouco giro.
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Tome muito cuidado para que essa estratégia para Black Friday não seja confundida com uma proposta de venda casada — que consiste em obrigar o cliente a comprar um item para adquirir outro. A prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
Para evitar que a confusão ocorra, é imprescindível oferecer também os itens separadamente, dando a chance para que o consumidor adquira cada um deles individualmente, se assim preferir.
6- Valorize a experiência do cliente
Atrair e convencer consumidores são passos importantes para obter bons resultados na Black Friday. Em um momento no qual a concorrência está acirrada, conquistar aqueles 5 minutos de atenção se tornou um grande desafio.
Para romper essas barreiras, você deve garantir a experiência perfeita para os seus clientes. Isso inclui desde a organização da vitrine até a entrega de um atendimento personalizado.
No caso das vendas presenciais, por exemplo, procure fazer uma decoração especial, colocando os preços promocionais em destaque e adotando outras estratégias, como:
- criar uma playlist especial para o evento;
- vestir a equipe com camisetas próprias para Black Friday ou algo que chame a atenção nos uniformes;
- entregar brindes diferenciados.
Enfim, “pense fora da caixinha” e faça algo que seus concorrentes ainda não tentaram. Somente tenha cuidado para que essa criatividade seja compatível com o modelo de negócio e o perfil da marca e dos consumidores.
7- Treine adequadamente a equipe
Um bom atendimento ao cliente na Black Friday também é fundamental para alcançar bons resultados. Por esse motivo, faça um treinamento com os colaboradores dias antes do evento, destacando a estratégia adotada e os pontos fortes dos produtos em oferta.
Apresente também opções de mercadorias que não estão com promoção, mas que têm bom valor agregado. A estratégia agrada aos clientes mais dispostos a comprar.
Caso seja possível, estenda o horário de atendimento da loja para suprir a alta demanda de público que surge nesse dia. Lembre-se apenas de dividir a equipe de forma justa para cumprir essa jornada diferenciada.
Somado a isso, avalie se, após a Black Friday, será necessário manter o horário de atendimento estendido para suprir o pós-venda. Aproveite e treine os funcionários para esse importante momento que ajuda na fidelização.
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Para motivar ainda mais a sua equipe, outra excelente alternativa é oferecer um bônus financeiro para os colaboradores, conforme o desempenho individual ou em grupo. Entretanto, não tome essa decisão sem avaliar, com cuidado, a projeção financeira da sua empresa.
8- Invista em uma estratégia omnichannel
Já mencionamos que o comportamento de consumo está mudando, se lembra? Pois bem, para atender às expectativas desse novo cliente, uma boa alternativa é oferecer uma experiência de compra omnichannel, por meio da integração do mundo físico com o on-line.
Você pode permitir que seus clientes façam as compras no site ou no aplicativo, e retirem os produtos na loja física. Ou ainda, que escolham os itens preferidos presencialmente, e finalizem a compra via internet.
Estratégias como essa ajudam a aumentar sua lucratividade, pois permitem atender diferentes grupos de consumidores — a exemplo dos que não têm tempo, ou os que preferem não ir às lojas físicas.
Entenda mais neste artigo: “O que é varejo omnichannel e como aplicar no meu negócio?“
🪙 Dica de ouro da F360
Aqui vai a cereja do bolo para ter sucesso nesta data: DIVULGUE! De nada adianta oferecer descontos incríveis, treinar a equipe, preparar a loja, e não comunicar isso ao seu público-alvo.
Entre em contato com o maior número de pessoas possível e crie expectativas sobre o que será oferecido na sexta-feira de descontos.
Você pode fazer isso por e-mail, aplicativo de troca de mensagens, SMS, redes sociais e até mesmo pelo Google Meu Negócio. Não perca essa oportunidade!
Como ter a preparação ideal para vender mais na Black Friday?
Seguir todas as dicas pode ser um grande passo para vender mais na Black Friday. Porém, a preparação para essa data demanda cuidado e atenção.
Para que você não se esqueça de nenhum detalhe, preparamos um checklist completo, com todas as etapas a serem seguidas, semana a semana.