ilustração com pontos de interrogação
Empreendedorismo 08/11/2022

O que esperar da Black Friday?

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A contagem regressiva para a Black Friday 2022 já começou, e as expectativas do mercado brasileiro para o varejo estão bem otimistas. Uma recente pesquisa do Google em parceria com Instituto Ipsos mostrou que 71% dos entrevistados pretendem comprar nesta data, uma alta de 29% em relação ao ano anterior.

E esse comportamento pode estar relacionado principalmente com a proximidade da Black Friday com a Copa do Mundo. Como assim?🤔

A empolgação dos brasileiros para assistir aos jogos, geralmente, impulsionam as vendas de diversos produtos e até serviços, nas mais variadas áreas, do consumo de alimentos e bebidas até a compra de televisores e smartphones. 

Um estudo sobre comportamento de consumo para o 2º semestre realizado pela Behup, em parceria com Globo, Social Miner, Opinion Box e All In, confirmou essa teoria. Nela, 56% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algum produto em razão da Copa. 

Qual será o comportamento do consumidor na Black Friday 2022?

E para aproveitar todas as oportunidades que este cenário irá motivar é preciso estar atento às perspectivas sobre o comportamento dos consumidores, principalmente em relação às intenções e fatores que interferem na sua decisão de compra. 

Os consumidores estão cada vez mais críticos e exigentes. Mais antenados e informados, geralmente, apresentam uma consciência do mercado competitivo e só efetivam compras após uma análise criteriosa, sobre o produto ou serviço que pretendem adquirir e pesquisam muito sobre a marca e o seu posicionamento. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame Aqui mostrou que 66,1% dos entrevistados estão pesquisando para acompanhar o vai-e-vem dos preços, sendo que 80% dos consumidores, já estão fazendo a pesquisa há pelo menos 3 meses.

Outro dado que merece destaque, está relacionado aos termos buscados no Google. As palavras “barato” ou “melhor”, se inverteram no ranking em comparação entre 2020 e 2022. Entre abril e junho de 2022, as pesquisas por “melhor” já superaram as buscas por “barato” em 27%, comparado aos anos anteriores, comprovando esse caráter mais seletivo do consumidor. Estas informações foram apresentadas pela própria plataforma na pesquisa realizada com o Instituto Ipsos.

Fatores decisivos para os consumidores na Black Friday 2022

Para estruturar as estratégias do seu negócio e ainda oferecer diferenciais para se destacar no mercado perante as concorrentes, é necessário conhecer também quais são os fatores decisivos para os consumidores na Black Friday 2022. 

Categorias com intenção de compra para a Black Friday 2022

E se você é varejista ou franqueado, e já está preparando uma estratégia para faturar mais na Black, observe também quais serão as principais categorias de interesse dos consumidores, segundo a mesma pesquisa da Behup.

Gráfico sobre pesquisa de consumo 2022
Pesquisa mostra categorias que serão mais procuradas na Black Friday 2022 

Com todas estas informações e expectativas sobre o mercado, pare por um instante e avalie tudo o que planejou. Veja quais pontos podem ser melhorados para chamar a atenção desse consumidor antenado e seletivo, e se quiser ver mais dicas práticas para vender + na Black Friday 2022, clique aqui!

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Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360

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