O franchisee success ou sucesso do franqueado é a estratégia-chave para os empresários melhorarem os resultados de suas unidades e para a marca franqueadora expandir seu negócio.
Esse conceito diz respeito em adotar práticas para os franqueados superarem desafios financeiros e operacionais e conquistarem seus objetivos com maior facilidade e precisão. Logo, pode ser aplicado tanto pela rede franqueadora quanto pelo próprio dono da franquia.
Quando usado na gestão de uma rede, toda a empresa desenvolve processos e projetos para garantir a satisfação dos franqueados, que, quando faturam mais, geram resultados mais expressivos à marca.
Caso seja praticado pelo franqueado, o franchisee success foca no desenvolvimento técnico e pessoal para ser um bom gestor de negócio e líder de uma equipe de alta performance.
Para aprofundar o conhecimento sobre esse assunto, continue a leitura e saiba o que é franchisee success e como aplicar essa estratégia na prática!
O que é franchisee success?
O franchisee success diz respeito ao conjunto de práticas e estratégias para priorizar o sucesso do franqueado. Sendo assim, todos os processos operacionais e administrativos são 100% focados em garantir bons resultados de cada unidade.
Essa estratégia envolve políticas e ações que colocam a satisfação do franqueado e o seu relacionamento com a franqueadora em primeiro lugar, como objetivo central de todo o negócio.
Logo, deve se tornar uma mentalidade na empresa e não apenas ter um ou outro processo focado no sucesso do franqueado. É importante lembrar que a expansão de toda a rede depende diretamente dos bons resultados de todos os parceiros.
Qual a importância do franchisee success?
O franchisee success é crucial para o crescimento sustentável e a expansão da rede e o fortalecimento da relação entre os franqueados e a franqueadora. Além disso, quando todos os donos de franquias obtêm bom desempenho, a reputação e o valor da marca no mercado tendem a subir.
Por proporcionar um acompanhamento contínuo da performance das lojas, essa estratégia permite à rede se destacar no mercado e atrair mais investidores, clientes e novos franqueados. Portanto, representa uma excelente oportunidade de crescimento para todos os envolvidos no negócio.
A importância do franchisee success pode ser dividida entre os benefícios gerados à marca franqueadora e aos seus parceiros. Confira a seguir quais são eles!
Vantagens do franchisee success para os franqueados
- Suporte da franqueadora para superar desafios operacionais.
- Melhora da gestão financeira do negócio.
- Otimização dos processos internos.
- Aumento da base de clientes.
- Maior fidelização do público.
- Mais vendas.
Vantagens do franchisee success para a rede franqueadora
- Maior satisfação e retenção de franqueados.
- Melhora dos resultados financeiros.
- Expansão da rede no mercado.
- Redução de erros na padronização das lojas.
- Atração de investidores e novos franqueados.
- Aumento da lucratividade.
Leia também: Expansão de franquias: as 6 melhores dicas de como realizar!
Como ser uma franquia de sucesso?
Para obter todos esses benefícios, é preciso entender como o franchisee success funciona na prática. Para o franqueado, essa estratégia deve ser aplicada desde o primeiro momento, ou seja, na pesquisa da franquia certa, até o acompanhamento regular do desempenho da loja.
Confira nossas dicas de como ser uma franquia de sucesso!
1 – Escolha a franquia certa
Um grande erro é escolher uma franquia olhando apenas para seu valor de investimento e retorno financeiro. É fundamental que o franqueado alinhe seus interesses pessoais e habilidades técnicas e comportamentais à marca que deseja administrar.
O que queremos dizer é que deve-se fazer uma pesquisa aprofundada das franquias disponíveis no mercado, analisando a vontade de trabalhar naquele setor e o conhecimento necessário para levar o negócio à frente.
Saiba mais em nosso artigo: Como escolher a franquia ideal e fazer um bom investimento? Aprenda!
2 – Aproveite os treinamentos da rede franqueadora
Uma das maiores vantagens de se tornar um franqueador é obter o conhecimento e o suporte de uma marca já solidificada no mercado. Porém, o franqueado precisa participar e se envolver nos treinamentos e programas de capacitação oferecidos pela rede.
E até mesmo usar o suporte da marca sempre que precisar otimizar processos, tirar dúvidas e ter outra opinião para enfrentar novos desafios.
É importante que a franqueadora também mostre aos seus franqueados que eles não estão sozinhos e são parceiros do negócio, onde a troca de conhecimentos e experiências é valiosa para o desenvolvimento de todos.
3 – Tenha um ponto comercial estratégico
As franquias de sucesso têm um ponto em comum: a localização estratégica na região. Por isso, pesquise bastante antes de definir onde será o ponto comercial da loja.
Além de contar com o suporte da franqueadora, é possível fazer pesquisas on-line e conversar com os empresários locais. Procure também dados sobre a população e conheça a demanda da região para o setor de atuação da franquia.
Não adianta ter uma loja de roupas infantis e brinquedos se a maior parte dos moradores são estudantes e solteiros, por exemplo.
4 – Faça uma boa gestão financeira
O sucesso de qualquer negócio está diretamente vinculado ao seu desempenho financeiro. Logo, é fundamental controlar os custos, o fluxo de caixa, o capital de giro, os investimentos, entre outras operações relacionadas às entradas e saídas de dinheiro.
Para isso, use um sistema de gestão financeira, como o F360 Finanças, que permite controlar as movimentações de capital de uma ou mais franquias em uma só plataforma.
Para as redes franqueadoras, o software F360 Painel possibilita gerenciar a performance de todas as unidades e identificar pontos fortes e fracos para ajudá-las a crescer por meio das práticas de franchisee success.
5 – Aplique as estratégias de marketing
No setor de franchising, o marketing fica sob responsabilidade da rede franqueadora. Entretanto, não significa que o franqueador não possa pensar em campanhas locais.
Invista no poder da internet para ampliar o alcance dos clientes. Alguns exemplos que podem ser explorados pela franquia são as redes sociais e o engajamento pelo WhatsApp.
Estratégias de franchisee success
Já para a rede de franquias aplicar o franchisee success, é preciso planejamento, execução e acompanhamento contínuo dos resultados. Afinal, o sucesso da marca depende da satisfação e do bom desempenho dos franqueados, certo?
Para ajudar, separamos algumas estratégias de franchisee success que não podem ficar de fora:
- construa um relacionamento sólido com o franqueado;
- engaje os parceiros com eventos, treinamentos e suporte eficiente;
- ofereça um atendimento rápido e eficaz;
- foque em inovação com otimização de processos e uso de tecnologia;
- use um software de gestão de franquias.
A F360 possui soluções para simplificar e transformar a gestão financeira de franquias e marcas franqueadoras.
O F360 Finanças e o F360 Painel permitem controlar todas as movimentações financeiras de diversas lojas, marcas e canais de vendas em um só local. Com recursos automatizados e personalizáveis, é possível fazer a gestão do fluxo de caixa, das contas a pagar/receber, da emissão de notas fiscais, de demonstrativos (como o DRE) e muito mais.
Agende uma demonstração gratuita e veja como o software de gestão financeira para franquias pode ser usado para aplicar o franchisee success com sabedoria!