Sabe por que os franqueadores e gestores de franquia devem aprender como engajar os franqueados? Porque são eles que garantem o sucesso da rede.
Porém, a gente sabe que é difícil manter o engajamento com todos, especialmente a longo prazo. É comum encontrar desafios, como resistência a mudanças e a novos projetos, e até mesmo pouco interesse sobre a rede.
No entanto, engajar é vital para o crescimento de uma marca. Segundo um estudo da Ingage Consulting, feito com 24 mil entrevistados e 300 franquias, os franqueados engajados obtêm lucro 3,7 vezes maior do que os não engajados.
E, afinal, o que é engajamento? Esse termo se refere ao ato de incentivar o envolvimento do franqueado com a marca franqueadora, além de motivá-lo a dar o seu melhor e participar das atividades propostas pela empresa. O famoso “vestir a camisa”.
Para conquistar esse envolvimento, é preciso, portanto, tratar o engajamento como uma operação, um processo. Para saber mais sobre o assunto, leia até o final e veja o que são engajamento interno e externo e estratégias para motivar os franqueados.
Qual a importância do engajamento em franquias?
Engajar os franqueados é primordial para atingir os resultados esperados, captar novos investidores e melhorar a fidelização do público e a reputação da marca no mercado.
E mais: quando estão satisfeitos com a rede franqueadora, se tornam embaixadores da franquia, atraindo potenciais franqueados, ajudando a rede a crescer.
Confira os benefícios e a importância do engajamento em franquias:
- expandir a rede de forma mais sustentável;
- manter a qualidade das unidades franqueadas;
- atrair e fidelizar clientes, aumentando as vendas;
- melhorar a satisfação e retenção dos franqueados;
- elevar a produtividade e o desempenho das franquias;
- estimular maior colaboração e inovação dentro da rede;
- reduzir conflitos e otimizar a comunicação;
- fortalecer a lealdade dos franqueados com a marca.
O que são engajamento interno e externo?
O engajamento, de modo geral, é classificado em interno, que diz respeito aos colaboradores, gestores e franqueados, e externo, que são os clientes, investidores e o mercado.
Entenda abaixo, em detalhes, o que são engajamento interno e externo.
Engajamento interno em franquias
O engajamento interno é o ato de motivar e envolver colaboradores e gestores da marca, assim como seus franqueados.
Para oferecer alta qualidade de atendimento aos clientes, é fundamental que todos os envolvidos estejam engajados e alinhados com a marca.
Engajamento externo em franquias
Já o engajamento externo se refere ao envolvimento de clientes, investidores, fornecedores, potenciais franqueados e parceiros da marca franqueadora. Para atingi-lo, o primeiro passo é engajar o público interno para que entregue um excelente resultado no trabalho.
Logo, o engajamento interno complementa o externo, contribuindo para a satisfação dos colaboradores e uma maior prospecção de novos franqueados.
Como engajar os franqueados da sua rede?
Existem estratégias certeiras para promover um melhor relacionamento entre as franquias e os franqueados.
Separamos a seguir as mais eficientes para você aprender a engajar os franqueados da sua rede.
1 – Tenha uma comunicação transparente e constante
A comunicação é o pilar de qualquer relacionamento. Logo, precisa ser aberta, constante e transparente. Além disso, é necessário fazer com que os franqueados se interessem pelo conteúdo.
E uma das formas é entender quais os canais preferidos por eles, como telefone, e-mail e visitas presenciais.
Além disso, é importante manter o canal aberto para os dois lados, logo, facilitar que os franqueados tirem dúvidas e peçam suporte à marca.
2 – Invista em treinamento e desenvolvimento contínuo
O engajamento é conquistado também por meio da oferta de treinamentos, workshops e programas de capacitação contínuos. E isso envolve desde o onboarding (integração) dos novos franqueados até atualizações operacionais de parceiros mais antigos.
Existem diversas possibilidades de treinamento, como:
- missão, valores e a história da marca;
- recomendações de gestão e operação;
- produtos ou serviços;
- fluxo operacional;
- atendimento ao cliente;
- gestão financeira;
- controle de estoque;
- planejamento de compras.
Lembramos que os programas podem ser oferecidos de modo on-line (a distância) ou presencial.
Aprenda mais: Treinamentos para franquias: por que são tão importantes?
3 – Ofereça um bom suporte técnico e operacional
Se os franqueados não estiverem satisfeitos com o atendimento da franqueadora, será impossível engajá-los. Sendo assim, é vital que a marca cumpra todos os compromissos combinados em contrato, além de oferecer alta qualidade em seu suporte técnico e operacional.
Além do suporte, crie materiais para apoiar as atividades dos franqueados, como os manuais de operação, treinamento inicial, apoio na compra e no controle de estoque, etc.
Uma boa maneira de aproximar a relação com os franqueados é promover visitas presenciais dos gestores de franquias a cada unidade. E não apenas para fiscalizar e garantir o cumprimento de padrões e regras, mas para ouvir o parceiro e ajudá-lo no que for preciso.
4 – Tenha um programa de incentivos e recompensas
Qual profissional não gosta de se sentir reconhecido e valorizado? Porém, não basta elogiar e dar “tapinha nas costas”. Mostre na prática quanto cada franqueado é importante para seu negócio.
Crie um programa de incentivo para premiar os franqueados com melhor desempenho e outras premiações que estimulam a todos a alcançarem melhores resultados.
Outra dica é desenvolver um sistema de gamificação para cada um executar bem o seu trabalho, atingir metas e ser recompensado por isso.
5 – Envolva os franqueados na tomada de decisão
Para realmente se sentir importante e valorizado, é fundamental que os franqueados sejam ouvidos pelo negócio e contribuam com suas percepções em decisões estratégicas.
Algumas dicas para envolvê-los na tomada de decisão são: apresente o problema, compartilhe as soluções pensadas e os resultados desejados. Depois, peça a opinião para entender o impacto da ação no trabalho de todos os franqueados da marca.
6 – Estimule uma comunidade colaborativa
Para engajar, é preciso unir. E nada melhor do que criar eventos para franqueados, como convenções da marca para todos se conhecerem e compartilharem experiências e momentos durante alguns dias juntos.
Além disso, é possível fazer eventos locais ou criar fóruns da empresa para que todos se relacionem digitalmente.
7 – Meça o engajamento
Bem, depois de aplicar diversas práticas é necessário verificar se as estratégias e ações foram efetivas. Logo, medir o engajamento é vital para entender, por exemplo, quais canais de comunicação são mais usados, a taxa de resposta para determinados conteúdos, a taxa de presença em eventos on-line ou presenciais etc.
Não se esqueça de enviar pesquisas de satisfação internas periodicamente para receber feedbacks e identificar pontos de melhorias e oportunidades de envolver ainda mais os franqueados.
Como aumentar a produtividade da rede de franquias?
Para aumentar a produtividade da rede de franquias, conte com todo o suporte, a rapidez e a precisão da tecnologia. Invista, por exemplo, em:
- plataformas de comunicação e colaboração;
- sistemas de gestão de aprendizado (LMS) para treinamentos on-line;
- software de CRM para gerenciar o relacionamento com os franqueados;
- ferramentas de pesquisas e feedbacks para avaliar a satisfação interna.
Além disso, destacamos a importância de utilizar um bom sistema de gestão de franquias, que centraliza em uma só plataforma os indicadores financeiros de cada franqueado, possibilitando que a marca ofereça suporte e treinamentos específicos.
O F360 Painel é um sistema de gestão para a franqueadora avaliar os resultados de forma integrada, escolhendo quais indicadores são mais relevantes para acompanhar.
Entre seus principais recursos, estão:
- criação de Clusters, que organizam grupos de lojas conforme setor, localização, público, faturamento, consultor responsável, modelo de negócio etc;
- padrão para a elaboração da DRE (demonstrativo de resultados) e DFC (demonstrativo de fluxo de caixa);
- identificação de novas possibilidades para aumentar a lucratividade da rede;
- análises financeiras para ajudar na resolução de problemas do franqueados;
- e muito mais!
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