atendente na frente do caixa de uma cafeteria, sorrindo
Franquias 12/02/2025

Sistema para franquias de alimentação: como escolher o melhor

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Investir em um sistema para franquias de alimentação é como contratar um forte aliado para coletar, integrar, centralizar e analisar dados das vendas e finanças dos negócios de forma ágil e eficiente.

Em meio à alta concorrência entre lojas, bares e restaurantes, usar a tecnologia a seu favor cria uma enorme vantagem competitiva em um segmento que não para de expandir.

O setor alimentício foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do franchising no segundo trimestre de 2024. O relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontou que, em relação ao mesmo período de 2023, o segmento aumentou em 16,4% o faturamento e 4,8% a quantidade de operações no país.

Sem falar que o setor de alimentação é um dos três principais segmentos que impulsionam a expansão internacional de franquias brasileiras, conforme a pesquisa da ABF.

Porém, para ter sucesso, você precisa escolher o software de gestão ideal e com recursos que atendam às necessidades da rotina operacional da rede. Aproveite este texto e aprenda como escolher e implementar um sistema de gestão para restaurantes e bares. Acompanhe!

Principais aprendizados deste artigo

  • Investir em um sistema de gestão para franquias de alimentação permite coletar e analisar dados de vendas e finanças de maneira ágil e ter uma vantagem competitiva significativa em um setor em expansão.
  • Um bom software melhora a tomada de decisões ao centralizar dados, garante a conformidade operacional entre as unidades, otimiza recursos e permite a escalabilidade do negócio ao integrar operações.
  • Ao selecionar um sistema de gestão, é essencial analisar as necessidades da rede, avaliar a escalabilidade, verificar a facilidade de uso, priorizar suporte técnico e considerar a integração com outras plataformas já utilizadas.
  • O sistema para franquias de alimentação ideal deve incluir funcionalidades como criação de clusters, padronização de relatórios financeiros, gestão do plano de contas e suporte ao acompanhamento da saúde financeira, além de recursos para franqueados, como controle de fluxo de caixa e conciliação de pagamentos.

O que é sistema para franquias de alimentação?

O sistema para franquias de alimentação é um software de gestão com tecnologias avançadas que coletam, integram e centralizam dados sobre todas as unidades do restaurante e permitem gerenciar a rede de forma eficiente e em tempo real.

Os recursos automatizados acompanham a rotina operacional do negócio. Afinal, bares e restaurantes têm particularidades diferentes de uma loja de roupas, por exemplo. Os meios de pagamento incluem, além de dinheiro, Pix e cartão, os vouchers, como iFood, Rappi, Sodexo, Alelo, Ticket e VR.

Logo, ter um sistema que integre todas as formas de pagamento, os pontos de vendas e os adquirentes de cartão é essencial para fazer uma boa gestão da franquia de alimentação.

Quais os benefícios de sistemas para franquias?

Os principais benefícios de sistemas para franquias são manter a padronização operacional da rede, ajudar os franqueados a melhorarem seus resultados, acompanhar a situação financeira de todas as unidades e tomar decisões embasadas em dados confiáveis.

Separamos abaixo as principais vantagens de implementar um sistema de gestão para franquias no seu bar ou restaurante.

Melhora a tomada de decisão

A centralização dos dados em uma só plataforma é a chave para melhorar a tomada de decisão da franqueadora. Afinal, em poucos cliques, o gestor acessa informações vitais para o gerenciamento das unidades, como vendas, custos e desempenho financeiro.

Sem falar na possibilidade de gerar relatórios e demonstrativos financeiros em poucos segundos para avaliar indicadores de desempenho.

Ter uma visão abrangente do negócio colabora diretamente para a franqueadora ajudar o franqueado a otimizar os resultados e até realizar mudanças em toda a rede, como ajuste de precificação, mudança no cardápio e lançamento de novos pratos.

Garante a conformidade operacional

Para uma franqueadora prosperar, é necessário criar um padrão operacional para todos os franqueados seguirem e, assim, manterem a qualidade e consistência de produtos e serviços da marca, seja qual for a unidade e a região onde está localizada.

Só que para dar certo, a rede deve monitorar se os parceiros seguem os padrões estabelecidos em contrato. E o sistema de gestão permite uniformizar as operações e os formatos de documentos comerciais e financeiros, como receitas, emissão de notas e compras com fornecedores.

Otimiza recursos 

A rede não precisa usar várias planilhas ou softwares diferentes para acessar o desempenho de suas franquias. O sistema de gestão tem recursos integrados e pode se conectar a outras plataformas, como adquirentes, pontos de vendas e Secretaria da Fazenda da sua região.

E a economia de recursos não para por aí. Afinal, a marca eleva sua produtividade, melhora a eficiência operacional de gestão de seus franqueados e reduz erros e falhas, que geralmente levam a prejuízos e retrabalhos.

Permite escalar o negócio

Os sistemas multiempresas para franquias de alimentação são perfeitos para a rede escalar o negócio de forma organizada e rápida. Quando o franqueado inicia suas operações pelo mesmo software já o integra ao sistema da franqueadora. Ótimo, não é mesmo?

Ao conectar todas as unidades franqueadas em uma única plataforma, a franqueadora mantém os padrões operacionais consistentes, facilita a expansão e garante que cada nova franquia siga os mesmos processos.

Além disso, a integração centralizada simplifica a coleta de dados, a gestão de estoque e a análise de desempenho de todos os restaurantes, o que resulta em decisões mais estratégicas e na ampliação do sucesso da marca.

Leia também: Grab and go: tendência do setor food para vender mais

Escolha do software para franquias de alimentação: como fazer?

Agora que você já conhece os benefícios de investir em um sistema de gestão, entenda como funciona o processo de escolha do software para franquias de alimentação ideal.

Analise as necessidades da sua rede

Antes de escolher o software ideal, é crucial entender as necessidades específicas da sua franquia de alimentação.

Mapeie os processos e avalie os pontos críticos de gestão que precisam de melhorias, como gestão financeira, pedidos on-line ou por aplicativos de delivery, controle das vendas, redução de custos, relacionamento com clientes ou suporte aos franqueados.

Redes com múltiplas unidades podem usar uma solução que permite acompanhar todas as operações em tempo real, otimizar custos e aumentar a eficiência operacional.

Avalie a escalabilidade do software

Certifique-se de que o sistema tenha capacidade de acompanhar o crescimento da rede, com possibilidade de adicionar novas unidades sem comprometer a eficiência das operações.

Um software escalável facilita centralizar o gerenciamento e evita a necessidade de trocar de plataforma conforme a franquia expande.

Verifique a facilidade de uso

É essencial escolher um software intuitivo e fácil de usar, tanto para a equipe da franqueadora quanto para os franqueados e seus colaboradores. Um sistema com uma interface simples reduz a curva de aprendizado, minimiza erros operacionais e agiliza a transição para o novo processo.

Quanto mais acessível o software, menor será o tempo e o custo com treinamentos.

Priorize o suporte técnico

Um bom suporte técnico é fundamental para garantir que o sistema funcione sem interrupções. Ao escolher o software, verifique a qualidade e a disponibilidade do suporte do fornecedor.

Prefira empresas que têm atendimento rápido, em horários compatíveis com as operações da franquia, e por canais de comunicação variados, como telefone, chat, WhatsApp ou e-mail.

Considere a integração com outras plataformas

Para maximizar a eficiência operacional, o software para franquias de alimentação deve ser capaz de se integrar a outras plataformas já utilizadas pela marca.

Verifique se o sistema é compatível com sistemas de pagamento, adquirentes, pontos de vendas, delivery e estoque, por exemplo. A integração entre plataformas evita a duplicidade de tarefas e oferece uma visão centralizada de todas as operações.

Leia também: Conciliação de apps de delivery: benefícios, como fazer e mais!

Compare funcionalidades e custos

Antes de fechar contrato, compare as funcionalidades do sistema de gestão para restaurantes.

Priorize softwares que incluem recursos essenciais para seu negócio, como controle financeiro, emissão de relatórios e demonstrativos em tempo real e monitoramento de vendas. Avalie também o custo-benefício de cada opção e alinhe o orçamento da franqueadora com o investimento.

Consulte avaliações de outras franqueadoras

Entre em contato com outras franquias que utilizam o sistema em análise. Saber a opinião de redes que já usam a solução pode fornecer insights valiosos sobre a experiência prática com o software e ajudar a tomar uma decisão mais segura.

Pergunte sobre a satisfação com o desempenho, suporte e os resultados obtidos com o sistema.

Principais recursos de um sistema de gestão para franquias de alimentação

Os principais recursos de um sistema de gestão para franquias de alimentação incluem criação de clusters, padronização de demonstrativos e relatórios, acompanhamento da saúde financeira e recursos para os franqueados, como controle do fluxo de caixa, conciliação de pagamentos e acompanhamento da performance da unidade.

Ao escolher um sistema de gestão para sua rede de franquias, é fundamental garantir funcionalidades automatizadas que proporcionem controle eficiente e informações estratégicas para a franqueadora e os franqueados.

Veja os principais recursos que fazem a diferença no desempenho da sua rede.

Criação de Clusters

O sistema ideal para franquias de alimentação precisa oferecer a funcionalidade de criar clusters, ou seja, segmentar grupos de lojas conforme o setor, localização, público, faturamento, consultor responsável e modelo de negócio.

Padronização de demonstrativos financeiros

A padronização da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) é um recurso essencial para gerenciar as franquias.

Com relatórios financeiros uniformes, a franqueadora acompanha de forma clara e precisa a performance de cada unidade e garante uma visão unificada da saúde financeira da rede.

Gestão do plano de contas

A gestão do plano de contas automatiza a padronização contábil em todas as unidades da franquia e ainda otimiza a criação de relatórios, facilita comparar resultados e mantém a consistência financeira entre franqueadora e franqueados.

Acompanhamento da saúde financeira

O sistema deve incluir suporte estratégico para permitir que a rede franqueadora monitore a saúde financeira das operações antecipadamente.

Esse recurso inclui acompanhar de perto os indicadores das unidades para ajudar a franqueadora a intervir preventivamente, reduzir o risco de inadimplência e oferecer suporte ao franqueado antes de a situação se agravar.

Recursos para os franqueados

Para a franqueadora gerenciar o desempenho financeiro de suas unidades, seus franqueados precisam utilizar o mesmo software para integrar todos os dados automaticamente.

Logo, quando a rede implementa um software de gestão, estimula seus parceiros a fazerem o mesmo e aproveitarem os benefícios da tecnologia para gestão de restaurantes.

Para os franqueados, o sistema deve incluir funcionalidades essenciais que simplificam a rotina operacional, como:

  • controle do fluxo de caixa: facilita o gerenciamento das entradas e saídas financeiras e permite uma visão detalhada da saúde financeira do restaurante;
  • contas a pagar/receber e emissão de notas fiscais: automatiza a gestão financeira, simplifica a administração de compromissos financeiros e a emissão de documentos fiscais;
  • integração com PDVs e adquirentes de cartão: centraliza as transações de todos os meios de pagamento e facilita a conciliação financeira;
  • projeção de receitas e despesas: permite planejar o futuro financeiro da unidade, ao ajudar a criar um planejamento de orçamento e metas realistas para o restaurante;
  • conciliação bancária, de cartão e de vouchers: o sistema de gestão para franquias de alimentação deve ter o recurso automatizado de conciliação bancária, de cartões e vouchers, como iFood, VR e Rappi.

Como implementar a tecnologia para gestão de restaurantes?

A implementação de um sistema de gestão em uma franquia de alimentação requer planejamento estratégico para garantir eficiência e benefícios. Descubra os passos necessários para essa transição.

Prepare a franquia para a transição

Faça um diagnóstico inicial para identificar áreas que precisam de melhorias. Além disso, crie um cronograma de implementação e alinhe expectativas com os franqueados e a equipe da sua rede ao destacar os benefícios da transição.

Treine as equipes e os franqueados

Capacite a equipe de gestão e os franqueados e seus colaboradores para aprenderem a usar todas as funcionalidades do sistema.

Maximize os benefícios do sistema

Automatize processos e centralize informações da franquia para garantir a atualização constante dos dados. A finalidade é usar ao máximo os recursos do sistema para otimizar a gestão e os resultados dos franqueados e da franqueadora.

Acompanhe e monitore os resultados

Monitore métricas essenciais, como rentabilidade, redução de custos e ROI (retorno sobre o investimento).

Lembre também de aproveitar os relatórios e demonstrativos padronizados para avaliar vendas e performance geral e ajustar estratégias conforme necessário.

F360 Painel: automação de franquias de alimentação 

O F360 Painel é o sistema para franquias de alimentação ideal, pois oferece personalização para adaptar os recursos automatizados conforme as suas necessidades e o modelo de negócio.

Além da criação de clusters, disponibiliza padrão para a elaboração do DRE (demonstrativo de resultados) e do DFC (demonstrativo de fluxo de caixa), gestão das contas, acompanhamento das vendas e muito mais!

O sistema de gestão para franqueados é o F360 Finanças, que se integra a mais de 500 PDVs e 150 adquirentes e possibilita controlar o fluxo de caixa e as contas a pagar/receber, fazer conciliação bancária, de cartões e vouchers, entre outras funcionalidades, como criar relatórios e demonstrativos.

Use o F360 Painel para melhorar a gestão de suas franquias de alimentação! Agende uma demonstração gratuita e veja como funciona na prática.

FAQ

O que é sistema para franquias de alimentação?

O sistema para franquias de alimentação é um software de gestão que centraliza, integra e analisa dados de todas as unidades de forma eficiente e em tempo real, além de automatizar processos e se adaptar às particularidades do setor, como diferentes meios de pagamento e operações de restaurantes e bares.

Quais as vantagens do sistema para franquias de alimentação?

Entre as principais vantagens, estão a melhora na tomada de decisões por meio da centralização de dados, a garantia da conformidade operacional em todas as unidades, a otimização de recursos e a capacidade de escalar a operação de forma eficiente para manter os padrões e aumentar a produtividade.

Como escolher um software para franquias de alimentação?

É essencial avaliar as necessidades da rede, a escalabilidade, a facilidade de uso e o suporte técnico do software. Verifique também a integração com sistemas existentes e compare funcionalidades e custos. A plataforma deve facilitar a gestão financeira, gerar relatórios em tempo real e manter a consistência entre as operações.

Quais os principais recursos de um sistema para franquias de alimentação?

Os principais recursos incluem criação de clusters, padronização de relatórios e demonstrativos, gestão do plano de contas e acompanhamento da saúde financeira. Para franqueados, devem ter controle de fluxo de caixa, conciliação de pagamentos, integração com PDVs e projeção de receitas e despesas.

Como gerenciar uma rede de franquias de alimentação?

Para gerenciar uma rede de franquias de alimentação, é crucial implementar um sistema de gestão eficiente, preparar a franquia para a transição tecnológica, treinar as equipes e monitorar continuamente as métricas de desempenho. O acompanhamento dos relatórios e dados auxilia a análise de vendas para fazer ajustes estratégicos.

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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