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Franquias 03/07/2024

PDV omnichannel: adote e melhore a jornada dos seus clientes!

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O PDV omnichannel é o nome dado à estratégia que mistura formas de venda presencial e virtual na mesma jornada. O objetivo é integrar todos os canais do negócio e, com isso, entregar aos clientes experiências de compras mais fluidas, dinâmicas, personalizadas e livres de interrupções.

Para esse conceito ficar mais claro, pense em como funciona o varejo físico tradicional. Nele, tudo acontece em uma única loja, certo?

Isto é, o cliente entra, escolhe o produto, paga e leva-o para casa no mesmo instante. Porém, se  precisar trocar ou devolver a mercadoria, precisará retornar ao mesmo local da venda e fazer esse processo presencialmente.

Considerando que as pessoas buscam cada vez mais comodidade e praticidade para as suas rotinas, essa dinâmica já não é mais tão interessante, concorda?

Já a estratégia omnichannel no varejo vai muito além e, por isso, ajuda a deixar os clientes muito mais satisfeitos.

Ao trabalhar dessa maneira, você permite que seus consumidores comprem no seu site e retirem o produto na loja física, por exemplo. Inclusive, considerando apenas as vendas presenciais, também há muitas possibilidades que podem ser exploradas nesse contexto.

Descubra agora quais são!

O que é PDV omnichannel?

Trata-se da união de canais de venda presenciais e on-line, de modo que o comprador possa transitar  entre um e outro sem comprometer sua jornada. No caso, estamos nos referindo a pontos de venda, como lojas físicas, sites, aplicativos, redes sociais, entre vários outros.

A ideia é dar ao cliente a chance de escolher o melhor local de compra de acordo com suas necessidades e preferências do momento. Inclusive, é importante você saber que as pessoas esperam que os varejistas ofereçam isso a elas.

Segundo uma pesquisa do Opinion Box feita com mais de 2 mil entrevistados, 77% das pessoas afirmaram que já compraram em mais de um canal de uma mesma loja. Isso comprova que, se o seu negócio não tiver essa flexibilidade, pode perder diversas oportunidades de venda — e de faturamento.

E tem mais dados que mostram porque a implementação de PDV omnichannel em franquias de varejo é tão importante:

  • 70% dos participantes acreditam que não são todos os produtos podem ser comprados pela internet, o que torna a aquisição nas lojas físicas melhor;
  • 66% preferem ver e tocar as mercadorias antes de tomar a decisão de compra, por isso, optam pelas compras presenciais.

Novamente, essas preferências confirmam que sua loja precisa estar onde os clientes estão!

Dica de leitura: “7 estratégias de vendas on-line para sua franquia

Como funciona o PDV omnichannel? 7 tipos

Basicamente, essa dinâmica funciona integrando canais de venda físicos e on-line. Porém, dentro desse cenário, existem vários tipos de PDV omnichannel que podem ser adotados. Entre as diversas opções, você pode permitir que seu cliente:

  1. compre em uma loja física da rede e retire o produto em outra: essa estratégia é bastante válida quando o item que o comprador quer não está disponível no estoque da primeira unidade para retirada imediata;
  2. compre em uma loja física e retire na outra, em outro dia: também interessante para situações como a anterior;
  3. compre presencialmente e receba o produto em casa: essa prática atende bem pessoas que preferem ver e tocar as mercadorias, conforme comentado na pesquisa que citamos;
  4. compre via site, aplicativo ou rede social e retire na loja: essa estratégia é chamada Click & Collect, e ajuda o cliente a economizar com frete e a ter o item em mãos em menos tempo;
  5. compre on-line e recebe pela loja: nesse caso, o envio do produto não passa por centros de distribuição; 
  6. compre em uma das unidades físicas da rede de franquias, mas faça troca ou devolução em outra: deixando esse fluxo muito mais prático para o cliente, que pode escolher uma loja mais próxima de casa ou do trabalho, por exemplo;
  7. compre pela internet e realize a troca ou devolução em qualquer loja física da rede: dando ao comprador a chance de provar ou testar os produtos.

Não deixe de ler: “O que são e como funcionam as microfranquias? Elas são mais baratas?

Como ter um PDV omnichannel?

Para ter Ponto de Venda omnichannel, é essencial que tudo seja integrado e funcione como um único canal de vendas, independentemente de ser on-line ou presencial.

A melhor forma de chegar nesse formato é:

  • garantindo a mesma oferta de produtos, incluindo os mesmos preços, promoções e descontos;
  • adotando o conceito de prateleira infinita, que é a junção de todos os estoques;
  • padronizando o atendimento, que já é uma prática essencial no ramo de franquias;
  • implementando tecnologias facilitadoras para PDV integrado, como ERPs e sistema financeiro multiempresas.

5 benefícios do PDV omnichannel na gestão financeira

Por falar na parte financeira, a omnicanalidade também traz diversas vantagens para o gerenciamento do dinheiro da sua loja. Alguns dos pontos positivos que mais se destacam são:

  1. visão global das vendas: abrangendo todos os canais e permitindo identificar quais estão dando mais lucros;
  2. controle de estoque aprimorado: evitando abastecimentos desnecessários que geram gastos extras, ou em quantidades menores que o necessário que levam a perda de vendas;
  3. centralização de dados: essencial para tomadas de decisões financeiras mais precisas e seguras;
  4. potencial para aumentar as vendas: decorrente da melhora da experiência do cliente com a entrega de jornadas de compras mais fluidas e alinhadas com as preferências do seu público-alvo;
  5. integração de diferentes sistemas: que contribui para o acompanhamento mais pontual das entradas de valores e de diferentes meios e formas de pagamento.

Como deve ser a implementação de PDV omnichannel em franquias?

Achou tudo isso interessante e quer levar esse conceito para o seu negócio? Então, veja quatro pontos que não podem ficar de fora do seu processo de implementação:

  • pense em estratégias para unificação de experiências de compra compatíveis com as necessidades e preferências dos seus clientes;
  • comece integrando os pontos de venda aos poucos e fazendo testar para ver se estão funcionando como o planejamento;
  • treine adequadamente as equipes para atuarem igual e prestarem o mesmo atendimento em todos os canais de venda;
  • resolva os desafios na adoção do PDV omnichannel com o uso de tecnologia apropriada.

Com essa última questão, nós podemos te ajudar! Conheça o F360 Finanças, sistema de gestão financeira multiempresas.

O F360 Finanças conta com um dashboard personalizável e software responsivo. Com ele, você consegue gerenciar o controle financeiro de várias lojas e canais de vendas em um mesmo sistema.

As funcionalidades disponíveis nesse sistema são:

  • conciliação de cartões;
  • fluxo de caixa;
  • contas a pagar e a receber;
  • DRE;
  • planejamento orçamentário;
  • conciliação com vouchers;
  • integração com PDV e adquirentes;
  • conciliação bancária.

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Escrito por:

Maurício Galhardo

Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!