O PDV omnichannel é o nome dado à estratégia que mistura formas de venda presencial e virtual na mesma jornada. O objetivo é integrar todos os canais do negócio e, com isso, entregar aos clientes experiências de compras mais fluidas, dinâmicas, personalizadas e livres de interrupções.
Para esse conceito ficar mais claro, pense em como funciona o varejo físico tradicional. Nele, tudo acontece em uma única loja, certo?
Isto é, o cliente entra, escolhe o produto, paga e leva-o para casa no mesmo instante. Porém, se precisar trocar ou devolver a mercadoria, precisará retornar ao mesmo local da venda e fazer esse processo presencialmente.
Considerando que as pessoas buscam cada vez mais comodidade e praticidade para as suas rotinas, essa dinâmica já não é mais tão interessante, concorda?
Já a estratégia omnichannel no varejo vai muito além e, por isso, ajuda a deixar os clientes muito mais satisfeitos.
Ao trabalhar dessa maneira, você permite que seus consumidores comprem no seu site e retirem o produto na loja física, por exemplo. Inclusive, considerando apenas as vendas presenciais, também há muitas possibilidades que podem ser exploradas nesse contexto.
Descubra agora quais são!
O que é PDV omnichannel?
Trata-se da união de canais de venda presenciais e on-line, de modo que o comprador possa transitar entre um e outro sem comprometer sua jornada. No caso, estamos nos referindo a pontos de venda, como lojas físicas, sites, aplicativos, redes sociais, entre vários outros.
A ideia é dar ao cliente a chance de escolher o melhor local de compra de acordo com suas necessidades e preferências do momento. Inclusive, é importante você saber que as pessoas esperam que os varejistas ofereçam isso a elas.
Segundo uma pesquisa do Opinion Box feita com mais de 2 mil entrevistados, 77% das pessoas afirmaram que já compraram em mais de um canal de uma mesma loja. Isso comprova que, se o seu negócio não tiver essa flexibilidade, pode perder diversas oportunidades de venda — e de faturamento.
E tem mais dados que mostram porque a implementação de PDV omnichannel em franquias de varejo é tão importante:
- 70% dos participantes acreditam que não são todos os produtos podem ser comprados pela internet, o que torna a aquisição nas lojas físicas melhor;
- 66% preferem ver e tocar as mercadorias antes de tomar a decisão de compra, por isso, optam pelas compras presenciais.
Novamente, essas preferências confirmam que sua loja precisa estar onde os clientes estão!
Dica de leitura: “7 estratégias de vendas on-line para sua franquia“
Como funciona o PDV omnichannel? 7 tipos
Basicamente, essa dinâmica funciona integrando canais de venda físicos e on-line. Porém, dentro desse cenário, existem vários tipos de PDV omnichannel que podem ser adotados. Entre as diversas opções, você pode permitir que seu cliente:
- compre em uma loja física da rede e retire o produto em outra: essa estratégia é bastante válida quando o item que o comprador quer não está disponível no estoque da primeira unidade para retirada imediata;
- compre em uma loja física e retire na outra, em outro dia: também interessante para situações como a anterior;
- compre presencialmente e receba o produto em casa: essa prática atende bem pessoas que preferem ver e tocar as mercadorias, conforme comentado na pesquisa que citamos;
- compre via site, aplicativo ou rede social e retire na loja: essa estratégia é chamada Click & Collect, e ajuda o cliente a economizar com frete e a ter o item em mãos em menos tempo;
- compre on-line e recebe pela loja: nesse caso, o envio do produto não passa por centros de distribuição;
- compre em uma das unidades físicas da rede de franquias, mas faça troca ou devolução em outra: deixando esse fluxo muito mais prático para o cliente, que pode escolher uma loja mais próxima de casa ou do trabalho, por exemplo;
- compre pela internet e realize a troca ou devolução em qualquer loja física da rede: dando ao comprador a chance de provar ou testar os produtos.
Não deixe de ler: “O que são e como funcionam as microfranquias? Elas são mais baratas?“
Como ter um PDV omnichannel?
Para ter Ponto de Venda omnichannel, é essencial que tudo seja integrado e funcione como um único canal de vendas, independentemente de ser on-line ou presencial.
A melhor forma de chegar nesse formato é:
- garantindo a mesma oferta de produtos, incluindo os mesmos preços, promoções e descontos;
- adotando o conceito de prateleira infinita, que é a junção de todos os estoques;
- padronizando o atendimento, que já é uma prática essencial no ramo de franquias;
- implementando tecnologias facilitadoras para PDV integrado, como ERPs e sistema financeiro multiempresas.
5 benefícios do PDV omnichannel na gestão financeira
Por falar na parte financeira, a omnicanalidade também traz diversas vantagens para o gerenciamento do dinheiro da sua loja. Alguns dos pontos positivos que mais se destacam são:
- visão global das vendas: abrangendo todos os canais e permitindo identificar quais estão dando mais lucros;
- controle de estoque aprimorado: evitando abastecimentos desnecessários que geram gastos extras, ou em quantidades menores que o necessário que levam a perda de vendas;
- centralização de dados: essencial para tomadas de decisões financeiras mais precisas e seguras;
- potencial para aumentar as vendas: decorrente da melhora da experiência do cliente com a entrega de jornadas de compras mais fluidas e alinhadas com as preferências do seu público-alvo;
- integração de diferentes sistemas: que contribui para o acompanhamento mais pontual das entradas de valores e de diferentes meios e formas de pagamento.
Como deve ser a implementação de PDV omnichannel em franquias?
Achou tudo isso interessante e quer levar esse conceito para o seu negócio? Então, veja quatro pontos que não podem ficar de fora do seu processo de implementação:
- pense em estratégias para unificação de experiências de compra compatíveis com as necessidades e preferências dos seus clientes;
- comece integrando os pontos de venda aos poucos e fazendo testar para ver se estão funcionando como o planejamento;
- treine adequadamente as equipes para atuarem igual e prestarem o mesmo atendimento em todos os canais de venda;
- resolva os desafios na adoção do PDV omnichannel com o uso de tecnologia apropriada.
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- DRE;
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