O pagamento recorrente é um modelo de cobrança automática e periódica que acontece na frequência acertada entre quem vende e quem compra. A operadora do meio de pagamento escolhido pelo cliente debita o valor nas datas acordadas sem que ele precise realizar outras ações após aprovar a operação.
Um negócio que trabalha com a entrega mensal de marmitas fitness ou um clube de assinatura de cosméticos, por exemplo, em vez de gerar cobranças a cada 30 dias e enviar para os clientes, realiza esse processo automaticamente.
Aqui, já dá para ter uma boa ideia dos benefícios do pagamento recorrente, não é mesmo? Facilidade de recebimento, diminuição da taxa de inadimplência e comodidade para os consumidores são apenas alguns.
Siga a leitura e confira outras vantagens da cobrança recorrente para a sua loja e para os seus clientes!
Principais aprendizados
- Trabalhar com cobrança recorrente é uma ótima forma de melhorar a gestão financeira no varejo, pois todo o processo de recebimento de valores acontece automaticamente e ajuda a evitar inadimplência.
- O Pix Recorrente é uma das opções de meios de pagamento desse modelo de cobrança. Outros exemplos são o cartão de crédito e o débito em conta.
- Entre os benefícios do pagamento recorrente estão aumentar o fluxo de clientes na loja, o faturamento, a taxa de atração e de fidelização e melhorar a previsão de receita.
- Contar com um bom sistema de contas a receber é essencial para controlar o fluxo financeiro, realizar a conciliação de cartões e otimizar a gestão do seu negócio.
O que é e como funciona o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é uma forma de cobrança periódica que acontece no meio de pagamento escolhido pelo cliente, desde que o negócio ofereça essa opção para os compradores. O intervalo da transferência também é acertado entre as partes e pode ser mensal, trimestral ou em outra frequência interessante para ambos.
Esse modelo de cobrança recorrente é automático. Isto é, uma vez que o cliente autoriza o banco ou a operadora de cartão a fazer os pagamentos, não precisa realizar mais nenhuma ação.
Assim, durante a validade do acordo comercial, há a transferência do valor do comprador para o recebedor por meios de pagamento como:
- débito automático em conta;
- cartão de crédito;
- Pix Automático.
Quais os principais benefícios do pagamento recorrente?
Os principais benefícios do pagamento recorrente para quem vende são:
- redução da taxa de inadimplência;
- previsibilidade de receita;
- automação de pagamentos;
- aprimoramento da gestão financeira;
- ampliação do poder de atração de clientes;
- crescimento da taxa de fidelização;
- melhor controle do fluxo de caixa;
- otimização de processos de gestão de assinaturas;
- facilidade para a escalabilidade do negócio;
- possibilidade de personalizar os planos de vendas;
- aumento do nível de satisfação dos clientes.
Do lado de quem compra, a cobrança recorrente também é extremamente vantajosa, pois:
- é uma forma de pagamento prática e simples de contratar — geralmente, só precisa de alguns cliques no aplicativo bancário para autorizar;
- evita esquecimentos e de ter que pagar multas e juros por essa falha;
- não compromete o limite do cartão de crédito.
Dica de leitura: “Relacionamento com o cliente: como diferenciar a sua franquia?”
![cliente pagando compra com o relógio](https://f360.com.br/wp-content/uploads/2024/12/pagamento-recorrente-1.jpg)
Quais modelos de negócio se beneficiam com o pagamento recorrente?
Todos os modelos de negócio que trabalham com oferta periódica de um produto ou serviço e gestão de assinaturas se beneficiam das cobranças recorrentes.
Alguns bons exemplos são as franquias que atuam nestes setores:
- educação: escolas, faculdades e universidades;
- saúde: academias, espaços de cuidado com o corpo e com a mente;
- streaming: música, vídeo, filmes e jogos;
- alimentos: marmitas personalizadas, vinhos;
- clubes de assinatura: livros, cosméticos, alimentos humanos e para pets;
- serviços terceirizados: limpeza e segurança.
Sobre modelos de negócios, leia o artigo: “Como escolher a franquia ideal e fazer um bom investimento? Aprenda!”
Como implementar um sistema de cobrança recorrente?
De maneira geral, o passo a passo para a implementação de pagamento recorrente é:
- identificar quais produtos/serviços podem ser cobrados dessa forma;
- definir os planos e preços;
- escolher e contratar um provedor de cobrança recorrente;
- definir regras e políticas;
- treinar os times;
- divulgar a nova opção aos clientes;
- adotar ferramentas de gestão de pagamento recorrente.
Vamos aos detalhes?
1 – Identificar quais produtos/serviços podem ser cobrados dessa forma
Você não precisa, obrigatoriamente, ter um negócio inteiro no formato de recorrência. Na verdade, pode escolher algum produto e/ou serviço que funcione bem dessa maneira e que beneficie tanto a sua loja quanto seus clientes.
Então, avalie qual solução tem potencial para comercialização dessa forma e estruture a gestão da sua assinatura a partir de fatores como logística de entrega e controle de estoque.
2 – Definir os planos e preços
Produtos e/ou serviços escolhidos? Ótimo! Agora, o passo seguinte é definir valores e planos. Por exemplo, o item vendido por assinatura terá envio para o cliente em qual intervalo: mensal, bimestral ou trimestral?
Alinhe essa periodicidade ao da cobrança recorrente, e não se esqueça de incluir nos valores custos relacionados à entrega, como frete e embalagens, de acordo com o caso.
Uma dica aqui é: crie planos para todos os bolsos! Mais baratos com oferta reduzida de itens/soluções; e mais caros, porém completos.
3 – Escolher e contratar um provedor de cobrança recorrente
Um provedor de cobrança recorrente é uma plataforma de meios de pagamento que viabiliza esse fluxo de recebimento de valores ao atuar como uma ponte entre quem paga, a instituição financeira e quem recebe.
Diversas Fintechs as a Service oferecem ferramentas de pagamento recorrente, a exemplo da Zoop .
Na hora de escolher, avalie critérios como:
- facilidade de integração;
- suporte técnico;
- possibilidade de personalizar seus planos;
- camadas de segurança para sua loja e seus clientes;
- opções de métodos e formas de pagamento.
4 – Definir regras e políticas
Neste passo da implementação de pagamento recorrente, você deve definir as regras dos planos, como as voltadas para cancelamento do contrato, reembolso e período de reajuste de valores.
Pense em políticas claras, justas e alinhadas com o Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar problemas com os clientes que afetam o relacionamento entre vocês e a imagem da sua marca.
5 – Treinar os times
Para uma gestão eficiente de assinaturas e cobrança recorrente, um time bem treinado é essencial. Seus funcionários precisam conhecer as regras dos programas, o que cada plano inclui e como ocorre o processamento dos pagamentos.
Esse conhecimento ajuda a esclarecer quaisquer dúvidas dos clientes e a não perder nenhuma oportunidade de venda.
6 – Divulgar a nova opção aos clientes
Boas notícias precisam ser compartilhadas, concorda? Então, divulgue ao seu público a nova forma de pagamento por meio de ações de marketing como posts nas redes sociais e nas interações diretas nas vendas presenciais.
Como seu time estará bem treinado, saberá exatamente o que dizer e como explicar a cobrança recorrente a cada consumidor.
7 – Adotar ferramentas de gestão de pagamento recorrente
A automação de pagamento recorrente envolve diversas soluções, como a plataforma de cobrança que citamos.
Entretanto, é preciso outros recursos para a gestão de assinaturas e para controlar a entrega de valores na conta da sua loja.
Por esse motivo, entre as ferramentas de pagamento recorrente, você precisa de um sistema para o gerenciamento financeiro, como o F360 Finanças.
O F360 Finanças é um sistema de gestão financeira multiempresas. Com um dashboard personalizável e software responsivo, por meio dessa ferramenta você e seu time realizam:
- fluxo de caixa;
- conciliação de cartões;
- conciliação com vouchers;
- conciliação bancária;
- controle de contas a pagar e a receber;
- DRE;
- planejamento orçamentário;
- integração com PDV e adquirentes.
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FAQ
O que é pagamento recorrente?
Pagamento recorrente é um modelo de cobrança periódica que envia automaticamente o valor do comprador para o vendedor no intervalo acordado entre eles, por exemplo, mensal, trimestral ou semestral.
Quais são os benefícios do pagamento recorrente para meu negócio?
Os principais benefícios do pagamento recorrente para o seu negócio são a diminuição da taxa de inadimplência, aumento do poder de atração e fidelização de clientes, previsibilidade de receita e melhor controle do fluxo de caixa.
Quais tipos de negócios podem se beneficiar do pagamento recorrente?
Todos os negócios que trabalham com gestão de assinaturas se beneficiam das cobranças recorrentes, a exemplo dos que atuam no ramo da educação, saúde, entretenimento e alimentos.
Como implementar um sistema de pagamento recorrente?
Para implementar um sistema de pagamento recorrente é necessário definir planos, valores, criar regras e políticas internas e escolher uma plataforma com sistema de cobrança por recorrência a partir de critérios como segurança e facilidade de integração.
Quais são as melhores ferramentas para gerenciar pagamentos recorrentes?
As melhores ferramentas para gerenciar pagamento recorrentes são os softwares financeiros que fazem a ponte entre quem paga, a instituição financeira e quem recebe; e sistemas de gestão financeira para controlar a entrada de valores e fazer as conciliações.