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Finanças 08/05/2024

Como aumentar o fluxo de clientes e manter as vendas em alta?

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Saber como aumentar o fluxo de clientes é vital para as vendas acontecerem e, claro, a marca obter mais recursos para se manter e crescer ao longo dos anos. Afinal, loja vazia não é bom sinal.

Por outro lado, ter uma loja cheia não significa que você esteja vendendo bem, certo? Pois, além de atrair potenciais consumidores porta adentro, é fundamental ter as melhores estratégias que os estimulem a comprar.

Isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e prezam não apenas por bons preços, mas também por um atendimento excepcional, pela qualidade do produto e, ainda, pelos valores e o propósito da marca.

Se quiser conhecer práticas que funcionam, leia até o final e aprenda como gerar movimento na loja a fim de atrair novos clientes. Aproveite!

O que é fluxo de clientes?

O fluxo de clientes é o processo que representa todo o caminho que o consumidor faz desde entrar na loja até concluir sua compra. Para que ele seja dinâmico e funcione, é preciso pensar em ações e estratégias que atraiam, mantenham e conquistem o cliente.

Ao entender o que funciona com seu público-alvo, é possível melhorar a experiência da pessoa dentro da loja. E isso inclui desde a organização dos produtos de forma adequada e atrativa até o atendimento rápido e eficiente.

Como aumentar o fluxo de clientes na loja? 7 estratégias

Para facilitar a atração de novos clientes para sua loja ou franquia, separamos estratégias valiosas, que vão muito além da precificação.

Antes, destacamos a importância de fazer uma análise de mercado e entender quais são as necessidades e expectativas dos clientes e o que a concorrência tem feito, estudando seus pontos fortes e fracos.

Os dados coletados servem de base para adaptar as estratégias. Por exemplo, um relatório da Opinion Box revelou algumas estatísticas sobre os motivos que levam os clientes à loja física:

  • poder ver, tocar e experimentar os produtos (66%);
  • sair com o produto na hora, em mãos (65%);
  • ser atendido por uma pessoa real (22%);
  • mais promoções (21%);
  • preços melhores (20%);
  • ter acesso a produtos que não encontra na internet (19%);
  • poder comparar os preços de várias lojas (14%);
  • melhores formas de pagamento (10%).

Ainda, o estudo mostrou as razões que fazem os consumidores desistirem da compra na loja física, como:

  • preços altos (77%);
  • experiência ruim com o atendimento (64%) e no espaço físico da loja (46%);
  • pouca variedade de meios de pagamento (28%).

Sendo assim, é importante planejar ações integrais que impactam positivamente o público, em todos os pontos de contato com a marca. 

Com tudo isso em mente, aprenda como aumentar o fluxo de clientes da sua loja! 

1.Tenha uma vitrine criativa e atrativa

Para o fluxo de cliente ser iniciado, é fundamental que a pessoa seja estimulada a entrar na loja. E a melhor forma é ter uma vitrine chamativa e criativa, afinal, a primeira impressão é a que fica.

Lembre-se de seguir a identidade e essência da marca, transmitindo uma mensagem por meio do design escolhido e da distribuição dos produtos. Aproveite as datas comemorativas para se destacar da concorrência e inovar na atração de novos clientes!

Mais uma dica: combine produtos complementares para estimular a venda cruzada e elevar o ticket médio.

2.Ofereça um atendimento excelente

Se os consumidores preferem comprar em loja física para lidar com uma pessoa real, é primordial que recebam o melhor atendimento possível.

Para isso, treine regularmente sua equipe, acompanhe a performance dos vendedores e use sistemas modernos e inteligentes que agilizem o atendimento e a compra.

Aliás, o bom atendimento é um dos maiores pilares da boa reputação de uma marca.

3.Reconquiste clientes inativos

Não pense que apenas novos clientes podem aumentar o fluxo dentro da loja, os antigos também! Logo, é necessário ter estratégias de reconquista e, claro, fidelização – para reduzir a perda de consumidores e elevar o faturamento com compras recorrentes.

4.Faça promoções

De acordo com os resultados do estudo citado acima, o maior motivo do cliente desistir de comprar envolve o preço elevado. Aqui, uma solução é criar promoções atrativas ou até mesmo oferecer brindes, gerando valor à marca.

Porém, para os descontos não afetarem as contas da empresa, planeje de forma estratégica quais produtos podem entrar em promoção e por quanto o preço será reduzido. Leve sempre em consideração a margem de lucro.

5.Invista na fidelização do cliente

Ter um pós-vendas é o melhor caminho para manter o cliente fiel à marca, realizando compras recorrentes, o que significa aumentar o fluxo de consumidores na loja.

O pós-venda pode ser feito em diversos canais, inclusive enviando pesquisas de satisfação por e-mail, telefone, SMS, formulários na loja e mais.

Adicionalmente, o vendedor pode ligar para perguntar se a roupa vestiu bem e contar que chegaram modelos da nova coleção, por exemplo.

Outra forma de investir na retenção do público é oferecer um programa de fidelidade para compradores regulares, que dê brindes exclusivos, descontos ou pontos. Tudo para estimular a próxima visita do consumidor!

6.Diversifique os meios de pagamento

Mais uma dica de como atrair clientes no varejo é facilitar o pagamento. Como? Diversificando e incluindo os meios mais usados pelo público, como:

Destacamos que não é preciso trabalhar com todas as opções, mas sim com as preferidas do público!

7.Seja um ponto pick up

Outra forma de aumentar o fluxo de clientes é se tornar um ponto para os clientes retirarem produtos comprados no e-commerce. E não apenas pelo site da marca, mas também de outras empresas que vendem mercadorias complementares.

Além de receber uma quantia das marcas para ser um “ponto de retirada”, a loja recebe maior movimentação, elevando as chances de vender mais.

Leia também: Controle de vendas: guia completo para alcançar eficiência!

Como gerar movimento na loja?

Além das estratégias acima, há outras que são bastante eficientes para atrair novos clientes. Destacamos duas: geolocalização e marketing digital.

A internet contribui bastante para lojas físicas. Por meio da geolocalização, por exemplo, é possível que o consumidor encontre seu espaço quando estiver por perto e pesquise sobre determinado produto pela região. Ela pode ser usada em redes sociais, no Google Maps e em outros sites. 

Além disso, usar o marketing digital para gerar movimento na loja é uma ótima alternativa de expandir o alcance da sua marca. Isso inclui ações e campanhas em redes sociais, blog, site, anúncios pagos e mais.

Continue aprendendo: Desempenho de vendas: como avaliar nas lojas física e on-line?

Dicas para aumentar o fluxo de clientes no varejo

Para aplicar todas essas estratégias, é necessário ficar atento a algumas práticas para torná-las mais eficientes.

Confira abaixo as principais dicas para aumentar o fluxo de clientes no varejo!

  • Defina e estude o público-alvo, acompanhando seus comportamentos, necessidades, feedbacks e hábitos. Assim, é mais fácil entender como atraí-lo e conquistá-lo.
  • Treine sua equipe para que o atendimento seja impecável.
  • Use a tecnologia a seu favor, como sistemas de gestão financeira para controlar as vendas.

Uma boa ferramenta de gestão financeira, como o F360 Finanças, contribui para controlar de forma eficiente o fluxo de caixa e as contas a pagar e a receber; fazer conciliação bancária e de cartões; elaborar o DRE; planejar o orçamento e os investimentos; e muito mais.

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Escrito por:

Henrique Carbonell

CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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