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Franquias 28/10/2024

Software para franquias: o que é e como funciona?

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Seja você uma franqueadora, um franqueado ou gestor de franchising, saiba que o software para franquias é indispensável para expandir e alcançar o sucesso de forma consistente. Afinal, por meio desse sistema, o empreendedor sabe tudo o que acontece em suas lojas.

Não à toa, o estudo How Retailers Use Innovation to Gain and Edge apontou que os varejistas precisam inovar para acompanhar as mudanças do comportamento e dos hábitos de consumo dos clientes.

A pesquisa, feita com 400 executivos do varejo em todo o mundo, sendo 32 no Brasil, mostrou também que os varejistas que mais investem em inovação alcançam um ROI de 21%. E os que menos investem, obtêm apenas 9% de Retorno sobre o Investimento.

Contar com um sistema especializado nas necessidades das franquias é uma das formas de inovar na empresa. Só que, para escolher bem, é necessário conhecer os recursos mais importantes, além de entender como o software funciona na prática.

Aproveite este guia prático para aprofundar seu conhecimento sobre o sistema de gestão de franquias!

O que é o software para franquias?

O software para franquias é um sistema de gestão financeira inteligente criado para coletar, integrar e centralizar processos e dados sobre o negócio. Por meio da automação operacional, permite ao empreendedor agilizar o monitoramento do negócio e tomar decisões muito mais informadas.

A solução tecnológica, que substitui tarefas manuais, combina diversos módulos e recursos para garantir padronização de processos, eficiência operacional, segurança dos dados e mais precisão dos resultados.

Porém, não se engane: os softwares para franquias não são iguais. Cada um tem funcionalidades diferentes, assim como tecnologias integradas. Além disso, a capacidade de personalização e o suporte oferecido são pontos que se diferem.

Por que usar um software para franquias?

O software para franquias é crucial para organizar os dados do negócio, principalmente se for necessário gerenciar duas ou mais unidades. E é a partir da integração das informações que o gestor tem uma visão completa das vendas e da saúde financeira.

Logo, o sistema de gestão serve como uma base sólida para o varejista criar estratégias e escalar seu negócio de forma sustentável. Afinal, um bom software oferece recursos que visam à expansão da marca e permitem ampliar as operações sem prejudicar a eficiência.

Nesse contexto, vale destacar outros benefícios de investir nessa tecnologia para o varejo.

Veja por que usar um software para franquias é fundamental para o crescimento do seu negócio:

  • aumenta a eficiência operacional;
  • melhora a produtividade das equipes;
  • torna a tomada de decisão mais ágil e realista;
  • otimiza a comunicação e o suporte ao franqueado;
  • garante a conformidade e a padronização de processos;
  • melhora o controle financeiro;
  • ajuda a reduzir custos operacionais das franquias;
  • evita erros e possíveis fraudes.

Principais tipos de sistema de gestão de franquias

Outro ponto importante para entender sobre softwares para o franchising é que existem vários tipos disponíveis no mercado, sendo uns mais completos do que outros, como o sistema de gestão financeira da F360.

Isso porque as soluções podem se integrar a vários outros sistemas, além de oferecer recursos únicos para monitorar todas as entradas e saídas de dinheiro das lojas.

Para fins de conhecimento, separamos os principais tipos de softwares de gestão para franquias:

  • CRM (Customer Relationship Management): para gestão do relacionamento com clientes;
  • sistemas de treinamento: para capacitar e desenvolver franqueados e colaboradores de forma on-line;
  • software de ponto de venda: para centralizar e integrar vendas e transações no PDV;
  • ERP (Enterprise Resource Planning): para integrar todos os processos empresariais;
  • plataforma de marketing digital: para enviar campanhas de marketing e gerenciar as redes sociais.

Qual a diferença entre ERP e software para franquias?

É comum confundir os conceitos dos sistemas ERP e de gestão para franquias. Só que, enquanto o primeiro é mais universal, oferecendo módulos padrões que nem sempre se adaptam ao setor de franchising, o segundo é desenvolvido para atender às necessidades desse segmento.

A F360, por exemplo, tem um sistema de gestão voltado para os franqueados, o F360 Finanças, e outro para as marcas franqueadoras, o F360 Painel. E isso mostra que há mais capacidade de personalização do que o ERP, com módulos criados conforme os processos do setor.

Dessa forma, a franqueadora pode acompanhar o desempenho financeiro de todas as unidades da rede e o franqueado gerencia suas transações de perto.

Como funciona um software para franquias?

O software para franquias funciona por meio da tecnologia que permite automatizar processos e se conectar com outros sistemas para centralizar dados financeiros de uma ou mais lojas e marcas. Sendo assim, fica fácil gerenciar o negócio e identificar pontos de melhorias e oportunidades de crescimento.

O sistema funciona por meio de recursos e funcionalidades, como:

  • integração com PDVs e adquirentes de cartão;
  • coleta de dados financeiros de várias unidades, marcas e canais de vendas;
  • gerenciamento das operações com monitoramento e controle de processos diários;
  • gestão financeira com controle de fluxo de caixa, faturamento e contabilidade;
  • suporte ao franqueado, permitindo centralizar a comunicação;
  • integração com sistemas de gestão de estoque;
  • relatórios personalizados e análises completas de desempenho;
  • emissão e gestão de notas fiscais de produtos e serviços;
  • compliance e conformidade, com aderência a regulamentações e padrões da franquia

Leia também: Gestão de lojas e PDVs: estratégias para elevar a sua performance

Como escolher um software para franquias?

Para escolher um software para franquias perfeito para gerenciar suas operações, uma dica é criar um checklist com o passo a passo que separamos a seguir.

Afinal, esse sistema precisa oferecer recursos estratégicos para sua marca e facilitar o dia a dia da gestão. Veja como escolher o melhor para seu negócio!

1 – Faça o check-up da sua marca

    Tanto a marca franqueadora quanto o franqueado, antes de iniciar sua busca por um sistema de gestão para franquias, precisam avaliar as necessidades específicas do negócio.

    Entretanto, para identificar oportunidades de melhorias e expansão, assim como erros e gargalos operacionais, é fundamental analisar o desempenho atual profundamente.

    Após fazer uma avaliação completa da performance, responda às perguntas, como:

    • Quais tarefas manuais podem ser automatizadas?
    • Quais são os gargalos do meu fluxo operacional?
    • Quais recursos são necessários para gerenciar a marca?
    • Quais operações precisam melhorar?

    Outro ponto essencial é incluir na análise seu limite de orçamento para verificar o custo-benefício da ferramenta escolhida.

    2 – Confira os recursos e as funcionalidades

      Depois de saber quais as necessidades do seu negócio, é hora de conhecer os recursos oferecidos pelo software de gestão financeira para franquias.

      Os indispensáveis são:

      • alta capacidade de personalização;
      • integração com ampla variedade de PDVs e empresas de cartão;
      • controle das vendas;
      • gestão do fluxo de caixa;
      • conciliação bancária e de cartões;
      • emissão e gerenciamento de notas fiscais de fornecedores;
      • controle de contas a pagar/receber;
      • criação de DRE e relatórios de desempenho.

      3 – Avalie a escalabilidade e a flexibilidade do software

        As soluções da F360, por exemplo, são escaláveis, pois são sistemas multiempresas que permitem gerenciar várias unidades, marcas e canais de venda em um só local. Assim, a expansão do negócio acontece de forma organizada.

        Além disso, é importante focar na flexibilidade da plataforma, que precisa ser altamente personalizável para atender às particularidades da sua franquia.

        E quando falamos sobre customização, nos referimos a diversos recursos, como fluxo de caixa, demonstrativos financeiros e relatórios de desempenho.

        4 – Analise a capacidade de integração

          Mais um fator determinante na hora de escolher um software para franquias é sua capacidade de se integrar a outros sistemas, inclusive de órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda da sua região.

          Cabe destacar também a necessidade de analisar todos os sistemas já usados para conferir se o software pode ser conectado a eles.

          Não se esqueça, ainda, de conferir integrações com pontos de vendas e adquirentes de cartão, com foco em ampliar as formas de pagamento oferecidas aos clientes e fazer um controle eficiente das transações.

          Quanto maior a capacidade de se conectar a outras plataformas, maiores são as chances de o negócio tomar decisões rápidas e certeiras, 100% embasadas em dados concretos e realistas.

          Isso porque a integração possibilita desenvolver um fluxo contínuo e padronizado de tarefas, o que facilita a gestão e melhora a eficiência operacional.

          5 – Peça indicações para outros franqueados e franqueadores

            Nada melhor do que pedir feedback para varejistas que já utilizam um sistema para franquias. Afinal, eles sabem, na prática, se a solução atende às características do setor e se vale a pena investir em determinado software.

            Faça também uma pesquisa on-line e pegue referências de empresas que usam o sistema e estão satisfeitas.

            De modo geral, tire dúvidas sobre:

            • processo de implementação;
            • treinamento operacional e suporte técnico;
            • facilidade de uso;
            • qualidade do funcionamento das integrações.

            6 – Descubra como são os relatórios

              O relatório é a base para a boa tomada de decisão estratégica em qualquer negócio do varejo. Só que, para ser instrumento de uma gestão eficiente, precisa ser confiável e completo.

              Sendo assim, a plataforma para franquias precisa coletar o máximo de informações úteis e relevantes para a loja. Só para isso, o relatório deve permitir ao gestor escolher quais indicadores e estatísticas fazem sentido para as particularidades e os objetivos da marca.

              Portanto, veja uma demonstração gratuita do software e verifique todas suas possibilidades de elaboração de relatórios.

              7 – Escolha um sistema on-line

                O sistema on-line, armazenado na nuvem, oferece diversos benefícios aos varejistas, como facilidade de acesso por diferentes dispositivos — basta ter acesso à internet. Além disso, tem criptografia que promove mais segurança de dados e custos menores, pois não é preciso instalar hardwares locais.

                O único custo é o valor do plano de assinatura, que pode ser mensal, semestral e/ou anual, dependendo da empresa.

                Os sistemas em nuvem também são excelentes para integrar equipes, especialmente as que trabalham em lugares diferentes, como no caso de franqueadoras e multifranqueados.

                Qual o melhor sistema de gestão de franquias?

                O melhor sistema de gestão de franquias é o mais fácil de usar e com recursos completos para um gerenciamento adequado das movimentações financeiras da marca. O F360 Finanças (para franqueados) e o F360 Painel (para franqueadoras) são ideais, pois foram desenvolvidos por e para varejistas.

                Veja as principais funcionalidades automatizadas desses dois sistemas de gestão financeira para franquias!

                F360 Finanças: software para franqueados

                • Gestão multiempresas: controle financeiro de várias lojas, marcas e canais de venda;
                • Dashboard personalizável: painel com indicadores escolhidos a dedo para facilitar o gerenciamento do negócio;
                • Conciliação bancária e de cartões: conferência em tempo real das transações feitas pelas diversas formas de pagamento oferecidas aos clientes;
                • Controle das contas a pagar/receber: integra as notas fiscais emitidas por fornecedores por meio da automação junto à SEFAZ da sua região;
                • Gestão do fluxo de caixa: visualização automatizada e customizável das entradas e saídas financeiras das franquias;
                • Elaboração de DRE: criação personalizável de Demonstrativo de Resultados do Exercício de todas as lojas e marcas;
                • Planejamento orçamentário: visualização de índices comparativos entre despesas previstas x realizadas para projetar resultados financeiros.

                F360 Painel: software para franqueadores

                • Centralização dos dados: veja em um só lugar os resultados financeiros das franquias que usam o sistema;
                • Padronização dos indicadores: customize os indicadores de desempenho que fazem sentido para o crescimento da rede;
                • Criação de clusters: organize grupos de lojas conforme características, como setor, localização, público, faturamento, consultor responsável e modelo de negócio;
                • Elaboração da DRE e DFC: padroniza o DRE (demonstrativo de resultados) e o DFC (demonstrativo de fluxo de caixa) dos franqueados que usam o software;
                • Controle do plano de contas: gestão do DE-PARA dos planos de conta da rede com mais qualidade e confiabilidade nos dados.

                Todos esses recursos do software para franquias são essenciais para controlar as vendas e as finanças do negócio. Por meio de automações e integrações, o varejista tem a visão completa do que dá certo ou errado, e ainda identifica melhorias e oportunidades de expansão.

                Para ver como funciona o software de gestão para franquias na prática, agende uma demonstração gratuita das soluções da F360 e dê o primeiro passo para transformar seus resultados. Aproveite!

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                Escrito por:

                Henrique Carbonell

                CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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