Investir nas franquias mais rentáveis já é meio caminho andado para ter um negócio de sucesso. Afinal, as principais vantagens desse modelo são justamente a segurança, a previsibilidade de retorno financeiro e a redução de riscos quando falamos sobre empreender do zero.
O acesso a uma rede bem-estruturada e um suporte contínuo eleva as chances de crescimento dos franqueados. A prova está nos números do setor de franchising que não param de crescer.
Em 2023, por exemplo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que o faturamento do segmento foi de R$240,6 bilhões, o que representa um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior.
E esses dados mostram que se tornar um franqueado é realmente um bom negócio.
Para você que está em busca de uma rede com alta capacidade de crescer e gerar lucro, preparamos este guia completo com uma lista das franquias mais rentáveis.
Acompanhe!
O que as franquias mais rentáveis têm em comum?
De modo geral, o franchising é um modelo de negócio rentável. Porém, algumas marcas se destacam em relação ao faturamento mensal e ao retorno mais rápido sobre o investimento.
Essas franquias mais rentáveis têm aspectos em comum que as tornam mais competitivas no mercado, como localização estratégica, gestão de alto nível, setor de negócios, demanda constante e bom suporte ao franqueado.
Entenda por que esses fatores impactam diretamente a rentabilidade de uma franquia.
Marca forte no mercado
O reconhecimento de marca está ligado à lealdade do cliente. Quanto mais consumidores fiéis e apaixonados a rede tiver, melhor será sua reputação no mercado.
Afinal, essa conquista é a ponta do iceberg, que revela que a satisfação acontece pelo bom atendimento e pela alta qualidade dos produtos e serviços.
E, quando a marca está estabelecida em seu setor de atuação, o franqueado sai na frente na hora de atrair clientes e aumentar as vendas.
Modelo de negócio sólido
Outro fator que torna as franquias mais rentáveis é a solidez de seu modelo de negócios, que tem um histórico de sucesso em diversas localizações.
Com uma estrutura operacional eficiente e escalável, os franqueados aproveitam os procedimentos e os sistemas padronizados já testados e aprovados pela rede.
Essas práticas garantem um controle de qualidade que impacta o faturamento das unidades.
Suporte ao franqueado
O suporte ao franqueado diz respeito não apenas ao atendimento prestado, mas também à oferta de treinamentos regulares e assistência contínua.
Os treinamentos devem garantir que os franqueados operem com eficiência, sigam os padrões da marca e melhorem seus resultados ao longo dos anos.
Já a assistência contínua se refere a diferentes áreas, como operações, marketing e gestão financeira e de pessoas.
Quanto melhor o suporte dado aos franqueados, mais capacidade a franquia terá de gerar lucro. E, como consequência, o relacionamento entre a marca e seus parceiros se fortalece, contribuindo ainda mais para o sucesso da rede.
Saiba mais: Como deve ser o relacionamento entre franquias e franqueados?
Localização estratégica
O ponto comercial importa muito quando falamos sobre vantagem competitiva e capacidade de faturar mais alto.
Não é à toa que as redes de franquias auxiliam os franqueados a escolherem os melhores locais. Afinal, para vender, é preciso ser visto. E não por qualquer pessoa, mas pelo seu público-alvo.
As franquias rentáveis têm em comum a localização em áreas com alto fluxo de clientes, facilidade de acesso, baixa concorrência e boa sinergia com outras marcas. Por exemplo, uma loja de moda pode se beneficiar se ficar perto de outra de beleza, como O Boticário e Hering.
Demanda do Mercado
As franquias lucrativas têm em comum a oferta de produtos e serviços com alta demanda.
E não estamos falando apenas de soluções massivas, como alimentação, saúde e educação, mas também das nichadas, como serviços e produtos especializados, como comida e roupas veganas e loja de games.
Estrutura financeira sólida
As franquias com boa rentabilidade têm uma estrutura financeira sólida, com custos controlados e margens de lucro saudáveis.
Além disso, as taxas de franquia costumam ser justas, pois há a oferta de um retorno significativo para os franqueados, que recebem bom suporte e ajuda para gerenciar o negócio.
Uso de ferramentas e tecnologia
Para ter bons insights, criar as estratégias certas e tomar decisões precisas, a tecnologia é fundamental no dia a dia dos varejistas.
Os sistemas de gestão para franquias usam recursos avançados que se integram a várias outras plataformas para centralizar os dados mais relevantes em um só lugar. E essas operações facilitam a administração e melhoram a eficiência das equipes.
Isso sem falar na automatização de processos manuais, que reduz custos, aumenta a precisão operacional e garante informações confiáveis e seguras em tempo real.
Experiência do cliente
Por fim, e não menos importante, está a ótima experiência do cliente oferecida ao público da marca, seja qual for a unidade escolhida para comprar.
O foco no consumidor deve ser compromisso de toda a rede e de seus franqueados. Afinal, quanto mais satisfeito o cliente estiver, mais compras fará com a loja. Uma dica é sempre pedir feedbacks e usar as respostas para melhorar a qualidade de serviços e produtos, ampliando o público leal à marca.
Qual franquia dá mais lucro?
O sucesso de uma franquia depende de diversos fatores além dos serviços prestados pela rede. Os franqueados também precisam ser bons gestores para tornar o negócio lucrativo.
Porém, alguns segmentos costumam ser mais rentáveis do que outros, facilitando as vendas e o ganho de receita da loja.
Segundo o relatório da ABF, as 50 maiores franquias de 2023 são dos seguintes setores:
- alimentação (33%);
- saúde, Beleza e Bem-estar (16%);
- moda (16%);
- educação (12%);
- casa e construção (10%);
- serviços e outros negócios (4%);
- serviços automotivos (4%);
- limpeza e conservação (2%);
- hotelaria e turismo (2%).
Já as 20 maiores microfranquias são principalmente dos segmentos de Serviços e outros negócios; Saúde, beleza e bem-estar; e Casa e Construção.
Entretanto, para descobrir qual franquia dá mais lucro, você pode acompanhar as tendências de crescimento de cada setor. Os três que mais cresceram em 2023 foram:
- Alimentação — Food Service (alta de 17,9%);
- Saúde, Beleza e Bem-Estar (alta de 17,5%);
- Hotelaria e Turismo (alta de 16,4%).
Continue aprendendo: Como escolher a franquia ideal e fazer um bom investimento?
Lista das franquias mais rentáveis: TOP 13
A gente sabe que você quer exemplos das franquias mais rentáveis no Brasil. Por isso, preparamos uma lista especial, com o TOP 13 das marcas para investir e obter bons retornos financeiros.
Franquias de alimentação
A nossa lista de franquias mais rentáveis começa com os principais players do setor alimentício.
1 – Bob’s
Ser um franqueado do Bob’s requer um investimento inicial mais alto, mas devido à sua boa rentabilidade mensal, vale muito a pena.
São diversos modelos de negócios disponíveis para cidades a partir de 100 mil habitantes, como:
- loja de rua: a partir de R$ 1.305.000;
- praça de alimentação: a partir de R$ 1.118.000;
- store in store: a partir de R$ 1.034.000;
- drive-thru: a partir de R$ 1.561.000.
2 – McDonald’s
Outro líder de mercado de fast-food, o McDonald ‘s segue a mesma linha do Bob’s em relação a preços e rentabilidade de suas franquias.
Está presente em mais de 119 países com mais de 36 mil restaurantes, e, no Brasil e na América Latina, a rede é operada pela Arcos Dourados.
3 – Cacau Show
A lista das franquias mais rentáveis não podia deixar de fora a Cacau Show, rede que não para de expandir por todo o país.
Com mais de 4.000 lojas espalhadas pelo Brasil, oferece modelos de negócio variados, como:
- Loja Intensidade: a partir de R$ 310 mil;
- Loja Smart: a partir de R$ 193,5 mil;
- Quiosque: a partir de R$114 mil;
- Loja Container: a partir de R$64,9 mil.
4 – Subway
Com tempo médio para inauguração de 7 meses, o Subway é outra alternativa para quem deseja investir em franquias.
Suas unidades estão espalhadas por mais de 100 países, sendo 1,6 mil lojas em 26 cidades brasileiras.
O investimento médio inicial varia entre R$ 300 mil e R$ 500 mil e engloba taxa de franquia, estoque inicial, reforma do ponto comercial e capital de giro.
5 – KFC
Famoso pelo suculento frango frito, as mais de 29 mil franquias do KFC se localizam em 140 países, inclusive no Brasil. Sua fama reflete diretamente o faturamento da loja e, por isso, é considerado um investimento rentável e com menos risco associado.
Os modelos de lojas disponíveis para franqueados são:
- KFC Food Court: loja em shopping, a partir de R$ 2,3 milhões;
- KFC In-Line: loja de rua, a partir de R$ 2,8 milhões;
- KFC Drive-Thru: a partir de R$ 4,5 milhões.
6 – Giraffas
Com faturamento de até R$2,5 milhões por ano, o Giraffas é outra marca que destaca quando falamos sobre as franquias mais rentáveis.
São diversos formatos de lojas para o franqueado escolher. Veja abaixo.
- Restaurante de Hipermercado: a partir de R$ 797 mil;
- Restaurante de Shopping: a partir de R$847 mil;
- Restaurante de Rua: a partir de R$1.197 milhão.
Franquias de saúde, beleza e bem-estar
As franquias do setor de Saúde, Beleza e Bem-estar se expandem ano após ano. Por isso, separamos as mais rentáveis para você investir com sabedoria!
7 – O Boticário
A maior franquia de beleza do mundo tem diversas marcas disponíveis para o franqueado. Além de O Boticário, existem, por exemplo, a Eudora; a Quem Disse, Berenice?; e a Vult.
São mais de 4 mil lojas físicas presentes em mais de 40 países, e o investimento inicial sai a partir de R$110.000.
8 – Clínica da Cidade
Já no setor de saúde, a Clínica de Cidade se destaca no mercado. A marca é pioneira no atendimento médico “on demand”, ou seja, o paciente só paga pelos serviços usados, sem cobrança de mensalidade.
Localizada em mais de 14 estados brasileiros, tem mais de 20 anos de experiência e foi premiada em 2024 pela ABF e Revista Exame. Portanto, é bom ficar de olho nessa franquia para investir!
Com investimento inicial a partir de R$ 971.000, oferece consultas em mais de 20 especialidades médicas, realização de exames e atendimento de alta qualidade.
9 – Emporium da Beleza
O Emporium da Beleza reúne vários serviços que se mostram bastante rentáveis aos franqueados, como estética avançada, emagrecimento, depilação a laser e tratamentos faciais e corporais.
São mais de 100 franquias espalhadas pelo Brasil, com valor inicial de investimento a partir de R$ 456.000.
Franquias de educação
Com a busca constante por aperfeiçoar o aprendizado, as franquias de educação chamam a atenção de empresários. A boa notícia é que há opções para todos os bolsos!
10 – Kumon
Uma das melhores microfranquias de educação do país é o Kumon, presente em 550 cidades, com mais de 1.500 unidades.
Se você atua na área educacional de crianças, adolescentes e adultos, é uma excelente oportunidade de empreender: o investimento inicial é baixo, a partir de R$ 50 mil.
Saiba mais: O que são e como funcionam as microfranquias? Elas são mais baratas?
11 – CCAA
O ensino de idiomas é um negócio sempre em expansão. Até porque, cada vez mais pessoas entendem a importância de aprender uma segunda língua.
E a franquia do CCAA é referência no setor. São 640 unidades em todas as regiões do Brasil, sendo que 34% dos franqueados têm mais de uma operação.
Com lucratividade média de 25%, o investimento inicial é a partir de R$ 175 mil.
Franquias de serviços
Um setor que se desenvolve ao longo dos anos é o de serviços e outros negócios. Nele, destacamos duas redes franqueadoras rentáveis: 5àsec e Acquazero.
12 – 5àsec
A 5àsec é a maior rede de lavanderias do mundo, presente em mais de 30 países, com mais de 500 pontos de venda no Brasil.
Com investimento inicial a partir de R$ 120.000, é especializada em tratamento e limpeza de roupas e serviços têxteis.
Com 18 selos de Excelência em Franchising, concedidos pela ABF, a 5àsec oferece 3 modelos de negócio: Autosserviço, Express e Padrão.
13 – Acquazero
Você já deve saber que produtos e serviços sustentáveis estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. E as franquias rentáveis da Acquazero comprovam essa tendência.
Considerada uma das maiores redes de estética automotiva do Brasil, também oferece serviços de limpeza residencial, como higienização de colchão, tapete e sofá.
Com 700 franquias da Acquazero no país, o investimento inicial é a partir de R$ 26 mil no modelo Delivery e R$ 110 mil no formato Loja, e a estimativa é de lucro líquido de até 40%.
Como encontrar franquias para investir?
Após conferir as franquias mais rentáveis de diversos setores, é hora de planejar seus próximos passos.
Por isso, separamos dicas estratégicas de como encontrar franquias para investir e obter um bom retorno financeiro.
- Avalie seu perfil de empreendedor: é importante o franqueado alinhar seus valores, objetivos e necessidades com as características e particularidades de cada marca franqueadora.
- Faça uma análise financeira detalhada: pesquise sobre a rede de franquias e verifique aspectos como investimento inicial, retorno sobre investimento (ROI), margem de lucro, taxas fixas e variáveis e modelos de negócios disponíveis.
- Analise o suporte e o treinamento oferecido pelo franqueador: veja como é o atendimento prestado pela rede de franquias e pesquise na internet ou com franqueados atuais sobre a qualidade e rapidez do suporte técnico.
- Converse com os franqueados atuais: no documento enviado pela rede de franquias, chamado de COF (Circular de Oferta de Franquia), há os contatos dos franqueados atuais. Fale com eles e entenda detalhes sobre os benefícios e desafios de empreender com determinada marca.
- Entenda as tendências do setor e do comportamento do consumidor: além de buscar as melhores franquias para investir, aprofunde sua pesquisa de mercado e confira tendências do segmento e demanda de consumo dos produtos/serviços.
Como tornar a franquia mais rentável?
Para tornar a franquia mais rentável, você deve coletar, integrar e analisar dados para tomar decisões bem-embasadas e condizentes com a realidade. Essa prática só é possível com o uso de sistemas de gestão completos e especializados no mercado de franchising, como as soluções da F360.
O F360 Finanças foi desenvolvido por e para franqueados, com foco em ajudar a gerenciar os aspectos mais importantes para o crescimento do negócio. O software permite centralizar dados de finanças de todos os pontos de vendas em um só local, e, por isso, simplifica a gestão do varejista.
Os recursos automatizados, como fluxo de caixa, contas a pagar/receber, emissão de notas fiscais e criação de relatórios e demonstrativos financeiros, contribuem para identificar pontos de melhoria e, assim, vender mais e melhor.
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