Você sabe o que é um nicho de mercado e como o investimento nesse tipo de negócio pode ser lucrativo? Neste artigo você vai entender tudo sobre franquias de nicho específico e qual o diferencial desses empreendimentos.
Ficou curioso? Acompanhe a leitura até o fim e tire todas as suas dúvidas.
Entenda o que são franquias de nicho específico
O que é um nicho de mercado?
Imagine um determinado grupo de pessoas formado por homens que se preocupam com a sua aparência. Esses indivíduos gostariam de ter em seu bairro ou cidade um estabelecimento no qual eles encontrassem estabelecimentos qualificados para cuidar de suas barbas. Eles não querem frequentar salões tradicionais, cujo público costuma ser feminino, uma vez que as suas necessidades são muito específicas e particulares.
É exatamente aí que surge o conceito de nicho de mercado! Um nicho de mercado é o investimento de determinada empresa em um setor e público-alvo bem definido. Esse segmento costuma ser pouco explorado devido à especificidade da necessidade do cliente e, dessa forma, a oferta de produtos e serviços de cada um dos nichos costuma ser baixa, assim como a concorrência.
No exemplo acima, uma barbearia focada em design de barbas masculinas, com barbeiros profissionais e ambiente inovador consiste em uma empresa de nicho de mercado.
Qual a relação entre nicho de mercado e franquias de nicho?
Muitas empresas que investem em nichos específicos acabam desenvolvendo um método de trabalho próprio e se especializam na sua área de atuação, se tornando referência de mercado. Porém, é comum que esse tipo de negócio possua uma atuação local, apesar de existir demanda em outras regiões ou cidades do país.
Dessa forma, uma estratégia utilizada para expandir a marca e levar a fórmula de sucesso para outros lugares é o franqueamento do negócio. Assim, surgem as franquias de nicho específicos. Elas são empresas que atuam em um mercado extremamente segmentado, especialista na resolução de problemas específicos de um público-alvo bem definido que escolheram levar a sua solução para outras regiões que também possuem essa demanda.
Como as franquias de nichos específicos faturam?
A grande inovação desse tipo de empresa é a atuação como especialista. Quando você foca os seus recursos e esforços em determinado produto ou serviço, você se torna especialista nesse tipo de atuação. Além disso, ao escolher nichos de atuação muito específicos, há grande probabilidade de que não existam empresas concorrentes diretas.
A união desses dois fatores permite que a franquia de nicho específico seja referência para determinado público. Dessa forma, você consegue precificar o seu produto ou serviço de maneira justa e aumentar a atração e fidelização de clientes para a sua marca.
Conheça os cuidados para o planejamento da operação de uma franquia de nicho específico
A atuação em nichos de mercado é uma ótima opção para aumentar o faturamento e a lucratividade do negócio. Porém, ela exige alguns cuidados para que o seu investimento não seja desperdiçado. Confira abaixo!
Investimento em geomarketing
Para que uma franquia de nichos específicos tenha sucesso é essencial levar em conta a localização geográfica do negócio. Por se tratar de um público muito bem definido, é importante que os clientes tenham comodidade na hora de acessar seus produtos e serviços. Dessa forma, a franquia deve estar localizada em uma região com pouca concorrência e de fácil acesso aos clientes.
Cuidado com a demanda
Você pode encontrar uma franquia extremamente inovadora mas que, devido a diversos fatores, não tem demanda suficiente na sua região de atuação. É o caso, por exemplo, da criação de um pet shop de luxo em uma cidade do interior cuja maioria da população é de classe média ou baixa.
Nesse caso, a demanda pelo seu negócio não é o suficiente para mantê-lo em funcionamento. Por isso, é necessário realizar uma pesquisa de mercado e demanda antes de investir em uma franquia de nichos específicos na sua região.
Publicidade específica
Para investir em uma franquia de nichos específicos é essencial ter um cuidado especial com a divulgação do seu negócio. Por possuir um público muito segmentado e específico, é necessário apostar em canais de comunicação locais e com uma linguagem adequada para atingir exatamente essas pessoas. Afinal, não adianta ter um negócio que resolve os problemas dos seus clientes se eles não conhecerem a sua empresa.
Evitar saturação do mercado
Um risco envolvido na abertura de uma franquia de nichos específicos é a saturação de mercado. Esse termo denomina a situação na qual existe grande concorrência pelo produto ou serviço oferecido, mesmo ele sendo muito específico.
Isso acontece porque, ao perceber o sucesso de determinado negócio em um nicho de mercado, várias outras organizações começam a surgir no mesmo segmento. Com isso, o público que já é restrito acaba se dividindo entre essas empresas, o que prejudica o faturamento de todas elas.
Portanto, investigue com antecedência se já existem muitas empresas na sua região oferecendo as mesmas soluções que você pretende oferecer. Dessa forma, você consegue identificar se esse é o momento de expandir o negócio em determinado segmento.
Descubra nichos específicos para investir em 2018
Alimentação
Esse é um dos setores que oferecem maior variedade de opções para investir em 2018. Você pode investir em serviços de delivery exclusivos e diferenciados para resolver um dos principais problemas da atualidade dos seus clientes: a falta de tempo para sair de casa ou do trabalho para desfrutar de uma boa refeição.
O setor de comida saudável e bebidas funcionais também surge como uma opção interessante, uma vez que a preocupação com a saúde é crescente na população brasileira. Além disso, serviços gourmet ou a criação de um diferencial em alimentos considerados como tradicionais e diários surge como um novo segmento de mercado. Esse é o caso de padarias, sorveterias e cervejas artesanais.
Varejo de moda
As pessoas buscam por estilos próprios cada vez mais diferenciados. Surge então, nessa necessidade, uma tendência de varejo em um nicho específico que merece ser explorado. Você pode investir em tipos específicos de sapatos, blusas ou acessórios por exemplo.
Beleza e estética
Assim como no exemplo da barbearia masculina, outros serviços de beleza e estética se apresentam como uma boa opção de investimento para franquias de nichos específicos. Esse é o caso de serviços de depilação, emagrecimento ou salões de beleza com uma proposta diferente e público extremamente segmentado. Outro exemplo desse tipo de franquia são serviços específicos para determinado tipo de cabelo.
Além desses exemplos, existem diversos outros segmentos de mercado que você pode explorar para investir em franquias de nicho específico. Aliando uma pesquisa de mercado bem feita, estratégias de marketing específicas e o potencial de crescimento desse tipo de negócio, você tem em mãos uma grande oportunidade de sucesso e lucratividade!
Leia agora o nosso próximo texto e descubra qual o modelo de franquia mais adequado para você!