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Gestão 14/05/2024

Consumidor 5.0: como atender às preferências e exigências?

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Se tem um setor que sente bastante a mudança no comportamento do cliente é o varejo. E, justamente por isso, é fundamental entender quem é o chamado consumidor 5.0. Afinal, o ditado “time que está ganhando não se mexe” não se aplica ao dia a dia dos lojistas.

Cada vez mais é necessário entender o perfil do novo consumidor para se adaptar às experiências de compras, formas de pagamento, atendimento etc., sendo lembrado por ele como a primeira opção na hora de comprar determinado produto.

Com o avanço da tecnologia, são muitas as mudanças exigidas pelos compradores. Porém, é preciso entender o que faz sentido aplicar na sua marca e oferecer ao público.

Quer aprender mais sobre isso? Leia até o final e confira as principais características do novo comportamento do cliente e como se adaptar ao consumidor 5.0!

Quem é o consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 está diretamente associado ao uso das novas tecnologias. Ele é digital. E exige que as marcas também sejam. Afinal, quer se comunicar com elas não apenas presencialmente nas lojas físicas, mas também via redes sociais, site, e-mail, telefone e outros canais. Portanto, o consumidor 5.0 exige que o varejo se torne omnichannel

O último relatório CX Trends revelou as tendências da experiência do cliente – e todas elas passam pelo uso de tecnologia, inteligência artificial, big data e sistemas de gestão.

Essa pesquisa apontou que 57% dos líderes da área de suporte ao cliente acreditam que a tecnologia da IA em chatbots vai influenciar o relacionamento com o público.

Já pelo lado dos clientes, o estudo mostrou que 7 em cada 10 consumidores não compram com uma marca que não tem medidas de segurança adequadas no e-commerce.

Além disso, desejam ser bem-atendidos e ter acesso facilitado às marcas, que precisam oferecer uma ótima experiência aos clientes para conquistá-los. Os preços baixos não são o único fator de decisão de compra.

Se o consumidor 1.0 só tinha contato com a marca pelas lojas físicas, o 5.0 deseja ter a opção de compra pela internet (e retirada gratuita na loja), além de agilidade no atendimento.

Quais as características do consumidor 5.0?

Para você entender melhor como adaptar suas estratégias para vender mais, separamos as principais características do consumidor 5.0!

Heavy user de tecnologia

Esse tipo de cliente tem o smartphone como melhor amigo. A qualquer hora e de qualquer lugar, ele acessa informações, busca produtos, pesquisa recomendações e compra on-line. O chatbot é uma alternativa desejada, pois o atendimento acontece 24 horas, todos os dias da semana.

Por estar sempre conectado, ele quer facilidade e praticidade ao entrar em contato com a marca. Caso sua loja virtual não tenha chatbot, foque ainda mais em detalhar as características dos produtos vendidos e crie um FAQ completo para tirar as dúvidas mais simples.

A ideia aqui não é levar todo o negócio para o mundo on-line, mas criar pontes entre ele e o físico, ou seja, ser omnichannel e oferecer diversos canais de venda e atendimento, que sejam associados entre si. Se o cliente começou um assunto pela rede social, pode terminá-lo pelo chat do site ou WhatsApp, por exemplo.

Quer experiência de compra completa e personalizada

O consumidor 5.0 é exigente. Ele deseja ter uma ótima experiência de compra e quer que ela seja personalizada, visto que não quer se sentir apenas como “mais um número”.

Espera que a marca fale diretamente com ele e saiba suas preferências, necessidades e expectativas. Isso o faz se sentir valorizado e reconhecido.

Para personalizar o atendimento em todas as etapas da jornada de compra do seu cliente, conte com sistemas de gestão que forneçam dados sobre ele, como compras feitas, produtos buscados, comportamento no site e outros.

É um bom pesquisador

Sendo muito exigente, o consumidor 5.0 também é caracterizado por ser um pesquisador – ele faz uma busca profunda na internet sobre a loja e os produtos vendidos.

Comprar um vestido pode demorar horas, pois pesquisa as melhores marcas, avaliações de cada produto e preços. Se as recomendações forem negativas, pode desistir da compra.

Além disso, o cliente 5.0 é influenciado, mas também influencia, pois dá sua opinião e feedback sobre as experiências de compras – principalmente as negativas.

E mais: os chamados influenciadores digitais possuem grande impacto na decisão de compra do novo consumidor.

É fiel e brand lover

A boa notícia é que, se sua marca fisgar o consumidor 5.0, ele realmente se torna um defensor e propagador da loja. Ele é fiel e brand lover (apaixonado pela marca), isto é, não importa o produto lançado, confia e faz questão de comprar. Excelentes exemplos são os leais clientes da Apple ou das Havaianas.

De modo geral, esse tipo de consumidor quer empresas que tenham os mesmos valores e propósitos.

Leia também: Como o varejo se prepara para uma Black Friday digital?

Como fazer um bom atendimento ao consumidor 5.0?

Ao entender seus desejos e suas preferências, é possível aprender como fazer um bom atendimento ao consumidor 5.0 e pensar em práticas que realmente atendam às expectativas, como:

  • criar um atendimento omnichannel, com integração de todos os canais;
  • produzir conteúdo de valor para pesquisas do cliente na internet a fim de gerar maior autoridade para a maca;
  • ter estratégias omnichannel que incluam todos os canais on-line e físicos;
  • oferecer um atendimento rápido e eficiente.

Como se adaptar ao consumidor 5.0?

Diante de tantas mudanças, é necessário se adaptar para se destacar no mercado, conquistar e fidelizar clientes ao longo do tempo.

Uma das principais dicas de como se adaptar ao consumidor 5.0 é voltar todo seu olhar para ele: o que precisa, deseja, espera, como age e o que pensa. Além disso, vale checar o comportamento de compra e os itens mais comprados, por exemplo. Assim, é possível pensar em estratégias de vendas e atendimento que realmente os atraiam.

E essas estratégias devem ser criadas com foco no varejo omnichannel, proporcionando a mesma experiência personalizada na loja física e on-line, incluindo oferecer vários canais de venda e meios de pagamentos mais modernos.

Para que elas deem certo, a chave é contar com o apoio da tecnologia, isto é, sistemas de gestão de vendas e clientes.

Um deles é o sistema de gestão financeira, o F360 Finanças, que possibilita integrar meios de pagamentos em um só local, inclusive os mais modernos, como Pix e carteiras digitais, o que atende diretamente às necessidades do consumidor 5.0.

Além disso, permite gerenciar todas as transações realizadas, identificar produtos mais vendidos e projetar ganhos e despesas para planejar investimentos ao longo dos meses.Agende uma demonstração e conheça seus principais recursos!

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Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360

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