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O ROI de franquias é o indicador que mostra o retorno sobre o investimento feito para montar e manter um negócio desse modelo. Em linhas gerais, ele é igual ao de outros formatos empresariais. A diferença fica por conta da cobrança de algumas taxas específicas desse setor.
Isso significa que, quando for calcular o ROI da sua franquia, você precisa considerar os custos iniciais básicos de todas as empresas — tais como aluguel de espaço físico, capital de giro, equipamentos, estoque, entre outros —, e também a taxa de início e a de marketing, sistema e royalties.
Saber disso deu a impressão que o investimento em uma loja franqueada é maior que o necessário para abrir um comércio que não faz parte de uma rede? Pois sabia que a rentabilidade também pode ser maior!
Segundo os números da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o faturamento do mercado de franquias foi de R$ 105,1 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Houve um aumento de 4% nas redes, 10% nos empregos e 10% nas operações, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os cinco segmentos que mais cresceram foram: alimentação; food service; casa e construção; comunicação, informática e eletrônicos; e educação.
Essas informações mostram que se tornar um franqueado pode ser um bom negócio! Para ter essa confirmação, é preciso fazer uma gestão financeira adequada, e isso começa com o cálculo correto do ROI de franquias. Veja, agora, como fazer essa conta.
O que é ROI de uma franquia?
O ROI de franquias é um indicador financeiro que revela o retorno alcançado com os investimentos feitos para abrir e manter uma loja desse formato. Em outras palavras, ele mostra se a aplicação de dinheiro para estruturar um comércio desse tipo gerou lucratividade.
ROI é a sigla que representa o termo em inglês Return on Investment que, em português, quer dizer Retorno sobre o Investimento.
Ele é considerado um dos indicadores mais importantes para uma boa gestão financeira, pois revela se seus esforços monetários estão, ou não, gerando os resultados esperados.
Por meio do ROI é possível:
- tomar decisões mais precisas;
- definir estratégias de crescimento mais pontuais;
- direcionar melhor as verbas;
- melhorar o planejamento financeiro;
- identificar quais investimentos devem ser mantidos e finalizados, o que ajuda a reduzir custos desnecessários;
- potencializar o lucro da franquia.
Dica de leitura: “Gestão financeira para franquias: como contribui com o seu negócio?”
Como calcular o ROI de franquias?
Calcular o Retorno sobre o Investimento é uma atividade relativamente simples, que pode ser feito utilizando a seguinte fórmula:
ROI = [(ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial] x 100
Para ficar mais fácil de entender, usaremos um exemplo. Então, imagine que você precisou de R$ 10 mil para abrir sua franquia. Após um determinado período, conseguiu vender R$ 35 mil. Aplicando a fórmula do ROI, temos:
- ganho obtido = R$ 35.000
- valor do investimento = R$ 10.000
- ROI = [(35.000 – 10.000) /10.000] x 100
- ROI = (25.000/10.000) x 100
- ROI = 2.500 x 100
- ROI = 250%
O que não pode faltar no ROI de franquias?
Lembra que falamos que ROI de franquias tem algumas particularidades que o usado em outros tipos de negócios não tem? Pois bem, estávamos nos referindo à taxa inicial, também chamada de taxa de ingresso.
Trata-se de uma cobrança única feita no momento da assinatura do contrato entre franqueado e franqueador. É ela que autoriza o uso da marca, do modelo de negócio, a venda dos produtos e dos serviços, e a utilização de outras características da rede.
Assim, quando for calcular o ROI da sua loja, não se esqueça de incluir a taxa de franquia na sua conta!
E, além dela, você também precisa contabilizar:
- capital de giro: quantia necessária para manter uma empresa funcionamento;
- ponto comercial ou plataforma digital: local onde os produtos/serviços serão mostrados e vendidos para o público;
- royalties: valor pago periodicamente ao franqueador sobre os lucros obtidos.
Confira também: “Contabilidade para franquias: guia completo“
Qual o ROI ideal para uma franquia?
No exemplo de cálculo de ROI de franquias que demos, o resultado foi 250%, certo? Será que esse é o número ideal para uma loja desse modelo?
Na realidade, não existe um percentual único que precise ser atingido para ser considerado o retorno ideal sobre o investimento. Isso porque o resultado depende de uma série de critérios, como tempo de atividade da unidade, resposta do público às soluções oferecidas, aceitação da marca no mercado, entre outros.
Porém, é certo imaginar que um bom ROI é alto, ou seja, aquele cujo resultado é igual ou superior a 100%. Isso porque essa porcentagem comprova que os investimentos feitos geraram bom lucro para a franquia.
Não deixe de ler: “Expansão de franquias: as 6 melhores dicas de como realizar!“
O que é PRI?
PRI é a abreviatura de Prazo de Retorno do Investimento. Como o nome sugere, esse indicador mostra quanto tempo levará para você rever o valor aplicado na sua loja.
A fórmula usada para calcular o PRI é:
PRI = investimento inicial / fluxo anual de caixa
Que tal um exemplo para entender melhor esse índice? Considere que você investiu R$ 30 mil iniciais na sua franquia. Seu fluxo de caixa está em R$ 10 mil por ano (aqui, você pode considerar uma projeção com base na média dos primeiros meses de atividade).
Colocando esses valores na fórmula do PRI, temos:
PRI = 30.000 / 10.000
PRI = 3 anos
Portanto, neste exemplo, seriam necessários três anos para o retorno do investimento inicial para a abertura da franquia.
Como melhorar a gestão financeira da sua franquia?
Como você deve ter percebido, ROI e PRI são indicadores financeiros complementares e fundamentais de serem calculados. Eles ajudam a basear suas decisões e a manter a saúde financeira da sua loja em dia.
Outra forma de melhorar o gerenciamento monetário da sua franquia é contando com ferramentas próprias para essa atividade.
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