Gestão por resultados é o termo usado para definir um modelo de administração empresarial que tem como foco as consequências, efeitos, respostas e retornos das atividades realizadas. O objetivo principal é alcançar as metas previamente definidas.
Uma das principais características dessa gestão é a participação ativa de funcionários, líderes e gestores. Esse formato gera vantagens, como aumento da produtividade e maior engajamento dos profissionais.
Com o varejo cada dia mais competitivo, ter um diferencial como esse pode ajudar (e muito) a destacar sua loja dos concorrentes, concorda? Afinal, colaboradores motivados fazem atendimentos melhores, com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e tendem a comprar mais!
E como funciona a gestão por resultados na prática? O que você deve saber para colocar esse modelo administrativo em funcionamento na sua franquia? Descubra essas e outras respostas agora mesmo!
O que é gestão por resultados?
A gestão por resultados é um formato administrativo que pode ser usado por empresas dos mais variados portes e segmentos para alcançarem seus objetivos mais rapidamente. O foco está nas respostas e consequências, que são mais importantes que os processos em si.
O nome desse gerenciamento vem do inglês Management by Results (MBR), e também pode ser chamado de “gestão por objetivos”, de “Management by Objectives (MBO)”.
O termo foi usado pela primeira vez por Peter Drucker, consultor administrativo considerado o pai da administração, em seu livro “The Practice of Management”, de 1954.
Drucker define que para essa forma de gestão:
Drucker define que para essa forma de gestão:
- os resultados atuam como referências-chave para todos os processos;
- as unidades que formam a companhia trabalham de maneira integrada e em busca das mesmas finalidades;
- cada uma das partes do negócio contribui, conforme suas habilidades, para chegar ao objetivo definido;
- os processos não engessados, pois eles não são o ponto principal da gestão;
- todos que fazem parte da empresa são responsáveis pelas conquistas, inclusive as que foram perdidas.
Dica de leitura: “Gestão de varejo: como realizar de maneira eficiente? 7 dicas!“
Quais são as vantagens da gestão estratégica de resultados?
Ao adotar a gestão estratégica de resultados na sua franquia, as vantagens que podem ser obtidas são:
- aumento do engajamento, da motivação e da produtividade dos funcionários: o motivo é que eles também são responsáveis (de uma forma positiva) pelas consequências. Por isso, buscarão trabalhar cada vez melhor;
- melhora da comunicação: todos são envolvidos no processo de definição dos objetivos. Isso contribui para trocas de informações mais claras, precisas e feedbacks construtivos;
- clareza nos propósitos: como todos participam da escolha das metas e finalidades, não restam dúvidas sobre o que deve ser feito e alcançado.
Como funciona a gestão por resultados? 3 pilares!
Uma gestão estratégica de resultados funciona a partir de três pilares, que são:
- objetividade;
- transparência;
- engajamento.
Objetividade
Estamos falando sobre uma gestão por objetivos, certo? Logo, nada mais adequado do que ter propósitos e finalidades claras e devidamente definidas, certo?
Para isso, é possível estabelecer um objetivo de cada vez, iniciando pelas áreas mais críticas e que mais impacto trazem para o crescimento da franquia, a exemplo da financeira.
Transparência
Lembra que falamos que todos são responsáveis pelos resultados? Porém, para o entendimento geral dessa participação acontecer, é fundamental que os gestores adotem conversas transparentes, claras e respeitosas desde o início da gestão.
Do contrário, podem gerar desconfiança, deixar os profissionais inseguros com suas atuações e, por fim, comprometer os resultados.
Engajamento
A consequência positiva do pilar anterior é a adesão e a participação dos colaboradores na busca pelo alcance das metas e propósitos. Como há a colaboração mútua, quanto mais engajados e envolvidos estiverem, mais resposta positiva o negócio terá.
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Como aplicar a gestão por resultados na sua franquia?
Achou tudo isso interessante e quer saber como implementar a gestão estratégica de resultados na sua franquia? Então, saiba que os passos mais indicados para isso são:
- revise os objetivos da sua loja: segundo Drucker, a ideia é conseguir uma visão macro da empresa e, partir desse ponto, alinhar o que se pretende alcançar com o planejamento estratégico;
- defina os propósitos: dependendo do porte da sua franquia, isso pode ser feito com todo o time de uma única vez, ou separando por setores para facilitar a determinação de objetivos a serem atingidos em cada área;
- estabeleça prazos: coloque uma data limite para alcance de cada uma das finalidades, pois isso também contribui a engajar os profissionais;
- monitore os resultados: fazer esse acompanhamento ajuda a identificar o que está dando certo e pode ser mantido, e o que precisa de ajustes;
- avalie o desempenho: mensure a performance dos times, mas também de cada profissional individualmente;
- reconheça o empenho: agradeça o empenho de cada um, mesmo se o objetivo não for atingido ao finalizar o prazo, e busque meios de recompensar os funcionários de acordo com a cultura da sua franquia.
O que mais você pode fazer para melhorar a gestão da sua franquia?
Uma gestão de franquias eficiente precisa abranger vários pontos. Você deve pensar nos resultados, mas também em motivar seus funcionários e atender bem os clientes. Quanto melhor a performance da sua loja, maior o volume de vendas e o faturamento, não é mesmo?
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