Sabe por que você precisa de um dashboard financeiro empresarial para monitorar as finanças e os resultados da sua loja? Para acabar de vez com a dificuldade de coletar e integrar informações espalhadas em diferentes sistemas ou planilhas.
Afinal, além de aumentar o esforço de trabalho, demora muito mais tempo para compilar os dados e gerar uma análise precisa da situação financeira do negócio. Como consequência, prejudica a rapidez e eficiência da tomada de decisão.
Como a gente sabe que você quer facilitar sua gestão e fazer escolhas informadas, preparamos este texto que explica tudo sobre o dashboard financeiro: o que é, principais indicadores para acompanhar e como criar um painel completo e realmente útil para conquistar bons resultados.
Acompanhe!
Principais aprendizados deste artigo:
- O dashboard financeiro empresarial é um painel visual que centraliza e organiza indicadores financeiros do negócio. Serve para facilitar a análise de desempenho por meio de gráficos e tabelas que reúnem dados de variadas fontes, como canais de vendas, operadoras de cartões e instituições financeiras.
- São três os principais tipos de dashboard: operacional (foco no dia a dia e metas a curto prazo), tático (monitora metas e ações de médio prazo) e estratégico (visa o planejamento de longo prazo e a sustentabilidade financeira).
- Os principais indicadores para monitoramento incluem fluxo de caixa, contas a pagar/receber, margem de lucro, faturamento, ticket médio e índices de liquidez, que ajudam a acompanhar a saúde financeira e o progresso das metas.
- O dashboard empresarial facilita a tomada de decisões, melhora a competitividade, otimiza a gestão financeira e proporciona uma análise clara e objetiva, além de permitir identificar problemas e oportunidades de forma rápida e eficiente.
O que é dashboard financeiro empresarial?
O dashboard financeiro empresarial é um painel que reúne indicadores de desempenho de um negócio, como lojas e franquias, e permite visualizar os dados por meios visuais fáceis de entender, como gráficos e tabelas. O acompanhamento deve ser constante e periódico, como diário, semanal, quinzenal ou mensal.
Seus resultados são provenientes de variadas fontes, como pontos e canais de vendas, operadoras de cartões, e-commerce, marketplaces, instituições financeiras e outros sistemas integrados.
Portanto, a principal função do painel financeiro é centralizar as informações em um só local e transformá-las em gráficos, tabelas e métricas por meio de apresentações visuais intuitivas.
Tipos de dashboard financeiro
De modo geral, existem três tipos de dashboard financeiro empresarial. Conheça a seguir.
1 – Operacional
Proporciona uma visão ampla do cenário financeiro da loja para embasar decisões de curto prazo, avaliar as atividades rotineiras do setor e identificar pontos de melhorias, como redução de custos e otimização de fluxos de trabalho.
Os indicadores mais comuns nesse tipo de dashboard são fluxo de caixa e contas a pagar e a receber.
2 – Tático
O foco é monitorar os resultados das estratégias e ações executadas diariamente pelo negócio, assim como a evolução das metas de médio prazo.
Esse modelo de painel financeiro reúne indicadores e dados variados, como comportamento de consumo dos clientes, tempo médio de pagamento, contas a receber, pagamentos a fornecedores, projeção de faturamento, taxa de inadimplência e fluxo de caixa.
3 – Estratégico
Já o estratégico volta seu olhar para as metas de longo prazo, como a sustentabilidade e o crescimento financeiro da marca nos próximos anos.
Como exemplo, reúne KPIs estratégicas para basear o planejamento da marca, como rentabilidade, lucratividade, margem de lucro, índices de liquidez e endividamento, ROI (Retorno sobre Investimento) e ROE (Retorno sobre Patrimônio).
Principais indicadores para dashboard financeiro
Cada tipo de dashboard financeiro empresarial, como operacional, tático e financeiro, prioriza determinados indicadores. Porém, com uso de um sistema de gestão para o varejo, é possível reunir todos os modelos em um só painel.
Logo, os indicadores para dashboard financeiro podem envolver:
- fluxo de caixa;
- contas a pagar/receber;
- margem de lucro;
- volume de vendas;
- faturamento;
- ticket médio;
- lucratividade;
- índice de liquidez;
- Necessidade de Capital de Giro (NCG);
- projeções de receitas e despesas.
Nesse ponto, é importante destacar que cada negócio pode focar em indicadores de desempenho variados conforme seus objetivos e metas de curto a longo prazo. Logo, é fundamental entender quais impactam a análise sobre o sucesso da marca.
Para dar um exemplo prático, confira o que Kássia Almeida, Head de Franquias na Bluefit Academia, disse no podcast da F360 sobre os indicadores imprescindíveis para monitorar o desempenho da rede:
Qual a importância da visualização de dados financeiros?
A necessidade de monitorar os dados financeiros do negócio pode se resumir em tomar melhores decisões para aumentar a receita e reduzir as despesas e, assim, lucrar mais.
Ao visualizar as entradas e saídas de dinheiro do caixa, a rentabilidade, o volume de vendas, o ticket médio e as despesas fixas e variáveis, por exemplo, você pode tomar decisões que melhoram os resultados em curto, médio e longo prazo.
Portanto, podemos separar as seguintes vantagens de usar um dashboard financeiro no varejo:
- análise clara, simples e objetiva de dados complexos;
- identificação mais rápida de problemas e oportunidades;
- tomada de decisão mais ágil e precisa;
- aumento da competitividade no mercado;
- redução de custos operacionais;
- melhora do planejamento financeiro;
- gestão financeira mais eficiente e focada em resultados.
Como criar um dashboard financeiro?
Para criar um dashboard financeiro, você precisar escolher uma ferramenta, elencar os indicadores de desempenho mais importantes para a marca, determinar as fontes de dados e integrá-las ao painel, criar gráficos, tabelas e outros elementos visuais que interpretem os dados e gerar insights para basear as tomadas de decisão.
Veja detalhes do passo a passo de como criar um dashboard financeiro para sua franquia.
1 – Escolha a ferramenta
Você pode usar variadas ferramentas para criar seu painel, como planilhas no Excel ou Google Sheets, ou então softwares de gestão financeira que fornecem o dashboard de forma automática e personalizada.
2 – Defina os indicadores de desempenho
Conforme o objetivo do negócio e suas metas de curto a longo prazo, determine quais indicadores financeiros são indispensáveis para acompanhar o progresso dos resultados.
3 – Determine as fontes de dados
Com os indicadores importantes em mãos, identifique quais fontes de dados podem fornecer as informações que você precisa para alimentar o dashboard em tempo real.
As fontes podem ser sistema de gestão de estoque, planilhas e banco de dados, por exemplo. Caso use um software especializado, a própria plataforma se integra a outras para coletar e integrar as informações.
4 – Crie os elementos visuais
Para interpretar e facilitar a visualização dos resultados, transforme os dados em elementos visuais, como gráficos diversos (colunas, barras, setor, pizza, rede etc), tabelas e métricas.
Uma dica para deixar o painel mais completo e funcional, é desenvolver funções interativas para explorar as informações, como filtros e possibilidades de comparações.
5 – Gere insights e faça ajustes
Por fim, faça uma análise profunda dos indicadores e dados e gere insights para criar estratégias e ações que ajudem a conquistar as metas determinadas.
Ao longo do tempo, faça ajustes no painel para incluir mais informações, se necessário.
O ideal é usar uma ferramenta para dashboard financeiro empresarial que automatiza os processos, integra sistemas e fornece indicadores personalizados em tempo real.
Além de economizar tempo e evitar erros, você acessa dados confiáveis e, assim, colabora para crescer de forma sustentável.
Saiba mais: Desempenho de vendas: como avaliar nas lojas física e on-line?
Ferramenta para dashboard financeiro empresarial
O F360 Finanças é um software de gestão financeira que fornece um dashboard com indicadores customizáveis para você analisar os dados conforme as necessidades e os objetivos do negócio.
Em uma só plataforma, há a centralização de informações indispensáveis para gerenciar sua loja, como KPIs de desempenho, fluxo de caixa, valores a pagar/receber, faturamento e muito mais.
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FAQ
O que é um dashboard financeiro?
Um dashboard financeiro é uma ferramenta visual que centraliza os principais indicadores de desempenho financeiro, como fluxo de caixa e faturamento, em um painel de fácil leitura. Inclui gráficos e tabelas para ajudar a analisar dados de diferentes fontes de forma clara.
Quais indicadores devem estar em um dashboard financeiro?
Os indicadores variam conforme os objetivos do negócio, mas os mais comuns incluem fluxo de caixa, faturamento, contas a pagar e receber, lucratividade, margem de lucro e projeções de receita. Outros indicadores estratégicos podem envolver o ticket médio e a necessidade de capital de giro.
Como criar um dashboard financeiro empresarial?
Para criar um dashboard financeiro, escolha uma ferramenta (como Excel ou softwares especializados), defina os indicadores mais relevantes para a empresa, integre as fontes de dados ao painel e crie gráficos visuais para interpretar os resultados. Ajustes contínuos podem aprimorar sua eficiência.
Por que o dashboard financeiro é importante para empresas?
O dashboard financeiro é fundamental porque permite monitorar e analisar a saúde financeira da marca em tempo real. Logo, ajuda a tomar decisões rápidas e precisas, identificar problemas e oportunidades e melhorar a eficiência da gestão financeira.
Quais são os benefícios de usar um dashboard financeiro?
Os principais benefícios incluem a facilitação da tomada de decisões, com base em dados confiáveis, o monitoramento detalhado do desempenho financeiro e o aprimoramento do planejamento estratégico. Além disso, o dashboard ajuda a identificar problemas rapidamente e otimizar o uso de recursos.