dona de loja fazendo live mostrando uma blusa para a câmera do celular
Inovação 17/12/2024

Como usar o live marketing no varejo? Dicas práticas!

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O live marketing (ou, simplesmente, marketing ao vivo) é uma estratégia que tem tudo para crescer e se solidificar no comércio varejista, já que dá resultados.

O relatório CX Trends 2024, por exemplo, mostra o valor das experiências ao vivo. Segundo o levantamento, 37% das empresas da América Latina pretendem aumentar bastante seus investimentos na área.

O motivo para essa procura, conforme o próprio documento, é que 80% dos clientes esperam ter apoio dos vendedores em todos os momentos da empresa, o que faz com que seja necessário respondê-los de maneira imediata. Ou seja, em tempo real.

Agora que você sabe disso, que tal aprender estratégias de live marketing para adotar na sua loja? Continue a leitura para descobrir quais as melhores!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O live marketing consiste na criação de experiências ao vivo nas quais os usuários podem interagir com a marca. Logo, é uma poderosa ferramenta de engajamento que permite se aproximar do seu público-alvo.
  • Os principais benefícios da estratégia são o aumento da interação e do alcance das suas ações, que atingem mais pessoas (com menos recursos). Ademais, a tática estreita o relacionamento com os consumidores a fim de alavancar as vendas.
  • Algumas das melhores táticas de live marketing são a criação de eventos ao vivo in loco, agendamento de um dia de demonstração de produtos para os clientes e a transmissão de lives nas redes sociais. 
  • Indicadores como retorno sobre o investimento (ROI) e taxas de alcance, engajamento e conversão ajudam a medir o sucesso de uma campanha. 

O que é live marketing no varejo?

O live marketing (ou marketing ao vivo, em português) é uma estratégia de divulgação de marca que envolve a criação de experiências ao vivo. Seu principal objetivo é engajar o público com a empresa por meio de um contato imediato, imersivo e, acima de tudo, personalizado. 

Também chamada de marketing de experiência, a tática foca, portanto, na interação, em tempo real, com os consumidores a fim de criar uma vivência única e instigante.

No geral, o live marketing no varejo acontece por meio das transmissões ao vivo (live streams) que estão disponíveis em diversas plataformas e redes sociais. 

Nos eventos, a marca pode, por exemplo, apresentar produtos, dar dicas de uso ou responder às dúvidas dos seguidores. O importante é interagir e engajar!

Antes de seguir a leitura, que tal conferir algumas das melhores estratégias de vendas on-line para adotar na sua franquia? É só ver este artigo do nosso blog!

Quais os benefícios do live marketing para lojas?

Agora que você já sabe o que é live marketing no varejo, veja os principais benefícios de adotar essa estratégia!

1- Clientes mais engajados 

Um dos principais benefícios do live marketing para lojas é o aumento do engajamento de clientes no varejo. Afinal, uma transmissão ao vivo tem um caráter mais interativo do que, por exemplo, uma simples postagem no feed

Dessa forma, os consumidores tendem a responder perguntas ou enviar suas dúvidas. De qualquer modo, interagem mais com a marca.

2- Maior “alcance” on-line 

Outra vantagem é o aumento do alcance da ação de marketing pela repercussão entre os seguidores. 

O que queremos dizer é que os eventos ao vivo chamam a atenção. Por esse motivo, seus clientes tendem a compartilhá-los ou indicá-los para terceiros com mais frequência.

3- Mais contato com o público-alvo 

Por último, você aumenta o contato com o seu público-alvo, justamente pela interação em tempo real. Assim, você se aproxima e conhece seus consumidores para ter uma visão mais clara das suas necessidades e expectativas.

O resultado do conjunto dessas três vantagens é o aumento das vendas e, consequentemente, do faturamento da sua loja!

Quais as melhores estratégias de live marketing para o varejo?

Deu para perceber que promover uma experiência de marca ao vivo pode ser uma ótima ideia, não é? Então, chegou o momento de conferir algumas estratégias de live marketing para reproduzir no seu comércio. Vamos lá?

1- Promova eventos ao vivo 

Uma das estratégias de live marketing que valem a pena é a promoção de eventos ao vivo. Aqui, a ideia é justamente fazer um encontro na loja para que seu público possa ver (e até testar) seus produtos.

Essa tática é ótima, pois aproxima os consumidores e permite que eles tenham contato direto com as mercadorias. Assim, tomam decisões de compra mais conscientes.

Seus eventos ao vivo devem ter uma boa ambientação. Por isso, não deixe de ler nosso artigo com as razões para investir na organização da sua loja!

2- Faça demonstrações de produtos 

Outra ideia que costuma dar bons resultados nas ações de live marketing no varejo é a demonstração de produtos. Você pode agendar uma data e mostrar como usar um certo item (a fim de explorar as vantagens de adquiri-lo) ou dar amostras para experimentação (no caso de cosméticos ou alimentos). 

De qualquer forma, a tática ajuda a mostrar o lado bom do que você vende e, assim, conquistar mais clientes pelo olho (ou pela barriga).

Em parceria com as demonstrações, faça promoções para os clientes que marcarem presença no dia. Não sabe como criar uma de sucesso? Então, siga as dicas do nosso blog!

3- Faça transmissões pelas redes sociais 

Por último, temos as transmissões ao vivo pelas redes sociais, como Instagram ou Facebook. Basta ter um celular e planejar bem o que você vai dizer.

Por exemplo, você pode abrir uma live para apresentar as novas mercadorias da loja, dar dicas de como usá-las e até responder dúvidas dos clientes sobre os produtos. Só não se esqueça de interagir com os visitantes para manter o engajamento nas alturas, viu?

Como medir o sucesso de uma campanha de live marketing no varejo?

Você planejou e colocou sua campanha de live marketing no ar, e agora? Bem, você precisa medir o sucesso da estratégia por meio do monitoramento de indicadores de desempenho.

Os principais para acompanhar são:

  • Retorno Sobre o Investimento (o ROI), a diferença entre o quanto a ação custo e o quanto rendeu; 
  • taxa de engajamento, quantas pessoas interagiram com a campanha;
  • alcance das publicações (lives), quantos usuários acompanharam as transmissões;
  • taxa de conversão, quantos se tornaram clientes. 

Para finalizar este guia sobre live marketing no varejo, saiba que você deve se preparar para acompanhar as vendas. Este processo, por sua vez, inclui o controle do dinheiro que entra e sai do caixa.

Portanto, indicamos contar com um sistema de gestão financeira robusto, como o F360 Finanças, que permite acompanhar todos os aspectos de um negócio por meio de uma plataforma responsiva e fácil de usar.

Quer ver como funciona na prática? Então, solicite uma demonstração gratuita!

FAQ

O que é live marketing?

O live marketing (marketing ao vivo) é uma tática que foca na criação de experiências ao vivo e interativas, a fim de atrair mais público para uma marca e engajar a audiência para aumentar as vendas de um negócio.

Por que adotar o live marketing no varejo?

As experiências ao vivo do live marketing ajudam a criar consumidores mais engajados (e conscientes sobre a marca), aumentar a repercussão das campanhas de divulgação e estreitar o relacionamento com o público-alvo. O resultado é o aumento das vendas.

Como elaborar uma campanha de live marketing?

Para elaborar uma campanha de live marketing, você deve conhecer seu perfil de cliente e adotar estratégias como:

  • eventos ao vivo na loja;
  • demonstração (ou degustação) de produtos; 
  • transmissões em live nas redes sociais. 

Como monitorar o desempenho das suas ações de live marketing?

Monitore o desempenho das suas campanhas de marketing ao vivo ao acompanhar métricas como:

  • taxa de engajamento do público nas ações;
  • taxa de conversão de seguidores em clientes;
  • alcance das publicações; 
  • retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas. 
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Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360

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