O lucro bruto (também conhecido como lucro das vendas ou lucro operacional) é uma das maneiras de mostrar o quanto um negócio é rentável. O indicador permite identificar quanto a empresa ganha com as vendas de um período ao deduzir os custos de produção do rendimento total.
Posto isso, é essencial para o bom planejamento financeiro, porque indica se a organização está no caminho certo ou se precisa rever suas estratégias de precificação ou vendas.
Quer aprender como calcular o lucro bruto e as melhores maneiras para aumentar a rentabilidade do seu negócio? Então, continue a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber no artigo a seguir!
Principais aprendizados deste artigo:
- O lucro bruto é um indicador que mostra quanto um negócio ganha com suas vendas após deduzir seus gastos de produção ou aquisição dos produtos, como custos com compra de insumos e armazenamento em estoque.
- O cálculo do lucro bruto é bem simples e consiste apenas em subtrair o rendimento total (tudo que a empresa ganhou no período) das despesas para ter as mercadorias disponíveis para vendas.
- O conhecimento desse indicador não apenas facilita a análise da performance financeira, mas também ajuda na tomada de decisões, uma vez que orienta as estratégias de precificação e investimentos futuros.
- O primeiro passo para aumentar seu lucro bruto é entender quem são seus clientes e o que eles mais compram. Em seguida, invista em ações de retenção e fidelização.
- Para controlar seus resultados, conte com uma ferramenta de gestão financeira que centralize e automatize a coleta e o processamento dos dados para otimizar a sua gestão.
O que é lucro bruto?
O lucro bruto é o rendimento que a empresa tem com as vendas após subtrair seus custos variáveis. Em outras palavras, é o que o negócio ganha com a comercialização dos produtos ao considerar os gastos com a produção — ou aquisição — dos itens (como compra de matéria-prima ou pagamento de fornecedores).
Ressaltamos ainda que lucro bruto difere de lucro líquido. O primeiro considera apenas os gastos variáveis (que mudam conforme a situação) no cálculo sobre o rendimento.
Já o lucro líquido contempla todas as despesas (como impostos e salários dos colaboradores) para chegar aos ganhos totais do empreendimento com as vendas.
Além do lucro bruto, outro indicador financeiro vital para a saúde do seu negócio é o índice de lucratividade. Veja como funciona e como calcular!
Qual o impacto do lucro bruto na saúde financeira da empresa?
O lucro bruto exerce impacto direto sobre as finanças da empresa. Isso porque facilita a análise financeira e, assim, permite entender se o empreendimento é rentável ou se traz prejuízos. Em outros termos, mostra o desempenho do negócio no seu setor de atuação.
Graças a este aspecto, o indicador também é um aliado importante na tomada de decisões, uma vez que compreende seu rendimento ajuda a traçar estratégias de reajustes nos preços e planejar investimentos com mais segurança, por exemplo.
Como calcular o lucro bruto?
Para calcular o lucro bruto da sua empresa, use a seguinte fórmula: receita total – CMV (custo da mercadoria vendida, aqueles custos variáveis). Ou seja, subtraia do rendimento as vendas dos valores gastos com a criação dos seus produtos. Para ficar mais claro, confira o seguinte exemplo prático!
Você tem uma receita líquida de R$ 50.000 em um mês. No mesmo período, os custos para ter os itens comercializados em mãos totalizaram R$ 36.000.
Neste cenário, o cálculo é: lucro bruto = 50.000 – 36.000, que resulta em 14.000, que é o seu rendimento bruto para o mês. Fácil, concorda?
Um detalhe interessante é que você pode usar esse resultado para visualizar sua margem bruta (o percentual de lucro por venda). Para tanto, aplique a fórmula: lucro bruto / receita total x 100.
Ao aplicar o exemplo anterior, você tem: 36.000 / 50.000 x 100, cujo resultado é 72% de margem bruta.
Aprenda como encontrar a margem de lucro ideal para sua empresa neste artigo completo!
Quais as melhores estratégias para aumentar o lucro bruto de uma franquia?
1 – Estudar seu público-alvo
Antes de colocar em prática qualquer estratégia para aumentar o lucro bruto, você deve compreender quem é seu público-alvo. Para tanto, delimite quais pessoas têm mais chances de se tornarem seus clientes, bem como suas características principais.
Por exemplo, mulheres entre 20 e 30 anos, com filhos pequenos e que trabalham em escritórios.
Esse passo é imprescindível, pois direciona todas as suas ações de marketing e vendas para atrair essa parcela da população, tornando-as mais assertivas, a fim de aumentar sua carteira de clientes.
2 – Reduzir os custos de produção
Como explicamos, o lucro bruto é o que sobra após subtrair os gastos com produção da receita total, lembra? Portanto, uma das melhores estratégias para aumentar sua margem é reduzir os custos. Desse modo, “sobra” mais dinheiro após a dedução das obrigações financeiras.
Para alcançar esse feito, você pode:
- otimizar seus processos de produção para agilizar o dia a dia dos colaboradores e economizar;
- gerenciar o estoque para evitar a perda de produtos;
- negociar melhores preços com os fornecedores a fim de diminuir o valor dos insumos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade.
Temos um artigo com 7 dicas de controle de despesas empresariais que pode te ajudar neste passo. Aproveite para conferir!
3 – Gerenciar os preços
Uma boa estratégia de precificação também ajuda no aumento do lucro bruto, visto que eleva o rendimento do negócio. Para definir o melhor preço para os seus produtos, indicamos se basear nestes três elementos:
- custos;
- concorrência;
- valor.
Na prática, os valores devem cobrir os custos com a produção, se equiparar aos principais concorrentes e trazer uma percepção de valor para os consumidores.
4 – Investir em ações de retenção e fidelização de clientes
A quarta e última dica é investir em ações de retenção e fidelização de clientes. Ou seja, táticas para incentivar que os consumidores comprem novamente com o seu negócio e mais, se tornem fiéis à marca.
Para isso, promova um atendimento de qualidade e personalizado às necessidades individuais. Além disso, crie programas de fidelidade para estimular a recompra e faça promoções para atrair a atenção do seu público.
Aliás, aprenda as melhores estratégias para fazer promoções de sucesso e aumentar o seu lucro bruto no nosso blog!
Dicas de ferramentas de gestão do lucro bruto
Atualmente, existem muitas ferramentas de gestão do lucro no mercado, como as boas e velhas planilhas. Com o mecanismo, você acompanha a evolução do seu faturamento de forma centralizada e até compartilha os resultados com sua equipe.
Porém, as planilhas não são a melhor solução, já que você deve preencher os dados manualmente, o que atrasa todo o processo e é passível de erros causados pela falta de atenção.
Por isso, recomendamos uma alternativa: adotar um sistema de gestão financeira, como o F360 Finanças. Com a plataforma, você acessa um dashboard personalizado e responsivo com recursos para administrar suas finanças sem dores de cabeça.
Confira o vídeo a seguir e entenda melhor como o F360 Finanças funciona:
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FAQ:
O que é lucro bruto?
O lucro bruto é o faturamento da empresa após deduzir os custos com a produção dos itens vendidos. É o quanto o empreendimento ganha após arcar com as despesas variáveis para ter os itens comercializados disponíveis para os clientes.
Como calcular o lucro bruto?
A fórmula para calcular o lucro bruto é: receita total – custos da mercadoria vendida (CMV), que são as despesas que o negócio tem para produzir e armazenar os itens para a venda.
Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido?
A principal diferença é que o lucro bruto pondera apenas os custos relacionados à produção dos itens vendidos, como compra de insumos ou gastos com estocagem e entrega. Já o lucro líquido considera todas as despesas, desde a produção até o pagamento de tributos e outras obrigações financeiras.
Como aumentar o lucro bruto da minha empresa?
As melhores estratégias para aumentar o lucro bruto são:
- conhecer bem seu público-alvo;
- reduzir os custos;
- precificar corretamente as mercadorias;
- reter e fidelizar mais clientes.
Quais ferramentas podem ajudar na gestão do lucro bruto?
As melhores ferramentas para gestão de lucro bruto são os softwares financeiros. Isso porque os sistemas facilitam o controle das despesas e rendimentos, já que centralizam a coleta e o acesso às informações, além de automatizar tarefas repetitivas.