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empresária, analista de finanças em uma mesa analisando gráficos com caneta na mão e usando uma calculadora
Finanças 18/12/2024

O que é lucro bruto e qual o impacto para a saúde financeira?

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O lucro bruto (também conhecido como lucro das vendas ou lucro operacional) é uma das maneiras de mostrar o quanto um negócio é rentável. O indicador permite identificar quanto a empresa ganha com as vendas de um período ao deduzir os custos de produção do rendimento total.

Posto isso, é essencial para o bom planejamento financeiro, porque indica se a organização está no caminho certo ou se precisa rever suas estratégias de precificação ou vendas.

Quer aprender como calcular o lucro bruto e as melhores maneiras para aumentar a rentabilidade do seu negócio? Então, continue a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber no artigo a seguir!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O lucro bruto é um indicador que mostra quanto um negócio ganha com suas vendas após deduzir seus gastos de produção ou aquisição dos produtos, como custos com compra de insumos e armazenamento em estoque.
  • O cálculo do lucro bruto é bem simples e consiste apenas em subtrair o rendimento total (tudo que a empresa ganhou no período) das despesas para ter as mercadorias disponíveis para vendas.
  • O conhecimento desse indicador não apenas facilita a análise da performance financeira, mas também ajuda na tomada de decisões, uma vez que orienta as estratégias de precificação e investimentos futuros. 
  • O primeiro passo para aumentar seu lucro bruto é entender quem são seus clientes e o que eles mais compram. Em seguida, invista em ações de retenção e fidelização.
  • Para controlar seus resultados, conte com uma ferramenta de gestão financeira que centralize e automatize a coleta e o processamento dos dados para otimizar a sua gestão. 

O que é lucro bruto?

O lucro bruto é o rendimento que a empresa tem com as vendas após subtrair seus custos variáveis. Em outras palavras, é o que o negócio ganha com a comercialização dos produtos ao considerar os gastos com a produção — ou aquisição — dos itens (como compra de matéria-prima ou pagamento de fornecedores).

Ressaltamos ainda que lucro bruto difere de lucro líquido. O primeiro considera apenas os gastos variáveis (que mudam conforme a situação) no cálculo sobre o rendimento. 

Já o lucro líquido contempla todas as despesas (como impostos e salários dos colaboradores) para chegar aos ganhos totais do empreendimento com as vendas. 

Além do lucro bruto, outro indicador financeiro vital para a saúde do seu negócio é o índice de lucratividade. Veja como funciona e como calcular!

Qual o impacto do lucro bruto na saúde financeira da empresa?

O lucro bruto exerce impacto direto sobre as finanças da empresa. Isso porque facilita a análise financeira e, assim, permite entender se o empreendimento é rentável ou se traz prejuízos. Em outros termos, mostra o desempenho do negócio no seu setor de atuação.

Graças a este aspecto, o indicador também é um aliado importante na tomada de decisões, uma vez que compreende seu rendimento ajuda a traçar estratégias de reajustes nos preços e planejar investimentos com mais segurança, por exemplo.

Como calcular o lucro bruto?

Para calcular o lucro bruto da sua empresa, use a seguinte fórmula: receita total – CMV (custo da mercadoria vendida, aqueles custos variáveis). Ou seja, subtraia do rendimento as vendas dos valores gastos com a criação dos seus produtos. Para ficar mais claro, confira o seguinte exemplo prático!

Você tem uma receita líquida de R$ 50.000 em um mês. No mesmo período, os custos para ter os itens comercializados em mãos totalizaram R$ 36.000. 

Neste cenário, o cálculo é: lucro bruto = 50.000 – 36.000, que resulta em 14.000, que é o seu rendimento bruto para o mês. Fácil, concorda?

Um detalhe interessante é que você pode usar esse resultado para visualizar sua margem bruta (o percentual de lucro por venda). Para tanto, aplique a fórmula: lucro bruto / receita total x 100.

Ao aplicar o exemplo anterior, você tem: 36.000 / 50.000 x 100, cujo resultado é 72% de margem bruta.

Aprenda como encontrar a margem de lucro ideal para sua empresa neste artigo completo!

Quais as melhores estratégias para aumentar o lucro bruto de uma franquia?  

1 – Estudar seu público-alvo 

    Antes de colocar em prática qualquer estratégia para aumentar o lucro bruto, você deve compreender quem é seu público-alvo. Para tanto, delimite quais pessoas têm mais chances de se tornarem seus clientes, bem como suas características principais.

    Por exemplo, mulheres entre 20 e 30 anos, com filhos pequenos e que trabalham em escritórios. 

    Esse passo é imprescindível, pois direciona todas as suas ações de marketing e vendas para atrair essa parcela da população, tornando-as mais assertivas, a fim de aumentar sua carteira de clientes.

    2 – Reduzir os custos de produção 

      Como explicamos, o lucro bruto é o que sobra após subtrair os gastos com produção da receita total, lembra? Portanto, uma das melhores estratégias para aumentar sua margem é reduzir os custos. Desse modo, “sobra” mais dinheiro após a dedução das obrigações financeiras.

      Para alcançar esse feito, você pode:

      • otimizar seus processos de produção para agilizar o dia a dia dos colaboradores e economizar;
      • gerenciar o estoque para evitar a perda de produtos;
      • negociar melhores preços com os fornecedores a fim de diminuir o valor dos insumos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade.

      Temos um artigo com 7 dicas de controle de despesas empresariais que pode te ajudar neste passo. Aproveite para conferir!

      3 – Gerenciar os preços

        Uma boa estratégia de precificação também ajuda no aumento do lucro bruto, visto que eleva o rendimento do negócio. Para definir o melhor preço para os seus produtos, indicamos se basear nestes três elementos:

        1. custos; 
        2. concorrência;
        3. valor.

        Na prática, os valores devem cobrir os custos com a produção, se equiparar aos principais concorrentes e trazer uma percepção de valor para os consumidores.

        4 – Investir em ações de retenção e fidelização de clientes

          A quarta e última dica é investir em ações de retenção e fidelização de clientes. Ou seja, táticas para incentivar que os consumidores comprem novamente com o seu negócio e mais, se tornem fiéis à marca.

          Para isso, promova um atendimento de qualidade e personalizado às necessidades individuais. Além disso, crie programas de fidelidade para estimular a recompra e faça promoções para atrair a atenção do seu público. 

          Aliás, aprenda as melhores estratégias para fazer promoções de sucesso e aumentar o seu lucro bruto no nosso blog!

          Dicas de ferramentas de gestão do lucro bruto

          Atualmente, existem muitas ferramentas de gestão do lucro no mercado, como as boas e velhas planilhas. Com o mecanismo, você acompanha a evolução do seu faturamento de forma centralizada e até compartilha os resultados com sua equipe.

          Porém, as planilhas não são a melhor solução, já que você deve preencher os dados manualmente, o que atrasa todo o processo e é passível de erros causados pela falta de atenção.

          Por isso, recomendamos uma alternativa: adotar um sistema de gestão financeira, como o F360 Finanças. Com a plataforma, você acessa um dashboard personalizado e responsivo com recursos para administrar suas finanças sem dores de cabeça.

          Confira o vídeo a seguir e entenda melhor como o F360 Finanças funciona:

          Aproveite também para agendar uma demonstração gratuita e confira, na prática, tudo o que a plataforma pode fazer pelo seu negócio!

          FAQ:

          O que é lucro bruto?

          O lucro bruto é o faturamento da empresa após deduzir os custos com a produção dos itens vendidos. É o quanto o empreendimento ganha após arcar com as despesas variáveis para ter os itens comercializados disponíveis para os clientes.

          Como calcular o lucro bruto?

          A fórmula para calcular o lucro bruto é: receita total – custos da mercadoria vendida (CMV), que são as despesas que o negócio tem para produzir e armazenar os itens para a venda. 

          Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido?

          A principal diferença é que o lucro bruto pondera apenas os custos relacionados à produção dos itens vendidos, como compra de insumos ou gastos com estocagem e entrega. Já o lucro líquido considera todas as despesas, desde a produção até o pagamento de tributos e outras obrigações financeiras. 

          Como aumentar o lucro bruto da minha empresa?

          As melhores estratégias para aumentar o lucro bruto são:

          • conhecer bem seu público-alvo; 
          • reduzir os custos; 
          • precificar corretamente as mercadorias; 
          • reter e fidelizar mais clientes. 

          Quais ferramentas podem ajudar na gestão do lucro bruto?

          As melhores ferramentas para gestão de lucro bruto são os softwares financeiros. Isso porque os sistemas facilitam o controle das despesas e rendimentos, já que centralizam a coleta e o acesso às informações, além de automatizar tarefas repetitivas. 

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          Escrito por:

          Maurício Galhardo

          Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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