Uma das principais preocupações dos franqueados é manter a sustentabilidade financeira ao mesmo tempo em que desenvolve o negócio. Porém, além de ter uma gestão de alta qualidade, é preciso definir estratégias de crescimento eficazes e que acompanhem o ritmo do mercado.
Afinal, o setor de franchising não para de crescer, ou seja, a concorrência fica cada vez mais alta. O relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostrou que, no primeiro trimestre de 2024, o faturamento das franquias aumentou 19,1% em relação ao mesmo período do ano anterior e atingiu mais de R$ 60 milhões.
Se sua loja não acompanha esse crescimento, é sinal que as estratégias de expansão de negócios precisam de ajustes. Para ajudar, preparamos este texto com exemplos práticos e eficientes para desenvolver a marca.
Confira!
Principais aprendizados deste artigo:
- As estratégias de crescimento para franquias são importantes para aumentar a participação e a força da marca no mercado, ampliar as vendas, otimizar processos e aumentar a competitividade.
- A diversificação do mix de produtos e/ou serviços e a expansão geográfica são duas estratégias muito usadas por varejistas. Assim como a inovação tecnológica e o investimento em sistemas automatizados, que centralizam dados em um só local.
- Além disso, fazer parcerias estratégicas com marcas que vendem produtos complementares para o mesmo público-alvo e focar na melhoria da eficiência operacional contribuem para expandir o negócio.
- Para identificar oportunidades de melhorias, conte com um sistema de gestão financeira da F360, além de softwares de CRM e automação de marketing para se conectar com os clientes e gerenciar sua experiência com a marca.
Exemplos de estratégias de crescimento para franquias
É verdade que existem várias estratégias de crescimento para franquias, que vão desde o investimento em marketing digital e off-line até a abertura de novas unidades.
A boa notícia é que você pode implementar uma de cada vez e, assim, criar uma base financeira sólida e sustentável para investir a cada ano.
Para inspirar seu planejamento anual no varejo, conheça exemplos de estratégias de crescimento e suas finalidades.
1 – Diversificação do mix de produtos/serviços
Por meio da análise de mercado, é possível identificar tendências e novas demandas do consumidor, que podem revelar a necessidade de ampliar o mix de produtos da marca.
Ao diversificar o portfólio de itens e/ou serviços, atrai novos clientes e fideliza os atuais, que têm mais opções para comprar com você.
2 – Expansão geográfica
Essa estratégia de crescimento é de médio a longo prazo, mas é bastante eficiente para varejistas que desejam se tornar multifranqueados e adquirirem mais unidades da mesma marca ou de outra rede.
O primeiro passo é identificar novos mercados e analisá-los conforme sua demanda, concorrência, regulamentações e público-alvo.
Outra possibilidade é criar um e-commerce ou ampliar as regiões em que a empresa atende. Avalie a necessidade de adaptar estratégias de marketing e até mesmo produtos para atender às preferências da demanda local.
3 – Inovação tecnológica
O uso de novas tecnologias é um passo importante para o varejista que deseja crescer de modo estruturado e sustentável. Afinal, a adoção de sistemas e softwares modernos e inteligentes ganha cada vez mais espaço no varejo por promover competitividade e eficiência operacional.
Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontou que 64% dos varejistas entrevistados pretendem investir mais em transformação digital, especialmente nas áreas de vendas on-line, omnicanalidade e experiência do consumidor.
4 – Parcerias estratégicas
Formar alianças estratégicas com outras franquias que vendem produtos e serviços similares aos seus é mais uma forma de expandir a marca no mercado.
Quer um exemplo prático para entender melhor? A Starbucks, rede de cafeterias que oferece uma ótima experiência ao cliente, fechou uma parceria com o Spotify, plataforma de streaming musical.
Afinal, a música é presente nas lojas e ajuda a criar o clima perfeito para os consumidores fazerem uma pausa na correria do dia a dia.
A estratégia foi a integração do Spotify ao app do programa de fidelidade da Starbucks, o My Rewards. Ambas as marcas se beneficiaram: houve aumento da adesão ao aplicativo e da contratação de planos pagos.
Leia também: Como aumentar o fluxo de clientes e manter as vendas em alta?
5 – Eficiência operacional
Verdade seja dita: você só crescerá se otimizar processos e melhorar a eficiência operacional da franquia. Para conquistar a melhoria contínua, analise os fluxos de trabalho e gerencie as despesas, sem comprometer a qualidade de produtos e serviços, é claro.
Além disso, invista no treinamento de equipes para obter mais produtividade e qualidade no trabalho.
Como usar estratégias de crescimento no varejo?
Para usar estratégias de crescimento no varejo, você precisa do apoio da tecnologia. É por meio dela que o varejista avalia dados de forma mais rápida, precisa e confiável. Qualquer uma das ações de expansão passa pela análise de mercado, avaliação de informações internas e otimização de processos.
Para facilitar a centralização dos dados em uma só plataforma, conte com o sistema de gestão financeira, o F360 Finanças. Criado por e para varejistas, permite integrar múltiplas marcas, lojas e canais de venda, mais de 500 PDVs e 150 adquirentes.
Sem falar na automatização de tarefas e recursos valiosos para um bom gerenciamento do negócio, como controle de fluxo de caixa, contas a pagar/receber, demonstrativos financeiros, emissão de notas fiscais e muito mais.
Tudo o que você precisa para otimizar recursos e identificar oportunidades de melhorias para expandir a marca de maneira eficaz e estruturada.
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FAQ – perguntas frequentes sobre estratégias de crescimento
O que são estratégias de crescimento?
Estratégias de crescimento são planos e ações que uma empresa adota para expandir suas operações, aumentar sua participação de mercado e melhorar sua lucratividade. Visam promover o desenvolvimento sustentável e explorar novas oportunidades de negócios, vendas e eficiência operacional.
Quais são os diferentes tipos de estratégias de crescimento?
Os tipos de estratégias de crescimento incluem expansão geográfica, diversificação do mix de produtos ou serviços, aumento de participação de mercado, aquisições e fusões, franquias e licenciamento, parcerias estratégicas com outras marcas, transformação digital, e-commerce, melhoria da experiência do cliente e eficiência dos processos.
Quais são os benefícios das estratégias de crescimento para uma empresa?
Os benefícios das estratégias de crescimento incluem aumento do market share, diversificação de receitas, acesso a novos mercados, mais eficiência operacional, inovação contínua, melhoria da competitividade, aumento das vendas e do faturamento. Essas ações ajudam a empresa a fortalecer a marca e a gerar crescimento sustentável.
Como planejar e implementar estratégias de crescimento eficazes?
Para planejar e implementar estratégias de crescimento eficazes, é essencial realizar uma análise detalhada de mercado, definir objetivos claros, criar um plano de ação com cronogramas, metas e recursos necessários, e monitorar continuamente o progresso. Ajuste as estratégias com base em resultados e feedback para garantir sucesso.
Quais ferramentas podem ajudar na implementação das estratégias de crescimento?
Algumas ferramentas úteis para implementar estratégias de crescimento são: software de gestão financeira para integração e eficiência, como o F360 Finanças, plataformas de análise de dados para monitoramento e decisões informadas, como o F360 Painel, ferramentas de marketing digital para promover a marca e sistemas de CRM para gerenciar o relacionamento com clientes.