Mulher trabalhando no computador
Finanças Gestão 15/01/2024

Sistema de controle financeiro: por que investir em um agora mesmo?

Compartilhar

O varejo vai muito bem, obrigado. A Sociedade Brasileira de Consumo (SBVC) apontou que houve aumento no fluxo de visitas em lojas de rua (11%) e de shoppings (2%). Sendo que as vendas on-line já chegaram a representar 10% do faturamento varejista. E para controlar todas as transações, é crucial ter um bom sistema de controle financeiro.

Afinal, essa diversificação dos canais de venda tem sido muito benéfica para o setor.

Só que para controlar as finanças de modo adequado, é preciso contar com a tecnologia, principalmente se for responsável por variadas franquias.

E como você já deve saber que uma má gestão financeira pode arruinar um negócio, é fundamental ter em mente que não basta apenas gerenciar números, é preciso integrá-los para fazer uma análise profunda e determinar estratégias.

E há como transformar a gestão financeira da sua loja de maneira completa, simples e acessível: com o poder da tecnologia.

Para entender melhor como ferramentas inteligentes e automatizadas revolucionam o potencial de crescimento do negócio, continue a leitura e aprenda:

  • O que faz um sistema de controle financeiro?
  • Por que usar um sistema de controle financeiro?
  • Quais as vantagens do sistema de controle financeiro?
  • Como escolher um sistema de controle financeiro?
  • Qual o melhor sistema de controle financeiro?

Acompanhe!

O que faz um sistema de controle financeiro?

Ele transforma a gestão do seu negócio. Bem, se pudéssemos resumir todas as funções de um bom sistema de controle financeiro seria exatamente essa a resposta.

Isso porque esse software organiza e armazena todos os dados referentes às transações financeiras da marca, executa tarefas de forma automatizada e fornece relatórios completos e precisos sobre o cenário atual do negócio.

Ao integrar processos e informações sobre tudo o que diz respeito às finanças, ele possibilita que tomadas de decisões sejam mais ágeis e estratégicas, 100% orientadas por dados.

Conheça as principais funções de um software de controle financeiro:

  • registro de entradas e saídas de dinheiro;
  • controle de contas a pagar e a receber;
  • conciliação bancária e de cartões;
  • fechamento de caixa de forma automatizada;
  • relatórios com indicadores e métricas estratégias;
  • elaboração de fluxo de caixa e outros demonstrativos, como a DRE;
  • integração com pontos de vendas e adquirentes;
  • e muito mais!

Por que usar um sistema de controle financeiro?

Um sistema de gestão financeira completo e com recursos realmente úteis, como as soluções oferecidas pela F360, é realmente importante para o varejista.

Afinal, de modo prático, é possível fechar o caixa diariamente e conferir como anda a situação das vendas e dos recebíveis com apenas alguns cliques. Logo, é menos uma preocupação.

Fora que, ao agilizar os processos com a automatização, o varejista tem um aumento de produtividade, podendo usar seu tempo para pensar em estratégias de crescimento.

E isso tudo porque esse sistema permite realizar uma gestão multiempresas, gerenciando o controle financeiro de várias unidades/franquias e seus respectivos canais de venda em um só local.

Veja mais motivos para você investir agora mesmo em uma ferramenta de controle financeiro:

  • dá mais precisão e segurança aos dados;
  • melhora a tomada de decisões e as estratégias adotadas;
  • acompanha em tempo real a situação financeira da marca;
  • emite relatórios completos de forma ágil;
  • padroniza os processos; 
  • reduz erros e retrabalhos e possíveis prejuízos por falhas de gestão;
  • cumpre as leis fiscais e tributárias.

Quais as vantagens do sistema de controle financeiro?

Agora que você já entendeu a importância de adotar um bom software para gerenciar as finanças do seu negócio, é hora de ver quais as vantagens dos recursos oferecidos por eles.

Para explicar cada um, separamos as principais funcionalidades e vantagens do F360 Finanças. Confira!

1-Conciliação bancária e de cartões automatizada

Sabe aquele tempo perdido verificando planilhas e até mesmo papéis para fazer a conciliação de cartões e a conciliação bancária todos os dias? Com um sistema de gestão financeiro não há perda de tempo. Pelo contrário: você ganha produtividade!

A conciliação automática de cartões de crédito e débito apura as taxas cobradas pelas administradoras, mostrando qual será o valor final recebido pela empresa, além de verificar possíveis inconsistências.

Já o recurso de conciliação bancária possibilita a comparação da conta corrente da marca com os recebíveis e os pagamentos, conferindo todas as entradas e saídas de dinheiro.

Continue aprendendo: Conheça a conciliação de cartão e como ela pode te ajudar!

2-Fluxo de caixa atualizado

Outra ferramenta fundamental para o varejista gerenciar seu negócio é o fluxo de caixa. Entretanto, ele é feito de forma automatizada, permitindo que o empresário acompanhe as entradas e saídas de todas as transações realizadas.

E o melhor: esse recurso do F360 Finanças é customizável! 

Aprenda mais: Como fazer controle de caixa? As 5 melhores dicas!

3-Controle das contas a pagar e a receber

Quer conhecer mais uma vantagem da tecnologia? O controle de contas a pagar e a receber é automatizado junto à SEFAZ (Secretaria da Fazenda). 

Logo, todas as notas emitidas por fornecedores entram direto em “contas a pagar”.

4-Elaboração de DRE

Se você é dono de uma rede de franquias é possível que entenda um pouco sobre finanças. Porém, elaborar demonstrativos de resultados é  um processo complexo, que demanda muito tempo dos profissionais.

O DRE, Demonstrativo de Resultado do Exercício, é um relatório que mostra os resultados das operações da marca durante um determinado período, permitindo a identificação de lucro ou prejuízo.

Porém, com o sistema de gestão financeira é muito mais fácil gerar DRE: tudo é feito de forma automatizada e personalizada! 

Assim, é possível segmentar por tipos de marcas e outros aspectos a fim de entender o que deu certo e errado e adaptar ações para ter melhores resultados.

5-Suporte para montar o orçamento

Um bom planejamento financeiro e orçamentário deve ser baseado em números concretos e realistas. 

E o F360 Finanças oferece comparações entre indicadores de despesas previstas e realizadas. Dessa forma, é muito mais fácil projetar resultados da marca e tomar decisões mais assertivas.

6-Integração com todos PDVs e adquirentes

Com o crescimento de franqueados que atuam com diversas marcas e segmentos, é necessário adquirir diversos sistemas de PDVs para gerir os negócios. Porém,  fazer a gestão de multiempresas de modo separado só complica a análise real da situação.

E é aí que entra uma das maiores vantagens do sistema de controle financeiro: a integração automatizada com sistemas de PDVs e adquirentes de cartão. O F360 Finanças, por exemplo, pode ser integrado a mais de 250 PDVs e 150 adquirentes. Ótimo, não é mesmo?

Assim, a gestão de franquias muda de nível.

Saiba mais sobre esse assunto: Por que a integração com PDV contribui para o crescimento do seu negócio?

7-Bônus para o setor food

Marcas do setor food ganham um recurso e uma vantagem a mais na sua gestão financeira por meio da tecnologia: a conciliação com os principais vouchers do mercado, como iFood, Alelo, Sodexo, VR, Ticket etc.

8-Personalização dos dados

Como a cereja do bolo, o F360 Finanças permite que o varejista personalize os dados que fazem mais sentido para a estratégia do seu negócio.

Além de customizar o fluxo de caixa e a DRE, por exemplo, é possível definir quais indicadores aparecem no dashboard dos sistemas. Assim, de modo centralizado, a visualização dos dados fica muito mais prática e funcional.

E tudo isso em um sistema responsivo, que é adaptado para uso no notebook ou em smartphones e tablets.

Como escolher um sistema de controle financeiro?

Bem, agora chegou o momento do conteúdo prático! Por isso, prepare-se para anotar todas as dicas abaixo, pois funcionam.

Afinal, escolher um sistema de controle financeiro é um processo que precisa de dedicação e pesquisa. O que é bom para seu concorrente pode não ser o melhor para você.

1-Entenda as suas finanças

Mesmo que as finanças estejam levemente desorganizadas, confira os últimos relatórios gerados e analise cada detalhe das entradas e saídas de dinheiro.

Avalie a sua evolução ano a ano e tenha em mãos as principais informações.

2-Identifique os problemas

Depois de reunir documentos e relatórios importantes e analisar os resultados, é hora de identificar os reais problemas da empresa e os desafios que precisam ser vencidos. 

Ao listar tudo o que seu negócio precisa acompanhar para ter uma gestão financeira eficaz e conquistar melhores resultados, é possível visualizar os recursos que serão necessários em um software.

3-Pesquise as ferramentas disponíveis

Com todas as suas necessidades listadas, é hora de pesquisar qual o melhor sistema de controle financeiro do mercado e que atenda suas demandas.

É importante que a ferramenta conte com recursos completos e seja fácil de usar, além de ser segura.

Veja também como funciona a integração com outras plataformas: é fácil ou complexa demais? Ah, e não se esqueça de verificar se as ferramentas usadas pela sua empresa são aceitas pelo sistema.

4-Estude cada recurso oferecido

Ao se interessar por um sistema de gestão financeira, lembre-se de conferir como funciona cada recurso oferecido. Nem sempre todas as funcionalidades são completas.

Por exemplo, não basta fazer integrações com pontos de vendas e adquirentes, é preciso entender com quais são feitas e a agilidade da automatização.

5-Verifique a reputação da empresa

Um passo essencial durante a escolha de um bom sistema de controle de despesas e receitas é avaliar a reputação da marca e da solução em si.

  • Quais são os feedbacks recebidos?
  • Quais marcas são parceiras?
  • Como está a avaliação do sistema?
  • O atendimento e o suporte técnico são bons?

6-Leia sobre a política de segurança de dados

Sistemas on-line e em nuvem costumam ser os mais seguros. Entretanto, vale conferir a política de segurança de dados da empresa e como são feitas as atualizações da ferramenta. Um exemplo é perguntar sobre criptografia e backups.

7-Conheça o sistema antecipadamente

Muitos sistemas de gestão podem ser conhecidos antecipadamente, como é o caso do F360 Finanças! Por meio de uma demonstração prática feita por um consultor, você descobre todas as funcionalidades do software e os benefícios gerados aos varejistas – que são muitos.

E essa é uma excelente oportunidade para tirar dúvidas e confirmar se as suas necessidades podem ser atendidas por esse sistema de controle financeiro.

Entenda mais: O que um sistema de gestão financeira precisa ter?

Qual o melhor sistema de controle financeiro?

O F360 Finanças é considerado o melhor sistema de controle financeiro do mercado. E quem afirma isso são os diversos clientes que o usam para gerenciar as finanças de seu negócio e suas franquias, como Havaianas, Chilli Beans, Bob’s, O Boticário e muito mais.

Todos eles afirmam que esse software de gestão ajuda a focar mais em resultados, facilitando o trabalho diário. Não precisa ficar horas elaborando um DRE, por exemplo, o sistema automatiza o processo de criação. Depois, basta conferir se os indicadores calculados são compatíveis com a realidade da loja.

O fechamento de caixa também é feito de forma automatizada, com todas as conciliações checadas, agilizando esse processo diário. Afinal, o empresário deve apenas confirmar se está tudo adequado e se há divergências, sem precisar perder tempo reunindo as informações manualmente para fazer a checagem depois.

Além disso, em poucos cliques, você pode tomar as melhores decisões ao visualizar o desempenho de cada unidade sob a sua gestão – funcionalidade vital principalmente para multifranqueados.

O F360 Finanças, sistema de gestão financeira multiempresas, é a escolha certa para quem deseja facilitar a rotina diária e criar estratégias realistas focadas em resultados

Não é à toa que há muitos elogios sobre as funcionalidades do software, principalmente sobre os benefícios de redução de custos e reversão de possíveis perdas com inconsistências de taxas de adquirentes. A conciliação de cartões é precisa e ágil. Logo, você pode confiar! 

Ficou curioso e quer conhecer mais o sistema de controle financeiro F360 Finanças? Confira esse vídeo abaixo e descubra todos os nossos recursos e facilidades para o seu negócio!

Aproveite e agende uma demonstração do F360 Finanças para conhecer seus recursos valiosos para uma gestão financeira de alto nível!

Compartilhar
Avatar photo
Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360