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Finanças 10/10/2024

5 estratégias de marketing financeiro para lojistas e varejistas

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Quase todo varejista já pensou em fechar parceria com influenciadores digitais famosos para divulgar sua franquia. Porém, nem sempre é fácil. É preciso ficar de olho no orçamento destinado ao setor. Como? Com boas estratégias de marketing financeiro.

Essa área é responsável por planejar e gerenciar as despesas das ações de divulgação do negócio. Em outras palavras, representa a união entre marketing e finanças para reduzir custos e elevar o lucro e as vendas.

Para obter sucesso, você deve ter em mente que é fundamental dominar esses dois setores. O marketing conecta os clientes à marca e promove produtos e serviços, enquanto as finanças asseguram o crescimento sustentável do negócio.

E, assim, nasce o maior objetivo do marketing financeiro: promover a loja sem pesar no caixa, bem como obter um retorno satisfatório sobre o investimento.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Leia até o final e entenda como aplicar as estratégias de marketing financeiro no varejo e quais ações oferecem melhores resultados.

Por que usar estratégias de marketing financeiro?

A união entre marketing e finanças promove benefícios diretos ao negócio, como:

  • otimização de lucros;
  • aumento da eficiência das campanhas;
  • melhor gestão financeira da franquia;
  • crescimento do valor de mercado;
  • fortalecimento da marca;
  • crescimento sustentável em longo prazo;
  • redução de custos administrativos e operacionais.

Quais as estratégias usadas no setor varejista?

As estratégias de marketing financeiro usadas no setor varejista são variadas. Por isso, separamos as mais eficientes para você aplicar na sua loja ou franquia.

O objetivo não é apenas se destacar no mercado para atrair e fidelizar clientes, mas respeitar a verba destinada às campanhas e ações com foco em obter o máximo retorno.

1 – Crie um planejamento financeiro para o marketing

    Sabemos a importância de ter um planejamento anual no varejo para garantir o cumprimento de todas as ações e o funcionamento dos setores do negócio. Entretanto, é necessário também criar um plano focado apenas na área de marketing.

    O planejamento orçamentário é a base para desenvolver campanhas, afinal, a verba é limitada e precisa ser bem utilizada.

    Para criar o plano de marketing financeiro, siga as dicas:

    • defina o orçamento do marketing de acordo com os objetivos da marca;
    • elabore o planejamento estratégico com metas realistas e claras, prazos e recursos necessários para executar as ações;
    • determine métricas e indicadores de desempenho para monitorar os custos e a performance de cada campanha.

    2 – Acompanhe o ROI no varejo

      Uma das principais estratégias usadas no setor varejista é o monitoramento do ROI, sigla para Retorno sobre o Investimento.

      Essa métrica é uma das mais importantes para o marketing, pois avalia o desempenho de cada campanha. O objetivo, claro, é obter o máximo retorno com o mínimo investimento.

      Para calcular o ROI no marketing financeiro, é preciso separar os dados da fórmula:

      • receita gerada: o valor total das compras dos novos clientes durante determinado período;
      • valor de investimento na campanha: custos diretos para criar e publicar as ações/campanhas.

      Após reunir essas informações, aplique a fórmula:

      ROI = (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos x 100

      Exemplo: se sua loja vendeu R$ 20 mil durante 10 dias de uma campanha no Facebook e Instagram Ads, e investiu R$ 5 mil para planejar, criar e anunciar, o ROI será:

      • ROI = (20.000 – 5.000) / 5.000 x 100)
      • ROI = 300%

      O resultado mostra que a franquia teve 300% de retorno sobre o investimento, ou seja, a cada R$ 1 investido, ganhou R$ 3 de lucro.

      Aprenda mais: ROI no varejo: como melhorar o da sua loja?

      3 – Reduza o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

        Para seguir em direção à redução de custos e ao aumento do lucro, essa estratégia de marketing financeiro é vital para evitar desperdício de dinheiro em campanhas.

        O Custo de Aquisição de Clientes, conhecido pela sigla CAC, é outra métrica altamente relevante para medir a performance de uma ação de marketing no varejo. O objetivo é ter o menor resultado, isto é, gastar cada vez menos para adquirir um novo consumidor.

        Veja dicas para reduzir o Custo de Aquisição de Clientes da sua marca:

        • invista em marketing digital: além de pagar por anúncios, execute práticas para aumentar o tráfego orgânico do site, do blog e das redes sociais da marca. Aplique técnicas de SEO, SEM e e-mail marketing para atrair e fidelizar clientes;
        • faça parcerias estratégicas: feche parcerias com marcas que vendem produtos complementares ao seu e atraem o mesmo público, como lojas de roupas femininas e cosméticos, ou loja de roupas masculinas e barbearias;
        • tenha um programa de fidelidade: o programa que permite ao cliente juntar pontos para trocá-los por produtos ou descontos faz sucesso e ajuda a atrair e reter consumidores.

        Leia também: Custo de Aquisição de Clientes: como calcular e analisar o resultado?

        4 – Segmente seu público e personalize ofertas

          Segmente seu público-alvo por características em comum com base em dados demográficos, comportamentais e de consumo. Assim, você envia a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa. E, claro, evita gastar dinheiro com consumidores que não têm interesse na marca e nem no produto.

          Além disso, quanto melhor for a segmentação, melhor será a personalização de ofertas — fator obrigatório para reduzir o CAC.

          A comunicação personalizada é fator-chave para elevar o engajamento e atrair os leads com alto potencial de compra. Quanto mais direta e objetiva a marca for, mais fácil será a conversão da venda.

          5 – Integre o marketing financeiro com outras áreas

            Alinhe os objetivos do negócio com todos os outros setores, como marketing, vendas e finanças. Assim, você realiza as ações necessárias sem impactar o caixa da loja.

            Para integrar o marketing financeiro com outros departamentos, a melhor forma é usar a tecnologia. Sistemas de automação de marketing, gestão financeira e CRM (Gestão de Relacionamento com os Clientes) são essenciais para planejar, criar, executar e monitorar os resultados.

            Com a centralização dos dados e das métricas das lojas, você gera relatórios automatizados para analisar o desempenho das estratégias de marketing financeiro.

            Dicas de ações de marketing no varejo 

            As estratégias para atrair clientes podem ser on e off-line, ou seja, focadas em conquistar novas vendas pelo site e/ou na loja física.

            Nesse contexto, ambos os canais têm pontos em comum quando falamos sobre ações de marketing no varejo: chamar a atenção do público, atender às suas necessidades e encantá-lo com uma experiência de compra impactante.

            O primeiro passo é estudar profundamente os clientes, suas características e hábitos de consumo. Depois, é o momento de identificar os canais preferidos, os produtos mais vendidos e suas expectativas em relação a ofertas em datas sazonais ou desenvolvimento de novos itens.

            Com as informações estratégicas em mãos, inicie as ações de marketing no varejo:

            • crie perfis nas redes sociais preferidas do seu público;
            • invista em marketing de conteúdo;
            • estimule o engajamento por WhatsApp;
            • tenha uma vitrine atrativa;
            • pense na experiência do cliente na loja;
            • planeje ações em datas comemorativas e sazonais;
            • faça promoções estratégicas.

            Como aplicar as estratégias de otimização de lucro?

            A união do marketing com as finanças é o melhor caminho para otimizar lucro e reduzir custos para atrair, engajar e fidelizar clientes.

            Porém, para que as estratégias funcionem, é fundamental analisar o cenário atual da empresa e definir onde quer chegar. E a tecnologia oferece meios para coletar, integrar e avaliar dados em tempo real, o que permite controlar as contas e identificar oportunidades de ampliar as vendas.

            Use as soluções financeiras da F360 e aproveite recursos como o planejamento orçamentário para ter metas realistas e alcançáveis sem prejudicar o fluxo de caixa ou capital de giro.

            Agende sua demonstração gratuita e veja como dar o primeiro passo para implementar as estratégias de marketing financeiro!

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            Escrito por:

            Henrique Carbonell

            CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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