O bom funcionamento de um comércio depende do trabalho em conjunto de diferentes departamentos, como estoque e financeiro. Por esse motivo, adotar um sistema de gestão integrada (SGI) pode ser uma solução para melhorar os resultados.
O que ocorre é que esse tipo de ferramenta conecta todas as áreas essenciais para a sobrevivência da empresa em um ambiente único. Essa característica facilita o compartilhamento de informações.
O resultado é a otimização dos processos no varejo, o que ajuda a aumentar a produtividade do empreendimento. Continue a leitura para entender como adotar um sistema de gestão integrada no seu negócio!
Principais aprendizados deste artigo:
- O sistema de gestão integrada (SGI) é um tipo de ferramenta que unifica os processos rotineiros do varejo, como gestão de estoque e controle de despesas, com o objetivo de potencializar os resultados.
- As plataformas do tipo oferecem uma série de benefícios. Os principais são o aumento da produtividade e a melhora da experiência dos clientes. Porém, o varejo também pode aproveitar da redução dos custos operacionais.
- Um SGI específico para o varejo deve contar com recursos únicos para este modelo de negócio, como sistema de gestão do relacionamento com o cliente, ponto de venda e conciliação de cartões.
- O passo a passo para implementar um sistema de gestão do tipo envolve a definição dos objetivos do negócio, estudo das diferentes soluções disponíveis e a preparação da equipe interna para aderir à nova plataforma.
O que é um sistema de gestão integrada (SGI)? Como funciona?
Um sistema de gestão integrada (SGI) é uma ferramenta que integra diversos softwares de gerenciamento empresarial em uma plataforma unificada. O principal objetivo é conectar os diferentes setores da organização em um mesmo ambiente para facilitar o acesso e o compartilhamento de dados relevantes referentes à administração do negócio.
Adotar um SGI é uma forma simples e segura de melhorar a eficiência operacional no varejo. O motivo é que os sistemas do tipo servem para potencializar os esforços da equipe interna, o que ajuda a aumentar as vendas e o faturamento do empreendimento.
É claro que cada negócio é diferente do outro. Portanto, um sistema de gestão integrada para varejo conta com componentes (ou recursos) que visam atender às necessidades especiais desse modelo comercial. ,
Veja quais são os principais logo abaixo!
Quais os componentes de um sistema de gestão integrada para lojas de varejo?
Entre os principais componentes das plataformas de gestão integrada para lojas de varejo, estão os seguintes itens:
- gestão de inventário e estoque para monitorar as mercadorias disponíveis;
- automação de processos contábeis e financeiros para reduzir erros na emissão dos relatórios;
- gestão de relacionamento com o cliente (CRM) para gerenciar o contato com os consumidores;
- ponto de venda (PDV) para processar as transações finalizadas;
- gestão de fluxo de caixa para controlar as movimentações financeiras;
- controle de contas a pagar e a receber para acompanhar os prazos de vencimento e evitar a inadimplência;
- conciliações bancárias e de cartões para garantir a consistência dados que usados no planejamento orçamentário do negócio.
Quais os benefícios do sistema de gestão integrada no varejo?
Os principais benefícios do sistema de gestão integrada no varejo são:
- redução dos custos operacionais;
- padronização dos processos internos;
- aumento da produtividade;
- melhora da experiência do cliente.
Veja mais detalhes sobre cada uma dessas vantagens a seguir!
1 – Redução dos custos operacionais
Um dos motivos pelos quais vale a pena adotar um sistema de gestão integrada no varejo é a redução dos custos para manter as operações em andamento.
O que acontece é que unificar diferentes ferramentas diminui a incidência de erros (pois o ambiente conectado facilita o compartilhamento de informações relevantes) e, assim, evita o retrabalho de tarefas.
Como resultado, sua loja melhora o aproveitamento dos recursos, o que reflete diretamente nas despesas no final do mês.
2 – Padronização dos processos internos
Um SGI robusto também ajuda a padronizar os processos internos, o que permite aumentar a eficiência operacional do comércio. Com um sistema do tipo você estabelece as ordens das etapas para cada atividade e toda a equipe acessa o guia.
Por exemplo, ao finalizar uma venda, o profissional do caixa insere os dados do produto no sistema. Em seguida, as informações vão para o estoque a fim de “dar baixa” no item e assim por diante.
3 – Aumento da produtividade
Uma consequência dos dois benefícios anteriores é o aumento da produtividade. Afinal, quando você não precisa refazer uma tarefa errada e conta com processos padronizados e, consequentemente, mais ágeis, produz mais, concorda?
4 -Melhora da experiência do cliente
Por último, é importante citar o impacto dos sistemas de gestão integrada no varejo para o consumidor. Como falamos, um SGI aumenta a eficiência operacional, lembra?
Graças a esse resultado, você entrega um trabalho de melhor qualidade para o seu público, o que otimiza sua experiência. Por exemplo, a conexão entre estoque e PDV agiliza a finalização da venda, o que deixa o cliente mais satisfeito. Ficou claro?
Como implementar um SGI no varejo? Passo a passo completo!
Quer aprender como implementar um SGI no varejo? Então, siga este passo a passo:
- analise seus processos internos para entender as necessidades individuais do modelo de negócio;
- defina metas e objetivos claros e alcançáveis;
- analise os diferentes sistemas disponíveis (não se esqueça de pontos como reputação do fornecedor, atendimento ao cliente e custo-benefício da plataforma);
- envolva os colaboradores, inclusive, com a oferta de treinamentos que ensinam as melhores práticas para a adaptação à plataforma;
- siga o passo a passo para a instalação e monitore o desempenho da ferramenta.
Passo indispensável: certifique-se de que o sistema realmente unifique todas as ferramentas que sua loja precisa. Só assim é possível garantir a efetividade da implementação e obter os resultados que apresentamos no início deste artigo.
Por fim, uma dica extra: existe uma solução de gestão para o varejo que facilita a integração de diversos recursos em um único ambiente, a F360.
A ferramenta conta com o F360 Finanças (para fazer o controle financeiro), o F360 Contábil (para automatizar a contabilidade), o F360 Painel (que permite acompanhar os resultados financeiros) e o F360 Educa (uma plataforma de educação completa).
Solicite uma demonstração gratuita e aprenda mais sobre cada uma das soluções!
FAQ:
O que é um sistema de gestão integrada?
Um sistema de gestão integrada, ou SGI, é uma plataforma que unifica diversas ferramentas em um único ambiente digital. A ideia é conectar os departamentos de um negócio para melhorar sua eficiência operacional.
Como funciona o SGI?
O SGI funciona pela integração dos softwares que uma empresa usa em uma única interface. Dessa maneira, você acessa os sistemas que diferentes departamentos usam e até programa o compartilhamento de informações entre aplicações distintas.
Quais as vantagens de usar o SGI no varejo?
Adotar um sistema de gestão integrada pode ser bastante benéfico para o varejo. Entre as vantagens, estão a diminuição dos gastos, o aumento da produtividade, a melhora da experiência do cliente e a padronização das atividades.
Como implementar um SGI no varejo?
Para implementar um SGI com sucesso no comércio varejista, o ideal é:
- estabelecer os objetivos do negócio;
- mapear os processos internos;
- estudar as soluções;
- preparar os colaboradores para usar os novos recursos.