pequenos dados sobre uma mesa com desenhos de lojas, um sobre o outro representando crescimento. Acima um dado com um desenho de um gráfico
Franquias 03/02/2025

Como promover o crescimento orgânico em franchising?

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O crescimento orgânico é um modelo de expansão de franquias sustentável, que foca em ações “naturais” para fazer o negócio crescer e aumentar sua carteira de clientes e faturamento. 

Por conta dessa característica, a estratégia garante a longevidade dos negócios, uma vez que permite criar uma base de consumidores fiéis. Para alcançar esse feito, você pode investir em diversas táticas como a de melhorar o relacionamento com os franqueados. 

Quer entender melhor o assunto? Então, continue a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber sobre crescimento orgânico em franchising no artigo a seguir!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O crescimento orgânico é um modelo de expansão mais sustentável para franquias que foca na adoção de estratégias que visam a fidelização da carteira de clientes e a criação de uma base sólida de franqueados
  • A prática promove o fortalecimento da marca e mais controle das operações internas, já que a aplicação das táticas depende de um planejamento prévio, o que facilita seu acompanhamento. 
  • Entre as estratégias de crescimento orgânico que você pode adotar estão: a gestão do relacionamento com os franqueados, uso do marketing digital e a padronização de processos para otimizar a execução das atividades diárias. 
  • Investir em ferramentas certas, como um bom sistema de gestão financeira, ajuda a franquia a crescer de forma orgânica, uma vez que facilita o monitoramento das finanças do negócio. 

O que é crescimento orgânico em franchising?

O crescimento orgânico é um processo pelo qual uma marca expande naturalmente, ao seguir as tendências ou explorar um nicho de mercado cuja demanda ainda não foi atendida. Por conta dessa característica, acontece de maneira gradual e ao longo do tempo, já que a marca depende da sua disponibilidade de recursos. 

Também chamada de expansão orgânica, a prática é uma das mais indicadas para as franquias de negócios. O motivo é que, assim, você alavanca as operações do seu negócio sem precisar fazer investimentos estratosféricos.

Basta apostar em estratégias de crescimento já consolidadas, como as que você confere mais a frente neste artigo, que trazem resultados mais lentos, porém, mais seguros em longo prazo. 

Mas antes de ensinar como expandir sua marca organicamente, vamos ver qual o benefício desse tipo de tática?

Quer aprender como funciona a expansão de franquias e quais as melhores práticas para fazer a sua marca crescer? Então, não deixe de conferir o nosso blog!

Quais os benefícios de promover o crescimento orgânico na minha franquia?

As estratégias de crescimento para franquias que focam na expansão orgânica podem até não trazer resultados imediatos (já que, como falamos, são graduais). Porém, são bastante benéficas para a marca.

Veja a seguir quais as principais vantagens de aderir à prática!

1 – Fortalecimento da marca 

    Um dos principais benefícios do crescimento orgânico em franchising é o fortalecimento da marca no mercado. Isso porque a expansão gradual permite que a marca crie sua própria reputação baseada na confiança. 

    Na prática, o crescimento de um negócio não acontece apenas com grandes investimentos em marketing ou por meio da aquisição de outras marcas. Pelo contrário, a iniciativa se fortalece ao se posicionar naturalmente no mercado. 

    Assim, se torna mais sólida e menos suscetível ao “esquecimento” com o surgimento de novas tendências ou concorrentes.

    2 – Mais controle sobre as operações internas

      O crescimento gradual em franchising também proporciona mais controle sobre as operações internas, já que você (como gestor) é quem define o ritmo de expansão com base nos recursos que a franquia tem disponíveis. 

      Portanto, cria e segue um calendário próprio que permite, inclusive, dar um passo para trás caso alguma estratégia não saia como o esperado. 

      3 – Criação de uma base de clientes mais sólida e fiel 

        Lembra que o primeiro benefício do crescimento orgânico é o fortalecimento da marca? Pois bem, aqui vai uma vantagem derivada: a criação de uma base de clientes não apenas sólida, porém, leal. 

        Quando você conquista espaço naturalmente, tende a atrair um público que não se torna consumidor fiel apenas por uma “modinha” passageira, mas porque vê valor nos produtos ou serviços que seu negócio oferece.

        Por conta disso, as chances dessas pessoas buscarem a concorrência são bem menores. 

        4 – Crescimento de forma sustentável 

          Por último, temos a sustentabilidade no crescimento de franquias que ocorre quando se investe em estratégias orgânicas de expansão. Aqui, os principais benefícios são ter uma marca com um nome forte e uma base de clientes fiel, com o controle total sobre as operações.

          O resultado é que você tem menos riscos ao longo do tempo, uma vez que tem menos chances de perder público para a concorrência ou de se surpreender com uma ação com resultado bem abaixo do esperado.

          Por exemplo, uma estratégia de fusão de duas marcas que não deu muito certo. Você até tenta reverter o negócio, mas, muito provavelmente, sua reputação já sofreu um baque. 

          Quais as melhores estratégias de crescimento para franquias?

          Agora que você já sabe o que é crescimento orgânico em franchising e quais os benefícios da prática, que tal conferir as principais estratégias para expandir sua marca de maneira sustentável? Continue a leitura para ver!

          1 – Gestão do relacionamento com os franqueados 

            Você já ouviu falar no marketing boca a boca, que acontece quando um cliente descobre uma marca (ou produto) porque ouviu outra pessoa falar bem? Pois saiba que esse processo também vale quando o assunto é crescimento orgânico de franquias.

            Nesta situação, você pode usar o bom relacionamento com seus franqueados para atrair interessados em levar seu modelo de negócio para outros locais. E como conseguir esse feito?

            A melhor maneira é gerenciar a relação. Para alcançar esse feito, acompanhe seus parceiros de perto e ofereça suporte para que eles também possam se desenvolver e crescer, como treinamentos constantes.

            2 – Marketing digital

              O marketing digital é outra tática que ajuda a ter sustentabilidade no crescimento de franquias. A ideia aqui é marcar presença on-line por meio de ações estratégicas para atrair a atenção de possíveis investidores.

              Para obter melhores resultados, invista em sites que detalhem o seu modelo de negócio. Inclua na página informações que chamem a atenção dos franqueados em potencial, como investimento mínimo, prazo de retorno sobre o investimento (ROI) e diferenciais da marca. 

              3 – Otimização (e padronização) das operações 

                Para finalizar, padronize suas operações internas (como a produção de um item ou um processo diferenciado de atendimento ao cliente). O objetivo desta ação é otimizar os procedimentos e, assim, manter a qualidade em todas as unidades. 

                Desse modo, seus franqueados atuais têm mais sucesso (pois entregam uma boa experiência aos clientes) e crescem. Este resultado chama a atenção de outros investidores, que se interessam pela possibilidade de se tornarem parceiros. Assim, sua marca cresce organicamente. 

                Quais os principais desafios do crescimento orgânico em franquias e como superá-los?

                A expansão sustentável de franquias pode até oferecer “menos riscos” do que outras estratégias mais agressivas. Contudo, esse fato não significa que a prática não enfrenta certos desafios. 

                Os principais são a necessidade de capital (já que as ações também custam dinheiro) e a gestão de qualidade (visto que é preciso manter um padrão em todas as unidades). Outro ponto que costuma desafiar os gestores é a manutenção de uma cultura organizacional.

                Afinal, você terá unidades geridas por pessoas completamente diferentes em locais distantes, o que prejudica um pouco o controle da gestão no dia a dia. 

                Para superar esses desafios e alcançar o crescimento orgânico da sua franquia, indicamos investir nas ferramentas certas. A F360, por exemplo, conta com algumas soluções que podem te auxiliar a expandir de forma mais sustentável.

                Com o F360 Educa você acessa treinamentos e consultorias de negócios. Já o F360 Finanças permite que você acompanhe o setor financeiro da sua franquia a fim de manter o controle do seu crescimento. 

                Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo e veja como funcionam!

                FAQ:

                O que é crescimento orgânico?

                Crescimento orgânico é uma estratégia de expansão que acontece de forma gradual e sustentável. O objetivo é que o negócio cresça conforme sua disponibilidade de recursos ao seguir o movimento do próprio mercado. 

                Por que você deve investir em estratégias de expansão orgânica na sua franquia?

                O crescimento orgânico é benéfico para as franquias, pois promove o fortalecimento da marca, cria uma base de clientes sólida e leal e dá mais controle sobre as operações voltadas para expansão. Consequentemente, você tem um crescimento que se sustenta ao longo do tempo e não corre tantos riscos.

                Quais os principais desafios do crescimento orgânico em franquias?

                Atualmente, os principais desafios para fazer uma franquia crescer de maneira orgânica são:

                • necessidade de capital para investir nas ações estratégicas;
                • gestão de qualidade (dos produtos ou serviços e atendimento); 
                • criação e manutenção de uma cultura organizacional única a fim de manter a padronização. 

                Como fazer sua franquia crescer de maneira orgânica?

                Para que sua franquia cresça de forma orgânica, você deve investir na criação de um bom relacionamento com os franqueados, em ações de marketing digital e na otimização dos procedimentos internos. Também é interessante estudar por meio de plataformas especializadas, como a F360 Educa. 

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                Escrito por:

                Henrique Carbonell

                CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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